DLG (Aprofundando)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Athayde
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DLG (Aprofundando)

Mensagem por Athayde »

Depois que recebi o primeiro trailer dos DVDs da carbon art no email e vi o DLG PRO CLINIC fiquei completamente louco por um DLG e sua curiosa tecnica de lançamento.
Entao resolvi montar esse Pos aqui para compartilhar a minha experiencia com a modalidade e aprender mais e quem sabe ate ajudar alquem!
Hoje estou tentando entrar de cabeça pra modalidade...

Entao tirei umas fotos e videos muito legais do modelo desde a construção ate o voo e vou disponibiliza-las aqui para que podemos discutir mais sobre o assunto e assim aqueles que tem mais experiencia nos ensinar e os que querem começar tomarem conhecimento!



PS: Conto com a ajuda dos colegas para mander um topico limpo, calmo e cheio de informaçoes!


Relato:

Depois de muito assistir trailers e videos a internet, assim que possivel comprei um Fling DL Sport ARF ( http://www.greatplanes.com/airplanes/gpma1070.html ) que foi so para testar e ver se me identificava com a modalidade ,ja que era um modelo mais barato e teoricamente poderia estourar ele no chao sem morrer de fome pra sustentar o vicio, quero dizer hobbie. No primeiro lançamento mandei normal segurando na fuzelagem ja que estava me borrando de medo de lançar e quebrar de cara! Ate que tive coragem e lancei bem calmo usando o PEG da asa!

COMO QUE FOI? Simplesmente uma senssaçao de Desespero, Medo muito medo mesmo.. ai veio o alivio, o extase....e muita diversão MUITA DIVERSÃO!!

Depois de trimmar foi so alegria! começei a tentar lançar melhor e mais alto! ate que vem o atrevimento e voce começa a abusar! mas Felizmente com 100% de aproveitamento e sem danos!!! Graças a deus!!rss
Nos voos seguintes começei a usar as Mixagens de radio o que deixou o voo ainda melhor!

Completamente apaixonado pelo o simples modelo decidi investir e no começo desse ano comprei um Kit da polecat aero do modelo Sidewinder II( http://www.polecataero.com/products/sidewinder2 ) apesar de nao ser o TOP da categoria e nem mesmo do fabricante assim que recebi o Kit fiquei de cara com a qualidade do produto! um perfil extremamente fino e bem acabado! Pod e Boom em carbono! o que marcou a minha mudaça de nivel no hobbie que antes usava apenas modelos mais "baratos" e de balsa geralmente motados por mim!

Usando de auxilio o DVD da carbon art montei o Kit com muita cautela e precisão, tentanto economizar gramas e mais gramas na montagem!
Estava me esforçando para nao correr com a construção como costumo fazer e sempre esqueço algo faço outra coisa mal feita tudo em nome na anciedade de voar e acaba que o modelo nao voa com a performance desejada! Logo nao queria que acontecesse isso com meu mais novo "XODÓ"...entao investi boas horas de sono na montagem!!


CONSTRUÇÃO:


Preparando a asa para o Diedro desejado (6.5"):
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg00.JPG[/img:75640d3951]


Preparando as extremidades para receber epoxi com micro balloons e fibra de vidro. Os furos pequenos são para ajudar na aderencia e os grandes são pontos de reforço para estruturar bem a asa que recebe muito estresse no lançamento.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg06.JPG[/img:75640d3951]



Cortando um manto de fibra de vidro para misturar com Epoxi e Micro Balloons
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg09.JPG[/img:75640d3951]


Baias para os servos Futaba S3114 HT (Que no caso não foram a melhor opção pois deveriam ser um pouco mais finos, mas era o que eu tinha), tenha certeza que estejam posicionados simetricamente.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg07.JPG[/img:75640d3951]


Depois de adicionar a mistura de epoxi, que deve ser feita religiosamente misturando bem, primeiro as partes iguais, depois a fibra e depois o microballoon. Deixe a asa descansar em uma posição segura e com o diedro desejado.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg17.JPG[/img:75640d3951]


Terminado a junção das metades da asa qualquer problema detectado agora dificilmente poderá ser reparado sem danos significativos para o modelo entao muita calma e atenção no processo!Estando tudo certo refor-se a junção com um manto de fibra de vidro(que acompanha o kit) e adesivo epoxi de laminação, que te caracteisticas diferentes do convencional de 30 min assim como tempo de cura, aderencia e peso!
Retire qualquer excesso de cola resultante da junção das medades da asa para que nao compremeta a forma do perfil. Use uma lixa 220 e levemente lixe a laminação da asa para aumentar a aderencia entre a asa e o reforço a ser colocado use fita uma fita adesia que não tenha uma aderencia muito forte para controle da area a ser lixada.(cuidado para não danificar a fibra existente na asa)

[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg16.JPG[/img:75640d3951]

Aplique a fibra de vidro.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg21.JPG[/img:75640d3951]


Terminada a junção da asa instale os servos(atenção para o alinhamento do horn do comando para que nao aja ineficiencia de comando compromentendo a performance em voo)
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg19.JPG[/img:75640d3951]


Os fios do servo devem ser cortados, extendidos com fio de maior comprimento e soldados em um terminal de 4 ou 5 vias(5 vias caso prefira a opção de passar a antena no corpo da asa)
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg27.JPG[/img:75640d3951]
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg29.JPG[/img:75640d3951]



Tal modificação é feita para diminuir peso e dimensionar os fios exatamente para o que precisa! Os 6 fios e 6 terminais J(usando cabo de extenção de servo) que você usaria em uma montagem convencional são convertidos em 4 fios(pois usa-se o mesmo positivo e negativo para os 2 servos da asa e 1 sinal para cada um deles) e 3 pluges(sendo 1 plug J completo, 1 cortado usando apenas o de sinal e um plug que se usa para separar a asa da fuselagem)
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg25.JPG[/img:75640d3951]

A linkagem dos comandos de aileron sao feitas com push rod de carbono arame 0.32, cola tipo Cianocrilato (C.A.) e tubo termo contratil.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg26.JPG[/img:75640d3951]


O Peg de lançamento é uma parte pessoal, que deve contar o conforto na hora de arremessar. Uma dica muito boa é usar um pedaço de papelão no formato da ponta da asa e testar a posição que te atende melhor, mas mantendo essa atras do CG.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg28.JPG[/img:75640d3951]


Alinhe a asa ao Boom, adicione o sistema de fixação da asa que no caso do Sidewinder são 2 pinos no BA e um parafuso de nylon proximo ao BF
Alinhe o grupo de cauda a asa!
Existem varias tecnicas de faze-los mas como ja terminei a montagem a um tempo e nao tenho as fotos cabe a você escolher o metodo.
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/11.JPG[/img:75640d3951]

Com a cauda e asa montadas e alinhadas monte o radio de modo que nao precise adicionar peso para atingir o CG
[img:75640d3951]http://www.geocities.com/cristianoathayde/dlgconst/Dlg24.JPG[/img:75640d3951]

Dicas:
Economize na quandidade de cola, mas não deixe faltar, pois sim so mais uma grama a mais de cola faz diferença ja que você provavelmente ira repedir mais umas 30 vezes entao no final ja temos 30 gramas. E em um modelo com 300 gramas 30 gramas são 10% de seu peso.

Use o swith jack, que consiste em um plug jack P2 mono (normalmente fechado) que quando esta plugado desliga a bateria do receptor e possibilita carga e ou monitoramento de tensão.

Cole seus servos na fuselagem mas use fita adesiva para envolver o servo, facilitando a retirada em caso de uma possivel troca.

Tire a caixa do receptor e troque o fio da antena(atençao para o tamanho que deve permanecer o mesmo.)

Não passe a antena pelo Boom, pois o carbono atrapalha no sinal.



CONCLUSÃO:
É um modelo maravilhoso, de bom custo beneficio, com uma performance muito boa.
E uma modalidade muito interessando de planadorismo.


ps: Vou estar editando o Post para mante-lo completo e de facil compreenção. Aguardo opinioes, dicas e criticas construtivas.

Obrigado
Abraços

Cristiano Athayde
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Athayde
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Mensagem por Athayde »

Segue fotos sequenciais do lançamento.

[img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/1.JPG[/img:f5c77087ef][img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/2.JPG[/img:f5c77087ef]
[img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/3.JPG[/img:f5c77087ef][img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/4.JPG[/img:f5c77087ef]
[img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/5.JPG[/img:f5c77087ef][img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/6.JPG[/img:f5c77087ef]
[img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/7.JPG[/img:f5c77087ef][img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/8.JPG[/img:f5c77087ef]
[img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/9.JPG[/img:f5c77087ef][img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/10.JPG[/img:f5c77087ef]
[img:f5c77087ef]http://www.geocities.com/cristianoathayde/11.JPG[/img:f5c77087ef]


depois que editar coloco os videos!
abraços
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Athayde
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Mensagem por Athayde »

Dive Test para achar o CG ideal
[img:9e605a14b6]http://www.e-voo.com/forum/files/cpia_de_teste_do_mergulho_425.jpg[/img:9e605a14b6]

e um Post com uma discurção legal sobre CG e DLG

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=375127#375127


abraços
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

Belo post com muita informacao, legal!

Ah, nas fotos do lancamento: braco estendido durante todo o movimento, nao e' uma boa ideia deixar o cotovelo dobrado como aparece em alguma fotos!

Voce vai pra Lontras-SC pra prova de 5 de abril?
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

rss.. em outras palavras: sua velocidade angular é a mesma (com o braço recolhido ou nao). Esticando vc aumenta a tangencial, pq aumenta o raio.

outra que observei: em vários videos eles lançam com a antena do TX recolhida (dois elos esticada talvez), dai vc pode rodar com mais segurança sem medo dela partir.


nota 10 o post! ainda nao o vi girando..
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

[quote:e52ade2201="Lambreta"]rss.. em outras palavras: sua velocidade angular é a mesma (com o braço recolhido ou nao). Esticando vc aumenta a tangencial, pq aumenta o raio.[/quote:e52ade2201]
O motivo nao é esse... o motivo é que cotovelo semi-dobrado na rotação é prenuncio que vai acontecer um erro comum no lançamento que chamam de "hook the launch", em que o planador sai rolando pra esquerda e frequentemente vira de dorso.

E tambem esta errado dizer que a velocidade angular é a mesma com braco recolhido ou nao... já viu patinadores girando? percebeu que quando recolhem o braço eles giram mais rapido?


[quote:e52ade2201]outra que observei: em vários videos eles lançam com a antena do TX recolhida (dois elos esticada talvez), dai vc pode rodar com mais segurança sem medo dela partir.[/quote:e52ade2201]
Muita gente usa antena curta, uma tal de "Becker Antenna" ou um outro modelo "Rubber Duck Antenna" que inclusive o Cyberware já teve e acho que vendeu aqui pelo forum. Com antena recolhida eu nunca vi.
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Marcio
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Mensagem por Marcio »

Muito bom o post, alem da informação técnica vc passa bem o capricho e a dedicação ao vício oops hobby. Eu cometo o mesmo erro de dobrar o braço bem como vários outros :oops: , pareçe fácil vendo os outros porem quando vc vai tentar é super estranho o modelo fica desajeitado na mão e dá aquela insegurança que vc falou, na verdade é um movimento bem complexo que exeige bastante treino para atingir a perfeição, o que dá mais graça ainda à brincadeira.
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Athayde
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Mensagem por Athayde »

[quote:471fe41602="gustabmo"]Belo post com muita informacao, legal!

Ah, nas fotos do lancamento: braco estendido durante todo o movimento, nao e' uma boa ideia deixar o cotovelo dobrado como aparece em alguma fotos!

Voce vai pra Lontras-SC pra prova de 5 de abril?[/quote:471fe41602]

primeiramente obrigado eu me empenhei um pouco nesse post e ainda tem mais coisa que podemos coloca nele!

com relação as fotos ,primeiramente o objetivo era de me mostrar se estava fazendo isso mesmo! e como podemos ver estava!!! mas ja estou trabalhando nisso!
mas tem ate umas outras fotos que meu cotovelo estava reto oque mostra a inconstancia dos lançamentos mas estou melhorando ainda!

Bom eu gostaria muito de ir mas precisaria de umas instruções para tal competiçao! era ate uma coisa que ia pedir para voce postar aqui as regras da competição, pois as que tenho estao em ingles e sao meio vagas ja que fala muito que depende dos organizadores ai so passa ideia da competição mesmo sendo 6 paginas de texto! rss
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

[quote:e7d9012dcb]E tambem esta errado dizer que a velocidade angular é a mesma com braco recolhido ou nao... já viu patinadores girando? percebeu que quando recolhem o braço eles giram mais rapido? [/quote:e7d9012dcb]


percebi isso também, mas nao levei em consideração pq ele nao gira circular e lento (comparado aos patinadores).

mas nao entendi como ele sai rolando. mesmo que arremessar ele plano?
imaginei que independente do braço ele sai tangente.

pesquisarei no rcgroups sobre isso.. em resumo: se ele sair do mesmo ponto com o braço recolhido ou nao, há diferente.
Marco Aurélio
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

As regras estao todas no boletim, que esta neste post: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=37573

Se tiver duvidas depois de ler, pergunte e eu tento responder.

Mesmo respondendo tem coisa que so' mesmo pessoalmente pra mostrar como acontece, mas mesmo tendo duvidas sobre a regra eu te garanto que se voce for, e tiver vontade, vai conseguir completar a competicao toda, e o motivo principal e' o seguinte: sempre que voce for competir vai ter que ter um cronometrista com voce, a funcao do cronometrista e' nao apenas cronometrar como ajudar em varias coisas... voce nao conhecendo como funciona a competicao, e' so' falar e damos um jeito de sempre ter um cronometrista experiente pra voce dai' o cara vai te ajudando ali na hora mesmo explicando o que fazer.

Alem disso podemos fazer um round de treino antes de comecar, pra quem nao conhecer ver como funciona a coisa, antes de cada round passamos uma explicacao sobre como vai funcionar aquele round (cada um e' diferente do outro).

E voce ainda pode cronometrar pra outras pessoas e conforme faz isso se for alguem experiente voce vai aprendendo como funciona a coisa.


Sobre as fotos do lancamento... video tambem e' muito bom. Eu de tempos em tempos filmo a mim mesmo lancando pra ver o que da' pra melhorar. Se quiser mandar o filme pra gente dar opiniao tambem pode mandar.
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