VLP - Veículo Lançador de Planadorzinho

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Victor Stevan,

Agradeço a sugestão. Realmente é possível economizar alguns gramas usando o servo do aero. Mas queremos o mínimo de modificações no ATR120, porque quando não quisermos mais brincar de soltar o planador, a gente retira o treco e boa.

Diubadiuba e Marcos Quito,

Vamos acionar o canal 5 quando o ATR120 estiver quase parado no ar (minha especialidade) e sem motor.

Os planadorzinhos são descartáveis e não nos importamos em perdê-los, queremos é ver o que vai acontecer com eles.

Só espero que a asa dele aguente o vôo até chegar na altura desejada, mas vamos subir de forma lenta para evitar muito arrasto.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Eu tenho um jeito bem mais fácil de soltar planadorzinhos de depron!!!
Com filmagem e edição by Akamatsu!
[yt]jlbf19MWJ6k[/yt]

Não deixem de filmar... faz tempo que quero lançar um desdes da zagolina!!!
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Pôxa, as asinhas de depron voaram muito bem!

Se o nosso planadorzinho voar metade do que as suas asinha, já ficaremos felizes.

Mas como a bricandeira vai ser "out door", acho que ela vai ter um vôo todo torto por causa do vento...vamos esperar e filmar.

Abraço
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Pensando bem, vou pedir ao Rafa que pesquise sobre como trimar esses planadorzinhos, porque eles foram construídos e trimados para voar dentro de casa.

Alguém tem alguma dica?

Obrigado,
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Videozinho nota dez!
Me divertí junto
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:e62bb3f2bf="Luiz Leite"]Pensando bem, vou pedir ao Rafa que pesquise sobre como trimar esses planadorzinhos, porque eles foram construídos e trimados para voar dentro de casa.

Alguém tem alguma dica?

Obrigado,[/quote:e62bb3f2bf]

Luiz, trime ele para voar trimado "após o impulso inicial" - ou seja, para planar sozinho. Basta isto. No ar livre ele irá repetir isto, porém :

1. Ele sempre irá fazer curvas, por mais reto que seja seu vôo;
2. Ele irá arrastado pelo vento - sua velocidade é muito menor que a do vento, então ele sempre irá na direção deste (levado pelo vento).

Então para trimar, basta lançá-lo num espaço de uns 10 metros - e ver como ele voa após o impulso inicial - porquê :

1. Planadores com excesso de peso de nariz voam muito bem arremessados com toda a força - porém depois que o impulso se perde, eles caem de bico para o chão.
2. O oposto seria um planador que esteja com super peso de cauda, voa bem dentro da sala de casa, mas outdoor ele só estola.

É isto.
Abraço !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

as bandejinhas costumam a voar bem outdor tambem com vento fraco.... se tiver muito vento, faz que nem na encosta.... tasca um chumbinho no cg joga contra o vento e sente o drama....

Esas ai foram feitas na hora no ibira em 2 minutos com bandeijinha, um chumbinho, lixa e alguns lançamentos pra trimar e ajustar cg...
Responder