Entendendo comparações entre polares

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

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Sergio Massara
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Mensagempor Sergio Massara » 24 Nov 2005 10:55

Bacana !

O primeiro da lista é díficil de encarar por ser undercambered. Mas o segundo em um dia "flat" lá no torneio 1.5m :)

O interessante seria levar 2 ou 3 asas :wink:

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 24 Nov 2005 12:57

Recomendo analisar um pouco o perfil. Não sei o que aquele Goe faz lá no topo, não tem cara de planar bem...

Fico com o S7075: http://www.nasg.com/afdb/show-airfoil-e.phtml?id=1057
Anexos
s7075.png
s7075.png (966 Bytes) Exibido 17956 vezes
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Mensagempor alexcmag » 04 Dez 2005 12:01

Nunca tinha nem prestado atenção, só olhei com mais detalhe depois da comparação numérica das polares que tenho.

Gostei dele pelo formato fácil de fazer e os números indicam que deve ser bom para térmica.

Ele é ligeiramente flapado, favorecendo a sustentação, mas o intradorso é quase plano, exceto pelo "Philips Entry" e pelo bordo de fuga flapado, portanto fácil de cortar nervuras.

O bordo de fuga fica num meio-termo legal, nem tão grosso quanto um Clark-Y nem tão fino quanto um Drella, portanto fácil de fazer e eficiente.

Será o perfil que usarei para o planador que estou construindo a meses. Já que é balsa não posso usar o método schultz de fazer a asa e ajustar a asa já pronta até melhorar o planeio "na mão"...
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Cap. Boeing
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Mensagempor Cap. Boeing » 09 Jan 2006 16:57

Na tentativa de colaborar para o enobrecimento do assunto neste tópico, fica abaixo o link para download do livro Digital "[b:b22e2a3229]The Glider[/b:b22e2a3229]" (1.114KB - PDF) do projetista italiano [i:b22e2a3229][b:b22e2a3229]Stelio Frati[/b:b22e2a3229][/i:b22e2a3229]. Uma verdadeira jóia do período pós WWII publicado em 1946 e, digamos, reeditado por Alfred P. Scott.
Apesar de estar editado em inglês, creio que será de grande ajuda para os mais sequiosos (como eu) de conhecimento.

Download: http://216.219.217.157/TheGlider/TheGlider.pdf

Mais informações: http://www.seqair.com/Frati/StelioFrati.html
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Lucas
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Mensagempor Lucas » 09 Jan 2006 18:00

Muito bom Matte !

valeu !

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Cap. Boeing
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Mensagempor Cap. Boeing » 10 Jan 2006 15:24

Grande Lucas!

Bom estudo para ti!

Abraço.

Matte
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Mensagempor Ricardo_BH » 15 Abr 2006 19:33

Caro Alex,
minha asa glow, plaina muito,mas muito mesmo, quando acaba o combustivel..todos se surpreendem com o planeio dela.porem para pousar num lugar pequeno é terrivel, pois ela sempre vem veloz e precisa de uns 100 metros..nao sei o perfil pois comprei pronta.sei que é mais fina que a zagi 10..
entao se fosse o perfil zagi 12 ela ia dar mais arrasto e pousar em menor espaço, é isso??Se for otimo ...mas ai por sua vez nao comprometeria o voo acrobático e sua velocidade com motor a toda?
ou seja, eu fico aqui me perguntando, que perfil eu deveria cortar numa zagi para conseguir pousar em pequeno espaço..(pouco planeio né ?) e ao mesmo tempo permitir velocidade?(acho que isso nao vai ser possivel..)
ja li esse tópico varias vezes...mas nao é tao simples.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 16 Abr 2006 01:09

Ricardo,

Se ela tem um vôo agradável do jeito que é, mudar o perfil por um mais grosso só vai atrapalhar. Vai ajudar a pousar em espaços mais apertados, mas vai voar mais lento, com mais arrasto e dificultar as acrobacias.

Talvez um spoiler como foi sugerido pelo CRG te dê resultados melhores.

Ou tente um perfil intermediário, de cerca de 10%.

Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 16 Abr 2006 08:52

Ok..

Para fazer spoiler eu necessito de um radio de mais canais..

a soluçao é tentar um intermediario mesmo...

de todo jeito o importante é que ,eu começo a entender mais um pouquinho a influencia dos perfis nas asas.

Ontem para pousar na praça eu matei o motor ,cabrei a zagi toda no trimer e no stick pra ver se ela estolava,mas nao estola.Ai vim descendo fazendo uma enorme curva..Olhando ela no alto parecia ate bem lenta,mas dai quando fiz a curva final para pousar ela ainda andou uns 100 metros e bateu de novo numa arvore.bom pelo menos zagi nao quebra..

Outro dia apontei ela em minha direção ja bem lenta e a uns 30 metros, matei o motor, cabrei tudo pra ela estolar. e cair na minha frente.ela so levantou o bico ,passou sobre minha cabeça e foi bater na cerca verde do vizinho..ainda bem que era uma cerca verde , senao adeus motor..

Estou pensando aqui que essa asa teria que estolar..vou tentar aumentatr os comandos e ver o que consigo..parece que sem motor a cabrada nao é muito eficiente.


Rick

grato

Rick

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Mensagempor fcalmon » 19 Mar 2009 14:20

Alexmag:

Percebendo sua facilidade com perfis arriscarei uma pergunta.

Tenho interesse em construir um aeromodelo Burnelli, o UB-14, como ele possui um liftbody gostaria de saber que perfil indicaria para asa e corpo?

grato,

Calmon

Cecil
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Coeficientes aerodinâmicos

Mensagempor Cecil » 02 Ago 2009 22:45

Bom, sou rato criado aqui do e-voo desde o projeto ferrari, e por isso tomo a liberdade de evidenciar alguns fatos nesta parte de cálculos aerodinâmicos. Talvez alguem já o tenha feito mas pelo que pesquisei no fórum não encontrei nada semelhante.

Os coeficientes CD e CL da asa são diferentes dos coeficientes Cd e Cl do perfil. Isto porque os coeficientes do perfil são obtidos através da extrapolação e simulação de uma asa com relação de aspecto (AR) infinita, ou seja, uma envergadura muito grande. Com isso os efeitos 3D do escoamento, como a geração dos vórtices nas pontas das asas, são desconsiderados. A forma em planta da asa influi bastante no rendimento aerodinâmico. Asas mais alongadas tendem a ter um CL mais próximo do Cl do perfil. Com isto o CD é menor também. Isto se vê bastante em planadores.

Para uma asa com AR entre 6 e 10, pode-se utilizar a seguinte fórmula empírica para calcular o CL em aeromodelos:

CL = Cl*AR/(2+RAIZ(4+AR^2));

CD = Cd + CL^2/(Pi*e*AR);


e = coeficiente de ostwald que relaciona a perda de eficiencia da forma de asa usada em relação a uma asa elíptica de mesma AR. Um valor de 0,85 para asas retangulares é aceitável.
Pi = 3,141516...
AR = envergadura/corda média

Aí sim é só jogar na fórmula da sustentação e arrasto. A variação não costuma ser muito grande, da ordem de 75%...mas quando se trabalha com projetos que necessitam de maior exatidão...de qualquer forma, conhecimento nunca é de menos.


Abraços e um agradecimento aos grandes deste forum que sempre contribuiram bastante para difundir esta ciência no país.

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Mensagempor sdbruder » 05 Nov 2009 01:52

Para o povo que curte pesquisar perfis de asa, vocês já conheciam o AID - Airfoil Investigation Database?

Olhem só a comparação desses 3 perfis (chatos de construir por não serem planos ou perto de planos, mas com alta sustentação, stall a partir de 15º e lift zero a partir de angulos negativos grandes).

http://airfoils.worldofkrauss.com:8888/web/compare/239/1376/43/

Os perfis são EPPLER 420, E591 e MH 113 14.62%.

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Mensagempor Sergio Duarte UFMG » 19 Mai 2010 11:16

Já tinha uns tópicos falando sobre perfis, eu indiquei esse mesmo site que o sdbruder falou. Tem uma gama gigantesca de perfis, com informações aerodinâmicas e geométricas. Mas como dito anteriormente, pelo Cecil, os coeficientes do perfil diferem da asa.

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Mensagempor Jebera » 03 Mar 2012 12:13

Pessoal,

Queria agradecer por tanta informação, confesso que estou no hobby a mais de 22 anos e sempre tive dificuldades neste assunto.
Este tópico é muito esclarecedor.

André

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Diego Monteiro
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Mensagempor Diego Monteiro » 09 Fev 2013 12:52

Galera, gostaria de contribuir indicando um software que ajuda muito nas análises aerodinamicas e é relativamente facil de se utilizar.
É gratuito e tem diversos tutoriais no próprio site:
[url]http://www.xflr5.com/xflr5.htm[/url]

Os perfis podem ser baixados no formato .dat no site a seguir: [url]http://www.ae.illinois.edu/m-selig/ads/coord_database.html#M[/url]

Divirtam-se, eu faço todos os meus projetos nele:

[img:a7cec5966a]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/polares-1024x575.jpg[/img:a7cec5966a]

[img:a7cec5966a]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/stren-1024x575.jpg[/img:a7cec5966a]

david moises
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Mensagempor david moises » 14 Mai 2013 17:36

Pessoal, como vocês são inteligentes! ainda estou com dificuldades para entender o grafico que o rc calc mostra. estou fazendo um treinador glow que não seja plano convexo e pensei no naca 2415, gerei no rc calc e grafico ficou assim:

no programa aparece duas opções para gerar o gráfico, com naca 2415 100600 uiuc e 59700 uiuc, o que significa isto?
Anexos
POLAR NACA 2414.JPG
POLAR NACA 2414.JPG (31.93 KiB) Exibido 8997 vezes
POLAR NACA 24142.JPG
POLAR NACA 24142.JPG (33.46 KiB) Exibido 9000 vezes
POLAR NACA 24152.JPG
POLAR NACA 24152.JPG (31.74 KiB) Exibido 9001 vezes
POLAR NACA 2415.JPG
POLAR NACA 2415.JPG (32.66 KiB) Exibido 9003 vezes

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Marco Aurélio Olivetto
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Mensagempor Marco Aurélio Olivetto » 24 Set 2013 13:10

Seria onde as linhas se tocam?

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Marco Aurélio Olivetto
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Mensagempor Marco Aurélio Olivetto » 24 Set 2013 13:15

Seria onde as linhas se tocam?


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