Embaraçamento entre hi-starts

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Embaraçamento entre hi-starts

Mensagem por Akamatsu »

Vira e mexe em competições temos problemas com hi-starts, uma por causa de manutrenção, borracha, linha ... outra é o embaraçamento entre as linhas, esta devido
a:

1) pela falta de cuidado ao se desengatar, o cronometrista ou ajudante, não ir até a estaca e reesticar o histart, correndo o risco ao cair um outro acima, embaraçar;

2) pela constituição dos hi-stars, uns com paraquedas, outros com fitas, outros com linha de pesca, outros com linha feito de fibra sintética .... Essa mistura entre tipos de hi-start parece favorecer o embaraçamento dos hi-starts, linha mais dura e mais mole parece que gostam embaraçar ...

Bom, as soluções podem ser as seguintes:

1) Maior organização, empenho dos auxiliares/cronometristas - Precisa-se de treinos ?;
2) Parametrizar a construção dos hi-starts, como, proibir o uso de hi-starts com linha "mole" ou de tecido, que parecem ajudar no embaraçamento, praticamente inutilizando-o ... , ou obrigar o uso, ou somente de fita ou para-quedas ... quais materiais seriam melhores para evitar o embaraçamento ?
3) Melhorar a distância entre os hi-starts e impedir a instalação de hi-starts com distância menor ... Qual seria a distancia adequada ?

Creio, que não é somente uma medida que será a solução, mas as medidas tomadas ...

Bem, este é um pontapé inicial para discutir sobre estes problemas operacionais em competição de planadores com hi-starts.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Akamtsu San e Demais

Para mim é muito claro, essa "zona" de hs só acontece por que o cronometrista não faz sua parte.

Na Argentina quando voamos m.t. havia 15 hs esticado e nenhum teve problema. É muito simpres, basta o cronometrista ficar na estaca na hora do lançamento do modelo e não ao lado do piloto. Observar tambem pelo menos 6 metros entre as estacas do h.s.
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
Carlos Weiss
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qua Jul 09, 2008 11:12 am
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Carlos Weiss »

Bom dia,

A linha de pesca tem a tendencia a enrolar no campo quando não está esticada, pois tenta manter a forma do carretel.

A linha "mole" de poliester não tem este problema. No dia a dia eu uso a de poliester, que não falha e não aumenta de tamanho no esticamento.

Em uma competição a linha de pesca deve dar um ganho pois apresenta um alongamento quando esticada. Se não me engano, a linha de nylon quando usada em guincho nas competições deve ter seu tamanho aferido com tração de um peso que não me lembro de quanto.

Mas o para quedas deveria ser obrigatorio, pois a função dele é esticar a linha no campo.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Boa idéia discutir isso, concordo com o que foi dito, só acrescento:

1 - Quando se voa sem cronometrista é que a bagunça acontece, não se pode voar e fazer a manutenção dos histarts corretamente, o cronometrista pode ver e resolver o enrosco assim que ele acontece pois é fácil ver quando um histart cai sobre o outro se sua atenção está só nisso. Só vejo uma solução: evitar ao máximo os vôos sem ajudante, ou mesmo impedir que se voe sozinho.

2 - O espaçamento entre HSs bem como o uso de paraquedas, quarda-chuvas ou qualquer outra coisa devem ser padronizados. Ricardo, esse tipo de confusão não acontece por lá pois é tudo feito e preparado antes e independentemente dos competidores diferentemente de nós que vamos e fazemos em conjunto, ou as vezes não tão em conjunto assim.

3 - O Briefing deve acontecer toda vez, e obrigatóriamente toda vez que houver gente nova voando, para informar o que foi feito e porque, e se todos estão de acordo, reforçar a missão dos cronometristas, e outras coisas somente visando minimizar os problemas e interrupções da prova.

4 - Estabelecer regra para que a janela possa ser pausada, interrompida ou cancelada, desde que as razões justifiquem o fato.
Marcos Alcântara
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 4:51 pm
Localização: Bocaina - São Paulo

Mensagem por Marcos Alcântara »

Boa Tarde Amigos

Gostei dessa discussão!

Ai vai minha opinião

Realmente temos que pensar em algo, pois se queremos voar Standard,, sera mais borracha e linha para enroscar (em comprimento bem maior)
Linhas monofilamento tem o chamado efeito memória o que ajuda a enroscar, porém, são flexíveis e isso ajuda a não descarregar toda a tenção sobre a borracha.
A multi filamento não tem efeito memória, mas não sede nada, portanto acho que a mono flifamento é melhor.
A distancia entre os cabos é importante sem dúvidas, mas isso também não impedira os enroscos.
O ajudante é importante. mas caso a linha caia sobre outras que ainda estão esticada pronta para subir vai dificultar o colega e isso pode gerar mais problemas.
Em F3J quando se utilizava guincho, o auxiliar era responsável por recolher todo o cabo ate a roldana antes que ele caisse, e o para quedas fazia um papel fundamental pois mantinha o cabo estidado ate o chão.
Então ao meu ver o fundamental é o para quedas; que tenha um bom tamanho, para o MT acredito que 20 a 25 Cm de diametro seja o suficiente; existem pessoas que acreditam que o para quedas gere perda na subida do modelo, mas se isso ocorrer seria despresível, pois o para quedas fica tensionado no cabo de reboque e não tem como abrir em voo. O mais importante e que quando se desliga lá em cima ele abre e não da aquela estilingada para baixo, mantendo o cabo esticado quase que inteiro ate o chão, sem ele a estilingada é inevitavel e ai vira aquela bagunça no chão e se cair cobre outros cabos,,,já viu e rolo na certa.
Cabo cruzando outros, sempre haverá; se entrar uma térmica grande na região o vento muda de direção em 90º facilmente nesse caso não tem como não cruzar outros cabos, entra ai o ajudante que retira rapidamente o cabo.
Acredito que esses problemas podem ser resolvidos da seguinte forma:
a) 10 metros entre os cabos
b) Para quedas de 20 cm de diametro mínimo
c) Ajudante ou cronometrista atento

Abraços a todos.

Marcos Alcântara
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Boa intervenção Marcos ... contudo, algumas coisas devem ser planejadas antes ... por exemplo, quando o vento muda de direção, ... creio que antes de mudar terá que se planejar onde deverão estar os hi-starts, senão a probabilidade de embaraçar irá aumentar, apesar dos ajudantes ...
Grande parte do problema se resolve no planejamento e padronização, creio como disse o Yamin, é fundamental ter o Briefing, pois é neste momento que se levanta as objeções, e, realiza-se instruções para os novatos e para eventualidades.
E durante a prova, o diretor da prova, ou juiz da prova, estar atento para complicações, como embaraçamento de hi-starts ... quando se começa a prova tem que deixar tudo correto para evitar estes incidentes ...
As medidas em relação aos hi-starts, vários cuidados devem ser feitos antes ..., como distanciamento e o material empregado, o estado dos mesmos, etc ... E, durante a prova, verificar se o cronometrista/ajudante está fazendo o que devia fazer ...
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:51aaee0273="ricardo.felipelli"]Na Argentina quando voamos m.t. havia 15 hs esticado e nenhum teve problema.[/quote:51aaee0273]
Felipelli,

Naquele dia na Argentina tava um vento do c***** e por isso todos os hi-starts caiam alinhadinhos, paralelos, esticados e retos como uma regua.

Sem vento nao seria a mesma coisa...
Avatar do usuário
gliderzon
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qua Set 10, 2008 4:40 pm
Localização: Osório > rio grande do sul

Mensagem por gliderzon »

acho que tudo isso se resume em falta de organizaçao, disciplina e uma ordem de sequencias
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Gliderzon, resumiu bem. Comecei com o embaraçamento porque ele é apenas a consequência disto, e, para também, levar o pessoal a pensar nestas questões, e, chegar a uma conclusão.
Se vamos competir a sério, temos que sermos sério e competentes na nossa organização, disciplina e administração da prova, além de termos planadores bem ajustados. Há provas que não valem muita coisa, mas é justamente nestas que temos que aprender e treinar, porque na real, não vai ter tempo, nem espaço para discutir estas coisas ...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Recuperando de outro tópico, mostra claramente a disposição:

[img:ae4c299b10]http://www.e-voo.com/forum/files/arenamt_151.jpg[/img:ae4c299b10]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=42537

Regras adotadas no MT:
http://gustavo.exel.com.br/rc/class-t150/regras.html#regras
http://gustavo.exel.com.br/rc/class-t150/regras.html#func
( Gustavo, acho que deveria atualizar o site, o registro de provas, parou em 2008 ).

diz: "Sera esticados 6 hi-starts paralelamente, com um espaco de [b:ae4c299b10]uns 10 a 15 metros entre eles[/b:ae4c299b10]. Em cada grupo de voo vao concorrer simultaneamente 6 pilotos com seus modelos."

Regras argentinas:
http://www.faa.org.ar/downloads/modmini.pdf

diz sobre hi-start:
"2.0 REMOLQUE
2.1 El remolque se efectuará a través del método conocido como "HI-START" el cual, para estas competencias en particular, estará compuesto por nueve (9) metros de tubo de goma quirúrgica de cuatro (4) mm. de diámetro exterior y dos (2) mm. de diámetro interior, empalmado con cuarenta (40) metros de línea de nylon de 0.50 mm. de diámetro. En el extremo de la línea se colocará un paracaídas, o bien un banderín de género cuya superficie será mayor a un (1) decímetro cuadrado. A los efectos del lanzamiento del modelo el Hi-Start será estirado treinta (30) metros para todos los participantes por igual."

Li por cima, e não encontrei uma especificação das distâncias e disposições dos hi-starts e do local de pouso, mas mostrou o quanto pode esticar ... então dá uns 79/80 metros para o hi-start ... o que dá uma idéia do espaço necessário para prova que somando com o dos hi-starts, tem que ter no mínimo uns 130 metros de comprimento ...
Responder