Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Parafusos...

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:9b399fd12f="Cristiano Campos"]ele é fenda e não [color=red:9b399fd12f]alien[/color:9b399fd12f][/quote:9b399fd12f]

Ainda bem, o parafuso é fabricado aqui na Terra mesmo.....
Desculpa, Cristiano, não resisti....

Abração ! :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pra não ficar só na sacanagem com o Cristiano, em video-cassetes velhos existem diversos parafusos Allen (terrestres) minusculos que entram na montagem do cabeçote.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Um material alternativo que testei com sucesso é o buriti que pode, com algum capricho, substituir muitas peças em balsa.

Veja aqui:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51456&highlight=[/url]

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Um colega nosso fez um glow escavando e esculpindo diretamente num caule de Buriti...
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Claudinho...

Mensagem por Cristiano Campos »

Fala Claudinho. Por ai dizem "Vivendo e apreendendo" aqui no E-Voo é "Voando e apreendendo". Nem posso dizer que me esqueci de um "L" na palavra, por que coloquei um "i" depois... heheheheh Mancada mesmo, e os caras não perdoam. Abração meu caro, bom fim de semana pra ti a tua familia.

[quote:20cb82c583="claudiorfernandes"]Pra não ficar só na sacanagem com o Cristiano, em video-cassetes velhos existem diversos parafusos Allen (terrestres) minusculos que entram na montagem do cabeçote.[/quote:20cb82c583]
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Descobri um material alternativo ótimo:

Muita gente tem dificuldade de entelar isopor, haja vista a fita (ou papel adesivo) não colar com muita facilidade. Sempre fica soltando.

Faz um grude de polvilho (também conhecido como fécula de mandioca) e pincele por toda a area a ser colada. Dá pra esparramar também com uma esponja. Depois é só esperar secar, e pronto... Pode colar fita a vontade...

É otimo também pra colar papel com desenhos antes de passar fita transparente.

Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:611ec07b34="eleusmar"]Descobri um material alternativo ótimo:

Muita gente tem dificuldade de entelar isopor, haja vista a fita (ou papel adesivo) não colar com muita facilidade. Sempre fica soltando.

Faz um grude de polvilho (também conhecido como fécula de mandioca) e pincele por toda a area a ser colada. Dá pra esparramar também com uma esponja. Depois é só esperar secar, e pronto... Pode colar fita a vontade...

É otimo também pra colar papel com desenhos antes de passar fita transparente.

Abraços
Eleusmar[/quote:611ec07b34]


Explique melhor o processo, um grude como? qual proporção? é com água? tem algum site explicando?
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Não tem site explicando. Eu fiz ontem e testei. Ficou ótimo.

Coloque tres colheres de sopa de polvilho doce (fécula de mandioca) em 300 ml de água. dissolva... vai ficar branquinho, parecido com leite.
Leve então em fogo brando, mexendo sem parar... Quando ficar viscoso e transparente, está pronto o grude.

Então é só pincelar ou passar com uma esponja. É uma cola artesanal das melhores, e depois de seco, faz com que a fita (ou adesivo) cole melhor no aero.

Pode ser usando também para "envernizar" o isopor...

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Inclusive eu fiz uns desenhos quadriculados com aquela cruz de malta, para um stick e colei no aero com grude. Não ficou muito bom pois minha impressora é jato de tinta, e como a cola é à base de água, então borrou um pouco... Mas penso que para impressoras laser ou xerox, fica ótimo.
msellis
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Abr 25, 2005 4:20 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Grude alternativo

Mensagem por msellis »

Oba, fazia um grude parecido com esse para fazer pipas e balões :shock: a muitos anos atrás, porém era feito com farinha de trigo. O processo era o mesmo, mistura-se a farinha com água e depois leva-se ao fogo até formar um mingau transparente. Depois é só usar. Existe uma técnica para evitar que a cola azede, o cheiro fica desagradável e o poder de colar também diminui, preciso perguntar isso a meu pai que me ensinou a fazer essa cola.
Outro material que catei essa semana antes de ganhar a lixeira foi a caixa da boneca que Papai-Noel deixou na minha casa para minha filha. A frente da caixa é de um acetato bem resistente e leve, ótimo para para-brisas e janelas
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."
- Albert Einstein
Responder