Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

acastro
membro
Contato:

Mensagempor acastro » 19 Mai 2007 22:13

Trabalhar com fibra e moleza, a unica observação que vc tem que estar atento ao tempo de secagem e a quimica utilizada.
quando se utiliza resina epoxi fica mais facil ainda pois o tempo de secagem ja e pre definido.
o problema que não se consegue uma peça leve e rigida como na resina de poliiester.
Dica: Compre as duas e faça testes defina você mesmo qual das duas opções te atende melhor
ACAstro

ropapp
membro

curso fibra de vidro

Mensagempor ropapp » 29 Mai 2007 12:39

Fernando

a aerojet fica ai em sto amaro, veja http://www.aerojet.com.br/aulas.htm

tem cursos rápidos e variados de utilização de fibra/resinas, moldes etc...

os cursos eram [b:77f936ff08]gratuitos[/b:77f936ff08]!!!! para noções básicas e contato com o material são excelentes :lol:

abçs

rodolfo

Dedé
membro

Como assim?

Mensagempor Dedé » 29 Fev 2008 22:42

[quote:852315357e="acastro"]Trabalhar com fibra e moleza, a unica observação que vc tem que estar atento ao tempo de secagem e a quimica utilizada.
quando se utiliza resina epoxi fica mais facil ainda pois o tempo de secagem ja e pre definido.
o problema que não se consegue uma peça leve e rigida como na resina de poliiester.
Dica: Compre as duas e faça testes defina você mesmo qual das duas opções te atende melhor
ACAstro[/quote:852315357e]

:?:
Castro!
Poqre as pecas em epoxi ficam mais pesadas?
qual epoxi vc usa?

Cristiano Campos
membro

Mais alternativos...

Mensagempor Cristiano Campos » 11 Mar 2008 16:10

Ola galera... continuando com os materiais alternativos: Fiz um teste recentemente com meu motor E-Max 1822 com relação ao eixo dele e rolamentos para o mesmo. Bom, encontrei o eixo e rolamentos em motors de leitores de CD-Rom; que é muito achado em sucatas em lojas de conserto/manutenção de microcomputadores. O eixo retirado do "carrinho" que faz leitor laser se movimentar da certinho no 1822 e os rolamentos retirados do motor que movimenta o propriamente dito CD-Rom tambem da certinho no 1822. Outro achado foi o "O" Ring, utilizado em propsave. Achei em casas que trabalhem com manutenção de bombas de combustivel e tambem em casas de material hidraulico, esse anel é utilizado em algumas conexões como vedante, um unico porem, ele é um pouquinho mais grosso, mas funciona. O valor de cada "O" ring saiu R$0,50 - comprei um punhado... hehehehe - Se descobrir mais alguma coisa coloco aqui. Abraços.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 11 Mar 2008 16:18

Os O'rings podem ser substituidos por anéis de látex usados para a fixação de aparelhos odontológicos. O pacote com uns 300 anéis sai por R$ 12,00, uso três de cada vez, e a medida é 3/8"

Cristiano Campos
membro

Sapuu...

Mensagempor Cristiano Campos » 11 Mar 2008 20:26

Claudio... tu é um "curujão" de primeira eim... eheheheh - Abraços.

ps: valeu a dica, sem falar que tem anéis de latex colorido, acho que até rosinha tem, o Edgard que vai gostar.

[quote:34c35bb66b="claudiorfernandes"]Os O'rings podem ser substituidos por anéis de látex usados para a fixação de aparelhos odontológicos. O pacote com uns 300 anéis sai por R$ 12,00, uso três de cada vez, e a medida é 3/8"[/quote:34c35bb66b]

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 11 Mar 2008 20:29

O tipo a que eu me refito é de uso "externo" (não sei o nome tecnico, mas são argolas de cerca de 10mm de diametro interno)

yanke
membro

Mensagempor yanke » 30 Mar 2008 12:30

Pessoal gostaria de saber se posso usar a resina epoxi so no tecido de fibra de vidro ou posso fazer tambem no tecido de fibra de carbono ? e se alguem sabe de algum lugar que venda resina epoxi a quilo barato em curitiba ?

hermesed
membro

Mensagempor hermesed » 14 Abr 2008 14:39

Pessoal,

Eu quase não posto pq ainda estou me preparando para entrar no vôo elétrico.
Já tenho o costume de usar materiais alternativos nos meus aeros U/C e aprendi muito em um outro hobby que é o CASEMOD.
Minha esposa está quase me dando cartão vermelho, pois para ela, eu só fico juntando lixo.
Deixo aqui algumas idéias:
- Aquele tubinho que fica dentro da embalagem de VEJA Multiuso pode substituir os canudos de refresco.
- Analise toda e qualquer embalagem tipo Blister antes de jogar fora, pois podem servir para carlingas, para-lamas, para-brisas, etc
- Carrinhos de brinquedo, em especial motos, não vão pro lixo antes do meu crivo, pois as rodas podem ser úteis.
- Existem escastoamentos para pesca que são rígidos e servem para links junto com o tubinho do VEJA, trem de pouso para aviões micro-vôo, etc.
- Além da corda MI do violão/guitarra, as outras tb podem servir para um cortador de isopor, basta desfiá-las e verão que têm uma alma de aço mais fina que a MI.
- Nas embalagens de componentes para computador vêm um tipo de espuma rígida, que não sei o nome e que serve muito bem para mesa de servos.
- Para dar mais resistência em asas ou fuselagens, desde que se tenha uma boa margem para adicionar peso sem comprometer o conjunto final, pode se usar uma espuma que é vendida no Leroy em latas de spray e que se expande. Não me lembro, mas acho que é espuma de poliestireno ou algo parecido.

O importante é sempre estar atento e testar o que achar que pode dar certo. O máximo que pode acontecer é não funcionar.

Assim que tiver outras idéias, posto aqui.

Cristiano Campos
membro

Case...

Mensagempor Cristiano Campos » 14 Abr 2008 16:25

Fala Hermesed... casemod é massa tambem... mas tambme tudo é caro... que nem os aeros... ahehaheah Aqui em casa ja levei cartão vermelho faz tempo ja... eu não podia ver na rua isopor de geladeira/tv/ou qualquer outra coisa que eu ja saia catando. Volta e meia minha esposa faz uma limpa nos brinquedos da nossa filhota... e tambem as cosias passam pelo meu crivo antes de ir fora. Bom, agora ela espera eu sair para trablhar para fazer limpeza em casa... ahehahehae - Não tem problema, eu fico garimpando coisa nas caixas de brinquedos dos filhos de amigos... ahehaehah - Ela fica "P" da vida comigo... Abraços galera, e vamos fazer um mundo mais limpo... vamos garimpar mais coisas ai. heheheh

[quote:80645e2646="hermesed"]Pessoal,

Eu quase não posto pq ainda estou me preparando para entrar no vôo elétrico.
Já tenho o costume de usar materiais alternativos nos meus aeros U/C e aprendi muito em um outro hobby que é o CASEMOD.
Minha esposa está quase me dando cartão vermelho, pois para ela, eu só fico juntando lixo.
Deixo aqui algumas idéias:
- Aquele tubinho que fica dentro da embalagem de VEJA Multiuso pode substituir os canudos de refresco.
- Analise toda e qualquer embalagem tipo Blister antes de jogar fora, pois podem servir para carlingas, para-lamas, para-brisas, etc
- Carrinhos de brinquedo, em especial motos, não vão pro lixo antes do meu crivo, pois as rodas podem ser úteis.
- Existem escastoamentos para pesca que são rígidos e servem para links junto com o tubinho do VEJA, trem de pouso para aviões micro-vôo, etc.
- Além da corda MI do violão/guitarra, as outras tb podem servir para um cortador de isopor, basta desfiá-las e verão que têm uma alma de aço mais fina que a MI.
- Nas embalagens de componentes para computador vêm um tipo de espuma rígida, que não sei o nome e que serve muito bem para mesa de servos.
- Para dar mais resistência em asas ou fuselagens, desde que se tenha uma boa margem para adicionar peso sem comprometer o conjunto final, pode se usar uma espuma que é vendida no Leroy em latas de spray e que se expande. Não me lembro, mas acho que é espuma de poliestireno ou algo parecido.

O importante é sempre estar atento e testar o que achar que pode dar certo. O máximo que pode acontecer é não funcionar.

Assim que tiver outras idéias, posto aqui.[/quote:80645e2646]

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 14 Abr 2008 17:15

Estou a 1200 km de casa, e ontem me peguei olhando para um lindo isopor de embalagem de geladeira, imaginando se dava pra transportar no avião... hahahaha.... O pior: um amigo meu de Campo Grande monta camaras frigorificas, e assim eu tenho um suprimento ilimitado e vitalicio de isopor de excelente qualidade...

Cristiano Campos
membro

Ai está...

Mensagempor Cristiano Campos » 15 Abr 2008 01:22

Tai um cara ecologicamente correto, mesmo a 1200 km de casa... heheheh. Abraços sapo.

[quote:d1bdd39d8b="claudiorfernandes"]Estou a 1200 km de casa, e ontem me peguei olhando para um lindo isopor de embalagem de geladeira, imaginando se dava pra transportar no avião... hahahaha.... O pior: um amigo meu de Campo Grande monta camaras frigorificas, e assim eu tenho um suprimento ilimitado e vitalicio de isopor de excelente qualidade...[/quote:d1bdd39d8b]

SNOOPY
membro

Mensagempor SNOOPY » 29 Mai 2008 10:03

comprar horns caros pra que, uma pet e um secador e alicate se faz maravilhas ...

Peninha
membro

Mensagempor Peninha » 12 Jun 2008 15:42

O-Ring são achados em todass ass medidass imagináveis na rua Florencio de Abreu.
Existem pelo menos umas 3 lojas que os comercializam.

jdomes
membro

Mensagempor jdomes » 22 Jun 2008 11:14

É possível o uso de folme plástico transparente de bandejas de frios para entrlar isopor usando ou não jato de ar quente?

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 22 Jun 2008 11:18

[quote:dce2d99902="jdomes"]É possível o uso de folme plástico transparente de bandejas de frios para entrlar isopor usando ou não jato de ar quente?[/quote:dce2d99902]

Esse filme não é firme o suficiente, o que se pode utilizar são plasticos de presente (desses prateados) utilizando o processo descrito aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=40770
Abs,
EY

Danangeli
membro

Mensagempor Danangeli » 09 Set 2008 11:03

Falando em Colas de madeira, alguém já utilizou aquelas colas granuladas, chamadas "cola - coqueiro" que tem que dissolver em água fervendo? estou fazendo uns testes com ela junto com papel paraná e achei até que bom... logo mais coloco uns resultados... mas alguém já usou ou conhece essa cola? fiquei surpreso sabendo que é de origem animal :roll:

http://www.ironfittings.com.br/produtos/cola-coqueiro
freq. 72830
ch 52

guitng
membro

Mensagempor guitng » 30 Set 2008 13:18

Decalque caseiro:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48278

Ideal para personalização!

ALEXANDRE-bhmg
membro
Contato:

Mensagempor ALEXANDRE-bhmg » 14 Out 2008 20:12

e ai galera tudo bem ?
tudo bem sou iniciante e estava a pensar como iria linkar meu primeiro aero( rsrsrs ) então vi um destes conectores que vão nos horns e facilitam bastante, e tambem vi o preço de 8, 9 12 reais, fala sério, entaum por coincidencia percbi que o parafuso que prende os cabos flats e placas externas do pc são muito parecidos, foi entaum que furei coloquei um parafuso e deu no que deu um exelente conector de servo ou pino (me corrijam por favor se naum for este o nome). e melhor ainda 0800 rsrsrs
eu gostaria de compartilhar com vcs pois é melhor que comprar e se acha aos montes.
postei algumas fotos e posteriormente fotos e espero que seja util, e caso alguem tenha utilizado tal tecnica anteriormente , me desculpem e peço ao moderador que retire o tópico.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49228

PS.:
o antonio garcia teve a ideia antes de mim e postou no;

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=361210&highlight=#361210

cara esperto pena que naum vi antes.

creditos pro parcero.

Att.:
Alexandre

Att.:
Alexandre

jbentoc
membro

Mensagempor jbentoc » 24 Out 2008 12:04

Em Belo Horizonte, no mercado Central, comprei em uma loja que vende gaiolas, uma vareta de fibra de vidro de +- 2,5mm com dois metros e meio de comprimento por 50 centavos ficou ótimo para reforço da asa e ela pesa, com dois metros e meio, apenas 20 gramas. Fazendo um cálculo de engenheiro para uma asa de 80 cm com duas longarinas dessas você vai engordar apenas 13 gramas no modelo. Alguém já usou? Vou testar esse final de semana em voo e conto.

Jorge Eloi de Almeida
membro

Mensagempor Jorge Eloi de Almeida » 25 Out 2008 19:20

já comprei essas varetas lá e usei,maravilhosas perfeitas para reforço de asa e lincagem, ficam firmes mesmo usando p0 na asa.para lincagem eu usei arame fixado com termo retrátil de um lado e do outro eu lixei a ponta da fibra pra encaixar no e-z conector do servo fica show,abraços!!

ALEXANDRE-bhmg
membro
Contato:

Mensagempor ALEXANDRE-bhmg » 03 Nov 2008 09:50

jbentoc
ae parcero beleza...
aqui em qual loja vc encontrou a vareta neste valor, pois paguei 1,50 rsrsrs. abraços.
fifoto@hotmail.com
Alexandre

Andressa Gasparelli
membro

Mensagempor Andressa Gasparelli » 05 Nov 2008 23:32

Como boa fuçadora que sou vão algumas respostas...rs

Ao colega que perguntou se pode usar Epóxi junto com Fibra de Vidro e de Carbono, a resposta para ambas é sim, acrescentando que no caso da Fibra de Carbono, esta é a resina mais recomendada. Basta dar uma diluída básica na ordem de 30% de álcool isopropílico para ter um rendimento maior, mais facilidade na aplicação, tempo de secagem e peso final.

Já com relação ao 'vinagre', para limpar os pincéis com resina epóxi, a dica é comprar em qqr loja de material fotográfico e/ou revelação, Ácido Acético Glacial. É o que nós fotógrafos usamos como interruptor entre o Revelador e o Fixador, (por isso todo laboratório fotográfico cheira a vinagre). - [color=red:8e5ae48636]DICA[/color:8e5ae48636]: Nunca Cheire, (inspire), direto na garrafa o produto pois, o resultado é bem pior que vc cheirar amônia. Vc pode até mesmo desmaiar. CUIDADO!

Obrigada a todos e aprendi bastante fuçando aqui. Esta mesmo do ácido acético eu jamais imaginaria que fosse servir para a limpeza dos pincéis com epóxi.
Acho que sou a primeira 'travesti' Aeromodelista do Rio de Janeiro, ou até, do Brasil! :) Abusaaaada!

NORTON
membro

Mensagempor NORTON » 05 Nov 2008 23:48

Andressa,

Apenas complementando a sua dica abaixo,

Ao colega que perguntou se pode usar Epóxi junto com Fibra de Vidro e de Carbono, a resposta para ambas é sim, acrescentando que no caso da Fibra de Carbono, esta é a resina mais recomendada. Basta dar uma diluída básica na ordem de 30% de álcool isopropílico para ter um rendimento maior, mais facilidade na aplicação, tempo de secagem e peso final.

Aconselho para diluir a epóxi mantê-la em "banho maria" em uma tigela velha com água morna á quente, com os bicos dos tubos abertos...desta forma ela fica bem líquida e seca em tempo normla á rápido, com o álcool, além de perder as características químicas originais, fica gosmenta e demora muito mais para ter a cura completa.

Outra é fazer um suporte de madeira para os tubos e furá-lo todo na base e na parte de baixo do mesmo, criar uma caixa e instalar uma lãmpada comum de 40watts, distando uns 5 cm da bas dos tubos, fica muito prático na hora de montar.

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !

Cristiano Campos
membro

Parafusos...

Mensagempor Cristiano Campos » 19 Dez 2008 23:44

Ola galera, achei material alternativo e barato ou de graça quase. Sabe aquele suporto do motor E-Max 2822 - 2812 tem aquele parafusinho preto alien dificil de se conseguir né. Achei ele em conectores de microfone, desses usados em show. Se não me engano o conector chama-se conector XLR, unico detalhe é que ele é fenda e não alien. Mas pelo preço compensa o conector custa R$1,50 e vem um par de parafusos para o montante e é o mesmo usado para prender o eixo dos E-max da vida. Abraços.

ps: acha-se esses conectores com pessoas que colocam som, ele tem pouca duração e o pessoal coloca fora.

Voltar para “Planadores e afins”