Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

Glênio Costa
membro

Mensagempor Glênio Costa » 26 Jun 2010 14:14

Ola pessoal, forum bacana este semana passada tava precisando de disco de corte como não tenho relogio velho fuçando em casa achei um amaciador de carne destes que vc compra em loja de 1,99. Tirei os discos que são de aço inox e to cortando tudo que aparece na minha frente até bambu ja cortei sendo que são oito discos e o primeiro que to usando ta intacto. Aproveitem

marcioromaia
membro

Mensagempor marcioromaia » 06 Ago 2010 19:44

Olá pessoal, tenho uma dica muito boa para entelagem usando um cobertor térmico
(daqueles de primeiros socorros), basta cortar no tamanho da asa colar com durex 50 mm em toda a sua extenção. Pode esticar de tudo quanto é jeito, você vai olhar e achar que ficou uma porcaria, todo enrrugado e etc e tal, mais não se desespere é só pegar o melhor amigo de nossas esposas emprestado (não é o Ricardão não !!!), é o secador de cabelos e esticando com cuidado o papel alumínio com o seu calor.

[yt]RdNGnX46dWA[/yt]

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 06 Ago 2010 20:22

Não da interferência no receptor não?

marcioromaia
membro

Mensagempor marcioromaia » 08 Ago 2010 11:27

Olha Farleytufão boa pergunta não havia pensado nisso, mais acredito que não, pois ele voou muito bem como mostro no video.
O resultado foi muito bom, pois ele fica muito leve.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 08 Ago 2010 11:39

"acredito que não" não é um argumento válido nesse caso... Se a superfície for metalizada, VAI SIM dar interferencia... Leia algo sobre "Gaiola de Faraday" para saber o motivo...

marcioromaia
membro

Mensagempor marcioromaia » 08 Ago 2010 21:27

Bom meu caro claudiorfernandes, não sei se você já teve contato com este material, mais me parece que este cobertor e composto em sua maior parte de material plástico, deve ser por isso, que não tenha percebido qualquer tipo de interferência no meu planador. No video mostra isso, voei muito com ele e está comigo até hoje em perfeito estado.

Foi uma alternativa muito barata, pois ganhei este cobertor de uma tia e eu com grana curta, seco para voltar a voar com ele, pois estava lenhado a 1 ano , não pensei duas vezes, como tinha uma sobra de material e não tinha grana para o monocote, comecei a restaura-lo como mostro no video.

É uma dica. Não tive problemas!!!

yankee
membro

Mensagempor yankee » 02 Jul 2011 16:48

Olá pessoal, segue mais uma diga para entelagem em isopor.
Pode parecer estranho e impossível de realizar a colagem da folha, já que se enrruga quando aplicada a cola branca. Más o segredo está em colocar o papel em uma travessa de água e aguardar que se molhe e hidrate por completo. Para a aplicação, é só usar cola branca diluída em água para ficar mais fina e aplicar na fuselagem com pincel macio, ou outra superfície que desejar, e depois ir colando o papel por cima com a ajuda do proprio pincel macio. Fica um acabamento bonito e dá bastante resistência ao isopor deixando-o bem firme e leve depois de seco. Alguns papeis de pipa de qualidade ruim sai imediatamente a tinta se molhado, porém outros de melhor qualidade não soltam a tinta.

Forte abraço e bons vôos.

Sídney

AndréCam
membro

Mensagempor AndréCam » 06 Jul 2011 21:42

Uma serra circular para as retíficas Dremel ou Fort (eixos de 3mm): comprar em uma loja de artigos de "armarinho", um marcador de tecidos (~R$ 5,00 - instrumento usado por alfaiate/costureira); retirar o disco serrilhado, que com um parafuso entre 1 e 1,5" x 3mm (+ porca) se transformam em uma serra circular prática e barata...

alexcanario
membro

Mensagempor alexcanario » 06 Jul 2011 22:06

Boa noite.

Nas lojas de dentistas existem dois tipos de discos de serra e encaixam perfeitamente no eixo da dremel. Aqui em Salvador custa 10,00 dilminhas.
[]´s

Alex Canario

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 06 Jul 2011 22:22

[quote:0bad392598="AndréCam"]Uma serra circular para as retíficas Dremel ou Fort (eixos de 3mm): comprar em uma loja de artigos de "armarinho", um marcador de tecidos (~R$ 5,00 - instrumento usado por alfaiate/costureira); retirar o disco serrilhado, que com um parafuso entre 1 e 1,5" x 3mm (+ porca) se transformam em uma [color=red:0bad392598]serra circular[/color:0bad392598] prática e barata...[/quote:0bad392598]

Seria mais um "estraçalhador circular"... Uma serra tem dentes orientados, afiados e corretamente espaçados para cortar e retirar o material do corte. Essa "serra prática e barata" simplesmente vai arrebentar e arrancar as fibras do material (se for fibroso) ou lascar e derreter o material plástico.

AndréCam
membro

Mensagempor AndréCam » 14 Jul 2011 20:08

Menos companheiro! Lógico que é um artefato para quebrar galhos, para quem não tem uma loja especializada ali na esquina, como eu, e, é claro, pro mau amante, até o luar atrapalha!

marcelo marques
membro

Mensagempor marcelo marques » 17 Ago 2011 09:48

Placa de fenolite,usadas em circuito impresso servem pra fazer paredes de fogo em modelos menores,sao leves e resistentes,costumo também usar pra fixar trens de pouso, se comprar nova pode usar a parte cobreada soldando a parte externa da porca pra mellhor remoçao do trem de pouso.Lembrando que nos controles remotos de aparelhos eletronicos ,sao mais finas mas também servem.Vale a pena conferir!!

clebsonborba
membro

Mensagempor clebsonborba » 26 Out 2011 16:52

Alguém tem alguma alternativa em substituição a manta de fibra para reforço estrutural ?

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 27 Out 2011 23:09

[quote:b2abefc553="clebsonborba"]Alguém tem alguma alternativa em substituição a manta de fibra para reforço estrutural ?[/quote:b2abefc553]

http://eduardoyamin.blogspot.com/2011/06/carretel-kevlar.html

http://eduardoyamin.blogspot.com/2011/10/pgi-1-y-2-refuerzos-utilizando-hilo-de.html

aerobraga
membro

Mensagempor aerobraga » 24 Nov 2011 09:24

outra dica são as varetas de solda oxigênio fininhas otimas para lincagem de eletricos, e as mais grossas para lincagem de aéros maiores

Jebera
membro

Mensagempor Jebera » 02 Jan 2012 20:45

Serrinhas Circulares

Pessoal, Muito cuidado com essas gambiarras com engrenagens de relógio e similares, o aço do qual são feitos é "macio"e pode desprender pedaços que são lançados como projéteis e podem danificar os olhos permanentemente, sugiro o uso de discos diamantados que cortam quase todos os materiais com facilidade.

Abraços!

André

Jebera
membro

Mensagempor Jebera » 02 Jan 2012 20:52

[quote="marcelo marques"]Placa de fenolite,usadas em circuito impresso servem pra fazer paredes de fogo em modelos menores,sao leves e resistentes,costumo também usar pra fixar trens de pouso, se comprar nova pode usar a parte cobreada soldando a parte externa da porca pra mellhor remoçao do trem de pouso.Lembrando que nos controles remotos de aparelhos eletronicos ,sao mais finas mas também servem.Vale a pena conferir!![/quote]

Fenolite é um composite feito daquela resina escura (fenólica) e tecido de algodão, sendo pouco resistente com relação ao peso, o nome correto para o material de circuito impresso é TVE, sendo feito de fibra de vidro e epóxi.

O TVE é muito resistente e pode ser utilizado como reforço estrutural.

SDS!

André
"Você pode medir a inteligência da pessoa pelas coisas das quais ela dá risada"

Jebera
membro

Mensagempor Jebera » 02 Jan 2012 20:57

[quote="marcioromaia"]Olá pessoal, tenho uma dica muito boa para entelagem usando um cobertor térmico
(daqueles de primeiros socorros), basta cortar no tamanho da asa colar com durex 50 mm em toda a sua extenção. Pode esticar de tudo quanto é jeito, você vai olhar e achar que ficou uma porcaria, todo enrrugado e etc e tal, mais não se desespere é só pegar o melhor amigo de nossas esposas emprestado (não é o Ricardão não !!!), é o secador de cabelos e esticando com cuidado o papel alumínio com o seu calor.

[yt]RdNGnX46dWA[/yt][/quote]

Este funciona mesmo!
O cobertor térmico é simplesmente um "Mylar" pigmentado, o mylar é um filme de poliéster e o pigmento metalizado normalmente não o deixa condutivo, não criando o efeito de shielding.

SDS!

André

Jebera
membro

Mensagempor Jebera » 15 Jan 2012 13:37

Longarinas de bambú

Pessoal, não sou muito fã de gambiarra, para mim um material alternativo têm que substituir outro sem prejuízo técnico, exercendo a mesma função sem abrir mão da funcionalidade e segurança, o que é um desafio.

Recentemente estive procurando pisos para minha nova casa e dentre as opções disponíveis encontrei um tipo de tábua corrida de bambú, isso mesmo uma tábua com 20mm de espessura e 120mm de largura, sendo oferecida em comprimentos diversos.

De posse de uma régua de 1,4m realizei uns experimentos, por exemplo apoiei as pontas em suportes de 30cm e fiquei de pé no meio, a régua resistiu sem problemas, considerando que peso 108kg...

O negócio é levar o material numa serra circular e cortar na medida requerida.

Um ponto a se observar é que o bambú é um material bem denso e deve ser usado com sabedoria pra não sacrificar o peso.

Abcs!

André

Jebera
membro

Mensagempor Jebera » 08 Mar 2012 22:53

Dyneema,

Estou usando este fio (Dyneema) de pesca de multi filamentos para fazer um comando pull-pull do leme, o fio é muito forte e não pesa nada.

Sds!

André

wesley p
membro

Mensagempor wesley p » 16 Mar 2012 20:37

peças de guarda-chuva serve para lincagem e trem de pouso

Jebera
membro

Mensagempor Jebera » 28 Mar 2012 20:41

[quote="wesley p"]peças de guarda-chuva serve para lincagem e trem de pouso[/quote]

:shock: :shock: :shock:

Cassio Lombardi
membro

Mensagempor Cassio Lombardi » 28 Set 2012 22:55

Eae pessoal, sou novo por aqui, e estou montando um stick pra entrar no hobby, e tenho uma duvida em questão a entelagem, posso usar papel contact no lugar da fita?
Aqui na minha cidade não tem essas fitas --'
Valeu ae, abraços!

dbar1970
membro

Ailerons em P3 ( no próprio BF da asa )

Mensagempor dbar1970 » 09 Out 2012 18:25

[quote:15a559951f="Marcos Quito"]Pessoal,
Uma grande dificuldade que encontramos uma solução boa foi para dar acabamento em isopor e evitar o uso do adesivo M77 :

- PAPEL KRAFT + COLA BRANCA.

Para aviões relativamente pesados - planadores de colina principalmente, asas voadoras - usamos esta técnica e fita por cima.
O papel Kraft é bastante resistente, porém é pesado (não mais que o adesivo M77).
Para park fliers a sugestão é usar o papel de "presente" mesmo, que é bem mais leve.

O resultado é que
1. Dá resistência;
2. Dá coloração. Vc pinta como quiser usando o papel de diversas cores, depois vem com uma fita baratinha (R$1,50) por cima, e ele fica com ótimo acabamento. E permite retoque a qualquer momento.

Custos : Folhas de papel a R$0,40, um tubo de cola branca de 500ml sai R$5,00, e dá prá fazer muito avião.

Detalhes : Melhor "rasgar" o papel ao invés de cortar com tesoura, pois o corte com tesoura gera degraus indesejáveis. Quando vc rasga, acaba criando uma borda que vai "afinando". Portanto o primeiro trabalho é rasgar toda a borda do papel que veio cortada.

Fizemos Zaggi para colina e PSS nesta técnica com muito sucesso.

É um material fácil de trabalhar, não faz sujeira, pode trabalhar em cima do sofá, vai colando os pedaços. Se a fuselagem tem curvas demais, use pedaços menores, eles se adaptam bem às curvas.

Para ajudar a secar pode usar o secador de cabelos na velocidade mais baixa.

CUIDADO : Houve um caso de empeno de asa quando usaram isopor de papelaria (P.0). O melhor é usar em isopor P3.
Mas também tem técnica para tirar o empeno : Basta molhar com água o lado "tensionado" e ele relaxa de novo.[/quote:15a559951f]

Andei pesquisando sobre esse assunto e encontrei essa dica.
Venho estudando a possibilidade de fazer os Ailerons utilizando o BF retirado da própria asa cortada em P3.
Fiz uns testes poraqui utilizando papel cartão. Fica super resistente, porém agrega muito peso ao modelo. O perfil que venho em que venho trabalhando é o PW 1211. As peças que desejo confeccionar são os elevons para uma Weasel, ou para outros modelos que possam aparecer, como a Alula ou uma Plank.

Agradeço por dicas que possam aparecer por parte dos amigos aeromodelistas

Daniel
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...

dbar1970
membro

Teste confecção ailerons em P3

Mensagempor dbar1970 » 12 Out 2012 08:03

Bom dia pessoal:

Fiz uns testes aqui e estou gostando dos resultados. Apens uma ressalva é que não estou utilizando cola branca e sim adesivo PVA para madeira de secagem rápida.
Segue imagens:
Anexos
aileron1.jpg
aileron1.jpg (28.21 KiB) Exibido 9657 vezes
aileron2.jpg
aileron2.jpg (29.04 KiB) Exibido 9657 vezes
aileron3.jpg
aileron3.jpg (24.76 KiB) Exibido 9657 vezes
aileron4.jpg
aileron4.jpg (26.51 KiB) Exibido 9657 vezes
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...

Voltar para “Planadores e afins”