Mini Termico de iniciantes

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Voces por acaso leram o primeiro post do Alex?

Gente é um minitérmico para que qualquer iniciante possa fazer, asa moldada e vácuo obviamente está fora de cogitação.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Eu pensei a mesma coisa EY.

Depois que escrevi meu post fiquei pensando...

Seria possivel se fazer com o painel central plano (sem diedro), com diedros somente nas pontas?

Moisés
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2061
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Olhem,

Concordo que estrutura de balsa também é complexo. Carbono, bagging, V-tail, nem pensar.

Estou para fazer uns testes com a técnica do isopor + papel dobradura.
É bem simples e pode ser uma solução (isopor, papel e cola branca tem em qualquer lugar do país).

Ah, vai fita por cima...

Único receio é o peso final, eu não tenho mais idéia de quanto que acrescenta o papel. Mas também pode ser usado só em lugares estratégicos, como por ex. o "D" box.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:01a1ee88d4="Patetta-MG"]Seria possivel se fazer com o painel central plano (sem diedro), com diedros somente nas pontas?[/quote:01a1ee88d4]

claro, o YB2 o Sheep Sbrubbles, pop e vários outros modelos voam com 3 painéis somente.
Abs,
EY
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

[quote:828cbcf5b5="ricardo.felipelli"][quote:828cbcf5b5="chtabajara"]Felipelli, fale pra gente um pouco mais sobre essas asas moldadas pra MT.[/quote:828cbcf5b5]

A tecnica é bem simples, o Márcio cortou o isopor com os mesmos perfis do alegrinho em 2 partes. Usou carbono de longarina sob uma chapa de balsa que foi usada para lixar e deixar tudo uniforme. Depois recebeu uma laminação com tecido em fibra de vidro e tudo direto pro saco do vacuo.[/quote:828cbcf5b5]

AAA agora eu entendi, uma asa bagged entao.
porque quando voce falou moldada eu imaginei uma asa igual do blaster.
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Mini Termico de iniciantes

Mensagem por tchello silveira »

[quote:9e744958dc="Alexandre Cruz"]
Dêem opinião do que gostariam de ter/ver nesse modelo (dentro da regra do MT), [/quote:9e744958dc]
Gostaria de saber principalmente as medidas que se aplicam a regra de construção do mt, e claro, se alguem esta cortando os kits da asa/cauda em balsa.
Obrigado
Abraço
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Salve Alexandre, Edu e demais.

Tenho acompanhado os tópicos sobre projetos e construções de MT.

Minha sugestão é se criassem dois modelos básicos. Um para dias mais calmos e outro para dias com ventos.

Nas provas de MT poderíam ser adaptadas regras um pouco mais rígidas, principalmente com relação ao uso de carbono e modelos RTF. de forma que a categoria fosse realmente entry level para quem estivesse interessado em conhecer a modalidade planadores.

Quanto a construção, sou favorável a, seja quem for o fabricante, entregar um kit com quase tudo necessário. Faria um projeto totalmente em balsa e reforços de compensado leve. Encaixes onde for possível (ex. bordo de ataque com nervuras, nervuras com longarinas, bordo de fuga), fuselagem totalmente em balsa com laterais com slots para encaixe de cavernas, cauda convencional de preferencia de chapa (leme e profundor), mesa de servos e local bom para rx e baterias, além de gabaritos para onde for necessário (diedros por exemplo)


Também acredito que podemos relevar um pouco esta questão dos perfis muito finos otimizados, em detrimento a um RG15 ou outro que dê a asa um pouco mais de rigidez. Perfis semi simétricos, evitando serem convexos na parte de baixo do perfil.

Se possível marcar na fuselagem dois ou três pontos de ajuste do CG pré-determinados e também dois pontos de localização do gancho.

Isto tudo pensando em facilitar a montagem. Isto não quer dizer que seria um projeto ruim em performance...

Abs.

Sergio Handa
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Sérgio,

bacana a iniciativa e acho que é por ae mesmo. Se o projeto for pra frente eu posso me dispor a fazer um manual ilutrado que acompanharia o kit, uma vez que trabalho com design gráfico.
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Re: Mini Termico de iniciantes

Mensagem por rafael »

[quote:3a93e53ea4="tchello silveira"]
Gostaria de saber principalmente as medidas que se aplicam a regra de construção do mt, e claro, se alguem esta cortando os kits da asa/cauda em balsa.
Obrigado
Abraço[/quote:3a93e53ea4]
Tchello, as regras do MT estão disponiveis no site do gustavo
http://gustavo.exel.com.br/rc/class-t150/regras.html#regras
[quote:3a93e53ea4][b:3a93e53ea4]Sergio Handa[/b:3a93e53ea4] Enviada: Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------

Minha sugestão é se criassem dois modelos básicos. Um para dias mais calmos e outro para dias com ventos.
[/quote:3a93e53ea4]
Concordo plenamente, assim todos competiriam mais equalizados e limitados pelas regras Argentinas nao desfigurando a categoria dos MiniTermicos, usando modelos moldados, sem limitação para o esticamento do Hi-start, e coisas que a gente foi mudando com o passar do tempo.
Abs. Favetta
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:4a166b71af="Sergio Handa"]Nas provas de MT poderíam ser adaptadas regras um pouco mais rígidas, principalmente com relação ao uso de carbono e modelos RTF. de forma que a categoria fosse realmente entry level para quem estivesse interessado em conhecer a modalidade planadores.
[/quote:4a166b71af]

regras argentinas:

http://www.faa.org.ar/downloads/modmini.pdf
Beto
Responder