Mini Termico de iniciantes
- Eduardo Yamin
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- Marcos Quito
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Olhem,
Concordo que estrutura de balsa também é complexo. Carbono, bagging, V-tail, nem pensar.
Estou para fazer uns testes com a técnica do isopor + papel dobradura.
É bem simples e pode ser uma solução (isopor, papel e cola branca tem em qualquer lugar do país).
Ah, vai fita por cima...
Único receio é o peso final, eu não tenho mais idéia de quanto que acrescenta o papel. Mas também pode ser usado só em lugares estratégicos, como por ex. o "D" box.
Concordo que estrutura de balsa também é complexo. Carbono, bagging, V-tail, nem pensar.
Estou para fazer uns testes com a técnica do isopor + papel dobradura.
É bem simples e pode ser uma solução (isopor, papel e cola branca tem em qualquer lugar do país).
Ah, vai fita por cima...
Único receio é o peso final, eu não tenho mais idéia de quanto que acrescenta o papel. Mas também pode ser usado só em lugares estratégicos, como por ex. o "D" box.
- Eduardo Yamin
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- chtabajara
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[quote:828cbcf5b5="ricardo.felipelli"][quote:828cbcf5b5="chtabajara"]Felipelli, fale pra gente um pouco mais sobre essas asas moldadas pra MT.[/quote:828cbcf5b5]
A tecnica é bem simples, o Márcio cortou o isopor com os mesmos perfis do alegrinho em 2 partes. Usou carbono de longarina sob uma chapa de balsa que foi usada para lixar e deixar tudo uniforme. Depois recebeu uma laminação com tecido em fibra de vidro e tudo direto pro saco do vacuo.[/quote:828cbcf5b5]
AAA agora eu entendi, uma asa bagged entao.
porque quando voce falou moldada eu imaginei uma asa igual do blaster.
A tecnica é bem simples, o Márcio cortou o isopor com os mesmos perfis do alegrinho em 2 partes. Usou carbono de longarina sob uma chapa de balsa que foi usada para lixar e deixar tudo uniforme. Depois recebeu uma laminação com tecido em fibra de vidro e tudo direto pro saco do vacuo.[/quote:828cbcf5b5]
AAA agora eu entendi, uma asa bagged entao.
porque quando voce falou moldada eu imaginei uma asa igual do blaster.
- tchello silveira
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Re: Mini Termico de iniciantes
[quote:9e744958dc="Alexandre Cruz"]
Dêem opinião do que gostariam de ter/ver nesse modelo (dentro da regra do MT), [/quote:9e744958dc]
Gostaria de saber principalmente as medidas que se aplicam a regra de construção do mt, e claro, se alguem esta cortando os kits da asa/cauda em balsa.
Obrigado
Abraço
Dêem opinião do que gostariam de ter/ver nesse modelo (dentro da regra do MT), [/quote:9e744958dc]
Gostaria de saber principalmente as medidas que se aplicam a regra de construção do mt, e claro, se alguem esta cortando os kits da asa/cauda em balsa.
Obrigado
Abraço
Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental . LF Veríssimo
- Sergio Handa
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Salve Alexandre, Edu e demais.
Tenho acompanhado os tópicos sobre projetos e construções de MT.
Minha sugestão é se criassem dois modelos básicos. Um para dias mais calmos e outro para dias com ventos.
Nas provas de MT poderíam ser adaptadas regras um pouco mais rígidas, principalmente com relação ao uso de carbono e modelos RTF. de forma que a categoria fosse realmente entry level para quem estivesse interessado em conhecer a modalidade planadores.
Quanto a construção, sou favorável a, seja quem for o fabricante, entregar um kit com quase tudo necessário. Faria um projeto totalmente em balsa e reforços de compensado leve. Encaixes onde for possível (ex. bordo de ataque com nervuras, nervuras com longarinas, bordo de fuga), fuselagem totalmente em balsa com laterais com slots para encaixe de cavernas, cauda convencional de preferencia de chapa (leme e profundor), mesa de servos e local bom para rx e baterias, além de gabaritos para onde for necessário (diedros por exemplo)
Também acredito que podemos relevar um pouco esta questão dos perfis muito finos otimizados, em detrimento a um RG15 ou outro que dê a asa um pouco mais de rigidez. Perfis semi simétricos, evitando serem convexos na parte de baixo do perfil.
Se possível marcar na fuselagem dois ou três pontos de ajuste do CG pré-determinados e também dois pontos de localização do gancho.
Isto tudo pensando em facilitar a montagem. Isto não quer dizer que seria um projeto ruim em performance...
Abs.
Sergio Handa
Tenho acompanhado os tópicos sobre projetos e construções de MT.
Minha sugestão é se criassem dois modelos básicos. Um para dias mais calmos e outro para dias com ventos.
Nas provas de MT poderíam ser adaptadas regras um pouco mais rígidas, principalmente com relação ao uso de carbono e modelos RTF. de forma que a categoria fosse realmente entry level para quem estivesse interessado em conhecer a modalidade planadores.
Quanto a construção, sou favorável a, seja quem for o fabricante, entregar um kit com quase tudo necessário. Faria um projeto totalmente em balsa e reforços de compensado leve. Encaixes onde for possível (ex. bordo de ataque com nervuras, nervuras com longarinas, bordo de fuga), fuselagem totalmente em balsa com laterais com slots para encaixe de cavernas, cauda convencional de preferencia de chapa (leme e profundor), mesa de servos e local bom para rx e baterias, além de gabaritos para onde for necessário (diedros por exemplo)
Também acredito que podemos relevar um pouco esta questão dos perfis muito finos otimizados, em detrimento a um RG15 ou outro que dê a asa um pouco mais de rigidez. Perfis semi simétricos, evitando serem convexos na parte de baixo do perfil.
Se possível marcar na fuselagem dois ou três pontos de ajuste do CG pré-determinados e também dois pontos de localização do gancho.
Isto tudo pensando em facilitar a montagem. Isto não quer dizer que seria um projeto ruim em performance...
Abs.
Sergio Handa
Sergio Handa
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- chtabajara
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- rafael
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Re: Mini Termico de iniciantes
[quote:3a93e53ea4="tchello silveira"]
Gostaria de saber principalmente as medidas que se aplicam a regra de construção do mt, e claro, se alguem esta cortando os kits da asa/cauda em balsa.
Obrigado
Abraço[/quote:3a93e53ea4]
Tchello, as regras do MT estão disponiveis no site do gustavo
http://gustavo.exel.com.br/rc/class-t150/regras.html#regras
[quote:3a93e53ea4][b:3a93e53ea4]Sergio Handa[/b:3a93e53ea4] Enviada: Assunto:
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Minha sugestão é se criassem dois modelos básicos. Um para dias mais calmos e outro para dias com ventos.
[/quote:3a93e53ea4]
Concordo plenamente, assim todos competiriam mais equalizados e limitados pelas regras Argentinas nao desfigurando a categoria dos MiniTermicos, usando modelos moldados, sem limitação para o esticamento do Hi-start, e coisas que a gente foi mudando com o passar do tempo.
Abs. Favetta
Gostaria de saber principalmente as medidas que se aplicam a regra de construção do mt, e claro, se alguem esta cortando os kits da asa/cauda em balsa.
Obrigado
Abraço[/quote:3a93e53ea4]
Tchello, as regras do MT estão disponiveis no site do gustavo
http://gustavo.exel.com.br/rc/class-t150/regras.html#regras
[quote:3a93e53ea4][b:3a93e53ea4]Sergio Handa[/b:3a93e53ea4] Enviada: Assunto:
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Minha sugestão é se criassem dois modelos básicos. Um para dias mais calmos e outro para dias com ventos.
[/quote:3a93e53ea4]
Concordo plenamente, assim todos competiriam mais equalizados e limitados pelas regras Argentinas nao desfigurando a categoria dos MiniTermicos, usando modelos moldados, sem limitação para o esticamento do Hi-start, e coisas que a gente foi mudando com o passar do tempo.
Abs. Favetta
- betocastrucci
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[quote:4a166b71af="Sergio Handa"]Nas provas de MT poderíam ser adaptadas regras um pouco mais rígidas, principalmente com relação ao uso de carbono e modelos RTF. de forma que a categoria fosse realmente entry level para quem estivesse interessado em conhecer a modalidade planadores.
[/quote:4a166b71af]
regras argentinas:
http://www.faa.org.ar/downloads/modmini.pdf
[/quote:4a166b71af]
regras argentinas:
http://www.faa.org.ar/downloads/modmini.pdf
Beto