Review do planador Radian 2m - Parkzone

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Review do planador Radian 2m - Parkzone

Mensagem por Sergio Handa »

Olá pessoal, tudo blz?

Após um bom tempo sem passar por aqui aproveito para comentar um pouco sobre o novo planador que comprei, o Radian da Parkzone.

http://www.parkzone.com/Products/Default.aspx?ProdID=PKZ4775

Ele é muito leve para um ARF - 800grs (quase tudo pronto para voar) e vêm com a linkagem e instalação dos servos e motor bem montada. Mesmo assim verifiquei linkagens, apertos gerais, instalação do motor, hélices, etc.

O acabamento é muito bom, encaixes perfeitos, peças em material plástico (canopy, spinner, cowl, tampa de acesso ao rx e servos).

O design também é bastante agradável. O fato de ter uma fuselagem com jeitão de planador escala ajuda. As pontas das asas terminando em diedro lembram nossos professores gaviões, urubus, etc. As asas são montadas com uma baioneta de fibra de carbono. Não há diedro central. Há também reforços de carbono no estabilizador. Não dá para saber se há algum reforço interno na fuselagem. Alguns modelistas instalaram fitas de carbono em suas laterais como forma de dar maior rigidez. Se for fazer uso do Radian como planador eu acho desnecessário.

A única modificação que estou fazendo é acrescentar um velcro na junção das asas, Tentei usar imãs de neodímio mas não eram grandes o suficiente para travar bem sua junção.

O profundor é colado com fita adesiva. Assim é possível desmontá-lo e guardar na caixa facilitando o transporte, por exemplo, numa viagem. Fica bem firme a despeito da solução "tabajara". Alguns reviews mostram a instalação de ímãs de neodímio para fixar este profundor em 4 pontos. Quem se intessar como é feito é só dar uma googada e ver fotos desta modificação.

Sobre transportá-lo na caixa eu fiquei surpreso com o tamanho dela. Cuidado! É muito maior 1m e pouco de comprimento. Isto se deve ao fato que esta caixa também é usada para acomodar a versão com o Rádio Spectrum Dx5. No meu caso eu cortei esta parte do case ganhando assim uns 15-20 cm.

Para montá-lo basta instalar o receptor, programar a reversão dos servos (se necessário) bem como o EPA (curso total do movimento do servo). Usei uma bateria de 1300mha-3s (recomendada pela Parkzone). Também programei dual-rate. No meu rádio (Optic6 com módulo 2.4ghz Assan) deixei com 85% EPA e 60% EPA acionando a chave do D/R. Acionei a mixagem de leme para aileron, sendo possível assim fazer curvas com este canal (via de regra nestes modelos 3 canais usamos leme e profundor no stick direito - canais 1 e 2 respectivamente)

O ESC de 30 amperesque acompanha o Radian têm várias programações, basicamente selecionei o brake (trava hélices quando totalmente desacelerado), o "soft start" para preservar as hélices (tinha uma versão anterior cujas pás estavam literalmente explodindo em alta rotação - atenção, as novas contén um "_" logo após a inscrição do tamanho que vêm na hélice), e o corte para bateria de lithium para pack 3S1P.

O motor é um 960KV. Vêm instalado com hélices folding 9.75x7.5 Sobra bastante potência, mesmo que você queira subir rapidamente. É claro que não deve ser suficiente para fazer torque-roll !

A área interna é ampla o suficiente e possui boa ventilação. Acredito que possa acomodar até uma pack de 1800 - 2000 mah - 3S. O canopy fixado com imãs de neodímio possui abertura para ventilação, bem como o pequeno cowl que dá acabamento ao "nariz" da fuselagem . Existe também uma saída de ar debaixo da fuselagem onde temos acesso aos servos e o receptor. Atenção: há relatos de que em alguns modelos o canopy se desprendeu com o motor todo acelerado, assim é recomendável usar fita adesiva para garantir a sua fixação.
E o vôo ?
Não resisti e dei uma escapada rápida no último sábado para um vôo de teste na pista Fernando Nobre de Cotia.

O vôo é muito tranquilo, rende bem para um modelo de isopor. Peguei uma térmica logo no primeiro minuto de vôo o que me proporcionou um vôo de mais de 20 minutos sem reusar o motor. Arrisquei bastante pois subi e fui para longe no máximo do alcance da visão. O receptor também nunca tinha usado, era recém bindado (Rx programado com o TX).

Quanto as caracterísitcas de vôo não notei nenhum vício como fechamento em curvas demasiado (as asas parecem ter algum washout). Também não entrou em stall mesmo em baixas velocidades.

O CG não verifiquei (o manual recomeda 62mm a partir do bordo de ataque), mas com uma bateria de 1300mah-3s ele respondeu bem dando sinais das atividades termais "chaqualhando as asas" e assumindo aquela atitude de vôo característico com a cauda um pouco mais levantada dentro da térmica. Pretendo no próximo vôo colocar baterias de 1000mah-3s para ver se tiro "suco" do vôo. Cabe ainda lembrar que estava ventando bastante no dia e local do vôo.

Embora tenha um perfil "gordo" não achei o modelo demasiadamente lento. É claro que não pode ser comparado a um F3J, DLG, mas o L/D está de acordo com o propósito do modelo da Parkzone (planador elétrico para iniciantes na categoria). Assim é possível "caminhar" bem entre uma térmica e outra, e também ter um certo conforto na aproximação e pouso.

Uma tendência deste modelo é sair da curva para a estabilidade horizontal. É necessário "calçar" um pouco de leme/profundor para manter as curvas. Isto gera arrasto ? Sim ! Mas em compensação o modelo sobe bem, compensando esta característica ! (arrasto por termos que manter leme e profundor acionados)

O motor está instalado sem down thrust, assim quando aceleramos a "full throtle" o modelo tende a subir muito, sendo necessário "picar" um pouco de profundor. Caso alguém sinta desconforto com esta tendência e tenha um rádio programável é possível ativar a mixagem do canal do acelerador (master) atuando com o profundor (slave). Eu não acho necessário.

Ainda sobre esta tendência, pode ser um excesso de decalagem (ângulo formado entre o eixo do perfil da asa em relação ao profundor). Ainda preciso fazer outros vôos e verificando a reação do Radian no "dive test" e vôo de dorso. De qualquer forma como o modelo é concebido fica difícil alterar este ângulo, seja no encaixe das asas com a fuselagem, seja no profundor)

Por ser um modelo "calmo" com boa razão de planeio, ele é uma ótima opção para fazer filmagens, fotos e vôo FPV.

Espero que as informações sejam úteis e que possamos compartilhar algumas experiências com este modelo e outros similares da Hobby King, Hi-model e Multiplex.

Bons vôos !



Especificações:

# Wingspan: 78.7 in (2 m)
# Overall Length: 44.7 in (1140mm)
# Flying Weight: 30 oz
# Motor Size: 480-size, 960Kv brushless outrunner from ParkZone
# Radio: Minimum 4-channel recommended (not included)
# Servos: 3-wire servos (included)
# Trim Scheme Colors: White with blue and green
# CG (center of gravity): 62mm behind the leading edge of the wing
# Speed Control : E-flite's 30A brushless ESC with Switch-Mode BEC (included)
# Recommended Battery: 11.1V 1300mAh Li-Po (not included)
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
Josenilson
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Seg Jun 28, 2004 10:35 am
Localização: Brasilia - DF
Contato:

Mensagem por Josenilson »

Sergio,

Tenho um Multiplez EasyGlider e este Radina parece mesmo uma boa opção ao Multiplex. O Radian parece mais capricado. Detalhes como a ventilação dorsal, etc.
SpyLionfish
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 09, 2004 3:35 pm
Localização: Castro - PR

Mensagem por SpyLionfish »

O Radian é show!!!!
Ótimo planador.
HoverloW
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Jan 24, 2010 11:08 am
Localização: Varginha, MG

Mensagem por HoverloW »

Onde posso adquirir um?


Serve para voos em locais sem pista, como numa roça ou local parecido?
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Eu comprei de uma loja brasileira com site na Internet: www.sobcontrolehs.com.br

Mas acredito que qualquer loja representante da Diniz Esteves, importador deste modelo, poderá fornecer.

Outra opção era adquirir fora do país. Têm ofertas no ebay.com Eu não estava com paciência para esperar 30-60 dias !

Atente para o fato que há duas versões, com e sem o radio da Spektrum 5 canais.

Dá para voar em áreas gramadas desde que naõ exista árvores em volta que prejudique a aproximação para pouso e a decolagem. Acredito que uns 50m para pouso sejam suficientes. Para decolar basta acelerar e lançá-lo da mão.
Sergio Handa
---------------------------------------
Responder