(Tutorial) - Vela HobbyKing 2.15m (Paramotor, Parapente)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
andersonpg
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:19 pm
Localização: Tubarão SC

Mensagem por andersonpg »

[quote:a9e2cd52a3="borokite"]O vídeo foi retirado do serviço. Pode colocar novamente?

[quote:a9e2cd52a3="andersonpg"][quote:a9e2cd52a3="borokite"][quote:a9e2cd52a3="andersonpg"]e ai já conseguiu fazer ela voar?? to quase desistindo já .
to a quase um mês tentando fazer a danada voar e nada[/quote:a9e2cd52a3]

Amigo, eu estou a muito mais tempo que isso tentando fazer minha vela voar. Agora to com um motor bom da Tower Pro, um azul e hélice 11x47 e 12x37 e o negócio é potencia (força) e pouca velocidade pois se não o carrinho avança sem força e não consegue acompanhar o vôo da vela e tenta entrar em looping e acaba desmontando a vela. Os batoques tem de estar bem livre, se tiver um pouco freado a vela já não voa. meu problema tem sido os pendulos, a vela começa a pendular e fica cada vez mais forte. Resolvendo isso minha vela estara voando.
Valeu.[/quote:a9e2cd52a3]

e ai borokite.. pse rpz negocio nao eh facil. peguei umas dicas com um pessoal que tava voando um outro parapente aqui num encontro segundo eles negocio é sensibilidade.. asim como no paramotor full.. vc nao pode meter muito motor que o piloto ou carrinho passe da vela e ne pouco que a vela passe do piloto/ carrinho..
vou póstar um video de uma tentativa de decolagem.. nela dah de ver que o motor tah forte demais hehe. depois deste voo e das dicas nao tive mais oportunidade de tentar fazer ele voar..
segue video
http://www.youtube.com/watch?v=VLtYdakjNAM&feature=player_profilepage[/quote:a9e2cd52a3][/quote:a9e2cd52a3]

segue novamente o video boropkite

http://www.youtube.com/watch?v=81SHFrRxiDk
Avatar do usuário
rcflybrasil
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 6:24 pm
Localização: Jaguariuna - SP
Contato:

Mensagem por rcflybrasil »

Estava vendo o video novamente e como piloto de parapente, algumas coisas me chamaram a atencao...

A vela para de voar quando vc acelera, a vela pode estar freada ou nao esta penetrando no vento - pouco angulo de ataque - as bocas devem estar ligeiramente para baixo

Outro ponto que eh o peso, nao consigo saber o peso que tem seu boneco/trike, mas se for muito leve, pode ser que a vela esteja legal e que o motor empurre demais o trike...

De qualquer forma, eu ainda prefiro outras velas... mesmo sendo barata, nao tem qualidade de voo, como ja foi dito em outros comentarios neste tutorial...

Abraco
cesarpcruz
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Set 11, 2008 10:59 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Paraglider HK

Mensagem por cesarpcruz »

Olá pessoal, a vela HK realmente não é a melhor, assim como as baterias,
motores, Escs e afins.
No mundo todo muitos compram a vela e conseguem um voo muito bom;
é questão de saber configurar.
Quando às informações acho que os "PROJETISTAS" deviam deixar de lado
o segredinho e ajudar quem precisa, afinal o forum é pra isso...OU NÃO ???
Todo mundo começa copiando um projeto dos outros; a china copia tudo dos
outros..
Então "NÓS PROJETISTAS" também começamos copiando..
O AoA da vela HK é: 70 a 75mm entre os tirantes A e D e 23mm entre os
tirantes D,C e B. U, ajuste fino pode ser necessário somente no tirante A.
O peso do trike pode ser até 1400gramas. Muito motor é ruim e deve ser
dosada a aceleração na decolagem. Os comandos pelos batoques são mais
criticos e pra quem começa o ideal é usar direto nos tirantes..

Abraços
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Re: Paraglider HK

Mensagem por Nino »

[quote:12e2741bf2="cesarpcruz"] ...e pra quem começa o ideal é usar direto nos tirantes..

Abraços[/quote:12e2741bf2]

Cesar, como assim "direto nos tirantes"? vc quer dizer por mudança de CG?
Abraço
Nino Silveira.
cesarpcruz
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Set 11, 2008 10:59 pm
Localização: Jaraguá do Sul - SC

Comandos pelos tirantes

Mensagem por cesarpcruz »

Olá Nino, o comando pelos tirante é muito mais fácil de acertar na decolagem, pois
não há interferência do bordo de fuga. Deixe as linhas dos batoques ligadas direto
na argola dos tirante D de forma a manter o alinhamento do intradorso ( parte de baixo) da vela. confira a simetria de todas as linhas.
O comando passa a ser por deslocamento do CG, bem mais simples para o aprendizado. Depois a gente começa usar os batoques.
Quanto ao AoA ( ângulo de incidência da vela ), veja esse artigo da net:
http://s800.photobucket.com/albums/yy281/farrkenbeauty/Paraglider%20Buggy%20Setup/#!cpZZ1QQtppZZ16
Esse usuário ( Farrkenbeauty ) tem uns videos no Youtube e mostra todo o macete
nas descrições...veja:
http://www.youtube.com/all_comments?v=ULhPEZym5XU.
Motores muito fortes não é bom para a vela HK. O ideal: 3542- 3S 3000mAh- hélice 10 x 5..
Outros vídeos com comando pelos tirantes:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/HK_movies2.asp?idmovie=f1eb842b333f4f8f9f239fba1e832f19

Valeu..
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Re: Comandos pelos tirantes

Mensagem por Nino »

[quote:c3e0d53e46="cesarpcruz"]Olá Nino, o comando pelos tirante é muito mais fácil de acertar na decolagem, pois
não há interferência do bordo de fuga. Deixe as linhas dos...[/quote:c3e0d53e46]

Cesar, vou pesquisar esse material que vc disponibilizou.
Abrigado pela atenção, tenho certeza que será esclarecedor.
Abraço!
Nino Silveira.
Avatar do usuário
criativo.gustavo
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Set 04, 2009 1:25 pm

Mensagem por criativo.gustavo »

eu vi o comentario do tulio dizendo q essa vela nao é boa
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14284&aff=64164
alguem aqui ja voou com ela ?
pode dizer como ficou ?
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:77adb5ca3d="criativo.gustavo"]eu vi o comentario do tulio dizendo q essa vela nao é boa
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14284&aff=64164
alguem aqui ja voou com ela ?
pode dizer como ficou ?[/quote:77adb5ca3d]

Esta é a vela do tópico.
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
marcioss
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 7:51 pm
Localização: Aracaju, Sergipe
Contato:

Mensagem por marcioss »

Pessoal estou a ponto de desistir, pense no arrependimento!
Estou aqui a duas semanas quebrando a cabeça com esse velame HK.
Até hoje não consegui fazê-la voar, a vela não fica em pé por muito tempo, quando
infla pende para um lado, já fiz um monte de correções mas não sai do chão.
Estou prestes a tirar a eletrônica e colocar em um planador e parar de esquentar a cabeça com esse paraglider.
Se alguém nos ajudar a resolver esse problema seria muito bom, senão, em qual planador poderia usar a eletrônica do carrinho.
Configuração:

- Motor Brushless Turnigy 3542 de 1250 kv.
- Bateria de 4000 mAh.
- Dois servos Turnigy de metal.
- Esc Turnigy de 45 mAh.

Aguardo respostas dos colegas....
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Amigo, realmente essa vela é um saco.... mas eu já consegui fazer a minha voar uma vez e depois quiz melhora-la e aí ferrou tudo novamente.
Depois de quebrar linhas, estourar carrinho e tal, fiz um carrinho de ferro, bem reforçado, to usando um motor grande e hélice 12x47, o peso do carrinho com bateria deve estar beirando no 1Kg e vou te falar que foi a melhor configuração que cheguei, pois dou todo o motor e o carrinho puxa a vela sem estolar. Agora chegou um servo grandão que comprei pra fazer o teste pois tentei usar servos pequenos e estouraram. Creio que o segredo desta vela esta no lastro (peso) se não tiver peso ela não voa. Vou tirar umas fotos da minha e vou colocar aqui com todas as configurações. Não desista.... uma hora voc~e vai conseguir como muitos aqui já conseguiram.

[quote:25be9196d1="marcioss"]Pessoal estou a ponto de desistir, pense no arrependimento!
Estou aqui a duas semanas quebrando a cabeça com esse velame HK.
Até hoje não consegui fazê-la voar, a vela não fica em pé por muito tempo, quando
infla pende para um lado, já fiz um monte de correções mas não sai do chão.
Estou prestes a tirar a eletrônica e colocar em um planador e parar de esquentar a cabeça com esse paraglider.
Se alguém nos ajudar a resolver esse problema seria muito bom, senão, em qual planador poderia usar a eletrônica do carrinho.
Configuração:

- Motor Brushless Turnigy 3542 de 1250 kv.
- Bateria de 4000 mAh.
- Dois servos Turnigy de metal.
- Esc Turnigy de 45 mAh.

Aguardo respostas dos colegas....[/quote:25be9196d1]
Responder