Criando coragem pra tentar um Fox...(ou algo parecido)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Criando coragem pra tentar um Fox...(ou algo parecido)

Mensagem por Carrascal »

Salve amigos do e-voo! Bom, não sei bem se o local ideal para abrir este tópico seria aqui ou na sessão iniciando, pois ainda me considero iniciante demais. Tenho uma zagi que vôo há cerca de ano e meio e que ainda está inteira e um mini P51 da HK que ainda não concordou em voar. De construções até hoje, só dois aeros feitos sem planta mas que voaram bem. Fora isso, um gafanhoto que morreu no ninho (minha empregada não foi com a cara dele...).
Eu sou fã em especial dos warbirds e dos planadores. Acho estes últimos elegantes demais e sempre fico acompanhando maravilhado as construções que por aqui aparecem. Recentemente pensei em adquirir um kit do fox do Harpia o qual me parece de excelente qualidade e de um grande capricho em sua construção. Apesar da tentação de comprá-lo, o que mais me agrada no hobby é construir e então acabei criando coragem pra iniciar um motoplanador baseado no fox da planta em 3 vistas aí embaixo. Se ficar parecido já vou ficar muito satisfeito. Se voar então nem se fala. Até agora iniciei a fuselagem (ainda precisa de um pouco mais de lixa) e cortei duas asas em isopor de papelaria pra treinar, pois também estou aprendendo a usar o cortador de isopor (dos dois aeros que fiz antes, um teve as asas lixadas até conseguir o perfil - o primeiro - e o outro fiz com bandeijas de frios dobradas).
Em princípio a idéia é construi-lo com 2,0m de envergadura e 95cm de fuselagem. A raíz da asa terá 20cm e sua ponta 10cm.
Como minha intenção aqui, mais do que tudo, é aprender, peço a paciência de vocês se eu fizer besteira demais e agradeço todo conselho que vier!
Abraços e bons vôos!
Anexos
A idéia é que fique mais ou menos com este aspecto, contudo as asas serão mais largas (essas acabei estreitando por barbeiragem no cortador...) e os bordos de ataque não terão esse discreto enflechamento (ficaram mal posicionadas na foto).
A idéia é que fique mais ou menos com este aspecto, contudo as asas serão mais largas (essas acabei estreitando por barbeiragem no cortador...) e os bordos de ataque não terão esse discreto enflechamento (ficaram mal posicionadas na foto).
DSCN6176.JPG (35.89 KiB) Exibido 10697 vezes
DSCN6177.JPG
DSCN6177.JPG (38.98 KiB) Exibido 10697 vezes
DSCN6178.JPG
DSCN6178.JPG (37.88 KiB) Exibido 10697 vezes
A planta em 3 vistas
A planta em 3 vistas
FOX.jpg (18.68 KiB) Exibido 10697 vezes
O perfil RG15a111
O perfil RG15a111
rg15a111.GIF (1.92 KiB) Exibido 10697 vezes
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Mensagem por voy13 »

Ta ficando muito bom!
Vai laminá-lo ou vai só entelar?
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Opa, obrigado Voy. Eu devo apenas entelá-lo mesmo. Imagino que o ideal para asas desse tamanho e formato seria a laminação, mas eu não tenho noção de como fazê-lo. Acredito que no isopor apropriado + as varetas de fibra e a entelagem elas fiquem bem resistentes pois estas com isopor de papelaria e apenas a fibra já ficaram bem firmes.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Sexta-feira graças a Deus! Aproveitei pra pegar mais um pouco no aero. Lixei um pouco mais a fuselagem pra ficar um pouco mais delgada, pois estava meio cabeçuda, cortei o cockpit (ficou um pouco torto o lado interno do corte) pra já começar a ter uma idéia da posição de instalação da eletrônica e criei coragem pra cortar as asas. Esta última tarefa me deixou bastante feliz pois apesar de não terem ficado perfeitas, me parece que com pouca lixa elas chegam no ponto. Uma coisa que me preocupa é a espessura deste perfil... a asas ficaram bem finas e tô só imaginando como será para instalar os servos dos ailerons.
Uma dúvida que me ocorreu foi o seguinte: pelo formato do leme, eu queria instalar um comando do tipo pull-pull pois acho que ficaria melhor. Contudo ao dar uma verficada na posição que os servos ficarão, verifiquei que não vou conseguir uma linha reta entre o servo e o leme (tem uma foto aí embaixo que ilustra a situação). Gostaria de saber se posso colocar um conduíte em curva pra esse tipo de comando ou o ideal seria reto mesmo?
Obrigado.
Anexos
DSCN6199.JPG
DSCN6199.JPG (20.76 KiB) Exibido 10581 vezes
O motor que tenho em mente é este aqui.
O motor que tenho em mente é este aqui.
DSCN6198.JPG (27.21 KiB) Exibido 10581 vezes
O cockpit cortado
O cockpit cortado
DSCN6190.JPG (29.61 KiB) Exibido 10581 vezes
Tem algum jeito mais fácil de se fazer isso?
Tem algum jeito mais fácil de se fazer isso?
DSCN6189.JPG (27.51 KiB) Exibido 10581 vezes
O perfil colado sobre o local onde vai entrar a asa
O perfil colado sobre o local onde vai entrar a asa
DSCN6184.JPG (21.15 KiB) Exibido 10581 vezes
Marcação da linha longitudinal pra ficar de referência pro local do perfil.
Marcação da linha longitudinal pra ficar de referência pro local do perfil.
DSCN6180.JPG (34.69 KiB) Exibido 10581 vezes
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Acho que acabei tirando foto demais, mas vão aí as últimas.
Anexos
Minhas duas primeiras (espero que de muitas) asas feitas no cortador de isopor.
Minhas duas primeiras (espero que de muitas) asas feitas no cortador de isopor.
DSCN6204.JPG (28.05 KiB) Exibido 10579 vezes
Segui o conselho de um amigo que monta o cortador desta mesma forma pra cortar suas zagis e ficou muito bom pra esse tipo de asa trapezoidal.
Segui o conselho de um amigo que monta o cortador desta mesma forma pra cortar suas zagis e ficou muito bom pra esse tipo de asa trapezoidal.
DSCN6203.JPG (24.32 KiB) Exibido 10579 vezes
Esse nível a laser da HK é mais bonitinho do que essencial, mas até que ajuda bem na hora de marcar o local de corte
Esse nível a laser da HK é mais bonitinho do que essencial, mas até que ajuda bem na hora de marcar o local de corte
DSCN6110.JPG (31.81 KiB) Exibido 10579 vezes
Aqui é o detalhe da linha entre onde deverá ficar o servo e o leme. Dá pra ver por onde passa a linha reta.
Aqui é o detalhe da linha entre onde deverá ficar o servo e o leme. Dá pra ver por onde passa a linha reta.
DSCN6202.JPG (21.72 KiB) Exibido 10579 vezes
DSCN6201.JPG
DSCN6201.JPG (24.5 KiB) Exibido 10579 vezes
Essa hélice, se não me engano, é 7x5. Será que dá conta do recado?
Essa hélice, se não me engano, é 7x5. Será que dá conta do recado?
DSCN6200.JPG (19.92 KiB) Exibido 10579 vezes
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por Andre Mauricio »

Está ficando muito bom! Mas cuidado com essas hélices, nã temuma qualidade muito boa. Sempre ouvi isso, aprendi, e agora repasso: a hélice, apesar de ser um pequeno detalhe, faz uma grande diferença.
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

Esta helice 7x5 neste motor vai ficar MUITO fraco.

O ideal para este motor seria uma 10x5 ou 9x6.

Este spinner de plastico com motores como o seu são conhecidos por quebrar.

Recomendo um Spinner de aluminio e helice 10x5 ou 9x6. Pode até ser uma 10x6 se voce maneirar no acelerador..

Abs

DOCA.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Obrigado pelo conselho com relação à hélice André e Doca! Eu nunca usei esse tipo de hélice antes e a falta de noção é total (é total nas hélices convencionais também, hehe).
Hoje o trabalho rendeu pouco. Acabei perdendo muito tempo tentando refazer a fuselagem de um aero que fiz pro meu menino e o pior é que, quando já estava tudo pronto os motores me boicotaram. Queria inclusive abrir um parênteses aqui e ver se vocês poderiam me dizer o que está acontecendo. Dois motores que testei, um 2822 e esse da foto ali de cima (que é novo) apresentaram o seguinte problema: sem hélice eles rodam normais, mas quando se coloca a hélice eles não rodam ou ficam como se estivessem ''engasgando''. Será que as hélices estão desbalanceadas (mas tb são novas) ou será aglum problema na estrutura dos motores? Aproveitando a sessão de perguntas, o lance do sistema pull-pull que perguntei no post anterior, será que alguém pode dar uma luz?
Bom, voltadndo ao projetinho atual, dei uma adiantada pequena nas asas. Elas não ficaram perfeitamente simétricas por conta de erro na hora de cortar, então acabei necessitando reduzir um pouco a corda para deixá-las iguasi. Ficaram com 18cm na raiz e 8cm na ponta. Dei uma lixada para melhorar o acabamento e fixei os reforços de vareta de fibra. Apesar do perfi fino e do comprimento elas ficaram muito resistentes. Aí embaixo vão algumas fotos.
Anexos
A fita crepe limitando o sulco do reforço até que ajuda bastante a evitar lambança com a cola.
A fita crepe limitando o sulco do reforço até que ajuda bastante a evitar lambança com a cola.
DSCN6214.JPG (26.09 KiB) Exibido 10502 vezes
Usei essa cola com resultado muito bom. Chato é calcular a quantidade certa em relação à área a ser colada pra evitar desperdício.
Usei essa cola com resultado muito bom. Chato é calcular a quantidade certa em relação à área a ser colada pra evitar desperdício.
DSCN6213.JPG (35.32 KiB) Exibido 10502 vezes
DSCN6210.JPG
DSCN6210.JPG (22.04 KiB) Exibido 10502 vezes
Até que já tô achando esse nível bonitinho e útil.
Até que já tô achando esse nível bonitinho e útil.
DSCN6208.JPG (26.29 KiB) Exibido 10502 vezes
Como comentei, acabei precisando cortar um pouco do bordo de fuga, que havia ficado torto e fino demais.
Como comentei, acabei precisando cortar um pouco do bordo de fuga, que havia ficado torto e fino demais.
DSCN6207.JPG (26.76 KiB) Exibido 10502 vezes
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Doca, dei uma passada de olho na HK, mas não encontrei a hélice 9x6. Encontrei 10x6, 9x5 e 8x6. Qual seria a melhor opçao?
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Mensagem por Doca-SP »

Eu usuaria a 10x6... mas evitaria ficar a 100% do motor... só rapidas aceleradas se necessario.
Mas voce pode usar a 9x5 se seu modelo estiver com até umas 700 gramas sem problemas e ainda vai ter folga de potencia.

Mas não usa este spinner de plastico não... ele não vai aguentar.
Responder