Criando coragem pra tentar um Fox...(ou algo parecido)
- Carrascal
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Criando coragem pra tentar um Fox...(ou algo parecido)
Salve amigos do e-voo! Bom, não sei bem se o local ideal para abrir este tópico seria aqui ou na sessão iniciando, pois ainda me considero iniciante demais. Tenho uma zagi que vôo há cerca de ano e meio e que ainda está inteira e um mini P51 da HK que ainda não concordou em voar. De construções até hoje, só dois aeros feitos sem planta mas que voaram bem. Fora isso, um gafanhoto que morreu no ninho (minha empregada não foi com a cara dele...).
Eu sou fã em especial dos warbirds e dos planadores. Acho estes últimos elegantes demais e sempre fico acompanhando maravilhado as construções que por aqui aparecem. Recentemente pensei em adquirir um kit do fox do Harpia o qual me parece de excelente qualidade e de um grande capricho em sua construção. Apesar da tentação de comprá-lo, o que mais me agrada no hobby é construir e então acabei criando coragem pra iniciar um motoplanador baseado no fox da planta em 3 vistas aí embaixo. Se ficar parecido já vou ficar muito satisfeito. Se voar então nem se fala. Até agora iniciei a fuselagem (ainda precisa de um pouco mais de lixa) e cortei duas asas em isopor de papelaria pra treinar, pois também estou aprendendo a usar o cortador de isopor (dos dois aeros que fiz antes, um teve as asas lixadas até conseguir o perfil - o primeiro - e o outro fiz com bandeijas de frios dobradas).
Em princípio a idéia é construi-lo com 2,0m de envergadura e 95cm de fuselagem. A raíz da asa terá 20cm e sua ponta 10cm.
Como minha intenção aqui, mais do que tudo, é aprender, peço a paciência de vocês se eu fizer besteira demais e agradeço todo conselho que vier!
Abraços e bons vôos!
Eu sou fã em especial dos warbirds e dos planadores. Acho estes últimos elegantes demais e sempre fico acompanhando maravilhado as construções que por aqui aparecem. Recentemente pensei em adquirir um kit do fox do Harpia o qual me parece de excelente qualidade e de um grande capricho em sua construção. Apesar da tentação de comprá-lo, o que mais me agrada no hobby é construir e então acabei criando coragem pra iniciar um motoplanador baseado no fox da planta em 3 vistas aí embaixo. Se ficar parecido já vou ficar muito satisfeito. Se voar então nem se fala. Até agora iniciei a fuselagem (ainda precisa de um pouco mais de lixa) e cortei duas asas em isopor de papelaria pra treinar, pois também estou aprendendo a usar o cortador de isopor (dos dois aeros que fiz antes, um teve as asas lixadas até conseguir o perfil - o primeiro - e o outro fiz com bandeijas de frios dobradas).
Em princípio a idéia é construi-lo com 2,0m de envergadura e 95cm de fuselagem. A raíz da asa terá 20cm e sua ponta 10cm.
Como minha intenção aqui, mais do que tudo, é aprender, peço a paciência de vocês se eu fizer besteira demais e agradeço todo conselho que vier!
Abraços e bons vôos!
- Anexos
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- A idéia é que fique mais ou menos com este aspecto, contudo as asas serão mais largas (essas acabei estreitando por barbeiragem no cortador...) e os bordos de ataque não terão esse discreto enflechamento (ficaram mal posicionadas na foto).
- DSCN6176.JPG (35.89 KiB) Exibido 10697 vezes
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- DSCN6177.JPG (38.98 KiB) Exibido 10697 vezes
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- DSCN6178.JPG (37.88 KiB) Exibido 10697 vezes
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- A planta em 3 vistas
- FOX.jpg (18.68 KiB) Exibido 10697 vezes
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- O perfil RG15a111
- rg15a111.GIF (1.92 KiB) Exibido 10697 vezes
- Carrascal
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Opa, obrigado Voy. Eu devo apenas entelá-lo mesmo. Imagino que o ideal para asas desse tamanho e formato seria a laminação, mas eu não tenho noção de como fazê-lo. Acredito que no isopor apropriado + as varetas de fibra e a entelagem elas fiquem bem resistentes pois estas com isopor de papelaria e apenas a fibra já ficaram bem firmes.
- Carrascal
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Sexta-feira graças a Deus! Aproveitei pra pegar mais um pouco no aero. Lixei um pouco mais a fuselagem pra ficar um pouco mais delgada, pois estava meio cabeçuda, cortei o cockpit (ficou um pouco torto o lado interno do corte) pra já começar a ter uma idéia da posição de instalação da eletrônica e criei coragem pra cortar as asas. Esta última tarefa me deixou bastante feliz pois apesar de não terem ficado perfeitas, me parece que com pouca lixa elas chegam no ponto. Uma coisa que me preocupa é a espessura deste perfil... a asas ficaram bem finas e tô só imaginando como será para instalar os servos dos ailerons.
Uma dúvida que me ocorreu foi o seguinte: pelo formato do leme, eu queria instalar um comando do tipo pull-pull pois acho que ficaria melhor. Contudo ao dar uma verficada na posição que os servos ficarão, verifiquei que não vou conseguir uma linha reta entre o servo e o leme (tem uma foto aí embaixo que ilustra a situação). Gostaria de saber se posso colocar um conduíte em curva pra esse tipo de comando ou o ideal seria reto mesmo?
Obrigado.
Uma dúvida que me ocorreu foi o seguinte: pelo formato do leme, eu queria instalar um comando do tipo pull-pull pois acho que ficaria melhor. Contudo ao dar uma verficada na posição que os servos ficarão, verifiquei que não vou conseguir uma linha reta entre o servo e o leme (tem uma foto aí embaixo que ilustra a situação). Gostaria de saber se posso colocar um conduíte em curva pra esse tipo de comando ou o ideal seria reto mesmo?
Obrigado.
- Anexos
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- DSCN6199.JPG (20.76 KiB) Exibido 10581 vezes
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- O motor que tenho em mente é este aqui.
- DSCN6198.JPG (27.21 KiB) Exibido 10581 vezes
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- O cockpit cortado
- DSCN6190.JPG (29.61 KiB) Exibido 10581 vezes
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- Tem algum jeito mais fácil de se fazer isso?
- DSCN6189.JPG (27.51 KiB) Exibido 10581 vezes
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- O perfil colado sobre o local onde vai entrar a asa
- DSCN6184.JPG (21.15 KiB) Exibido 10581 vezes
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- Marcação da linha longitudinal pra ficar de referência pro local do perfil.
- DSCN6180.JPG (34.69 KiB) Exibido 10581 vezes
- Carrascal
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Acho que acabei tirando foto demais, mas vão aí as últimas.
- Anexos
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- Minhas duas primeiras (espero que de muitas) asas feitas no cortador de isopor.
- DSCN6204.JPG (28.05 KiB) Exibido 10579 vezes
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- Segui o conselho de um amigo que monta o cortador desta mesma forma pra cortar suas zagis e ficou muito bom pra esse tipo de asa trapezoidal.
- DSCN6203.JPG (24.32 KiB) Exibido 10579 vezes
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- Esse nível a laser da HK é mais bonitinho do que essencial, mas até que ajuda bem na hora de marcar o local de corte
- DSCN6110.JPG (31.81 KiB) Exibido 10579 vezes
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- Aqui é o detalhe da linha entre onde deverá ficar o servo e o leme. Dá pra ver por onde passa a linha reta.
- DSCN6202.JPG (21.72 KiB) Exibido 10579 vezes
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- DSCN6201.JPG (24.5 KiB) Exibido 10579 vezes
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- Essa hélice, se não me engano, é 7x5. Será que dá conta do recado?
- DSCN6200.JPG (19.92 KiB) Exibido 10579 vezes
- Andre Mauricio
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Obrigado pelo conselho com relação à hélice André e Doca! Eu nunca usei esse tipo de hélice antes e a falta de noção é total (é total nas hélices convencionais também, hehe).
Hoje o trabalho rendeu pouco. Acabei perdendo muito tempo tentando refazer a fuselagem de um aero que fiz pro meu menino e o pior é que, quando já estava tudo pronto os motores me boicotaram. Queria inclusive abrir um parênteses aqui e ver se vocês poderiam me dizer o que está acontecendo. Dois motores que testei, um 2822 e esse da foto ali de cima (que é novo) apresentaram o seguinte problema: sem hélice eles rodam normais, mas quando se coloca a hélice eles não rodam ou ficam como se estivessem ''engasgando''. Será que as hélices estão desbalanceadas (mas tb são novas) ou será aglum problema na estrutura dos motores? Aproveitando a sessão de perguntas, o lance do sistema pull-pull que perguntei no post anterior, será que alguém pode dar uma luz?
Bom, voltadndo ao projetinho atual, dei uma adiantada pequena nas asas. Elas não ficaram perfeitamente simétricas por conta de erro na hora de cortar, então acabei necessitando reduzir um pouco a corda para deixá-las iguasi. Ficaram com 18cm na raiz e 8cm na ponta. Dei uma lixada para melhorar o acabamento e fixei os reforços de vareta de fibra. Apesar do perfi fino e do comprimento elas ficaram muito resistentes. Aí embaixo vão algumas fotos.
Hoje o trabalho rendeu pouco. Acabei perdendo muito tempo tentando refazer a fuselagem de um aero que fiz pro meu menino e o pior é que, quando já estava tudo pronto os motores me boicotaram. Queria inclusive abrir um parênteses aqui e ver se vocês poderiam me dizer o que está acontecendo. Dois motores que testei, um 2822 e esse da foto ali de cima (que é novo) apresentaram o seguinte problema: sem hélice eles rodam normais, mas quando se coloca a hélice eles não rodam ou ficam como se estivessem ''engasgando''. Será que as hélices estão desbalanceadas (mas tb são novas) ou será aglum problema na estrutura dos motores? Aproveitando a sessão de perguntas, o lance do sistema pull-pull que perguntei no post anterior, será que alguém pode dar uma luz?
Bom, voltadndo ao projetinho atual, dei uma adiantada pequena nas asas. Elas não ficaram perfeitamente simétricas por conta de erro na hora de cortar, então acabei necessitando reduzir um pouco a corda para deixá-las iguasi. Ficaram com 18cm na raiz e 8cm na ponta. Dei uma lixada para melhorar o acabamento e fixei os reforços de vareta de fibra. Apesar do perfi fino e do comprimento elas ficaram muito resistentes. Aí embaixo vão algumas fotos.
- Anexos
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- A fita crepe limitando o sulco do reforço até que ajuda bastante a evitar lambança com a cola.
- DSCN6214.JPG (26.09 KiB) Exibido 10502 vezes
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- Usei essa cola com resultado muito bom. Chato é calcular a quantidade certa em relação à área a ser colada pra evitar desperdício.
- DSCN6213.JPG (35.32 KiB) Exibido 10502 vezes
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- DSCN6210.JPG (22.04 KiB) Exibido 10502 vezes
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- Até que já tô achando esse nível bonitinho e útil.
- DSCN6208.JPG (26.29 KiB) Exibido 10502 vezes
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- Como comentei, acabei precisando cortar um pouco do bordo de fuga, que havia ficado torto e fino demais.
- DSCN6207.JPG (26.76 KiB) Exibido 10502 vezes