Primeiro vôo solo em Lins - Acertos e Tragédias

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional
Avatar do usuário
Garrettimus
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
Contato:

Primeiro vôo solo em Lins - Acertos e Tragédias

Mensagem por Garrettimus »

Bom dia, amigos, tudo bem?

Acabei de voltar de minha viagem a Lins, no interior de SP. Consegui, finalmente, fazer meus primeiros vôos solos. Relatarei minhas experiências aqui...

O primeiro vôo foi feito momentos após minha chegada à casa de meu sogro. Preparei o Cessna e fui, em companhai de meu cunhado, a um terreno próximo. Acelerei o bicho e o lancei, pensava eu, contra o vento. O modelo logo cambaleou para a esquerda e foi direto para os postes que ficavam ao lado esquerdo do terreno. Não sei como, mas fiz uma série de movimentos, sem querer, em que evitei tanto os postes quanto os cabos de energia. Ele não subiu. Eu, em desespero, joguei-o ao chão. Resultado: hélice quebrada e trem de pouso solto.

No dia seguinte, já no rancho (afastado da casa do centro da cidade), minha sogra "encontrou" um local aberto, em meio às plantações de cana e de milho, em que consegui meu primeiro vôo solo de fato. Acelerei o Cessna e o lancei com gosto contra o vento. Ele subiu bem e voei pelos arredores durante uns 20 minutos. Vejam as fotos:

http://garrettimus.org/aero/Lins/Cessna01.jpg

http://garrettimus.org/aero/Lins/Cessna02.jpg

Ele voou bem, inclusive contra o vento, que estava forte. O pouso foi improvisado sobre uma moita. :-D

De tarde, no mesmo dia, soltei o Cessna em pleno rancho do meu sogro, numa elevação de terra. Acelerei e mandei brasa. Subiu, subiu e subiu. Fiquei por uns 20 minutos para lá e para cá no céu, inclusive fiz um ou dois vôos sobre o rio. A molecadinha do local ficou doida! Como o espaço para pouso é crítico, vim vagarosamente, mas perdi o controle do modelo já próximo ao solo. Resultado: Cessna sobre o telhado do vizinho. :-D

O rapaz subiu no telhado e pegou o modelo para mim. Nada quebrou, milagre!

No dia seguinte tentei voar o Tiger Moth no terreno em frente à casa de meu sogro, na cidade. Fiquei com medo de acelerá-lo em demasia e, após 15 tentativas frustradas, não consegui fazê-lo decolar... Chão, chão e chão. Frustração, afinal, esse mesmo Tiger Moth foi o que caiu na RTC e ficou em pedaços. Remendei os "novos" estragos com durex e preparei-me para tentar voá-lo novamente no dia seguinte.

Tiger Moth reformado pelo Stefan e pronto para vôo:

http://garrettimus.org/aero/Lins/TigerPronto.jpg


Dia seguinte. No rancho do meu sogro, no mesmo local de lançamento do Cessna, acelerei o Tiger e o arremessei. Subiu um pouco e caiu sobre uma árvore, nada acontecendo com o mesmo. Pois o peguei novamente e, da segunda vez, acelerei-o com vontade e o joguei com toda força. Yes! O biplaninho subiu bem e logo alçoou vôo. Com dois "dentinhos" de motor (Komodo) ele já voou muito bem. Planei bastante, subi e desci. Vejam uma das fotos dele em uma subida:

http://garrettimus.org/aero/Lins/TigerMoth.jpg

Quando voava sobre o rio novamente, o Tiger começou a ficar "maluco", exatamente como na RTC. Começou a perder altitude, a voar em círculos e a estolar, e foi parar no meio do rio... Por sorte, um pescador estava perto e foi, de barco, apanhá-lo. Vejam as fotos do "resgate":

http://garrettimus.org/aero/Lins/Resgate01.jpg

http://garrettimus.org/aero/Lins/Resgate02.jpg

http://garrettimus.org/aero/Lins/Resgate03.jpg

Penso que meu RX GWS tenha me deixado na mão novamente! Que saco! Resultado do mergulho: ESC queimado e, possivelmente, RX também.


Bem, estas foram minhas primeiríssimas experiências em vôo solo, sem o Stefan por perto e longe da RTC, local que conheço relativamente bem. Sei que poderia ter ido melhor, mas, pelo menos, "perdi o medo".


Abraços!
Curtiss P40 "Flying Tiger" - 72.630 Mhz (Canal 42)
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

Muito legal mesmo.

Parabéns pelos primeiros voos solos.

Tive o mesmo problema com o RX GWS de 6ch. Tem hora q vai bem e de repente fica doido. Já lenhei uns 3 modelos. Dae arranquei a antena original e coloquei um fio do mais fino q achei na Sta Ifigenia com o mesmo comprimento. E agora estou feliz com o RX. Já voei quase meia dúzia de vezes no RTC inclusive a distancia grandes no último voo e naum me deixou na mão. Acho q se o seu RX naum queimou com o mergulho, vale a pena trocar a antena. E coloque num modelo mais simples pra testar a confiabilidade, melhor q perder o Tiger.
Avatar do usuário
fraja
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Sáb Jan 08, 2005 9:41 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fraja »

Parabéns Marcus,

Fico muito feliz pelo seu êxito!!

Grande abraço,

Fraja
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

É isso ai E.T., manda ver !

Estamos acompanhando sua saga aeromodelistica....compra,vende,nao vende, vende, compra...e agora voos solos !!!

Inte!
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Garrettimus
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
Contato:

Mensagem por Garrettimus »

Obrigado, amigos!

Todo começo é difícil. Eu tinha muito medo de destruir os modelos, mas isto faz parte do show. Certa vez alguém me disse para não me apaixonar pelos primeiros modelos, e essa pessoa estava corretíssima.

Agora perdi um pouco o "medo" e tudo fica mais fácil. Eu teria feito uma enorme burrada se tivesse vendido o material de aeromodelismo; teria me arrependido amargamente. Não se pode desistir logo nas primeiras dificuldades.

Valeu!

Ronin, vou ver com o Stefan essa possibilidade de trocar o fio da antena. Não confio, de forma alguma, mais nesse RX...
Curtiss P40 "Flying Tiger" - 72.630 Mhz (Canal 42)
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

bem vindo ao mundo dos que não confiam nos rx gws hehehehe
Avatar do usuário
Sergio Handa
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Ter Mar 16, 2004 10:17 am
Localização: Osasco - SP

Mensagem por Sergio Handa »

Marcus acho louvável a sua dedicação ao aeromodelismo, só recomendaria um pouco mais de prudência, pois, pelos relatos o modelo poderia atingir alguém ou algum veículo. Lembre-se que apesar de leve o modelo descendo com motor acelerado pode causar algum dano maior como um corte, ou ainda desviar a atenção de um motorista.

Não descarto problemas de rádio, mas procure voar "assistido" por mais um tempo. Boa sorte!
Sergio Handa
---------------------------------------
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

O esc com certeza foi para o espaço, mas o rx não. Lave ele com alcool isopropílico e ponha pra secar, não diria no sol e sim no calor.

Depois de seco ele ficará bom novamente.

Parabéns pelos voos. Tente perceber qualquer movimento estranho ao seu comando, se der tempo, pouse e tenha como vitória os poucos minutos que voou.

ABS
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Responder