Fotos do 9o camping E-voo em Itu

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Fotos do 9o camping E-voo em Itu

Mensagempor alexcmag » 20 Mar 2006 10:33

Desta vez o 9o camping foi um evento de modelismo multidisciplinar...

Fora os elétricos e planadores, teve também espaçomodelismo.

Compareceram dark, Felipelli, Akamatsu, Edgard, Fraja, Eu, Régis, Cyberware, EduGomes e EricFly
Anexos
DSC02656.JPG
O ACME1 já em casa, depois de belos vôos e ainda inteiro. Impressionante foi a empenagem de depron com cola quente sobreviver a tudo isto...
(14.63 KiB) Baixado 6319 vezes
DSC02620.JPG
Rexix embuchando o motor para encaixar no tubo
DSC02620.JPG (44.62 KiB) Exibido 6571 vezes
DSC02619.JPG
O tubo, ainda vazio, no arame guia para lançamento
DSC02619.JPG (49.03 KiB) Exibido 6573 vezes
DSC02618.JPG
Alessandro se preparando para lançar o foguete :P
(54.72 KiB) Baixado 6319 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Mar 2006 10:36

Se o UglyStick já tem este nome por ser feio, este deveria ser chamado de "The Ugliest Stick"... Fiz rapidamente no camping, e voou bem com 65cm de envergadura, 13cm de corda, motor 400BR com hélice 5x3 e bateria 1200mAh 3S.
Anexos
DSC02657.JPG
DSC02657.JPG (27.94 KiB) Exibido 6573 vezes

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Mar 2006 10:44

O belo SeaWind do Rexix
Anexos
pouso.JPG
O belo pouso
pouso.JPG (49.73 KiB) Exibido 6574 vezes
DSC02636.JPG
Navegando tranquilamente
DSC02636.JPG (48.25 KiB) Exibido 6571 vezes
DSC02621.JPG
Decolagem
DSC02621.JPG (35.03 KiB) Exibido 6577 vezes

Edgard
Equipe E-voo.com

Mensagempor Edgard » 20 Mar 2006 11:43

Coloquei umas fotos em

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=105707#105707

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 20 Mar 2006 12:17

Tenho 3 filminhos do lançamento do foguete: primeiro lançamento, um tanto próximo, e por falta de experiência, ficou difícil, enquadrar; o segundo e este é melhor, porque dá para ver subindo direitinho; e terceiro e último que acabou não acontecendo. À noite vou colocar num destes lugares que o pessoal coloca os filmes.

crg
membro
Contato:

Mensagempor crg » 20 Mar 2006 12:29

Coloca no Google Video, nada desses lugares que tem que esperar 30 segundos e quando finalmente você consegue pegar o vídeo esta em um formato proprietário.
Cesar
Linux user #76132

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Mar 2006 12:31

No RCgroups tá facinho de colocar vídeo agora, e ele deixa baixar. O Google achei meio chato, fiz upload de um vídeo mas eles só liberam depois de assistir...

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 20 Mar 2006 12:40

Vou colocar no RC Groups, já tenho cadastro lá.
===> Não dá para MOV só aceitam no máximo 100kb.
No Google Video não aceita MOV..
Bem vou tentar em outro lugar, mas agora está muito tarde para isto. Vou fazer isto amanhã.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 21 Mar 2006 20:13

no rcgroups tem uma área de vídeo: http://www.rcgroups.com/forums/forumdisplay.php?f=272

mas pode mandar pro alexcmag@gmail.com que eu mesmo publico.

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 21 Mar 2006 20:15

OK. Vou mandando um por um.

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 21 Mar 2006 20:37

Só estando lá ... e agora no 10o. acho que vai ser mais ... mas veja o vídeo que o Alex irá postar ...
OK, now it´s all yours, Alex.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 22 Mar 2006 00:30

coloquei os videos no rcgroups, menos o do chabu.

o primeiro ficou mesmo muito perto, da pra ver como foi o lancamento, mas nao da pra ver quase do voo porque o bichinho sobe que nem foguete e sai da frente da camera.

o segundo da pra ver melhor o voo, mas como está mais longe e tinha alguem na frente, nao se ve a plataforma de lancamento.

O tópico é este: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=495005#post5218113

parabens ao BigSpectro, os foguetes de KNo3 foram fantásticos!!!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 22 Mar 2006 00:47

Analisando o vídeo, descobri que

1) O video tem 15 quadros por segundo, demora cerca de 7 quadros do início da ignção até a decolagem, portanto cerca de 0,5s

2) entre o quinto e o sexto quadro após a decolagem (quando ele atravessa uma parte azul grande entre as nuvens) dá cerca de 1,7 vezes a altura do régis de cerca de 1,75m, portanto cerca de 3 metros em 1/15 de segundo, 45m/s, 162km/h!!!

3) a subida dura cerca de 45 quadros antes de perder velocidade e sair da trajetoria vertical, se ele manteve a velocidade na subida já seriam mais de 150m, se ele continuou acelerando provavelmente passou longe disto

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 22 Mar 2006 07:16

Heheh ... sabia que o Alex iria extrair os dados dos vídeos ... :-)
Da próxima vez faço melhor as tomadas das filmagens. :-)

Omar Grassetti
membro

Mensagempor Omar Grassetti » 29 Mar 2006 19:20

Alexmag,

Você demorou mas acabou aderindo ao vôo livre.

Ou esse foguete é rádio controlado?

Por falar nisso, o Jetex não passa de um mini foguetinho e é uma boa para levar miniplanadores lá para cima. O problema é que para esse negócio virar buscapé não precisa muito.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 29 Mar 2006 20:43

[quote:621a2bc373="Omar Grassetti"]Alexmag,

Você demorou mas acabou aderindo ao vôo livre.

Ou esse foguete é rádio controlado?

Por falar nisso, o Jetex não passa de um mini foguetinho e é uma boa para levar miniplanadores lá para cima. O problema é que para esse negócio virar buscapé não precisa muito.[/quote:621a2bc373]

Pois é, Omar, o foguete foi a sensação do domingo.

A alegria de fazer algo capaz de voar sozinho a uma velocidade e altura incríveis foi explêndida. Tantas variáveis que poderiam fazê-lo sair da trajetória e mesmo assim o bichinho voando implacável melhor do que se eu o estivesse pilotando.

Na minha adolescência havia uma mini-enciclopédia com modelos de aviões, mísseis, etc., ainda tenho um volume de caças e um de mísseis, que achei há alguns dias.

Como fiz tudo às pressas e era impossível ter certeza de que tudo estava alinhado, não sabia se as aletas aguentariam a velocidade, se o empuxo do motor seria no eixo, etc., lembrei de alguns mísseis que têm as aletas ligeiramente em ângulo para induzir rotação no eixo e melhorar a estabilidade, e assim fiz. Infelizmente não é possível saber se subiu girando, mas a trajetória foi linda.

Nesta hora o Régis lembrou de modelos de vôo livre movidos a foguete do site www.theplanpage.com, e ficamos de consultar nosso fogueteiro-mor BigEspectro para saber se é possível fazer motores mais lentos para estas ocasiões.

Mas na verdade não é a primeira vez que faço vôo livre. Meu Cessnão de 2m teve mais de 70% de suas horas de vôo por conta própria, sem piloto. Cheguei a pegar um segundo modelo para fazer vôo em formação seguindo-o pelo céu.

Mesmo antes disto, desde meus 4 anos faço modelos de vôo livre, meus primeiros modelos RC voaram bem graças a esta longa experiência de construção, que recomendo à criançada que me procura no camping querendo começar.

Só falta mesmo é perder o medo de usar o estoque de balsa que tenho em casa :)

BigEspectro
membro

Mensagempor BigEspectro » 11 Abr 2006 09:07

ALEX, FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE MEUS MOTORES FIZERAM ESSE SUCESSO TODO,
Eles forAm feitos a mais ou menos dois anos pasados, apenas para testes de armazenamento já que exportei esse tipo de motor, para quase o mundo todo e precisava saber como seria já que sáo feitos de fertilizante, (adubos) e acucar, e nada mais, não leva nenhum componente a não ser isso.
Na América do Sul, somos apenas dois a produzir essa classe de propulsor, eu e uma firma na Argentina de um amigo.
Quanto as empenas ou aletas, já não usamos torce-las como vc fez, muito embora seja bom para a estabilidade da subida, elas diminuem o alcance haja vista o aumento do arrasto.....
A queima que alguém disse estar acontecendo qd em retorno, nada mais é que uma carga de delay, um retardo que fazemos para posteriormente explodir a carga de ejeção do paraquedas que, no seu caso não existiam , somente a carga que poderia ser de várias cores diferentes.
Essa fumaça de queima, foi desenvolvido por nós, como uma bomba de fumaça para aeromodelismo em apresentações, mas o proJeto ficou meio que de lado pala minha ansia de querer voar elétricos.
Volto hoje ao foguetismo incentivado por esses dois vídeos,,,.......parabens a todos que participaram.
Bye

ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor ATARI » 11 Abr 2006 09:21

alguem poderia converter esses videos pra outro formato... quicktime no windows so serve pra encher o saco no tray

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 11 Abr 2006 10:06

Não consegui abrir o vídeo com meus editores de imagens, por isto deixei no QuickTime mesmo.

Assim que liberar um pouco de área para instalar os outros programas que tenho tentarei novamente...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 11 Abr 2006 10:14

[quote:4426d4f677="BigEspectro"]Quanto as empenas ou aletas, já não usamos torce-las como vc fez, muito embora seja bom para a estabilidade da subida, elas diminuem o alcance haja vista o aumento do arrasto.....[/quote:4426d4f677]

Vou revisar o projeto. Serviu ao propósito de garantir que nosso zerinho não saísse chamuscado já que a chance de algo estar desalinhado e ele dar a volta e nos pegar por trás seria menor, mas como a trajetória foi bem reta suponho que tenha sido desnecessário mesmo. Se houvesse algum problema de projeto mesmo com o giro induzido ele no mínimo oscilaria.

Akamatsu
membro

Mensagempor Akamatsu » 11 Abr 2006 10:19

[quote:ac7e1ea503="ATARI"]alguem poderia converter esses videos pra outro formato... quicktime no windows so serve pra encher o saco no tray[/quote:ac7e1ea503]
Da próxima vez tentarei converter para .avi, já que causa tanto incômodo. Até entendo o ATARI, pois tenho vários vídeos em .mov e .avi ( codificados em DivX, Xvid, etc ) e isto causa um certo trabalho na hora de rodá-los, às vezes tem que se usar um player diferente, e por causa de processamento e memória um programa no tray pode fazer diferença.
Fiz uma tentativa com o Adobe Premier e Ulead Video mas o resultado ficou ruim, e como tinha dificuldade de fazer upload e o Alex se prontificou em colocar no RCGroups, que não insisti na conversão. Vou fazer fazer algumas experiências, talvez tenha sido algumas configurações. Por falar nisto, Alex, que programas você usa para as conversões ?
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "

BigEspectro
membro

Mensagempor BigEspectro » 11 Abr 2006 15:23

[quote:294904b9f3="alexcmag"][quote:294904b9f3="BigEspectro"]Quanto as empenas ou aletas, já não usamos torce-las como vc fez, muito embora seja bom para a estabilidade da subida, elas diminuem o alcance haja vista o aumento do arrasto.....[/quote:294904b9f3]

Vou revisar o projeto. Serviu ao propósito de garantir que nosso zerinho não saísse chamuscado já que a chance de algo estar desalinhado e ele dar a volta e nos pegar por trás seria menor, mas como a trajetória foi bem reta suponho que tenha sido desnecessário mesmo. Se houvesse algum problema de projeto mesmo com o giro induzido ele no mínimo oscilaria.[/quote:294904b9f3]

Olha só Alex, pode ficar sem medo pq jamais um foguete amador dá a volta´pra atingiralguém próximo, o que pode ocorrer se o CG estiver fora e divorcisaod do CP, é ele sair da base e ficar pirulitanto he he, virando de todos os lados como um busca pé e não pode seguir qualquer trajetória pois, sua desregulagem não perfite que ele, digamos assim "afirme" em uma linha qualquer......entende?
Se não subiu em linha reta, não pegará outra linha reta pq a desregulagem não permite.
Já fiquei a dois metros de um foguete assim, ele vira pra todos os lados e nada de seguir viagem até acabar o propelente.
Olha só, para o próximo camping, estou te dando de presente este avião foguetes, irá completo, basta vc colocar um rádio qualquer.
Os servos podem ser qualquer um já que pequenas diferenças de peso náo afeta esses modelos.
Ai esta, lógico se vc quiser né...........

[URL=http://imageshack.us][img:294904b9f3]http://img101.imageshack.us/img101/4605/012ig.jpg[/img:294904b9f3][/URL]

[URL=http://imageshack.us][img:294904b9f3]http://img101.imageshack.us/img101/3952/025am.jpg[/img:294904b9f3][/URL]
...de volta ao passado...

ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor ATARI » 11 Abr 2006 21:07

[quote:3f55fbcc63="Akamatsu"][quote:3f55fbcc63="ATARI"]alguem poderia converter esses videos pra outro formato... quicktime no windows so serve pra encher o saco no tray[/quote:3f55fbcc63]
Da próxima vez tentarei converter para .avi, já que causa tanto incômodo. Até entendo o ATARI, pois tenho vários vídeos em .mov e .avi ( codificados em DivX, Xvid, etc ) e isto causa um certo trabalho na hora de rodá-los, às vezes tem que se usar um player diferente, e por causa de processamento e memória um programa no tray pode fazer diferença.
Fiz uma tentativa com o Adobe Premier e Ulead Video mas o resultado ficou ruim, e como tinha dificuldade de fazer upload e o Alex se prontificou em colocar no RCGroups, que não insisti na conversão. Vou fazer fazer algumas experiências, talvez tenha sido algumas configurações. Por falar nisto, Alex, que programas você usa para as conversões ?[/quote:3f55fbcc63]

o maior problema pra converter e o codec do quicktime... so instalando ele ( o quicktime )

nunca vi um programa mais chato pra quando quer desinstala-lo

uma vez consegui so o codec e rodava os .MOV pelo media player classic... mas tb num fica legal...

tenho alguns editores e conversores aqui ( pinnacle studio 9, sony vegas studio, adobe premier, virtual dub e etc:. )... deixa eu ficar mais suscegado q vejo se eu mesmo converto

quem quiser o media player classic esta aqui: http://filesharingdownloads.com/Codecs/QuickTime_Alternative/quicktimealt168.exe

e melhor q o quicktime for windows pelo menos

Voltar para “Voamos”