Avião movido a propulsão elástica

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samuvuca
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Avião movido a propulsão elástica

Mensagempor samuvuca » 21 Jun 2020 07:15

Olá meus amigos, eu estou começando agora com os aviões a elástico.
Gosto muito, gostaria de saber algum tipo de planta básica e fácil para eu começar a montar. Grato.

snag
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Re: Avião movido a propulsão elástica

Mensagempor snag » 26 Jun 2020 22:56

samuvuca escreveu:Olá meus amigos, eu estou começando agora com os aviões a elástico.
Gosto muito, gostaria de saber algum tipo de planta básica e fácil para eu começar a montar. Grato.


Seria interessante saber se você já tem alguma coisa em mente e como é o local onde pretende voar...
Já que ninguém respondeu e apesar de não ser nenhum especialista no assunto, vou deixar algumas sugestões:

Que tal o Roof Tramp, do Alvaro Sala?
https://www.youtube.com/watch?v=YZtPGOjKf4M
Planta: plantas/vl/elastico/imgs/rooftramp.zip
Tópico: viewtopic.php?f=13&t=15575
Um diferencial do Roof Tramp é que ele tem as asas e cauda feitas de depron 2mm (ou bandejinha de isopor), material muito mais barato e fácil de achar que a madeira balsa leve, própria para esse tipo de modelo.

Ou, o Hangar Rat, se quiser um modelo todo em balsa e asas e cauda enteladas:
https://www.youtube.com/watch?v=PE0U0Ts-3DQ
https://www.youtube.com/watch?v=ncruhYv4e2Q
Planta: plantas/vl/elastico/imgs/hangar_rat.zip
Planta modificada, hélice de balsa e com algumas instruções: https://mrdawsonscienceclass.weebly.com/hangar-rat.html

Ou, o Island Flyer, se preferir um modelo com fuselagem:
https://www.youtube.com/watch?v=5KE4UVgpc_U&t=200s
O Island Flyer é um modelo “sport cabin”, muito fácil de montar, feito de varetas de 3/32”. A planta está disponível no site https://www.hippocketaeronautics.com. Para baixá-la, você precisa se registrar no fórum e aguardar o registro ser liberado pelo admin. Depois precisa se registrar novamente na seção das plantas chamada “Builder’s Plans Gallery”.

Seria interessante você escolher um modelo que tenha artigos ou tópicos de construção disponíveis na internet. É uma boa maneira de encontrar informações que talvez não estejam muito claras na planta, modificações feitas para otimizar o desempenho, como o acerto do CG, o tamanho da hélice e do elástico, a trimagem, além de que fotos e vídeos podem solucionar dúvidas durante a construção do modelo. Por exemplo, dá uma olhada no tópico do Roof Tramp. Não reli todo o tópico, mas ali tem muita informação boa!

Mais algumas dicas: para iniciar, prefira modelos entre 40 a 60 cm de envergadura. Modelos menores tendem a ser mais difíceis de construir e trimar. Uma fuselagem feita de varetas de 3/32” é bem mais fácil de montar do que uma feita de varetas de 1/16”. Uma balança digital com precisão de 0,01g será muito útil na hora de selecionar a balsa ou de verificar o peso das partes semi-acabadas. Se for comprar balsa, mesmo que uma única chapa seja o suficiente para o modelo que está construindo, compre várias chapas, de densidades diferentes. Escolha as chapas mais leves para cortar as nervuras e as partes para montar a cauda e as chapas mais firmes para cortar as longarinas das asas e da fuselagem. Atualmente, está bem difícil encontrar balsa leve. Boa sorte!

E, finalmente: você já tem o elástico para usar nos modelos?

Não é qualquer tipo de elástico que serve para equipar os modelos. Existe um elástico próprio para essa finalidade, chamado “FAI tan super sport”. O elástico comum estica, no máximo, umas 3 ou 4 vezes o comprimento original em repouso. O elástico “FAI tan super sport” estica até umas 10 vezes!!! Além de armazenar muito mais energia, ele também libera essa energia de forma muito mais “controlada” que um elástico comum.

Infelizmente, não vai encontrar esse elástico no Brasil. O pessoal costumava comprar na Penn Valley ou na A2Z (lojas que já fecharam). Atualmente dá para comprar na FAI Model Supply ou na Wind-it-up (Peck Polymers). A Aerobrás vende (ou vendia) elástico por metro, em duas medidas (largura da tira), mas que não se compara com o elástico importado. A Allen Modelismo oferece no site e no ML, elásticos “padrão F.A.I.”, também em duas medidas, em embalagens de 1m. Não sei qual é a procedência desse elástico, mas pelas fotos e pelas medidas anunciadas (espessura de 1,5mm?) nada tem em comum com o “FAI tan super sport” (espessura de 1/32” ou 0,8mm). Pelo que li nos comentários, talvez seja o mesmo elástico vendido pela Aerobrás.
Outro detalhe é que o elástico se degrada com o tempo e é muito provável que esses produtos estejam no estoque dessas lojas há anos. Mesmo lá fora, tem um pessoal que recomenda evitar o elástico encontrado em pequenas lojas locais (pois, devido a baixa demanda, é muito provável que o produto seja velho), e dar preferência para as lojas online mais conhecidas, que giram a mercadoria mais rapidamente e que renovam o estoque regularmente.

Mas se for apenas para brincar, principalmente no caso dos modelos para iniciantes, até dá para usar o elástico da Aerobrás... mas não espere o mesmo desempenho de um modelo usando o “FAI tan super sport”.

samuvuca
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Re: Avião movido a propulsão elástica

Mensagempor samuvuca » 29 Jun 2020 16:47

O meu grande amigo Snag, muito grato pelas suas dicas! quero muito praticar esse Hobby. Muito Grato mesmo.
Vou pesquisar esses arquivos que você me passou, e vídeo. E vou estudar.
Grato.


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