gerar energia para trabalho escolar

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

gerar energia para trabalho escolar

Mensagem por diguaba »

bom gente, tenho um trabalho para fazer e será necessário produzir energia, estou pensando em uma maquete de hidroeletrica para acender uns leds, mp3 algo do gênero. Pode ser algo bem simples mas deve funcionar, vou começar a soldar umas latas de inseticida para fazer uma turbina, será que da certo? se alguem tiver uma luz por aqui pode me ajudar?
hovercraft agora, desafio aceito e cumprido.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Pegue um motor de drive de CD, por exemplo, escovado, e rode o eixo. Meça a tensão de saída nos terminais. Vai ver que isso é um dínamo.

Agora que tem a palavra chave, pesquise. Um pouco de dedicação não vai trazer aborrecimento.
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

sim, sim dessa parte eu conheço, meu problema está em montar a parte mecânica pra que tudo funcione. Montei minha "turbina" quadripa e só consigo ativa-la com muita pressão, foto abaixo.
Estava pensando em montar uma outra turbina só que DD pois a atual está numa redução de [size=9:c3402667e9]dragonfly[/size:c3402667e9] e queria utilizar só o motor dele mas não tenho nada para o eixo, o que posso usar?
Anexos
Turbina.jpg
Turbina.jpg (21.33 KiB) Exibido 9866 vezes
hovercraft agora, desafio aceito e cumprido.
clovis campos
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
Localização: Recife -PE 40

Mensagem por clovis campos »

voce pode usar um pedço de manueira de silicone de aquarismo ou de tanque de asolina de aeros, pois ela é bem flexivel e vai transmitir a rotação para o "dinamo"

Tendo a vantaem de poder fazer aluma curva com ela (cuidado, pois se curvar demais ela dobra)

outra coisa que pode usar no lugar dessa turbina que voce fez, pode usar um impeler de bomba submersa de aquario, feito de nylon ou plástico, com furo certo para eixo, etc

Clovis
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

me explica direito como que funciona essa da mangueira. e sobre a bomba de aquario, eu tenho uma por aqui e vou dar uma olhada
Avatar do usuário
flaviovelox
membro
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Nov 08, 2009 7:41 pm
Localização: Volta Redonda,Rio de janeiro

Mensagem por flaviovelox »

Amigo se ideia era em pequena escala , se vc pegar um cooler e sopra um secador nele , vc acenderá alguns leds .

Outra ideia que é muito maneira e da pra pegar bastante tensão é colocar o dinamo na bicicleta e alimentar alguma coisa , eu lembro que no colegio fizeram isso e acho que tavam tirando algo em torno de 24v da bike
Avatar do usuário
vitor4
membro
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Out 04, 2009 12:00 pm
Localização: Sao Paulo, São Paulo

Mensagem por vitor4 »

se quiser produzir pouca energia da para colocar um motor de 12v contra o outro com uma mangueira de combustivel de aero(pequena) ligando os eixos. Em um motor você liga uma pilha e no outro uma led

fiz um desenho só para entender melhor

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/827/imagemasw.png/][img:b11b742a16]http://img827.imageshack.us/img827/6982/imagemasw.png[/img:b11b742a16][/URL]
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Vc pode por um hamster para correr numa naquelas rodas que tem nas gaiolas, e acoplar o eixo do motor na roda. Daí vc pode usar reduções por engrenagens ou polia+correias para ter a tensão desejável na saída.
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

entendi o lance da mangueira, mas o negocio é que precisa ser uma hidroeletrica. estava brincando com um cooler e não consigo nem 1V com o secador+pulmões.
estou pensando em pegar um motor e soldar quatro pas longas e finas no eixo do motor, deve funcionar legal?
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cooler de computador nunca vai dar certo. Cooler usa motor brushless. O motor que você tem que usar são os brushed, ou seja, escovados. Para alcançar tensão e corrente suficientes, o motor precisa ter giro.
Responder