Nautimodelo

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Nautimodelo

Mensagem por felipe_curvello »

Alguém aqui tem experiência em nautimodelismo e alguns links interessantes para me passar.
Estou querendo construir um barco (pantaneiro) e queria aprender os termos e caracteristicas desta modalidade como por exemplo:
- Onde fica o CG de um barco ?
- Qual a melhor relação empuxo do motor x peso do modelo ?
- Como vedar a construção para não entrar água ?

A minha ideia é por para rodar os Speed 280 e as NiCd jogadas num canto da oficina ... será que serve para alguma coisa ?!
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Por barco pantaneiro você que dizer por "aerobarco" ? Só sei pelas minhas experiência em lanchas glow convertidas em elétrico que muita amperagem, se quer deixar como se fossem glows.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Sim. Daqueles com motor fora d'água e leme igual de avião.
Ihhhh, pronto ... essa paixão é fogo mesmo ... tô perguntando de barco, mas já falei a palavra avião do segundo post ... :)
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

O CG tem que ficar abaixo da linha d'água, claro, e à frente da propulsão, mas não muita. Quanto mais baixo melhor, dá mais estabilidade ao barco. Se envolver mancal, então terá que ser justo, mas não a ponto de engripar, e usar graxa para impedir a entrada de água. Num daqueles manuais lá do hobbylink tem algumas dicas. Talvez se você entrasse em contato com o pessoal deste site: http://www.apnaut.com.br/ acho que darão melhores informações que eu. Minha experiência é somente com as lanchas glow que acabei recebendo com aeromodelos que comprei de um irmão de um amigo meu, que por teimosia pus para funcionar. Um dia destes ponho estas 2 lanchas para navegar lá no tanque de nautimodelismo do Ibirapuera....
Ops ! Agora soube que você é do RJ. Mas este site do APNAUT tem algumas plantas que podem lhe interessar. []'s
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Muito obrigado, Akamatsu ! Vou dar uma navegada neste site ...
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Nautimodelo

Mensagem por carlosm »

[quote:9cbd455739="felipe_curvello"]Alguém aqui tem experiência em nautimodelismo e alguns links interessantes para me passar.
Estou querendo construir um barco (pantaneiro) e queria aprender os termos e caracteristicas desta modalidade como por exemplo:
- Onde fica o CG de um barco ?
- Qual a melhor relação empuxo do motor x peso do modelo ?
- Como vedar a construção para não entrar água ?

A minha ideia é por para rodar os Speed 280 e as NiCd jogadas num canto da oficina ... será que serve para alguma coisa ?![/quote:9cbd455739]

Em janeiro ou fevereiro postei a foto do meu hidrodeslizador, feito com motor OS 40LA na qual me diverti bastante.
Cheguei a fazer um modelo eletrico com speed 400 tb.
Um site interessante é
http://www.modelismonaval.com/

abaixo foto do meu "HIDRODESLIZADOR" com motor OS40LA
Anexos
Após revisão ficou assim, a foto é que não tá muito boa
Após revisão ficou assim, a foto é que não tá muito boa
nova_p1.jpg (21.93 KiB) Exibido 9031 vezes
hidrodeslizador wlc.jpg
hidrodeslizador wlc.jpg (25.21 KiB) Exibido 9039 vezes
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

O site é legal, tem várias reproduções de várias embarcações de várias épocas. Minha idéia de próximo projeto seria fazer uma réplica do Paratii 2 com aquela vela giratória, muito legal, mas por falta de tempo ainda só fica na idéia. :-). Um pouco de cada vez, um dia chego lá ...
Avatar do usuário
marcelo matrangolo
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Jan 30, 2007 10:14 am
Contato:

Centro de gravidade em nautimodelismo

Mensagem por marcelo matrangolo »

Fala felipe_curvello O CG em nautimodelo normalmente fica no fundo do casco vc pode fazer experiências com cg até em um pote de margarina vazio dentro de uma bacia com água e modificá-lo de acordo com a posição de um lastro de chumbo. O equilibrio do nautimodelo depende de vários fatores, diferentes do aero, pois no nautimodelo, precisamos nos preocupar com o peso da superestrutura pois se ela for mais pesada do que o casco ele vai emborcar com ceteza. Então é só colocar a bateria no fundo do casco posicionar motor de forma tal que quando em flutuação a linha d'água pintada no casco esteja nivelada com a água. Pequenos chumbinhos podem equilibrar a adernação para direita e esquerda. no mais visite meu site para mais detalhes. www.nauticurso.com.br
Técnicas de micro-marcenaria e modelismo naval RC com muita informação e planos free www.nauticurso.com.br
O seu site de Nautimodelismo
Thomas
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Out 31, 2006 4:24 pm
Localização: Sao Paulo, SP

Mensagem por Thomas »

Felipe

Tem este aerobarco que talvez interessa a voce:

http://bretomanu.free.fr/hydro-caracteristique.html

Tenho outras plantas se tiver interesse mande MP
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Pessoal,

Este projeto ficou jogado no canto da oficina, pois a paixão realmente é aeromodelismo e como o tempo está escasso, ainda não deu para me aventurar sobre as águas.
De qualquer forma, agradeço as dicas e, quando puder voltar a tocar este projeto, me utilizarei delas.
Responder