Aerobarco - depron - com planta em PDF

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Oi Warne,
O CG tá em 1/3 do casco, contando a partir da popa, e o motor esta sem inclinação.

Abcs

Julio
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:c9ced032bd="juliogdiana"]Oi Warne,
O CG tá em 1/3 do casco, contando a partir da popa, e o motor esta sem inclinação.

Abcs

Julio[/quote:c9ced032bd]
Coloque um pequeno angulo no motor para que o mesmo "cole na agua".
Nos meus eu faço o mesmo sistema do easystar.
Aponte a inclinação próximo ao cg do barco.
Talvez até o seu barco esteja muito leve para a velocidade desenvolvida por isso ele tenta sair da agua.
Talvez um peso para equilibrar resolva.
Mas que é muito legal navegar nesses barcos é...
Mais o jpaniceto fazendo essas montagens inspiradoras é muito gratificante.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:223ab51a4b="CONDOR 2"][quote:223ab51a4b="juliogdiana"]Oi Warne,
O CG tá em 1/3 do casco, contando a partir da popa, e o motor esta sem inclinação.

Abcs

Julio[/quote:223ab51a4b]
Coloque um pequeno angulo no motor para que o mesmo "cole na agua".
Nos meus eu faço o mesmo sistema do easystar.
Aponte a inclinação próximo ao cg do barco.
Talvez até o seu barco esteja muito leve para a velocidade desenvolvida por isso ele tenta sair da agua.
Talvez um peso para equilibrar resolva.
Mas que é muito legal navegar nesses barcos é...
Mais o jpaniceto fazendo essas montagens inspiradoras é muito gratificante.[/quote:223ab51a4b]

Oi Condor 2, inclinação positiva ou negativa?

Abraços
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Faz o teste com 2 graus positivos ( para cima).
Coloca o casco sobre uma mesa plana e a partir da mesa, vc inclina o motor para cima ou vetor positivo. Lembrando, tanto faz que o motor puxe ou empurre o vetor de força é sempre o mesmo, mas a ideia de para cima como para baixo fica misturada.
A imagem mostra melhor.
[img:41cd538750]http://i.imgur.com/vYuQl.jpg[/img:41cd538750]

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Beleza Warne, vou testar esse fim de semana. Depois te conto o resultado.

Valeu pela dica.

Abçs
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Atualizando

Mensagem por jpaniceto »

warne escreveu:Opa! Legal que ela andou bem!!
Talvez tenha que aumentar o movimento do leme, assim fará curvas mais fechadas. Na ultima mudança que fiz no meu modelo, eu deixei os lemes do mesmo tamanho da hélice. Isso ajudou muito nas curvas, mas ai tive problema de querer andar "em duas rodas"!!hehehe




Seguindo a orientação do Warne mudei a posição do encaixe para mais próximo da base do "horn". Antes ficava no buraco do meio. Fez uma diferença bruta. :D



Local do teste.



Meu objetivo foi sempre de não modificar a estrutura pra poder dar um parecer em relação `a planta conforme está no PDF. Seguindo esta ótica, posso apontar algumas pendencias no projeto.:
- isolamento superior - ocorre que algumas vezes entrou água na casa de maquinas. Nada drástico até porque a bateria estava dentro de uma sacola plastica e o servo está suspenso, mas não deixa de ser uma preocupação.
- ESC externo - a altura recomendada para o motor faz com que o ESC tenha que ficar do lado de fora. Eu não tenho uma extensão então ficou conforme a foto. Realmente eu não esperava que o ESC voltasse a funcionar depois dos banhos que tomour, mas vai entender... ele deve ser a prova de agua.






Olha a ré fazendo falta aí de novo :(



Estou aguardando a oportunidade de fazer um exercício em conjunto do aerobarco e do SEA simulando um resgate por exemplo.

No mais,
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 8:13 am, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:9964d559a4="juliogdiana"][quote:9964d559a4="CONDOR 2"][quote:9964d559a4="juliogdiana"]Oi Warne,
O CG tá em 1/3 do casco, contando a partir da popa, e o motor esta sem inclinação.

Abcs

Julio[/quote:9964d559a4]
Coloque um pequeno angulo no motor para que o mesmo "cole na agua".
Nos meus eu faço o mesmo sistema do easystar.
Aponte a inclinação próximo ao cg do barco.
Talvez até o seu barco esteja muito leve para a velocidade desenvolvida por isso ele tenta sair da agua.
Talvez um peso para equilibrar resolva.
Mas que é muito legal navegar nesses barcos é...
Mais o jpaniceto fazendo essas montagens inspiradoras é muito gratificante.[/quote:9964d559a4]

Oi Condor 2, inclinação positiva ou negativa?

Abraços[/quote:9964d559a4]

Julio, dsculpe pelo atraso na resposta mas eu montei ao contrario da figura do Warner com o motor olhando um pouquinho PARA BAIXO mas uns 2 graus é o suficiente.
Jpaniceto ficou 10 seu barco, mas para ter ré só esc de carros que tem a inversão ou colocar um dispositico para reverter 2 fios do esc normal.
um grande abraço.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Video do segundo teste

Mensagem por jpaniceto »

Pessoal, segue video do segundo teste que fiz deste aerobarco. Filmei com uma camera barco e outra fixa fora da lagoa. Me diverti muito neste teste e apesar de não ter protegido direito o ESC nada se queimou.

http://www.youtube.com/watch?v=4HfoO5NTZP8



Percebi que ele levanta agua na poupa principalmente em alta velocidade. Se não me engano já li em construção do Warne (ou ele tava dando dica a alguém) sobre colocar uma peça parecida com um L na popa pra evitar este efeito. Vou pesquisar mais, quem sabe na próxima já acertei isso. :D
Editado pela última vez por jpaniceto em Sex Fev 12, 2016 8:15 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: Video do segundo teste

Mensagem por warne »

[quote:8582a5dce7="jpaniceto"]Pessoal, segue video do segundo teste que fiz deste aerobarco. Filmei com uma camera barco e outra fixa fora da lagoa. Me diverti muito neste teste e apesar de não ter protegido direito o ESC nada se queimou.

http://www.youtube.com/watch?v=4HfoO5NTZP8
[yt]4HfoO5NTZP8[/yt]


Percebi que ele levanta agua na poupa principalmente em alta velocidade. Se não me engano já li em construção do Warne (ou ele tava dando dica a alguem) sobre colocar uma peça parecida com um [b:8582a5dce7][size=18:8582a5dce7]L[/size:8582a5dce7] [/b:8582a5dce7]na popa pra evitar este efeito. Vou pesquisar mais, quem sabe na próxima já acertei isso. :D[/quote:8582a5dce7]

Opa! Legal o vídeo!
Tá levantando muita água mesmo, mas o L não vai adiantar nada. O problema é que vc criou um espaço embaixo do casco, Abaixo do montante do motor, quando anda de lado esse espaço joga água.
A solução e fechar e corta o leme onde estiverem tocando na água.
Como ela kicou um pouco quando andou mais rápido, é sinal que falta inclinação no motor.
Uma coisa que percebi, é que seu horn esta deixando o movimento do leme mais para um lado do que pro outro. O jeito é alinhar.
Coloca o esc em uma bexiga!!heheh :wink:

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
lanca10
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 10:31 pm
Localização: Jundiai

Mensagem por lanca10 »

Gostaria de agradecer ao jpaniceto pela disponibilização do projeto...
Sou iniciante e fiquei muito interessado em construir...
Levei exatos 30 dias ( férias ) para finalizar, só falta o teste final....

segue abaixo fotos da construção..
Responder