Aerobarco - depron - com planta em PDF

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.

Moderador: Paulinho

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 20 Abr 2012 03:33

Oi Warne,
O CG tá em 1/3 do casco, contando a partir da popa, e o motor esta sem inclinação.

Abcs

Julio

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 20 Abr 2012 11:39

[quote:c9ced032bd="juliogdiana"]Oi Warne,
O CG tá em 1/3 do casco, contando a partir da popa, e o motor esta sem inclinação.

Abcs

Julio[/quote:c9ced032bd]
Coloque um pequeno angulo no motor para que o mesmo "cole na agua".
Nos meus eu faço o mesmo sistema do easystar.
Aponte a inclinação próximo ao cg do barco.
Talvez até o seu barco esteja muito leve para a velocidade desenvolvida por isso ele tenta sair da agua.
Talvez um peso para equilibrar resolva.
Mas que é muito legal navegar nesses barcos é...
Mais o jpaniceto fazendo essas montagens inspiradoras é muito gratificante.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 20 Abr 2012 19:01

[quote:223ab51a4b="CONDOR 2"][quote:223ab51a4b="juliogdiana"]Oi Warne,

Abcs

Julio[/quote:223ab51a4b]
Talvez até o seu barco esteja muito leve para a velocidade desenvolvida por isso ele tenta sair da agua.
Mais o jpaniceto fazendo essas montagens inspiradoras é muito gratificante.[/quote:223ab51a4b]

Oi Condor 2, inclinação positiva ou negativa?

Abraços
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 20 Abr 2012 19:27

Faz o teste com 2 graus positivos ( para cima).
Coloca o casco sobre uma mesa plana e a partir da mesa, vc inclina o motor para cima ou vetor positivo. Lembrando, tanto faz que o motor puxe ou empurre o vetor de força é sempre o mesmo, mas a ideia de para cima como para baixo fica misturada.
A imagem mostra melhor.
[img:41cd538750]http://i.imgur.com/vYuQl.jpg[/img:41cd538750]

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 20 Abr 2012 19:39

Beleza Warne, vou testar esse fim de semana. Depois te conto o resultado.

Valeu pela dica.

Abçs

jpaniceto
membro

Atualizando

Mensagempor jpaniceto » 05 Mai 2012 16:25

warne escreveu:Opa! Legal que ela andou bem!!
Talvez tenha que aumentar o movimento do leme, assim fará curvas mais fechadas. Na ultima mudança que fiz no meu modelo, eu deixei os lemes do mesmo tamanho da hélice. Isso ajudou muito nas curvas, mas ai tive problema de querer andar "em duas rodas"!!hehehe

Seguindo a orientação do Warne mudei a posição do encaixe para mais próximo da base do "horn". Antes ficava no buraco do meio. Fez uma diferença bruta. :D

Local do teste.

Meu objetivo foi sempre de não modificar a estrutura pra poder dar um parecer em relação `a planta conforme está no PDF. Seguindo esta ótica, posso apontar algumas pendencias no projeto.:
- isolamento superior - ocorre que algumas vezes entrou água na casa de maquinas. Nada drástico até porque a bateria estava dentro de uma sacola plastica e o servo está suspenso, mas não deixa de ser uma preocupação.
- ESC externo - a altura recomendada para o motor faz com que o ESC tenha que ficar do lado de fora. Eu não tenho uma extensão então ficou conforme a foto. Realmente eu não esperava que o ESC voltasse a funcionar depois dos banhos que tomour, mas vai entender... ele deve ser a prova de agua.

Olha a ré fazendo falta aí de novo :(

Estou aguardando a oportunidade de fazer um exercício em conjunto do aerobarco e do SEA simulando um resgate por exemplo.

No mais,
Editado pela última vez por jpaniceto em 12 Fev 2016 08:13, em um total de 1 vez.
"Vida longa e próspera aos moderadores."

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 05 Mai 2012 19:22

[quote:9964d559a4="juliogdiana"][quote:9964d559a4="CONDOR 2"][quote:9964d559a4="juliogdiana"]Oi Warne,

Abcs

Julio[/quote:9964d559a4]
Mais o jpaniceto fazendo essas montagens inspiradoras é muito gratificante.[/quote:9964d559a4]

Oi Condor 2, inclinação positiva ou negativa?

Abraços[/quote:9964d559a4]

Julio, dsculpe pelo atraso na resposta mas eu montei ao contrario da figura do Warner com o motor olhando um pouquinho PARA BAIXO mas uns 2 graus é o suficiente.
Jpaniceto ficou 10 seu barco, mas para ter ré só esc de carros que tem a inversão ou colocar um dispositico para reverter 2 fios do esc normal.
um grande abraço.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

jpaniceto
membro

Video do segundo teste

Mensagempor jpaniceto » 07 Mai 2012 20:15

Pessoal, segue video do segundo teste que fiz deste aerobarco. Filmei com uma camera barco e outra fixa fora da lagoa. Me diverti muito neste teste e apesar de não ter protegido direito o ESC nada se queimou.

http://www.youtube.com/watch?v=4HfoO5NTZP8

Percebi que ele levanta agua na poupa principalmente em alta velocidade. Se não me engano já li em construção do Warne (ou ele tava dando dica a alguém) sobre colocar uma peça parecida com um L na popa pra evitar este efeito. Vou pesquisar mais, quem sabe na próxima já acertei isso. :D
Editado pela última vez por jpaniceto em 12 Fev 2016 08:15, em um total de 1 vez.

warne
membro
Contato:

Re: Video do segundo teste

Mensagempor warne » 07 Mai 2012 21:10

[quote:8582a5dce7="jpaniceto"]Pessoal, segue video do segundo teste que fiz deste aerobarco. Filmei com uma camera barco e outra fixa fora da lagoa. Me diverti muito neste teste e apesar de não ter protegido direito o ESC nada se queimou.

http://www.youtube.com/watch?v=4HfoO5NTZP8
[yt]4HfoO5NTZP8[/yt]

Percebi que ele levanta agua na poupa principalmente em alta velocidade. Se não me engano já li em construção do Warne (ou ele tava dando dica a alguem) sobre colocar uma peça parecida com um [b:8582a5dce7][size=18:8582a5dce7]L[/size:8582a5dce7] [/b:8582a5dce7]na popa pra evitar este efeito. Vou pesquisar mais, quem sabe na próxima já acertei isso. :D[/quote:8582a5dce7]

Opa! Legal o vídeo!
Tá levantando muita água mesmo, mas o L não vai adiantar nada. O problema é que vc criou um espaço embaixo do casco, Abaixo do montante do motor, quando anda de lado esse espaço joga água.
A solução e fechar e corta o leme onde estiverem tocando na água.
Como ela kicou um pouco quando andou mais rápido, é sinal que falta inclinação no motor.
Uma coisa que percebi, é que seu horn esta deixando o movimento do leme mais para um lado do que pro outro. O jeito é alinhar.
Coloca o esc em uma bexiga!!heheh :wink:

Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

lanca10
membro

Mensagempor lanca10 » 13 Jan 2013 23:03

Gostaria de agradecer ao jpaniceto pela disponibilização do projeto...
Sou iniciante e fiquei muito interessado em construir...
Levei exatos 30 dias ( férias ) para finalizar, só falta o teste final....

segue abaixo fotos da construção..

evveit
membro

Video aero barco

Mensagempor evveit » 19 Jan 2013 23:39

Olha pessoal
Fiquei devendo um video do meu aero barco, não sei colocar video aqui por isso deixo o link para vocês darem uma olhada e darem suas opiniões.
https://www.youtube.com/watch?v=y3o_zj1o4Qk&feature=youtube_gdata_player

So não consegui acelerar muito pois o espaço não era tão grande e tinha vento o que faz meu aero barco decolar e dar uma pirueta então so consegui acelerar uns 50%.

warne
membro
Contato:

Re: Video aero barco

Mensagempor warne » 20 Jan 2013 12:57

[quote:1868180141="evveit"]Olha pessoal
Fiquei devendo um video do meu aero barco, não sei colocar video aqui por isso deixo o link para vocês darem uma olhada e darem suas opiniões.
[yt]y3o_zj1o4Qk[/yt]

So não consegui acelerar muito pois o espaço não era tão grande e tinha vento o que faz meu aero barco decolar e dar uma pirueta então so consegui acelerar uns 50%.[/quote:1868180141]

Acho que estar faltando a inclinação no motor, com ela o modelo afunda a frete e não deixa decolar.
No mais, vc esta de parabéns!
Abs
Emerson

carlosm
membro

Mensagempor carlosm » 21 Jan 2013 16:23

[quote:68459beaee="warne"][quote:68459beaee="jpaniceto"]Pessoal, segue video do segundo teste que fiz deste aerobarco. Filmei com uma camera barco e outra fixa fora da lagoa. Me diverti muito neste teste e apesar de não ter protegido direito o ESC nada se queimou.

Percebi que ele levanta agua na poupa principalmente em alta velocidade. Se não me engano já li em construção do Warne (ou ele tava dando dica a alguem) sobre colocar uma peça parecida com um [b:68459beaee][size=18:68459beaee]L[/size:68459beaee] [/b:68459beaee]na popa pra evitar este efeito. Vou pesquisar mais, quem sabe na próxima já acertei isso. :D[/quote:68459beaee]

Opa! Legal o vídeo!
Tá levantando muita água mesmo, mas o L não vai adiantar nada. O problema é que vc criou um espaço embaixo do casco, Abaixo do montante do motor, quando anda de lado esse espaço joga água.
Como ela kicou um pouco quando andou mais rápido, é sinal que falta inclinação no motor.
Uma coisa que percebi, é que seu horn esta deixando o movimento do leme mais para um lado do que pro outro. O jeito é alinhar.
Coloca o esc em uma bexiga!!heheh :wink:

Abs
Warne[/quote:68459beaee]

+ 1 para concordar com você Warne ."O problema é que vc criou um espaço embaixo do casco, Abaixo do montante do motor, quando anda de lado esse espaço joga água.
Como ela kicou um pouco quando andou mais rápido, é sinal que falta inclinação no motor".
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

lanca10
membro

Mensagempor lanca10 » 10 Fev 2013 19:08

Primeiramente gostaria de agradecer ao Jpaniceto pelas fotos e dicas de construção...
Acabo de construir meu primeiro aerobarco e gostaria de deixar aqui minha construção...

Tive um problema logo no começo pois deixei a hélice muito inclinada, oque fazia a agua subir e entrar na casa de máquinas...acabei perdendo um ESC...

Depois de alguns ajustes e de colocar fita para impermeabilizar a casa de máquinas foi tudo tranquilo...

segue o vídeo...
http://www.youtube.com/watch?v=tVBebuz1K2A

OBS: dia de muito vento, dificultou o controle sobre o aerobarco...

vini_sorio
membro
Contato:

Mensagempor vini_sorio » 30 Out 2013 12:08

Olá pessoal,

Peço desculpas em estar desenterrando esse tópico, irei começar a construção desse aerobarco, farei em vídeo, mostrando passo a passo...
Vocês poderiam confirmar algumas medidas do casco para mim? Tive um problema com a impressora, e ela acabou imprimindo as folhas com uma margem, fazendo o tamanho das peças que são compostas por mais de uma folha ficarem incorretos.
Casco (Parte de cima): 60 X 35,5cm
Leme: 23 X 20cm
2x - Peças que fazem parte da estrutura do casco e da "torre" do motor: 58 X 21cm
4x - "Cavernas", peças que fazem parte da estrutura do casco:
Duas delas com: 34,5 X 4,5cm
Duas delas com: 35,0 X 5,0cm

Atenciosamente,
Vinicius
Ugly Stick 1m -> HK 250 -> Monster Beatle Turnigy -> Lobster Boat -> Turnigy 9XR & FS GT2

jalaska
membro

Mensagempor jalaska » 31 Mar 2014 14:57

Graças a este tópico, resolvi construir um aerobarco, mais a matéria prima que optei para a construção é o poliondas de 3,0mm, a famosa pastinha como é conhecida, quem quiser opinar dar ideias ver as fotos da construção este é o endereço.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=168977&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=
qualquer duvida estou aqui para ajudar, valeu.
[URL=https://imageshack.com/i/0r7er7j][img:b6e6e1f825]http://imagizer.imageshack.us/v2/1024x768q90/27/7er7.jpg[/img:b6e6e1f825][/URL]
Ai galera esta uma foto do aerobarco que estou montando, ainda não esta totalmente pronto mas ficou bem legal.

andreluizcostaferreira
membro

Mensagempor andreluizcostaferreira » 10 Out 2014 10:30

Acabando de desenterrar....
Dá para fazer o aerobarco com uma placa de isopor maciça? Cavando na mesma os locais para bateria e receptor?
Achei uma placa de isopor para laje, inteira. Me parece bem interessante.
Bombeiro de Aerodromo pilotando RC´s.

raimundo
membro

Re: Aerobarco - depron - com planta em PDF

Mensagempor raimundo » 31 Dez 2015 00:01

ola galera alguem tem uma planta de um aerobarco pra mim passar agradeceria muinto estou querendo fazer um,achei bom essa novidade

raimundo
membro

Mensagempor raimundo » 31 Dez 2015 00:03

legal hein.

igorfragoso
membro

Mensagempor igorfragoso » 04 Jan 2016 20:57

raimundo escreveu:ola galera alguem tem uma planta de um aerobarco pra mim passar agradeceria muinto estou querendo fazer um,achei bom essa novidade

Dá uma olhada aqui: http://www.john-tom.com/RCPowerBoats/RCPowerBoat.html

Vários barcos que podem ser feitos em isopor.

raimundo
membro

Mensagempor raimundo » 09 Jan 2016 17:44

muinto obrigado galera pela a planta do aerobarco

r_gpc
membro

Mensagempor r_gpc » 04 Mai 2016 15:44

Também montei meu aerobarco “pantaneira” seguindo essa planta. Foi muito bom ver os posts dos colegas, pois já fui observando as conclusões. Eu fiz como o “jpaniceto” - fui seguindo fielmente a planta. Cheguei as seguintes considerações:
1- Achei que alguns cortes na planta foram desnecessários (acho que eram reforços demais da parte interna – coloquei alguns, mas sobrou peça em depron cortada – e outra era a parede de fogo do motor, que fiz também de compensado)
2- Senti falta na planta de uma parte do casco que deveria fechar junto com a parte de cima (percebi que o colega “jpaniceto” também teve que fazer essa junção – eu fiz no olho mesmo, mas é uma falha da planta). Imagem:
3- Como já postado aqui essa falha na planta, já aumentei o fio do motor para que o ESC ficasse do lado de dentro
Não observei aqui muitos comentários sobre a melhor eletrônica a ser usada nele nem a inclinação correta do motor. Caso alguém saiba, favor enriquecer esse post.
Foto dele pronto:
Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.

r_gpc
membro

Mensagempor r_gpc » 16 Ago 2016 21:23

Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.

Voltar para “Nauti, ferreo, plasti e outros modelismos”