Meu barquinho de metal

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Meu barquinho de metal

Mensagem por lyeroth »

Olá pessoal, fiz um barquinho usando chapas de metal unidas com cola de contato e parafusos. Gostaria que dessem uma olhada nos videos e dissessem o que acham:
[url]http://www.youtube.com/watch?v=TK_DpTtAlII[/url]
[url]http://www.youtube.com/watch?v=aDD4YlVODqE[/url]
[url]http://www.youtube.com/watch?v=7BMSUKTa0FQ[/url]

Existe alguma forma de fazer uma hélice caseira bem eficiente?
Eu tentei fazer uma com durepoxi, ficou perfeita, só que acabou ficando um pouquinho maior do que deveria e ta raspando no leme. Vou refazer um pouco menor.
Eu fiz a helice usando uma chapa de metal que cortei no formato de uma helice,
dobrei e reforcei com tiras de um arame bem duro soldado com estanho acompanhando a curvatura da hélice. Depois cobri tudo com durepoxi, pesando
a quantidade que usava em cada hélice, pra que ficasse estável. O único problema é que passou um pouquinho do tamanho =/
Como voces fazem as helices de voces?
Preferem usar duas ou três pas?
Pelo que li, com duas pás voce consegue um pouco mais de velocidade, embora seja menos estável.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Re: Meu barquinho de metal

Mensagem por warne »

[quote:e7208f9e78="lyeroth"]Olá pessoal, fiz um barquinho usando chapas de metal unidas com cola de contato e parafusos. Gostaria que dessem uma olhada nos videos e dissessem o que acham:
[yt]TK_DpTtAlII[/yt]
[yt]aDD4YlVODqE[/yt]
[yt]7BMSUKTa0FQ[/yt]

Existe alguma forma de fazer uma hélice caseira bem eficiente?
Eu tentei fazer uma com durepoxi, ficou perfeita, só que acabou ficando um pouquinho maior do que deveria e ta raspando no leme. Vou refazer um pouco menor.
Eu fiz a helice usando uma chapa de metal que cortei no formato de uma helice,
dobrei e reforcei com tiras de um arame bem duro soldado com estanho acompanhando a curvatura da hélice. Depois cobri tudo com durepoxi, pesando
a quantidade que usava em cada hélice, pra que ficasse estável. O único problema é que passou um pouquinho do tamanho =/
Como voces fazem as helices de voces?
Preferem usar duas ou três pas?
Pelo que li, com duas pás voce consegue um pouco mais de velocidade, embora seja menos estável.[/quote:e7208f9e78]

Show de bola cara!!!
Gostei que vc usou o arduino...
Dá pra fazer o hélice usando tubo de cobre, usando a menor espessura para passar o eixo e fixar as pás, e usando os maiores, vc faz a pás.

http://www.nauticurso.com.br/helice.html

Vídeo:
[yt]GBYgWyP7gTQ[/yt]

Agora um hélice é bem barato, se quer melhor rendimento, melhor comprar, mas dá pra fazer sim... Tem até um pdf ensinando, pena que não sei onde coloquei...

Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Re: Meu barquinho de metal

Mensagem por lyeroth »

[quote:2692a51346="warne"]
Show de bola cara!!!
Gostei que vc usou o arduino...
Dá pra fazer o hélice usando tubo de cobre, usando a menor espessura para passar o eixo e fixar as pás, e usando os maiores, vc faz a pás.

http://www.nauticurso.com.br/helice.html

Vídeo:
[yt]GBYgWyP7gTQ[/yt]

Agora um hélice é bem barato, se quer melhor rendimento, melhor comprar, mas dá pra fazer sim... Tem até um pdf ensinando, pena que não sei onde coloquei...

Abs
Emerson[/quote:2692a51346]

Opa Emerson, beleza? Então.. eu usei o arduino pra fazer a leitura dos pulsos de controle do servo motor para transformar num sinal pwm e polarizar o controlador de velocidade, pois nesse caso uso um motor CC comum, de 250w.
A minha primeira hélice fiz do jeitinho que vi nesse mesmo video kkkkkkk
Deu bastante certo, mas ficou meio fino devido às dimensoes das pás, então reforcei com fios de arame e cobri com durepoxi.
Mas o processo que utilizei foi o demonstrado nesse mesmo vídeo.
O barquinho recebeu uma pintura preta e to procurando um painel de acrilico pra fazer o "para-brisa", pois tenho que colocar a camera dentro dele e poder enxergar atraves de algum material transparente..
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Mensagem por lyeroth »

Olá pessoal, só atualizando o tópico com as novidades da construção hehe. A maioria das peças são improvisos ou caseiras mesmo, mas até que deu tudo certo no final. Ele tem 2 cameras com video link e uma arminha de ar comprimido. Não é nenhum barco de corrida, mas até que funciona.
Ele também tem uma bomba d'agua no seu interior com um detector de nivel. Caso entre agua lá dentro, a bomba é acionada e o sistema é drenado. Fiz uma modificação no controle usando dois novos botoes, cada um ligado em um nó de um divisor de tensão. Quando aperto um dos botoes, envio um valor analogico fixo para o receptor, que é analisado pelo arduino e executa a função que eu desejo (disparar arma, alternar cameras, acionar buzina ou ativar a ponte-H para inverter o sentido do motor);
Tem um "multimetro" caseiro ali, mas seu funcionamento é totalmente executado pelo arduino. O arduino lê uma fração da tensão total da bateria e multiplica isso pelo fator de divisão do divisor de tensão, mapeia esse valor para um espectro que varia de 0 a 180 graus de um servo motor e escreve esse valor para o servo se posicionar (o ponteiro é controlado por um servo);

Aqui estão alguns videos, espero que gostem =)


[yt]6L4O2y7jkvI[/yt]
Antes de terminado tb, camera onboard

[yt]gJQcZqTBw7o[/yt]
Teste de força ou tração hehe

[yt]T-QM54fK1Z8[/yt]
Aí mostrando de perto
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pô cara, legal! Agora é um projeto caseiro que tem coisa pra caramba, podemos chamar até de NPV (navegação em primeira pessoa)...hehe
Não ficou nada barato seu projeto. Parabéns
Me tira uma dúvida, estou querendo fazer uma ponte H de transistores tip 31 e tip 32. Vc acha que essa ponte aguenta 10A?
Valeu!
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Olá ! vou comentar pela 3ª vez, os outros que fiz foram apagados junto com seus tópicos . . . " muito legal, me lembrou minha infância, meu tio fazia barcos com lata de óleo de cozinha e os motores eram a vapor . . . "

Agora, não seria mais coerente ao invés de simplesmente apagar, aglutinar os posts supostamente repetidos ? abraço !
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:264547cfcd="warne"]Pô cara, legal! Agora é um projeto caseiro que tem coisa pra caramba, podemos chamar até de NPV (navegação em primeira pessoa)...hehe
Não ficou nada barato seu projeto. Parabéns
Me tira uma dúvida, estou querendo fazer uma ponte H de transistores tip 31 e tip 32. Vc acha que essa ponte aguenta 10A?
Valeu!
Emerson[/quote:264547cfcd]

Esquece fazer ponte H com transistor linear... Faz com FET!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

[quote:fcd86c1f9c="Jacimar"]Olá ! vou comentar pela 3ª vez, os outros que fiz foram apagados junto com seus tópicos . . . " muito legal, me lembrou minha infância, meu tio fazia barcos com lata de óleo de cozinha e os motores eram a vapor . . . "

Agora, não seria mais coerente ao invés de simplesmente apagar, aglutinar os posts supostamente repetidos ? abraço ![/quote:fcd86c1f9c] Seria sim, se fosse um post com algum conteúdo técnico!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:b415dd9ac4="Marco Antonio"][quote:b415dd9ac4="warne"]Pô cara, legal! Agora é um projeto caseiro que tem coisa pra caramba, podemos chamar até de NPV (navegação em primeira pessoa)...hehe
Não ficou nada barato seu projeto. Parabéns
Me tira uma dúvida, estou querendo fazer uma ponte H de transistores tip 31 e tip 32. Vc acha que essa ponte aguenta 10A?
Valeu!
Emerson[/quote:b415dd9ac4]

Esquece fazer ponte H com transistor linear... Faz com FET![/quote:b415dd9ac4]
É uma boa ideia Marco, tenho até uma esquema que achei esses dias.
Essa semana vou ver se a eletrônica tem pra vender.
Valeu!
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Mensagem por lyeroth »

Eu acho meio apertado essa ponte H. Não sei, prefiro trabalhar com um pouco de "sobra", até porque quando você ativar a ponte H, se o motor estiver girando no sentido oposto e ocorrer a polarização, o pico de corrente é extremamente alto. Já fiz o teste com multimetro com um motor de pequeno porte e o multimetro que supostamente aguenta 10 amperes saiu de escala.
Responder