Construção de um mini-dirigível

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
PedroVinicius
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Abr 06, 2014 8:00 am
Localização: Palmeiras - GO

Construção de um mini-dirigível

Mensagem por PedroVinicius »

Olá pessoal! Esta é minha primeira vez aqui, e há pouco comecei a me interessar por aeromodelismo. Como sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tenho noções de programação, gostaria de desenvolver meus próprios projetos. E a propósito, não sei se estou postando no lugar certo, e se não estiver, já peço desculpas antecipadas. A primeira ideia que tive em mente, é criar um mini-dirigível controlado por rádio. Andei pesquisando preços, e fiquei um pouco assustado. Com os valores atuais, não tenho a possibilidade de fazer este investimento, até porque sou bem iniciante e é meu primeiro projeto. Acho que seria insensato comprar um bom controle agora. Vi alguns projetos que um usuário aqui do fórum postou... mas as imagens não foram mostradas, então decidi abrir um tópico pra pedir dicas de quem já fez algo assim. Tenho algumas dúvidas.

Pelo que li, um dirigível possui em seu interior algumas bolsas de gás hélio que fazem o mesmo subir. Isto me referindo a um semi-rígido, que é o que tenho em mente. Para o envelope, pensei em usar bambu cortado em varetas de tamanho compatível e um plástico relativamente fino para cobrir a estrutura. Tipo o desse garoto aqui:

[yt]ZlgAV98shjU[/yt]

Tirei a ideia das varetas de bambu dele, pois inicialmente tinha em mente usar alumínio, que é beeem mais pesado. Mas fiquei na dúvida. Como faria pra aumentar, estabilizar e diminuir a altitude do dirigível? E em que lugar eu colocaria as bolsas de hélio seguindo o modelo do rapaz do vídeo (não sei como ele fez isso no dele)? Quais os cálculos que devo fazer para saber quanto de hélio vou necessitar? E ainda, preciso que ele voe a uns 6-7 metros acima do solo puxando um banner de papel... Isso é possível néh!?

E por último, alguém teria pronta uma planta para a construção? Acho meio arriscado fazer tudo "na lata" assim... rsrsrs'

Obrigado desde já pessoal! :D
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

Pedro, procure pelos tópicos do Guga na pesquisa personalizada aqui do fórum leia-os pois ele fala das coberturas plásticas, quais as mais leves as que "vazam" menos. Nunca fiz um dirigível, mas vez em quando dou umas lidas nos tópicos sobre. Para fazer o dirigível subir e descer, usa-se de superfícies de comando, a movimentação e o diferencial de rotação dos motores, como deu pra ver no vídeo que você postou. Espero ter ajudado.
Este tópico foi postado no lugar errado, o certo seria se fosse posado em "Dúvidas sobre construções".
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Mensagem por caribeiro »

Pensei em balsa
Responder