Hovercraft para competição

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Hovercraft para competição

Mensagem por Rodrigo C »

Boa noite pessoal.

Entrei numa competição de hovercrafts na universidade onde estudo e surgiram dúvidas de como construir um da maneira mais eficiente possível.

As regras são simples, não tem limite de motor ou bateria, o desenho é livre, a única limitação é de que a maior dimensão do hovercraft não pode exceder 50 cm.

Montei um protótipo com o que eu tinha em mãos, o resultado final foi algo relativamente rápido em piso liso, porém pouco controlável. O modelo tem cerca de 45cm por 25cm, usando um motor de 1300 kv com hélice 7x5 para flutuação e um motor de 1100 kv com hélice 9x4.7 para propulsão. Servo 9 gr controlando o leme, bateria 3s 2200 mah alimentando tudo.
O modelo possui saia do tipo wall/parede, cheguei a testar uma saia no formato bag/balão mas o resultado não foi satisfatório, o modelo ficou lento, instável, pouco manobrável.

Uma foto do protótipo já bastante danificado devido a tombos, pancadas e adaptações:
[img:12622a64a4]https://scontent-b-dfw.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t1.0-9/10373497_814280095263042_8453627956257560578_n.jpg[/img:12622a64a4]

Um problema grave do hovercraft foi o efeito produzido por uma hélice grande na flutuação, ele acabava girando no próprio eixo, fazendo curvas indesejadas ou não fazendo curvas quando necessário.

A ideia inicial é substituir o motor de flutuação por uma EDF 55mm de 5 pás e instalar um giro trava cauda no leme. Pretendo utilizar o que tenho em casa, mas caso seja necessário pretendo investir em itens extra.

Enfim, preciso de dicas para tentar melhorar esse projeto para participar da competição, o trajeto ainda não está definido, será apresentado apenas na hora, é bem provável que seja no asfalto, mas existe o risco de o hovercraft ter que ser colocado na água e grama.
RC
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Para o lift de um hovercraft não precisa empuxo ou força, somente vazão de ar e uma simples EDF de 40 mm já é o suficiente para esse modelo levantar pelo menos 2 kg.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:7ad2553def="Papalegua"]Para o lift de um hovercraft não precisa empuxo ou força, somente vazão de ar e uma simples EDF de 40 mm já é o suficiente para esse modelo levantar pelo menos 2 kg.[/quote:7ad2553def]

Exato, andei lendo e o pessoal recomenda usar EDF para lift, já estou providenciando uma 55mm.
Em relação ao desenho do hovercraft, tens alguma sugestão?
RC
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Não precisa usar EDF para o lift, tem muitos hovercrafts que utilizam a mesma hélice do deslocamento para usar uma parte do ar deslocado para o lift.
Uma EDF ou motor exclusivo para o lift só serve para deixar ele flutuando, pairando, fora isso, não é necessário dois motores para um hovercraft.
Sobre design, existem vários e se buscar na internet, encontrará vários modelos que algum deles irá te agradar.
Sobre saias, tem as abertas (fingers), as fechadas (balão) e as mistas (balão com fingers).
As abertas são as mais eficientes para modelos pequenos e velozes, já as balão, são mais para cargas e as mistas são para dar mais durabilidade ao balão da saia.
Eu fiz uma vez um hovercraft com 1 metro de comprimento e 40 cm de largura e nos testes eu usei um mini secador de cabelos da DAC, daqueles dobráveis que ela leva na bolsa e o hovercraft levantou 5 kg sem nenhum esforço e olha que um secador de cabelos só tem vazão de ar, não tem força nenhuma para mover porcaria nenhuma do lugar.

Para o lift se tiver ar demais, ele não anda na água, cava um buraco na água e não se desloca direito ou nem sai do lugar.
Não precisa de força e nem ser grande, só a vazão de ar necessária para o lift.
Pelo tamanho que está fazendo, uma EDF de 55 mm é grande demais e acabará saindo cara sem necessidade e não te dar o rendimento esperado.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Acabei comprando a EDF, deve chegar na próxima semana. De qualquer forma agora tenho mais material para testar. Ela vai ser acionada por um knob, logo vou poder controlar e deixar em uma rotação baixa para não exagerar no lift.

Agradeço pela dica de um único motor, vou testar isso! Mas quando o motor está levemente acionado esse sistema também funciona? Fico com a impressão que ele seria somente empurrado, não tendo ar suficiente para flutuar.

Em relação a saia, as abertas são exclusivamente as fingers ou as tipo wall (parede) também entram nessa categoria?

Estou pensando em fazer uma cópia do Axon Razorback, que pelos vídeos que encontrei, é bastante veloz apesar de não estar apto a andar em terrenos muito acidentado e água. Veja:

[img:2b5749d8b3]http://kepek.rcoffroad.hu/public/axo101_2.jpg[/img:2b5749d8b3]

[img:2b5749d8b3]http://www.rctech.net/forum/attachments/australia-sale-trade/738061d1302789486-axon-razorback-style-brushless-hoverjet-img_0352.jpg[/img:2b5749d8b3]
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Que saia é essa "parede"?
Tenha cuidado que uma saia mal feita ou projetada, irá enganchar em qualquer coisa no chão e só poderá andar em cima de pisos lisos ou terra limpa.
O propósito de um hovercraft é se deslocar em qualquer terreno sem enganchar em nada.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:2e9ceb2f64="Papalegua"]Que saia é essa "parede"?
Tenha cuidado que uma saia mal feita ou projetada, irá enganchar em qualquer coisa no chão e só poderá andar em cima de pisos lisos ou terra limpa.
O propósito de um hovercraft é se deslocar em qualquer terreno sem enganchar em nada.[/quote:2e9ceb2f64]

A saia tipo parede é exatamente igual a esta das fotos acima, ela é rigida. E claro, só funciona em terreno liso.
RC
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

A tá, é o tipo usado no primeiro hovercraft que foi construído por volta de 1950.
Falo 1950, pois existem matérias falando que foium inglês que o inventou, outras falando que foi um norte americano e por esse motivo o hovercraft não tem uma patente mundial, somente patentes de modelos, mas não do princípio de funcionamento dele.
Realmente essa saia só te permite flutuar em superfícies planas e em águas bem calmas mesmo, pois marolas irão travar ele.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

De fato, somente superfícies lisas, mas nessas superfícies lisas eu tenho vantagem de este design ser mais veloz?
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:718f52d13e="Rodrigo C"]De fato, somente superfícies lisas, mas nessas superfícies lisas eu tenho vantagem de este design ser mais veloz?[/quote:718f52d13e]

Pode ser, mas tem o arrasto dele que por estar com tudo exposto, prejudica o desempenho.
Uma carenagem fechando tudo ajuda muito.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder