Regulagem de agulha de baixa / Melhor Vela para .46

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Regulagem de agulha de baixa / Melhor Vela para .46

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[Ajuda] Qual a melhor Vela para .46?

Olá pessoal,

Estou numa dúvida cruel quanto à qual Vela usar num Motor OS MAX .46. AX (antigo) , que uso num [i:954716d146]Aerobarco[/i:954716d146].
Já li e reli um [url=http://www.modelismohobby.net/2013/02/a-escolha-das-velas.html]artigo[/url] sobre [i:954716d146]automodelos[/i:954716d146] e ainda não tive coragem de definir qual a melhor.
Lendo o manual do motor, diz que acompanha a Vela A3, mas também recomenda-se a Vela A5 e a número 8.

O que eu preciso é de velocidade, esta é minha prioridade, mesmo que tenha um arranque lento. E quanto à partida, tenho um torque que já ajuda se esta não funcionar de primeira [i:954716d146](uma vez que já penei muito batendo bastão)[/i:954716d146].

Minha dúvida fica nesta questão da diferença entre automodelo e nautimodelo.
Estou colocando pedras demais no caminho, ou devo mesmo me preocupar com isto?

A última que eu estava usando era a Vela OS número 6.
No começo era muito boa, com o tempo começou a apagar o motor.
Problema: Abri o motor uma vez e mexi na regulagem da agulha de baixa.
Tentei resolver, mas no manual apenas dizia que vinha regulada de fábrica.
Passado alguns dias, a vela queimou, e eu fiquei na dúvida se o problema de apagar o motor era apenas o rendimento da vela que já estava no fim ou se foi pela regulagem que tirei do ponto.


Então é isso.
Queria poder regular a agulha e escolher qual vela se enquadra melhor no que quero.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Muito obrigado,
Luís Henrique.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

A os A3, a recomendada pelo fabricante. Fica com a lenta fantastica, a transicao muito rapida e consistente, e a alta otima, Tudo isso foram testes de bancada feitos num 46 AX. Ah e outra! Pega facil, ate se rodar o spinner devagar.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Então Luiz,

1 - Você não explicou que tipo de motor OS 46 você está utilizando???? é LA , FX ou AX

2 - A vela mais indicada já foi comentada é a A3 da OS e não ching ling

3 - Quais as dimensões do seu aerobarco e qual é o peso, pois, aerobarco pesado ou um tijolo flutuante não adianta. Você reclama que quer mais velocidade final então são fatores que deve ser levado em consideração.

4 - Aerobarco na faixa de 800mm até 900mm ,na faixa dos 340mm de largura e com motorização tipo OS 40LA ou OS 46LA completo com toda a eletrônica e pronto para navegar deve ficar na faixa dos 2300grs até 2600grs.

5 . Quanto a regulagem da lenta o que tudo indica é que sua vela já está indo para o espaço ou foi, pois ,se for da serie LA dificilmente ou raramente acusa problema de lenta

6. Não sei qual é a situação do motor usado no aerobarco. Se for um motor já cansado e com pouca compressão e o hélice girar com facilidade com o motor desligado aí, é indicação que o motor já está em final de carreira e mesmo uma vela nova não vai alterar muito a dificuldade para faze-lo pegar.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:616e6e983c="carlosm"]Então Luiz,

1 - Você não explicou que tipo de motor OS 46 você está utilizando???? é LA , FX ou AX

2 - A vela mais indicada já foi comentada é a A3 da OS e não ching ling

3 - Quais as dimensões do seu aerobarco e qual é o peso, pois, aerobarco pesado ou um tijolo flutuante não adianta. Você reclama que quer mais velocidade final então são fatores que deve ser levado em consideração.

4 - Aerobarco na faixa de 800mm até 900mm ,na faixa dos 340mm de largura e com motorização tipo OS 40LA ou OS 46LA completo com toda a eletrônica e pronto para navegar deve ficar na faixa dos 2300grs até 2600grs.

5 . Quanto a regulagem da lenta o que tudo indica é que sua vela já está indo para o espaço ou foi, pois ,se for da serie LA dificilmente ou raramente acusa problema de lenta

6. Não sei qual é a situação do motor usado no aerobarco. Se for um motor já cansado e com pouca compressão e o hélice girar com facilidade com o motor desligado aí, é indicação que o motor já está em final de carreira e mesmo uma vela nova não vai alterar muito a dificuldade para faze-lo pegar.[/quote:616e6e983c]

Opa Carlos,
Este é aquele Chispa que comentei nesse tópico, inclusive você participou:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=168149

Respondendo:

1 - Motor OS MAX .46 AX.

2 - Sim, só comprarei da mesma marca.

3 - Barco medindo 40 x 98 cm (104 cm com o leme).

4 - Tenho de admitir o exagero por causa do compensado meia-boca: 4Kg. :shock:

5 - A vela já se foi. Na

6 - Apesar de eu ser o segundo ou terceiro dono do motor, ele ainda aparenta ter boa compressão sim. O hélice trava ao tentar rodar com as mãos, não roda solta com facilidade.

Afinal,

Quando procuro a Vela A3, aparece também na nomenclatura o número 6. Toda A3 é número 6, é isso?
Mas o que me encuca é que na minha só está gravado OS e 6.


Grato, meu amigo.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:c4f0f0a8da="Felipe Thurler"]A os A3, a recomendada pelo fabricante. Fica com a lenta fantastica, a transicao muito rapida e consistente, e a alta otima, Tudo isso foram testes de bancada feitos num 46 AX. Ah e outra! Pega facil, ate se rodar o spinner devagar.[/quote:c4f0f0a8da]

Opa, irmão. Pois o meu é este mesmo! O OS .46 MAX.
Eu já não tenho a embalagem da minha vela, é uma pena, mas nela só há escrito OS e 6.
Fica a pergunta: toda A3 é a mesma número 6?


Fiquei feliz em saber dos testes de bancada.
Sou brasileiro, mas não deixei o manual de lado, rs.


Agradeço meu amigo.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:c2f1bd0901="Luís Henrique Rodrigues"][quote:c2f1bd0901="Felipe Thurler"]A os A3, a recomendada pelo fabricante. Fica com a lenta fantastica, a transicao muito rapida e consistente, e a alta otima, Tudo isso foram testes de bancada feitos num 46 AX. Ah e outra! Pega facil, ate se rodar o spinner devagar.[/quote:c2f1bd0901]

Opa, irmão. Pois o meu é este mesmo! O OS .46 MAX.
Eu já não tenho a embalagem da minha vela, é uma pena, mas nela só há escrito OS e 6.
Fica a pergunta: toda A3 é a mesma número 6?


Fiquei feliz em saber dos testes de bancada.
Sou brasileiro, mas não deixei o manual de lado, rs.


Agradeço meu amigo.[/quote:c2f1bd0901]

Então,
Se a compressão do seu motor está boa, tenta é trocar primeiramente a vela.

No caso da vela , as minhas OS tem gravado "OS A3" , não sei se as """""originais """"" novas estão vindo apenas com o número 6 .


http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=15857&produto=os_engines_vela_a-3
https://www.audiotechobby.com.br/vela-o.s.engine-glow-plug--a3-osm-71605300~64~146~16~velas~glow
[img:c2f1bd0901]https://www.audiotechobby.com.br/produtos/a3.jpg[/img:c2f1bd0901]


http://www.osengines.com/glowplugs/index.html
[img:c2f1bd0901]http://www.osengines.com/glowplugs/glow-plug-chart.png[/img:c2f1bd0901]

PS.: Cadê ,onde está as fotos da tua chispa que até agora não apareceram??????
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:d64e57419d="carlosm"]


No caso da vela , as minhas OS tem gravado "OS A3" , não sei se as """""originais """"" novas estão vindo apenas com o número 6 .

PS.: Cadê ,onde está as fotos da tua chispa que até agora não apareceram??????[/quote:d64e57419d]


Pois vou esperar a vela chegar que mando foto da embalagem. Só se o cara estiver me vendendo cópias, rs. Mas se reparar na tabela da OS Engines, lá no topo tem a número 6, "formerly-anteriormente" chamada de A3. Talvez estejam vindo só com o 6 gravado mesmo.

Depois que chegar faço uns testes no motor abrindo e fechando a agulha de baixa, que é minha preocupação do motor apagar quando se acelera rápido demais.
p.s.: já chequei os links e tudo mais, e fiz de forma que ficou tudo muito livre, pois no começo o cabo de aço travava e fica oscilando a aceleração.

Ah, as fotos estão no tópico, oh:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=168149
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:07916103fc="Felipe Thurler"]A os A3, a recomendada pelo fabricante. Fica com a lenta fantastica, a transicao muito rapida e consistente, e a alta otima, Tudo isso foram testes de bancada feitos num 46 AX. Ah e outra! Pega facil, ate se rodar o spinner devagar.[/quote:07916103fc]


Felipe, se puder fazer um favor pra mim, eu agradeço.

Pode tirar uma foto da [i:07916103fc]agulha de baixa[/i:07916103fc] do seu motor, com o carburador totalmente aberto para eu ter uma noção da posição correta da mesma, por gentileza?
Vou fazer uma limpeza do motor antes de tudo. Consegui ligá-lo, mas sem sucesso ao tentar regular a mistura. Ouvia o barulho mudando pra 2 tempos, mas não segurava muito tempo. Oscilava demais o motor.. esqueci de passar um óleo depois de usá-lo.
Afinal, qual óleo vocês usam para guardar o motor?


Abraço.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Responder