Catamaran x Motores

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
flbe
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:20 am
Localização: Canoas,RS

Catamaran x Motores

Mensagem por flbe »

Bom dia pessoal

Preciso de ajuda no dimensionamento de motores para um catamaran que levará alguns equipamentos com ele, trata-se de uma embarcação com 1,60 x 90largura, o peso do equipamento ficará entre 10 e 15kg, preciso dimensionar 2 motores elétrico para ele, sendo que o mais importante é a carga e não a velocidade, que já é suficiente se for a 10km/h...

Como trata de um equipamento voltado para levantamentos ambientais é necessário a colocação de motores elétricos...

Agradeço a ajuda dos amigos...
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ FLBE
Mas a 10Km/h ele consegue subir o rio? Imaginando que ele precise ir e voltar.
flbe
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:20 am
Localização: Canoas,RS

Mensagem por flbe »

Então John, na verdade não....pode descer somente, inclusive fazendo o trajeto perpendicular, ou seja, de margem a margem. Ou em forma de zig-zag descendo o rio.

Pode considerar inclusive como se não fosse um rio, apenas um açude com baixa influência de vento, maré, etc. O ideal talvez fosse dimensionar para uma velocidade um pouco maior como margem de erro...talvez 15km/h.

Quando sugeri este valor, fiquei pensando que com esse peso todo talvez fosse difícil achar um motor suficiente (2 motores no caso). Mas pela sua pergunta existem motores capazes de ser mais potentes?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Elétrico, até onde sei não foram feitos pra tanto peso mesmo se tratando de barcos mas tudo depende do projeto, penso que pra carregar 15 Kg seria necessário uma área maior pra dividir o peso construí um aerobarco com motor de 1100 kv ele pesa 400 gramas e tem 50x30x10. Conseguiu navegar a 20 km/h com 1 kg de carga, num lago num dia sem ventos.

A questão e que quanto mais peso mais arrasto e mais lento fica, então o peso precisa ficar bem distribuído e só da pra saber se vai funcionar como você espera depois de testar. Vc precisa definir se ira trabalhar com hélice dentro da agua ou fora (aerobarco) pra gente tentar dar palpite
flbe
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:20 am
Localização: Canoas,RS

Mensagem por flbe »

Então John, o kv do motor interfere mas não determina a potencia até onde eu sei..motores de baixa rotação tendem a ter maio potência...veja o exemplo do Leopard 4082 com 1600kv, ele tem 3500W, max 120A...imagino eu na minha pouquíssima experiência que 2 deles seria o suficiente, até com uma certa sobra...mas estou aguardando alguém que conheça bem do assunto me dizer isto...pois em lugar algum fala do empuxo que ele fornece

Outro detalhe é que o peso diminui muito quando em cima d'água
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

@ FLBE
Sim, você não está totalmente errado... veja por este lado, você não tem como saber qual o empuxo oferecido pelo motor sem ter uma hélice, justamente porque o motor só tem a força e o giro (que aumenta o consumo ou não), o empuxo depende também da hélice e do passo que ela tem.

Quanto a força de locomoção, imagine o seguinte, se a hélice é fora da água (você precisa de uma hélice maior pra ter maior força de empuxo. Agora se é dentro da água você precisa de hélices menores para conseguir o mesmo empuxo.

A questão é que por mais que o peso "diminua" dentro da água ainda assim, existe o arrasto, que aumenta de acordo com a área do casco dentro da água e também do peso.

Não sei se estou sendo realmente claro no que estou tentado explicar, talvez o @WARNE saiba explicar melhor.

Neste ponto de ter uma média do que você precisa de kv vai depender de testes, no caso de motores e hélices para aviões já existem muitas pessoas que já testaram mas no teu caso, é uma necessidade especifica, logo, não será fácil encontrar alguém que diga "É assim que tem que ser!". Para teu caso eu faria um teste com um aerobarco, porque acho mais simples de resolver tudo, com hélice dentro da água você precisa de eixo.

Faria um modelo basicão sem muitos detalhes, testaria adicionando mais peso na carga, até chegar ao que você quer. Se achar que a força do motor está fraca tente colocar outro com menos kv e hélices maiores.

OBS.: Não sei exatamente qual a finalidade do projeto, mas parece muito parecido com as ideias de alguém que quer atravessar coisas =D
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Olha, pelo peso da embarcação e pela baixa velocidade pretendida, creio que um motor elétrico no estilo "limpador de pára-brisas" de automóveis lhe atenderá melhor, me recordo de ver em revistas de nautimodelismo onde os modelistas utilizavam este tipo de motor em modelos pesados e lentos, como réplicas de rebocadores por exemplo.

Esqueça motores brushless direcionados ao aeromodelismo, no seu caso um motor escovado bem parrudo, de baixa rotação e alto torque irá lhe atender melhor e ainda simplificar o seu projeto.

No mais, sugiro estudar muito sobre nautimodelismo, embora eu nunca tenha praticado sei que é uma "arte" à parte e você poderá quebrar muito a cabeça caso não saiba bem o que está fazendo.

Abraços.
flbe
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:20 am
Localização: Canoas,RS

Mensagem por flbe »

kkkkk...John...atravessar coisas não é exatamente o que quero fazer....Esta embarcação será utilizada para transportar vários equipamentos para levantamentos hidrográficos..tais como echo sounder + GPS, etc...

sobre o empuxo dos motores sei que precisa das hélices para dimensionar o empuxo...apenas alguns motores já fornecem estes valores...que não é o caso no nautimodelismo pelo que notei

Veja o caso dos multirotores, quando você verifica as especificações eles te fornecem os dados se você utilizar 4s com hélice xxxxx, você terá eficiência máxima de xkg por motor com xxx g/w...etc
flbe
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:20 am
Localização: Canoas,RS

Mensagem por flbe »

Hidden também já tinha pesquisado sobre estes motores de limpadores de pára-brisas, o principal problema deles é o consumo muito alto...

Estou dando uma pesquisada sobre estes agora, da uma olhada, tem motores de alto torque...resta saber se não são lentos demais para o caso

http://www.maia.ind.br/motoredutores_dc.html
Responder