Vamos falar sobre "Automodelismo de Fenda"

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.

Moderador: Paulinho

Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4249
Registrado em: 29 Dez 2004 08:25
Localização: São Paulo, SP - 50

Vamos falar sobre "Automodelismo de Fenda"

Mensagempor Paulinho » 20 Ago 2014 10:47

Turma, acho que deveríamos ter matérias sobre esta modalidade que é muito antiga e muito competitiva, duvido que uma boa parte de usuários não teve um autorama por exemplo... Tenho certeza de que tem muita coisa a ser comentada e documentada, novidades, inclusive sobre pistas e campeonatos em todo nosso território ou fora dele.
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1080
Registrado em: 01 Mar 2012 13:56
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 20 Ago 2014 11:02

Bah Paulinho.

Meu breve relato:

Já competi muito com automodelismo de fenda, de 1992 a 1995 ou 96.

Tenho até hoje na casa de um amigo minha caixa com tudo que tinha na época.

O que tinha de mais potente nesta época eram os MURA 27, eu só tinha um MURA 12 um MURA 0 e um PARMA. Estive visitando uma pista a algum tempo e percebi que meu carro mais veloz hoje é mediano pra baixo em comparação com o carro de acesso.

Como em todos os segmentos a evolução dos materiais e equipamentos e logicamente valores tudo ficou melhor, mais rápido e mais caro.

Mas é um hobby espetacular e muito competitivo nas suas mais diversas categorias,

Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: 12 Dez 2011 21:38
Localização: Jandira
Contato:

Mensagempor roddrigo » 20 Ago 2014 13:23

Na minha infância (anos 80) tinha a Sebring na Rua Augusta que era de babar! Eu tinha um Mabush e ficava sonhando com os Mura da vida... kkkkk. Bons tempos!!!

Avatar do usuário
roger_fci
membro
Mensagens: 368
Registrado em: 01 Fev 2010 11:02
Localização: São Paulo

Mensagempor roger_fci » 20 Ago 2014 13:53

Comecei com os motores Parma, passei pelos Mabush até chegar no tão sonhado Mura 20, frequentei mto a Pista do Parque do Ibirapura, e uma pista em SP no bairro do Tatuapé q ñ recordo o nome.

Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 20 Ago 2014 14:16

[quote:44078bde3d="roddrigo"]Na minha infância (anos 80) tinha a Sebring na Rua Augusta que era de babar! Eu tinha um Mabush e ficava sonhando com os Mura da vida... kkkkk. Bons tempos!!![/quote:44078bde3d]

Então nos cruzamos. Eu tinha parma e mura green. Enfiei o carro na mão de um cara que se meteu a pegar o carro na pista que até hoje me
lembro do estrago na mão do sujeito.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 20 Ago 2014 14:17

[quote:da41347125="roger_fci"]Comecei com os motores Parma, passei pelos Mabush até chegar no tão sonhado Mura 20, frequentei mto a Pista do Parque do Ibirapura, e uma pista em SP no bairro do Tatuapé q ñ recordo o nome.

Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.[/quote:da41347125]

Parolu... Ou seria parolo???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 31 Jan 2004 22:31
Localização: São Paulo/SP

Causos do Automodelismo de Fenda...

Mensagempor Junior » 20 Ago 2014 18:27

Automodelismo de fenda foi meu primeiro hobby. Tenho boas recordações.
Comprei meu primeiro slot car de um amigo na pista de Santo André .
Acho que o nome da pista era Talladega.
Era um escala 1/32 com bolha vintage e motor Mabuchi série verde.
Na época (1984) se falava nos motores Mura , Bob Green, bolhas com asas laterais e tal.
Anos depois conheci as pistas Parolu (na Sto Amaro), a Sebring (na Augusta) e a Monza(na Vila Mariana, hoje em Moema).
O mestre Paulo da Parolu trocava um motor de slot car (dessoldar um motor, soldar outro motor no chassi, alinhando coroa e pinhãoi e soldar os rabichos na guia) em menos de 20 segundos.
Mas foi na extinta pista da Detroit da vila Sta Catarina que realmente curti esse hobby.
O pessoal de lá andava de parma 16D e grupo 0 Proslot(sem asa).
Asa na bolha e glub na pista é pra quem não tem dedo pra controlar o carro nas curvas, mas tem dinheiro pra gastar com equipamento de ponta.
Se gostasse de asa, eu ia andar de grupo 7 (força livre).
Aceleração de 0 a 100Km/h em 0,1s e 170Km/h num final de reta de 12 metros.
Pra quem não conhece, um motor grupo 7 de ponta gira a quase 200 Krpm (isso mesmo, duzentos mil rotações) e tem imãs de samário-cobalto que suportam até 450°C sem desmagnetizar.
Tinha motor de classificação (tomada de tempo) que era construído para apenas uma volta! Não tinha volta de aquecimento, nem segunda chance...
Se pensarmos em proporções de escala, o autorama ainda é o veículo terrestre mais rápido do mundo.
Mas se eu tivesse o conhecimento sobre motores que adquiri com o aeromodelismo na época do autorama, teria vencido muito mais provas nos campeonatos internos da loja.
Ainda tenho minha mala de slot car e de vez em quando olho pra ela com saudades.
Penso em voltar algum dia, ainda mais com a dificuldade de se encontrar lugares pra voar dentro de Sao Paulo. Mas aí, penso no transito pra chegar até a loja, nos horarios das corridas (terminavam por volta meia-noite), blá, blá, blá.
É... tá dificil. acho que vou mudar pra plastimodelismo!! rsrs.
Junior

Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 31 Jan 2004 22:31
Localização: São Paulo/SP

Mensagempor Junior » 20 Ago 2014 18:48

[quote:30236082c7="Cmte. Salgado"]Adoro slot car tenho 20 carros replicas 1/32 alem do autorama em casa, já questionei a turma do autorama sobre a substituição dos motores escovados belos BL mas ainda não emplacou.[/quote:30236082c7]
Fala, Comte. Salgado! Quanto tempo, hein?
Legal que vc ainda mantem o "comandante" no nick desde aqueles tempos de Paca.
O automodelismo de fenda ainda continua evoluindo, mas a mudança de tecnologia para brushless não traria benefícios.
Primeiro, pelo tipo de alimentação na própria pista.
Segundo, que induzido rotativo é melhor pra eficiencia do motor nesta categoria.
Mas quando estava saindo desse hobby, o pessoal estava começando a usar aceleradores por controle de PWM, sistema usado nos antigos ESCs da GWS para motores escovados (2003??).
Um forte abaraço!
Junior

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 20 Ago 2014 18:53

... Eu tenho um feito com 555
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: 05 Fev 2014 19:43
Localização: sorocaba sp

Mensagempor viziadoq » 20 Ago 2014 19:19

quando era criança gostava hoje acho chato, nao esterça? e mais ou menos como rodar pneu velho, era tao legal.

Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 31 Jan 2004 22:31
Localização: São Paulo/SP

555

Mensagempor Junior » 20 Ago 2014 19:45

[quote:4daaea9cf6="Marco Antonio"]... Eu tenho um feito com 555[/quote:4daaea9cf6]

O bom e velho 555, Marco!
Até hoje uso meu servo tester feito com 555 e 7805 montado em 2006!
Junior

Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 31 Jan 2004 22:31
Localização: São Paulo/SP

prazer diabólico

Mensagempor Junior » 20 Ago 2014 19:49

[quote:c35c22a4fc="viziadoq"]quando era criança gostava hoje acho chato, nao esterça? e mais ou menos como rodar pneu velho, era tao legal.[/quote:c35c22a4fc]
Meu prazer não era só competir, mas preparar motores que davam pau nos motores preparados para os pilotos oficiais da loja! kkkk
Junior

Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 948
Registrado em: 23 Mar 2013 00:43
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 20 Ago 2014 22:32

[quote:68b01b973d="Marco Antonio"][quote:68b01b973d="roger_fci"]Comecei com os motores Parma, passei pelos Mabush até chegar no tão sonhado Mura 20, frequentei mto a Pista do Parque do Ibirapura, e uma pista em SP no bairro do Tatuapé q ñ recordo o nome.

Bons tempos, onde a única preocupação era com a escola e meus carros, aprendi mto com esse hobby.[/quote:68b01b973d]

Parolu... Ou seria parolo???[/quote:68b01b973d]
Fui pesquisar o assunto e achei esse site Marco...
http://www.parolu.com.br/

Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1368
Registrado em: 08 Mai 2004 15:56
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor carlosm » 21 Ago 2014 19:05

Então,

Falando de automodelismo de fenda , segue abaixo uma amostra de carros , do autorama HO da estrela que foi meu no inicio dos anos 60 , passei para o meu filho e até hoje em funcionamento.






















Editado pela última vez por carlosm em 03 Mai 2015 11:47, em um total de 3 vezes.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1368
Registrado em: 08 Mai 2004 15:56
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor carlosm » 21 Ago 2014 19:13

Também modelo completo ,dos anos 80, da Trol, mas não eram de fenda.


[img][/img]








Editado pela última vez por carlosm em 03 Mai 2015 11:48, em um total de 2 vezes.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 348
Registrado em: 27 Nov 2009 14:05
Localização: Assis - SP

Mensagempor Fernando Manfio » 21 Ago 2014 19:50

Bela coleção carlosm!
Frequentava muito a Sebring e a pista do Ibirapuera, fui algumas vezes na Monza tbm.
Comecei com motor Mabuchi depois passei pros Mura, cheguei até a ter acelerador Parma.
Gostava de reenrolar motores Estrelinha.
Época boa!
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S

Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1368
Registrado em: 08 Mai 2004 15:56
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor carlosm » 21 Ago 2014 22:40

Editado pela última vez por carlosm em 03 Mai 2015 11:49, em um total de 3 vezes.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 21 Ago 2014 22:52

Enrolei um estrelinha e depois de algumas voltas o bucha de latão não agüentou e estourou... Tadinho!!! Com chassi estrela "virado ao contrário" eu fazia Dragster.
Montava e soldava os chassis eu mesmo com amortecedor (basculante)em latão com ferro machadinha.
Algumas revistas importadas e até mesmo a Esporte Modelismo do Nutinni serviam de base.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 31 Jan 2004 22:31
Localização: São Paulo/SP

Pista de dragster

Mensagempor Junior » 25 Ago 2014 21:50

@ Marco Antonio
Falando em dragster, A Parolu inaugurou no final da década de 90 uma pista em Santo Amaro com direito até a pista official de dragster.
A pista era montada em uma longa parede no canto da loja, com espuma no final da reta para desacelerar os carros.
Eles mesmos fabricavam chassi, pneus e traziam a mecânica de fora.
Nunca vi a pista ser usada.
Talvez porque a prova tinha duração muito curta para um investimento muito alto.
Pouco tempo depois a loja fechou. Depois abriram uma loja no shopping SP Market. Acho que era mais para divulgação do hobby, pois o horario do shopping não "comportava" campeonatos internos com término pelas 23:30hs (ou 00:30).
Mais uma que fechou. Creio que agora só tem a matriz da av Sto Amaro no Brooklin.

@Carlosm
Bela coleção vintage! Sei de gente que pagaria muito bem por alguns desses carros!
Quanto à escala dos carros de autorama de competição, a que mais cresce atualmente é a 1/43.
O Toninho da loja Monza construiu uma pista plana oficial para essa categoria.
Cheguei a ficar interessado porque os carros eram réplicas muito bonitas, mas, quando vi o tamanho das peças no interior do carrinho, vi tbm que não era pra minha paciência.
Já era difìcil acertar alinhamentos e folgas num escala 1/24, imagina num carro quase duas vezes menor! Era serviço de relojoeiro!! rsrs
Junior

Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: 25 Nov 2013 12:28
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagempor Felipe Thurler » 25 Ago 2014 22:38

Meu Pai!!!!! Tenho uma montoeira de chassis da sebring tipo kart e com diversos motores, o Fiat 147 do fittipaldi com a redoma de acrílico e um motor modificado, diversos chassis daqueles finos, diversos motores e inúmeras rodas (ou só os cubos de alumínio que sobraram :roll: ). E o melhor de tudo isso: veio tudo parar aqui em casa "de grátis" :mrgreen: . Só não tenho as pistolas acelerador (não sei o nome daquilo), e nem lugar pra "voar" as miniaturas :cry:

Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: 14 Mar 2007 11:41
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagempor jujuba » 07 Set 2014 21:24

Eu tinha esse aqui:
[img:95ea6d683e]http://highvoltagerc.files.wordpress.com/2013/04/1autoramaestrelaemersonfittipaldi2carrosaltarotacaoimpecavelecompletbentogoncalvesrsbrasil__66fa83_2.jpg[/img:95ea6d683e]
Que saudades! :roll:
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!

Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1368
Registrado em: 08 Mai 2004 15:56
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor carlosm » 13 Out 2014 10:59

Então,

Olha o que achei sobre construção de pista de slot car feitas de mdf

https://www.youtube.com/watch?v=1-Wca7xpWFc
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1368
Registrado em: 08 Mai 2004 15:56
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vamos falar sobre "Automodelismo de Fenda"

Mensagempor carlosm » 01 Jul 2015 15:40

Então,

Tem certas coisas do modelismo onde podemos tirar vários proveitos.



Conforme o vídeo acima , podemos verificar que na fabricação da pista de autorama ou slotcar como queiram , em uma placa de MDF , o cara usa uma " tupia " manual com uma fresa ,claro que com diâmetro compatível para que a guia do carro fique dentro , ele também usa uma fita de cobre autoadesiva para servir de contato para os carros com a pista.



Se pensarmos mais um pouco, esta fita de contato, além da utilidade em pista de autorama, pode muito bem servir para fazer consertos em vidro térmico de automóveis , na chamada trilha que existe nos vidros traseiros para evitar o embaçamento.



abaixo como tem neguinho esperto no ML que super faturam o preço da fita;


Esta é distribuida ao preço de 22,90 o rolo com 30 metros e vale a pena ler as especificações :

http://www.usinainfo...x-30m-1779.html




No link a seguir o cara do ML vende a mesma fita e apenas diz que é para autorama ou slot car e mais que multiplica por 6 o preço



http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mentos-_JM
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.

Avatar do usuário
Corazza
membro
Mensagens: 118
Registrado em: 22 Jan 2012 19:13
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Re: Causos do Automodelismo de Fenda...

Mensagempor Corazza » 06 Jul 2015 21:44

Junior escreveu:Automodelismo de fenda foi meu primeiro hobby. Tenho boas recordações.
Comprei meu primeiro slot car de um amigo na pista de Santo André .
Acho que o nome da pista era Talladega.
Era um escala 1/32 com bolha vintage e motor Mabuchi série verde.
Na época (1984) se falava nos motores Mura , Bob Green, bolhas com asas laterais e tal.
Anos depois conheci as pistas Parolu (na Sto Amaro), a Sebring (na Augusta) e a Monza(na Vila Mariana, hoje em Moema).
O mestre Paulo da Parolu trocava um motor de slot car (dessoldar um motor, soldar outro motor no chassi, alinhando coroa e pinhãoi e soldar os rabichos na guia) em menos de 20 segundos.
Mas foi na extinta pista da Detroit da vila Sta Catarina que realmente curti esse hobby.
O pessoal de lá andava de parma 16D e grupo 0 Proslot(sem asa).
Asa na bolha e glub na pista é pra quem não tem dedo pra controlar o carro nas curvas, mas tem dinheiro pra gastar com equipamento de ponta.
Se gostasse de asa, eu ia andar de grupo 7 (força livre).
Aceleração de 0 a 100Km/h em 0,1s e 170Km/h num final de reta de 12 metros.
Pra quem não conhece, um motor grupo 7 de ponta gira a quase 200 Krpm (isso mesmo, duzentos mil rotações) e tem imãs de samário-cobalto que suportam até 450°C sem desmagnetizar.
Tinha motor de classificação (tomada de tempo) que era construído para apenas uma volta! Não tinha volta de aquecimento, nem segunda chance...
Se pensarmos em proporções de escala, o autorama ainda é o veículo terrestre mais rápido do mundo.
Mas se eu tivesse o conhecimento sobre motores que adquiri com o aeromodelismo na época do autorama, teria vencido muito mais provas nos campeonatos internos da loja.
Ainda tenho minha mala de slot car e de vez em quando olho pra ela com saudades.
Penso em voltar algum dia, ainda mais com a dificuldade de se encontrar lugares pra voar dentro de Sao Paulo. Mas aí, penso no transito pra chegar até a loja, nos horarios das corridas (terminavam por volta meia-noite), blá, blá, blá.
É... tá dificil. acho que vou mudar pra plastimodelismo!! rsrs.


A Talladega era em SBC, na R. Americo Brasiliense. Pelo menos eu corria lá com meu mura 20, Mura 0 e parma transversal

Saudades daquele tempo. R$ 1,00 bateria de 20 minutos

48 mts em 3,6s com 8 curvas...mais rápido que uma diarréia


Voltar para “Nauti, ferreo, plasti e outros modelismos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes