Construindo um Hovercraft

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Buenas pessoal

Sou uma pessoa fissurada em hovercraft.
Sempre tive vontade de construir e tomei coragem.
Temos alguns outros tópicos falando que me agregou muito no meu futuro projeto.

Não tenho noção nenhuma de eletrônica mas um dom para gambiarra.
Meu plano para construir meu Hovercraft seria o seguinte
Para flutuação iria usar um motor independente de uso dos controle
iria usar uma bateria de 7,5V um controlador de velocidade e um motor acoplado a uma turbina
pesquisei em alguns sites essa possíveis alternativas e achei os seguinte

CONTROLADOR
http://www.dx.com/p/zndiy-bry-1803bkw-2 ... VfnTPlViko

MOTOR COM TURBINA
http://www.dx.com/p/64mm-duct-fan-4500k ... VfnmPlVikp


Já para propulsão iria tentar conseguir um kit pronto ou desmontar algum carro de controle remoto. para propulsão iria usar um motor e um servo. ficando mais pratico

Espero dicas e opiniões e juntos construirmos um hovercraft.
Um Abraço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

Dois erros.

Primeiro, o controlador é para motor brushed e o motor que você escolheu é brushless.
O que é isso?
Brushed é motor de corrente contínua, com positivo e negativo.
Brushless é motor de corrente alternada e trifásico, com 3 fases sem negativo.


Um detalhe, para inflar a saia de um hovercraft não é necessário alta pressão, pois se fizer isso, ele cavitará na água e não se deslocará direito.
Só para você ter uma ideia, eu enchi a saia de um hovercraft com 980 mm de comprimento usando apenas um secador de cabelos daqueles portáteis dobráveis que a DAC usa na bolsa dela e que eu o roubei :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: (quase apanhei depois :evil: )
O FAN para o deslocamento também não necessita de grande esforço já que deverá ter um diâmetro razoável e nesse caso até dará para usar um FAN pequeno com grande empuxo para deslocar o seu hovercraft.
Saias abertas (fingers)exigem menos pressão de ar do que saias fechadas (balão) para sustentar um hovercraft.
Que modelo pretende fazer?
Igual a um SRN6?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Entendo
Desculpe minha falta de conhecimento.
Tenho alguns motores em casa com saida de dois cabos possivelmente brushed né ??
vou comprar esse controlado e usar, não vou usar uma turbina então para inflar a saia com simples hélices e mandar o ar para a saia. uma vez tentei montar um hovercraft e usei esse motor com hélice direto na bateria, somente com um interruptor. e foi uma era para conseguir montar a saia, pois monte com saco de lixo preto soltado com ferro quente.
agora qro fazer com tecido náilon

Como a maioria do pessoal que faz um hover usa esse site http://www.model-hovercraft.com/ como referencia
estou entre o SR6 ou o Griffon que tem no site as plantas, porem o Sr6 é muito mais complexo a planta e acho q seria muito para mim hehehehe
vou pegar tentar fazer o Griffon mesmo


Meu foco é fazer a parte mais complicada, fazer a saia o motor que infla ela. E apos isso vou partir pra propulsão.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Bom decidi qual fazer

Irei fazer um griffon pois é mais básico e conseguirei aprender com meus erros hehehehe
peguei a planta pelo site http://www.rc-hovercrafts.com/ pedi para um amigo imprimir em uma impressora matricial em tamanho real. coloquei as plantas sobre o isopor e estou cortando. ( O cortador fiz caseiro pelo modelos que tem no fórum ).

um empasse que estou seria sobre que tipo de helice usar para flutuação.
tenho uma de 11 Cm e uma circular de 7 cm
qual seria mais recomendada ???/

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por John-Henrique »

Qual é mais eficiente e permite que você realize uma adaptação (do motor na fuselagem) melhorada?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

A fan de 7 cm irá te render muito mais com menos rpm.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Essa seria minha duvida realmente qual usar qual das duas usar Jhon-Henrique a adaptação depende da resposta daqui e de pesquisas heehehe

Obrigado LaercioLMB irei acatar sua afirmação

Já abusando do seu conhecimento LaercioLMB gostaria que vc me tire outra duvida hehehehe

Para propulsão estou pensando em comprar um barco Rc e usar o seu sistema e motores para ter o uso.
em minhas pesquisas para adquirir o barco achei dois tipos de custo baixo.
O primeiro consistia de um Motor e um servo
e o Segundo que achei mais interessante seria um de 4CH onde o sistema consiste somente de dois motores.
como esse http://www.banggood.com/Wholesale-Hengtai-HT-3829F-116-4CH-Mini-High-speed-RC-Patrol-Boat-p-45361.html
daria para o Hovercraft maior empuxo e uma maior velocidade não concorda ?


Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

Isso é um brinquedo e brinquedo rádio controlado não tem nada a ver com modelismo rádio controlado.
O motor dessa "lanchinha" não terá capacidade de tocar uma hélice de propulsão para um hovercraft.
A sua ideia era de usar as hélices dessa "lanchinha" como propulsão?
Se sim, esqueça o hovercraft e faça uma lancha ou use essa mesma que pretende comprar.
Propulsão de um hovercraft tem que ter empuxo, velocidade é consequência.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
darwin_dmf
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Dom Ago 28, 2011 8:45 pm

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por darwin_dmf »

Só queria usar o sistema de Radio e os motores, iria colocar hélices para ar e não para água
como havia comentado não entendo nada de eletrônica e iria dar muito soco em ponta de faca, essa seria uma alternativa barata e segura de conseguir a propulsão.
Caso seja impossível colocar em pratica essa minha ideia eu iria arriscar em montar um sistema
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construindo um Hovercraft

Mensagem por LaercioLMB »

Nem jogue dinheiro fora com isso, compre algo que poderá ser usado futuramente em outra coisa e não algo descartável que logo irá estragar.
Para cada coisa tem um motor específico, querer usar um motor disso naquilo nem sempre dá certo e a maioria das vezes se torna um problema ao invés de diversão.
Se quer economizar, está no caminho errado, pois a economia se faz escolhendo o melhor pelo menos preço e não o mais baratinho de todos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder