Eletrificando um automodelo

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Eletrificando um automodelo

Mensagem por Marcelo »

Pessoal , acho que ja esta na hora de fazer.
Gostaria de substituir as baterias de NICD e o motor latinha do meu automodelo por um brushless com baterias de lithium;.....
Sera que daria muito problema ?
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Marcelo, o que eu tenho não é um automodelo, é só um carrinho de brinquedo de uns 40cm.
Eu já substituí um pack NiCd 9,6V 700mah por uma Lipo 3S 1500mah.
Ficou muito bom no motor principal brushed do meu "monster truck" antigão que estava parado faz tempo aqui no meu quarto. E a autonomia então, nem se fala... :D
O Problema é que, o que não não está funcionando direito são os motores que atuam como servos dentro dele. Acho que devido ao aumento da voltagem estes "servos" não estão trabalhando perfeitamente.
Como é um carrinho de brinquedo antigo de 27mhz, e o receptor, ESC, e demais equipamentos estão todos como se fosse um só. Percebi que está difícil fazer alguma alteração simples e rápida.

Mas se esse não for o teu caso, e o que tiver seja realmente um automodelo, com equipamentos independentes entre sí, não vejo problema em dar uma atualizada no motor e bateria.
O trabalho que terá, será somente de achar um motor equivalente ao seu brushed e que seja compatível com as engranagens do seu carro. É claro que terá que comprar um ESC com reverso, próprio para automodelos que também já vem com dissipador de calor.

Tudo bem que perguntar num fórum de automodelos seria de mais ajuda, mas espero ter dado uma luz.
:wink:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

procure nesse forum
http://www.inovando.info/rceletrico/

tem muita informacao la, tenho 3 automodelos, e pra converter pra brushless ainda é muito caro, os motores equivalentes se fosse comparar seria um classe 600.. muito caro ainda... compensa ainda comprar brushed e trocar as escovas a cada 10 baterias...
Abracos
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Quer isso , a cada 10 baterias...
hauahauaahau nao tenho essa pretençao , minha unica preocupaçao atualmente é achar pneus para ele :(
victor_sans
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Mai 29, 2006 9:36 pm
Localização: itajai, SC

Mensagem por victor_sans »

bateria de lipo seria muito ruim, quando vc der todo motor o esc vai cortar o motor, intaum vc nunca vai poder andar com todo o motor!
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

[quote:94716c924d="victor_sans"]bateria de lipo seria muito ruim, quando vc der todo motor o esc vai cortar o motor, intaum vc nunca vai poder andar com todo o motor![/quote:94716c924d]

discordo plenamente,

Baterias lipo tem uma descarga maior,

seria mais leve(anda mais rapido),

e se botar uma do mesmo peso vai ter muito mais autonomia,

as desvantagens são:
1-Preço
2-Carregador para lipo
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Arthur, não esqueça que LiPo não aguenta tanta porrada como as NiCd.... Num carrinha, seria necessário proteger MUITO bem a bateria contra choques e vibração excessiva. Elas não são projetadas para isso, pelo menos não as de aero....
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

è ,voçe tem razão

mas quando um aero bate o estrago é bem maior que num carrinho.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Sim, e nesses casos o estrago geralmente iclui a bateria. Mas não me refiro somente aos choques (impactos), e sim às acelerações excessivas (vibrações), que podem por exemplo quebrar as linguetas de contato das células...
Responder