Lancha com turbina

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Fernando Xavier
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 11:44 pm
Localização: Mirassol SP

Lancha com turbina

Mensagem por Fernando Xavier »

Colegas:
Tenho por aqui uma turbina JetJoe 1400 (14 libras de empuxo) e pretendo fazer um catamarã para colocar ela.
Fiz várias pesquisas na internet e não achei nenhuma planta.
Alguém tem ou sabe onde encontrar??
Vai ser experimental e pretendo faze-la com aproximadamente 1,80 a 2.00 metros de comprimento.
Obs: se tiverem alguma planta de catamarã em qualquer tamanho, serve, pois posso ampliar.
Abraços
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Lancha com turbina

Mensagem por LaercioLMB »

Eu acho um risco usar turbina em uma lancha rc, pois elas capotam e se entrar água na turbina com ela funcionando poderá das um problema grave no interior da turbina.
Tenho catamarã rc e não pode ter marolas na água se não ela capota bem fácil, principalmente se der todo o motor em marolas ela levanta a proa e já sabe.
A minha é pequena e usa um motor de popa tundertiger pro 21 e já usei muito motores de popa K&B 21, por isso não te recomendo usar uma turbina em uma lancha a não ser que seja uma turbina elétrica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Lancha com turbina

Mensagem por Hidden »

Amigo, você pretende utilizar somente o empuxo da turbina para mover a lancha? Todas as lanchas a turbina que eu já vi (vi em vídeos do youtube...rs) são "turbo-eixo", ou seja, utilizam a força da turbina para mover a hélice da lancha.

Veja alguns exemplos:

https://www.youtube.com/watch?v=rXAA9zpHXLo

https://www.youtube.com/watch?v=cd9f_1KkdSc

Assim como seria um aeromodelo ou um helimodelo, uma lancha movida a turbina é um modelo RC altamente avançado e complexo, então se prepare para pesquisar muito sobre o tema se quiser ter sucesso no seu projeto.

Abraços e boa sorte!
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Fernando Xavier
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 11:44 pm
Localização: Mirassol SP

Re: Lancha com turbina

Mensagem por Fernando Xavier »

Agradeço aos colegas que responderam minha pergunta. Sei dos riscos envolvidos no caso de um capotamento, mas pretendo fazer uma lancha grande justamente para evitar isso. No caso, pretendo usar o empuxo da turbina somente, sem hélices.
Vou continuar nas pesquisas.
Obrigado.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Lancha com turbina

Mensagem por Hidden »

Nesse caso, pesquise sobre aerobarcos, o que você pretende fazer basicamente é um aerobarco mas com uma turbina...

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Lancha com turbina

Mensagem por LaercioLMB »

Catamarã com turbina elevada para impulsionar terá mais chances ainda de capotar em marolas e em curvas já que elevou o centro de gravidade dela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Fernando Xavier
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 11:44 pm
Localização: Mirassol SP

Re: Lancha com turbina

Mensagem por Fernando Xavier »

O que eu pretendo fazer (já encontrei várias plantas) é uma lancha hidroplano mas sem o eixo e hélice utilizando unicamente o empuxo da turbina. Irei colocar a turbina na menor altura justamente para não afetar muito o CG.
Responder