catamaran Maxcat(novo video)

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Ela tem que ficar no máximo 1/4 dentro da água, meia hélice é muita coisa.
Quando você colcoar a lancha na água e a lancha permanecer parada, a hélice ficará sim praticamente toda dentro da água pois terá o peso do casco e o calado da lancha ficará mais elevado, mas quando ela está se deslocando a tendência do casco é ir subindo de maneira que fique somente a parte de baixo das canoas na água, nem encostando mais o túnel na água.
Vi que tem ajuste no suporte da hélice, terá que subir esse suporte mais um pouco, mas evitar que a hélice fique em ângulo positivo se não terá a tendência de levantar a proa da lancha, detalhe, lancha não tem nariz, tem proa, assim como tem popa, bombordo e estibordo.

As outras hélices me parecem serem boas, mas não sei o diâmetro delas e o passo para poder comparar umas com as outras e te dizer qual será a melhor, mas isso varia muito do dedo do piloto, do peso da lancha, do CG dela, do local onde ela navega, se é água doce ou salgada.
Isso da melhor hélice, somente você é que irá sentir no desempenho da lancha quando ir trocado cada uma delas e verá qual será a melhor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
biruta.com
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
Localização: Florianópolis,SC

Mensagem por biruta.com »

ok,,vou tentar mecher nas regulagens,,mas o caninho de cobre ate ja fez algumas dobras,tenho medo de dobrar demais e prejudicar o movimento do eixo,,vou ver o q da pra fazer.

de qualquer forma,,obrigado mais uma vez.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a8f5117155="biruta.com"]ok,,vou tentar mecher nas regulagens,,mas o caninho de cobre ate ja fez algumas dobras,tenho medo de dobrar demais e prejudicar o movimento do eixo,,vou ver o q da pra fazer.

de qualquer forma,,obrigado mais uma vez.[/quote:a8f5117155]

O eixo é flexível ou rígido?
Se for rígido, não pode ter curvas e deixe então assim como está, mas na próxima construção, já sabe de como instalar o suporte da hélice de forma que ela fique na posição correta.
Geralmente se usa eixos com cruzetas ou eixos flexíveis para esse tipo de lancha para permitir ajustes finos desse tipo, os eixos rígidos são somente para barcos como rebocadores e as lanchas clássicas como as Cris Craft.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
biruta.com
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
Localização: Florianópolis,SC

Mensagem por biruta.com »

o eixo é flexivel,,porem nao permite uma curva muito acentuada,,senao faz dobras no cobre,,e mesmo com o teflon por dentro,essas dobras comprometem a movimentaçao do eixo,,,,essa foi a minha primeira lancha,,,nas outras serao corrigidos todos esses defeitos.

abraço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O eixo sendo flexível, permite sim curvas bem acentuadas, um exemplo disso são os motores Thundertiger PRO21 e os K&B 3,5cc, usam eixos flexíveis com uma curva de quase 90°.

Para dobrar um tubo de latão o mais preciso possível, seria encher ele com areia fina e ir socando a areia aos poucos, a medida que vai colocando a areia no tubo e depois dele cheio, poderá ser aquecido e curvado se ocorrer dobras inconvenientes.
Dá um trabalhinho retirar a areia depois, mas com um arame fino, é só ir cutucando a areia que ela sai toda e depois é só lavar com água corrente o tubo por dentro para retirar resíduos de areia.
Agora já sabe alguns macetes sobre isso e poderá utilizá-los futuramente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
biruta.com
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
Localização: Florianópolis,SC

Mensagem por biruta.com »

comecei fazendo a lancha com motor de aero,,,sem maiores intençoes de alta performace,,mas sabe como é a cachaça né,rsrs
meu motor pede 45A,,seria ideal usar pelo menos 60A,,eu estou usando un de 40A,o que nao da pra se empolgar muito no dedo,,senao vai fritar o esc,,portanto ja esta na fila das compras,um esc de 60 ou 90A water cooling e um radio mais apropriado(tipo pistola),pois estou usando o dx6i.
ja fiz alteraçoes no helice e eixo,,coloquei mais pra cima,,vou testar e ver como ficou.



[img:dc8c27f7e7]http://img684.imageshack.us/img684/1980/201020101084.jpg[/img:dc8c27f7e7]
[img:dc8c27f7e7]http://img706.imageshack.us/img706/4083/201020101085.jpg[/img:dc8c27f7e7]
[img:dc8c27f7e7]http://img834.imageshack.us/img834/122/201020101086.jpg[/img:dc8c27f7e7]
[img:dc8c27f7e7]http://img811.imageshack.us/img811/2809/201020101087.jpg[/img:dc8c27f7e7]
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu prefiro os rádios com stick e não com volante, tanto é que o rádio de 2 canais que eu tenho para as lanchas, é com stick igual aos Futaba, mas é um rádio Acoms que acho que a maioria nem conheçe, mas é um ótimo rádio, tem me acompanhado durante mais de 20 anos sem dar nenhum problema nunca.

Pode ir usando esse seu DX6i sem nenhum problema, acho esse tipo de rádio melhor do que os tipo pistola, não me agrado nem um pouco com rádios tipo pistola e nem de graça aceito um.

Mas é febre mesmo o nautimodelismo, a gente acha que vai fazer só uma coisinha e quando vê, está cheio de coisas novas e idéias novas para mais modelos ainda hehehehehehehehe.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
biruta.com
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
Localização: Florianópolis,SC

Mensagem por biruta.com »

[quote:aa7cc533a3="LaercioLMB"]O eixo sendo flexível, permite sim curvas bem acentuadas, um exemplo disso são os motores Thundertiger PRO21 e os K&B 3,5cc, usam eixos flexíveis com uma curva de quase 90°.

Para dobrar um tubo de latão o mais preciso possível, seria encher ele com areia fina e ir socando a areia aos poucos, a medida que vai colocando a areia no tubo e depois dele cheio, poderá ser aquecido e curvado se ocorrer dobras inconvenientes.
Dá um trabalhinho retirar a areia depois, mas com um arame fino, é só ir cutucando a areia que ela sai toda e depois é só lavar com água corrente o tubo por dentro para retirar resíduos de areia.
Agora já sabe alguns macetes sobre isso e poderá utilizá-los futuramente.[/quote:aa7cc533a3]

humm,,nao tinha visto esse post,rsrs,,é verdade,,da pra fazer isso no tubo,,aprendi isso na aula de ferramentas,,do curso de manutençao aeronautica que estou fazendo,,mas fiquei com medo de arriscar,medo de quebrar o tubo,pois so tinha um,e pensei tbm que o teflon nao caberia depois dentro do tudo,etc etc,,,,mas enfim,o próximo sera diferente,,,vivendo e aprendendo!

obrigado pelas dicas,,sao sempre bem vindas
abraço
Conrado
Avatar do usuário
biruta.com
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Sex Out 10, 2008 5:05 pm
Localização: Florianópolis,SC

Mensagem por biruta.com »

LaercioLMB,,vc recomenda colocar algum lubrificante dentro do tubo de teflon?,,ou alguma coisa dentro do suporte de eixo,,ali ond vai aquele eixinho rigido,,,eu usei vaselina,pois nao passa agua e nao faz tanta sugeira,,mas nao sei se é o certo,,se tiver alguma dica eu agradeço.

obrigado mais uma vez!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e1862d0e4e="biruta.com"]LaercioLMB,,vc recomenda colocar algum lubrificante dentro do tubo de teflon?,,ou alguma coisa dentro do suporte de eixo,,ali ond vai aquele eixinho rigido,,,eu usei vaselina,pois nao passa agua e nao faz tanta sugeira,,mas nao sei se é o certo,,se tiver alguma dica eu agradeço.

obrigado mais uma vez![/quote:e1862d0e4e]

Pode ser, eu uso graxa grafitada no meu motor thunder tiger pro 21, mas seguidamente tem que ser feita a limpeza desse tubo, pois sempre acaba se misturando água com a graxa e consequentemente resíduos finos de areia entram também, aumentando oa trito se não fizer a limpeza seguidamente.

Olha a foto da lanchinha com um motor Thunder Tiger PRO21 nela.
Anexos
Lancha 1.JPG
Lancha 1.JPG (37.18 KiB) Exibido 6195 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder