motores 4-tempos em automodelos ???

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Youndaime_hokage
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 3:37 pm

motores 4-tempos em automodelos ???

Mensagem por Youndaime_hokage »

Desculpe por fugir um pouco do assunto deste fórum, :oops: mas é que nas minhas andanças pela internet eu achei um tal de motor O.S. FS26S-C 4-tempos para ser usado em automodelos !!!! até onde eu sabia só se usava motores 4 tempos em aeromodelos !!!! ou será que eu to enganado ?!?!? :? este motor equipa algum automodelo ???se for qual ??? eles tem alguma coisa melhor que os motores 2-tempos ??? há tem mais uma, dão uma zoiadinha aqui:

www.youtube.com/watch?v=mutb7KgA9NM

é possível instalar um desses em um automodelo,aeromodelo,nautimodelo ????
sei que existe motores multicíndricos 4-tempos para aeromodelos e nautimodelos, mas será que existe para automodelos tambem ? desculpem-me por fazer várias perguntas mas é que eu estou bastante confuso e sei deve haver mais pessoas com essa mesma dúvida.Valeu pelo espaço pessoal !!!!
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Cara, nao conheço esse motor, mas normalmente motor 4t tem pouca rpm e muito torque, exatamente o contrario do que um automodelo precisa!
Avatar do usuário
Youndaime_hokage
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Jul 25, 2010 3:37 pm

Mensagem por Youndaime_hokage »

isso é verdade. motores 4-tempos seriam úteis em automodelos muito pesados como aqueles de trial ou monster mesmo, ou então em caminhões.Mas enquanto aos multi-cilíndricos ??? teria uma boa relação peso-potência ?
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Nunca vi multicilindros. Acho que são meio que inviáveis, a não ser que seja em um "automodelo Escala" (existe isso?)...
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, motores multi-cilindricos para autos, apenas vi naquelas competições onde tratores puxam carga. Sim, existe esta categoria de automodelo. Apenas não é comum do Brasil. Ok?

Mas vamos pensar no uso de motores 4 tempos para autos.

Nos autos, com motor 2 tempos, o carro possui 2 marchas.
Um motor 2 tempos gera mais ou menos:
Rotação em marcha lenta: 3000 RPM;
Rotação em alta: 40.000 RPM!

Já um motor 4 tempos temos:
Rotação em marcha lenta: 1000 RPM;
Rotação em alta: 8000 RPM (mais ou menos).

O ponto que quero chegar é que para um auto 4 tempos acompanhar na pista um auto 2 tempos, vai precisar de pelo menos 4 marchas. Logo, somado ao peso do motor, a relação peso x potência não é viável, fora custo, manutenção...

Certo?

Abraços.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Errado! O que determina a rotação de um motor não é o fato de ser 2 ou 4 tempos, é o tipo de aplicação. Existem motores 2T de baixa rotação e 4T de alta rotação. Motor de Formula 1 é 4T (altissima roatção). Motor de lancha é 2T (baixa rotação).

Seria perfeitamente possivel fazer um motor 4T pra automodelos que andasse mais que um 2T, mas seriam muito caros e pesados. Quanto menor o motor, mais complicado ser de 4T.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Ok. Falando em modelismo.......

Me fale então, um auto competitivo que venha equipado com motor 4 tempos... Em escala 1:10.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Não existe! Um motor 4T de 2.5cc de alto desempenho será muito caro comparando com um 2T. Por isso que não é feito pelas fábricas.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

O motor de 2T é muito mais simples do que que um de 4T, por isso no mundo do modelismo eles reinam.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Os motores 4 tempos de modelismo são varetados. Salvo aqueles motores de bancada, como um V8 ou V12 que temos no Youtube, onde possui comando de válvula.

Mas monocilídricos, como o OS, são varetados. Este tipo de acionamento das válvulas faz com que o motor não possa ter altas rotações, altas se comparado com a final dos 2 tempos Pro .12.

Mas, no entanto, são ótimos para aeromodelos. Hehehehhe

Não é interessante para os fabricantes desenvolverem motores 4 tempos para autos pequenos, escala 1:10.

Abraços.
Responder