Review - Yak 54 40E da Hyperion

Nesta área publicaremos reviews (avaliações) de produtos que adquirimos ou forem enviados especialmente para este fim, em conjunto com os reviews do site principal: www.e-voo.com/reviews

Moderador: Alvaro Sala

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saratiel hirle
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Review - Yak 54 40E da Hyperion

Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 17:40

Olá pessoal!

É com muito prazer que comunico, através deste review, a aquisição de um sonho antigo (nem tanto... sou novo no aeromodelismo).

Trata-se de um Yak – 54 da Hyperion.
Apaixonei-me por este modelo provavelmente devido aos treinos de vôos 3d no Real Fligth, onde o Yak é o melhor aero para 3d do programa (na minha opinião).

Como disse, não sou nenhum veterano no aeromodelismo, muito pelo contrário, sou apenas um feto! Rsrs...
Iniciei no helimodelismo em 2006 e no aeromodelismo em 2008. Assim, não tenho muito experiência para fazer uma “[b:f7ed59a678]avaliação[/b:f7ed59a678]” de um modelo tão consagrado de um fabricante renomado.
Mas decidi fazer este review principalmente devido à escassez de informação sobre este modelo na Internet. Fiquei com muitas dúvidas quando da compra, principalmente no tocante ao setup eletrônico.

Assim sendo, deixo a seguir os passos da montagem, do material utilizado, do valor empreendido, bem como minha humilde opinião a respeito deste belo aero.

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 17:50

[size=18:c35a762c31][b:c35a762c31]A ESCOLHA DO MODELO[/b:c35a762c31][/size:c35a762c31]
[i:c35a762c31]
Eu queria um Yak-54! Mas qual?[/i:c35a762c31] Me perguntava.
- Queria um modelo grande, até mesmo para “evoluir” um pouco, visto que até hj só tinha aeros de 1,2m de envergadura.
- Teria que ser elétrico, pois sou dos “elétricos” e não abro – gosto não se discute.
- Sua dimensão desmontado não poderia ser maior que 1,3m, pois esta é a largura do interior do meu carro.
Desta forma, escolhi o Yak – 54 40E da Hyperion, que possui uma envergadura de 1,4m e quando desmontado caberia tranqüilamente no meu carango.
Anexos
HP-YAK54-40R108-BoxLabel_640x452.jpg
HP-YAK54-40R108-BoxLabel_640x452.jpg (38.45 KiB) Exibido 15317 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 17:55

[size=18:36e80130bf][b:36e80130bf]ONDE COMPREI[/b:36e80130bf][/size:36e80130bf]

Estava com intenções de adquirir este modelo na Asas Elétricas, único representante da Hyperion no Brasil.
Mas este modelo já estava em falta há meses e não havia nenhuma previsão de quando iriam ter o modelo para venda.
Então parti em busca de sites estrangeiros que vendessem este aero. Encontrei o site All&RC, cuja “sede” é nos EUA.
Pesquisei um pouco sobre a confiabilidade da empresa, vi que era muito confiável e fiz a compra do kit.
A eletrônica? Ching ling hehehe....

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 17:58

[size=18:33f388f530][b:33f388f530]INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO FABRICANTE[/b:33f388f530][/size:33f388f530]

Envergadura: 138cm
Comprimento: 123cm
Peso de vôo: 1,9 a 2,2kg
Carga alar: 58g/dm²
Motor: HP 4020-14
Speed Control: 80A
Bateria: 3S a 5S
Hélice: 14x7 ou 16x8
Servos: 4 DS13 ou DS20

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 18:01

[b:e94522d251]MATERIAL UTILIZADO, PREÇO E LOCAL DE COMPRA[/b:e94522d251]

Como não tinha $$ suficiente para comprar a eletrônica recomendada pela Hyperion, tive que optar por similares ching ling.

Kit Yak-54 com frete: U$ 210,45 http://www.allerc.com/hyperion-yak-54-40-arf-2008-color-scheme-p-3658.html
Motor: Turnigy 50-55B 600kv U$ 25,40 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4907
Speed control: Turnigy 85A U$ 36,59 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10331
Bateria: ZIPPY 4000mAh 4S1P 20C U$ 25,66 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9364
Servos: 4 standard HXT 6.9kg / 39.2g U$ 22,80 http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3743
Hélice: APC 15X8 R$ 23,98 http://www.bigfield.com.br/produtos/p.asp?id=39179&produto=APC_HELICE_DE_NYLON_ELETRICA_SERIE_THIN_-_15_X_8
Spinner: plástico branco de 2 ½ R$ 13,83 http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=HY00200305W
Total de U$ 320,90
Total de R$ 37,81

Assim, tive um gasto aproximado de R$ 650 reais para deixar este aero no ar.
Anexos
TR5055-600_640x448.jpg
TR5055-600_640x448.jpg (34.41 KiB) Exibido 15289 vezes
Tz85A_616x480.jpg
Tz85A_616x480.jpg (36.49 KiB) Exibido 15289 vezes
F4000-4-20_640x476.jpg
F4000-4-20_640x476.jpg (38.06 KiB) Exibido 15289 vezes
HX5010.jpg
HX5010.jpg (11.14 KiB) Exibido 15289 vezes
corteimg.jpeg
corteimg.jpeg (18.26 KiB) Exibido 15289 vezes
HY00200305W_640x480.jpg
HY00200305W_640x480.jpg (23.57 KiB) Exibido 15289 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 18:24

[size=18:dde1388e8e][b:dde1388e8e]A 1ª Etapa.
[/b:dde1388e8e][/size:dde1388e8e]
Tive muita sorte por não ter sido taxado nesta encomenda. Assustou-me muito esta caixa gigante passar pela alfândega sem chamar a atenção. Logo, conclui-se que o tamanho e o valor de um objeto nem sempre são decisivos na taxação do mesmo.

Aqui uma foto da caixa com "algo"; em cima para se ter uma idéia da dimensão.
Anexos
DSC05006_640x480.jpg
DSC05006_640x480.jpg (29.44 KiB) Exibido 15283 vezes
DSC05007_640x480.jpg
DSC05007_640x480.jpg (31.12 KiB) Exibido 15283 vezes
DSC05008_640x480.jpg
DSC05008_640x480.jpg (33.51 KiB) Exibido 15283 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 18:39

[size=18:67d1fe7bee][b:67d1fe7bee]A 1ª Impressão[/b:67d1fe7bee][/size:67d1fe7bee]

Quando retirei todas as peças da caixa, fiquei maravilhado, como uma criança boba que recebe seu presente de natal (por sinal, foi na véspera).
No entanto, ao olhar mais minuciosamente seus componentes, vi que eles não possuíam o acabamento que e a qualidade que eu esperava de um produto feito para o público dos EUA – ou será que tive esta impressão pq os ching lings estão com uma qualidade muito boa hoje em dia??
Enfim, muitas partes da entelagem se desprendendo, muitos parafusos, arruela e porcas com pequenas marcas de oxidação, vários pontos onde faltou cola e uma série de outras picuinhas que percebi.
Mas... no final de tudo eu gostei dele.

O kit veio composto de:
- 1 fuselagem;
- 1 par de asas (é claro);
- 1 tubo de carbono para longarina baioneta;
- 1 conjunto profundor/estabilizador horizontal;
- 1 leme;
- 2 pernas de trem de pouso;
- 2 polainas em escala (nem todos os kits possuem as polainas neste formato, como o original);
- 1 par de rodas para o trem principal;
- 1 roda e suporte para a bequilha;
- 1 “tampa” do nariz (cowl flap no yak original – isso dá um “tchan” a mais em sua aparência escala);
- 1 conjunto de linkagem completa com ball-ends e cabos pull-pull;
- Vários saquinhos de miscelâneas, como parafusos, porcas, arruelas e calços;
- 2 cartelas de adesivo.
Anexos
DSC05015_640x480.jpg
DSC05015_640x480.jpg (36.64 KiB) Exibido 15269 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 18:47

[b:9c38769b27][size=18:9c38769b27]Montando o Kit[/size:9c38769b27][/b:9c38769b27]

Iniciei fazendo os recortes na entelagem necessários para instalação dos servos, asa e estabilizador horizontal.
Para isso, recortei com estilete de forma “grosseira”, deixando uma boa sobra que seria usada para fazer o arremate dela na estrutura. Por fim, dei o acabamento com o ferro de solda quente que cortava de forma precisa e ao mesmo tempo colava ainda mais a entelagem na balsa.
Anexos
DSC05017_640x480.jpg
DSC05017_640x480.jpg (23.8 KiB) Exibido 15261 vezes
DSC05018_640x480.jpg
DSC05018_640x480.jpg (35.72 KiB) Exibido 15261 vezes
DSC05019_640x480.jpg
DSC05019_640x480.jpg (33.87 KiB) Exibido 15261 vezes
DSC05020_640x480.jpg
DSC05020_640x480.jpg (28.79 KiB) Exibido 15261 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 18:57

[size=18:ad14c1fd75][b:ad14c1fd75]O 1º “vacilo” observado[/b:ad14c1fd75][/size:ad14c1fd75]

Em todos os anúncios e posts (raros) que vi deste aero, diziam que além dos servos recomendados, poderiam ser utilizados servos “Standard” com “pequenas” modificações na estrutura, que oferecia esta “possibilidade” segundo o próprio fabricante.
Ao recortar a entelagem, observei que o espaço para o servo era consideravelmente menor que o espaço necessário para um servo standar.
Graças à “santa mini-retífica”, consegui “sodomizar” o orifício e alargá-lo o suficiente para a instalação do servo que comprei (errado devido à mão-de-vaquice).
Foi necessário o corte do chapeamento da fuselagem (com estilete) e do suporte do servo em liteply (com broca de corte) .
No fim de tudo... deu certo, ficou bom e estético.
Anexos
DSC05021_640x480.jpg
DSC05021_640x480.jpg (19.08 KiB) Exibido 15254 vezes
DSC05022_640x480.jpg
DSC05022_640x480.jpg (20 KiB) Exibido 15254 vezes
DSC05024_640x480.jpg
DSC05024_640x480.jpg (18.44 KiB) Exibido 15254 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 19:05

O mesmo procedimento foi necessário para a fixação do servo de ca[size=24:e2c20a2755]u[/size:e2c20a2755]da, que apesar de aparentar ser frágil, o suporte manteve-se firme e rígido mesmo com a subtração de boa quantidade de material.
Anexos
DSC05025_640x480.jpg
DSC05025_640x480.jpg (31.43 KiB) Exibido 15246 vezes
DSC05026_640x480.jpg
DSC05026_640x480.jpg (39.19 KiB) Exibido 15246 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 19:09

Aqui uma visão frontal para se ter uma idéia do desenho estrutural da fuselagem e também de como ficaram os recortes do estabilizador horizontal e do servo do profundor.
Anexos
DSC05030_360x480.jpg
DSC05030_360x480.jpg (21.37 KiB) Exibido 15244 vezes
DSC05027_640x480.jpg
DSC05027_640x480.jpg (19.61 KiB) Exibido 15244 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 19:25

A fixação das pernas do trem de pouso é feita com três parafusos por perna, que prendem-se a porcas previamente fixadas numa estrutura de compensado da fuselagem.
Aqui está o único ponto em que decepcionei com este aero. Achei muito frágil a junção desta estrutura de compensado com a estrutura da fuselagem. Imagino que num pouso ou decolagem mal-sucedidos que acarretem numa colisão do trem com algum obstáculo fora da pista (buraco, mato etc) vá danificar seriamente a estrutura central da fuselagem.
Um aero destes merecia algo melhor...

Outro ponto em que o “tico e teço” discutiram muito foi na aplicação de algumas pecinhas de madeira que vieram no kit.
Trata-se de um par de “rodas” de madeira e deste outro formato que vocês vêem na foto.
Estava bem claro que estas rodas era para otimizar a fixação das polainas, mas e esta outra coisa??
Depois de muito matutar, testar, furar e cortar, percebi que estas outras pecinhas eram uma atualização das rodinhas, pois estas não davam muita rigidez à parte traseira da polaina.
Anexos
DSC05029_640x480.jpg
DSC05029_640x480.jpg (31.17 KiB) Exibido 15230 vezes
DSC05031_640x480.jpg
DSC05031_640x480.jpg (14.19 KiB) Exibido 15230 vezes
DSC05032_640x480.jpg
DSC05032_640x480.jpg (16.99 KiB) Exibido 15230 vezes

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Mensagempor felipe westin » 14 Jan 2011 19:26

Está ficando muito bom a montagem e o review, cheio de detalhes, perfeito!

E só um detalhe, eu não recomendo de jeito nenhum esses servos HXT 5010, dos 3 que comprei 2 queimaram...

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 19:31

Vc tem razão Felipe, esta é mais uma daquela economias porcas que só percebemos depois que dá m...
Já estou voando com o aero há quase 1 mês e até agora está tudo ok, mas por via das dúvidas eu já estou encomendando alguns Hitec para ele.

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Mensagempor NORTON » 14 Jan 2011 20:24

[quote:f08d5a4944="saratiel hirle"]A fixação das pernas do trem de pouso é feita com três parafusos por perna, que prendem-se a porcas previamente fixadas numa estrutura de compensado da fuselagem.
Aqui está o único ponto em que decepcionei com este aero. Achei muito frágil a junção desta estrutura de compensado com a estrutura da fuselagem. Imagino que num pouso ou decolagem mal-sucedidos que acarretem numa colisão do trem com algum obstáculo fora da pista (buraco, mato etc) vá danificar seriamente a estrutura central da fuselagem.
Um aero destes merecia algo melhor...

Outro ponto em que o “tico e teço” discutiram muito foi na aplicação de algumas pecinhas de madeira que vieram no kit.
Trata-se de um par de “rodas” de madeira e deste outro formato que vocês vêem na foto.
Estava bem claro que estas rodas era para otimizar a fixação das polainas, mas e esta outra coisa??
Depois de muito matutar, testar, furar e cortar, percebi que estas outras pecinhas eram uma atualização das rodinhas, pois estas não davam muita rigidez à parte traseira da polaina.[/quote:f08d5a4944]


Caro Saratiel,

Parabéns pela montagem, as "rodinhas" são usadas para reforçar a área do parafuso plástico de fixação interno das asas , colando-se por dentro das lateriais da fuse sobre os furos já existentes...

Grande abraço,

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !

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Mensagempor saratiel hirle » 14 Jan 2011 20:59

Boa Norton! Matou "a pau".
Infelizmente o manual dele é muito pobre de informação, o que acaba gerando muitas dúvidas.
Se pelo menos elas já viessem furadas no diâmetro do parafuso da asa, daria para matar a charada...
Valeu pela dica, vou colar elas lá.
abrax!

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Mensagempor NORTON » 14 Jan 2011 21:58

Ainda que lindão é feito "in China"...

Mas vele á pena mesmo com detalhes, pode crer.

E o trem para não arrancar rapidinho, vale até a pena desentelar e colcar um bom liteply bem posicionado antes de usar, pois é meio pesadinho e tem pouca base de apoio na fuse devido ao fino perfil do mesmo, devido á escala.

Abraço,

Norton

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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 13:39

Agora, a colagem do estabilizador horizontal.
Foi por pouco, mas quase que eu o colei sem antes passar o “U” de ligação dos profundores... é a idade chegando...

Aqui não houve mistério, foi só cola epóxi e cuidado no alinhamento.
Anexos
DSC05033_640x480.jpg
DSC05033_640x480.jpg (21.25 KiB) Exibido 15043 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 13:47

Aqui a instalação da lincagem.
Os horns são feitos de fibra de vidro que são colados com epoxi em locais já pré-estabelecidos nas superfícies de comando.
O conjunto vem completo com tudo necessário à lincagem. Destaco a boa qualidade dos links com os ball ends e hastes roscadas.
Anexos
DSC05034_640x480.jpg
DSC05034_640x480.jpg (11.93 KiB) Exibido 15039 vezes
DSC05056_640x480.jpg
DSC05056_640x480.jpg (17.59 KiB) Exibido 15039 vezes
DSC05057_640x480.jpg
DSC05057_640x480.jpg (33.43 KiB) Exibido 15039 vezes
DSC05055_640x480.jpg
DSC05055_640x480.jpg (19.84 KiB) Exibido 15039 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 13:53

Outro detalhe que gostei muito neste kit foi a forma de travamento do canopi.
A parte dianteira é como a maioria dos kits, mas a traseira, diferente dos imãs que eu já estava acostumado, há uma trava acionada pelo lado externo.
É prático, eficiente e seguro. Nota 10!
Anexos
DSC05054_640x480.jpg
DSC05054_640x480.jpg (23.97 KiB) Exibido 15037 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 14:07

Agora o detalhe da fixação do motor e do speed control.
Observem o tamanho do motor em relação a minha mão (e eu não tenho “mão de moça”), tomei um baita susto quando o recebi.
Abaixo está outra foto com ele ao lado de seu irmão mais novo, um 28-30.
Seu eixo “só” tem 8mm e com cablagem e conectores pesa exatos 300g.

Sua fixação no berço do motor é bem simples. Os furos do berço casaram certinho com a cruzeta de alumínio que vem no motor. Eu só tive que alargá-los um pouco mais para que pudessem alojar as porcas (daquelas que possuem umas travas para cravar na madeira).

Os parafusos são de cabeça tipo Allen. Um pouco de trava rosca garante que eles não se soltem com a vibração do conjunto.
Anexos
DSC04966_640x480.jpg
DSC04966_640x480.jpg (32.39 KiB) Exibido 15028 vezes
DSC04965_640x480.jpg
DSC04965_640x480.jpg (33.63 KiB) Exibido 15028 vezes
DSC05051_640x480.jpg
DSC05051_640x480.jpg (33.07 KiB) Exibido 15028 vezes
DSC05052_640x480.jpg
DSC05052_640x480.jpg (25.29 KiB) Exibido 15028 vezes

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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 14:26

Agora o detalhe da instalação da carenagem tipo "cowl flap" do motor, mas antes gostaria de esclarecer umas coisas.

[i:835a058f9b]Assim que terminei de montar o aero, ainda sem esta carenagem, fiz o 1º voo teste para avaliar e ajustar o que é de costume (cg, trim, rates etc) e também para verificar o aquecimento e adequação do conjunto Motor + speed + bateria + hélice.
Inicialmente fiz o teste com uma APC 14x7, que é a recomendada para bateria 5s. Apesar da temperatura de todos os componentes ficar muito baixa, o motor estava com pouco empuxo, aproximadamente 2100g e com um consumo de 36A (fiquei surpreso com isso).
Resolvi então instalar a APC 15x8 (visto que uso uma 4S) e aí caiu como uma luva. O empuxo ficou com aproximadamente 2600g, consumo de 58A e a temperatura dos componentes “de morna para fria”.
Penso ser esta uma boa relação de componentes, pois estão me dando uma autonomia de aproximadamente 10 min no vôo “rami-rami” acrobático sem se aquecer.
Resta agora saber como fica a autonomia no 3d. Mas de qualquer forma não passarei dos 6 min de vôo com ele.
[/i:835a058f9b]

Voltando ao cowl flap...

Resolvi instalá-lo, fazendo todos os ajustes necessários e fugindo um pouco da escala.
No yak “real”, o cowl flap é fixo, não gira com a hélice. Apenas abre e fecha suas entradas para resfriamento do motor.
Aqui, para otimizar o fluxo de ar para o interior do aero, resolvi instalá-lo em conjunto com a hélice, assim ele funciona como um Fan para refrigerar os componentes e compensar a obstrução de ar que ele mesmo causaria se ficasse parado.

A carenagem foi cortada, furada e balanceada para esta instalação.
Anexos
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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 14:53

Por fim temos o aero pronto para voo na pista.
Provavelmente devo ter deixado passar algo neste review, até mesmo porque inicialmente não tinha intenção de fazê-lo e assim não tirei fotos de todos os detalhes.
Mas espero ter contribuído fornecendo um pouco de informação deste belo aero para aqueles que desejam um dia adquiri-lo.
Anexos
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Mensagempor saratiel hirle » 15 Jan 2011 14:56

Deixo aqui os vídeos dele.
Futuramente, quando estiver mais íntimo da máquina, postarei outros.
Mais tarde também farei uma avaliação geral dele, nada complexo, somente minha simples opinião.

[yt]qhVdrLAN8pM[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=qhVdrLAN8pM

[yt]pKbzEHPIBIM[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=pKbzEHPIBIM

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Jose Gomes
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Mensagempor Jose Gomes » 15 Jan 2011 16:39

Saratiel,

Simplesmente fantástico esse Aero, dos acrobáticos depois do CAP 232, é a minha 2ª. paixão. :lol:

O voo é maravilhoso, sem contar que você está pilotando muito, mas no leque de manobras apresentadas, faltaram HARRIER e TORQ ROLL para fechar :twisted:

Parabéns pela bela máquina.

Abração!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
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