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Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 11:36 am
por alexcmag
Como o estoque de SlowStick está acabando, e descobri que é um ótimo modelo para aprender a voar (e pra melhorar ainda mais consegue voar com equipamento standard), fiz a planta dele:

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 11:44 am
por Mario
O que eh aqle recorte na asa?
Sempre tive essa duvida vendo o do Gustavo na pagina dele mais sempre me esqci de perguntar... :P :shock: :lol:
A asa dele eh undercamber ou plano-convexa?

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 11:47 am
por alexcmag
Pode ser feito em depron de 4mm, curvando no formato da nervura.

O formato da nervura é importante porque dá um bom planeio. Os recortes no bordo de fuga também.

As longarinas no bordo de ataque e bordo de fuga são de vareta fibra de vidro no original, com os diedros em tubo de alumínio interligando as duas metades da asa. Mas varetas de bambú fazem o serviço também.

No meu coloquei um espeto de churrasco reforçando o meio da asa, como uma terceira longarina.

Esqueci de marcar o CG, fica a 10cm do bordo de ataque da asa.

A vareta da fuselagem é um tubo de alumínio de seção quadrada de 80cm de comprimento por 1cm de lado, mas qualquer coisa no formato serve.

O motor original é um EPS400C-DS com hélice 10x6 HyperDrive, e é encaixado direto na ponta da vareta, sem nenhum ângulo.

Com servos pequenos voa com baterias de:
7,2V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.)
7,2V 950mAh NiMh (Kan, do Oriole)
8,4V 650mAh NiMh (GWS)
9,6V 650mAH NiMh (Gama Power)
10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.)

Com servos standard testei com:
7,2V 950mAh NiMh (Kan, do Oriole), ficou no limite mas voou
10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.), voou legal

Com servos pequenos e bateria leve motor 350C-CS com 10x4,7 dá conta dele também. Também há uma versão com motor 350C-DS com hélice 12x6 se não me engano, que também voa muito bem.

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 11:50 am
por alexcmag
Mario escreveu:O que eh aqle recorte na asa?
Sempre tive essa duvida vendo o do Gustavo na pagina dele mais sempre me esqci de perguntar... :P :shock: :lol:
A asa dele eh undercamber ou plano-convexa?


Aquele recorte parecendo aileron na verdade é enfeite, não faz sentido colocar aileron nele. Os dentes no bordo de fuga têm função aerodinâmica.

A asa é undercamber, apenas uma casquinha no formato da nervura que postei. O truque para melhorar o arrasto é o reflex (ela parece um S) e os recortes.

Ah, a longarina do bordo de fuga é mais curta mesmo, para o peso forçar um washout natural.

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 11:51 am
por Mario
,Outra coisa...
A unipoli envia por correio o depron?
Esses recortes sao como flaps eh?
Como faço para prender o motor de forma q ele naum sai?
Estou com esse problema no meu m1(q foi reformado! :D, vai voar esse fds...)
A planta ta muito legal...
Parabens! :D
Abraços,
Mario(o pentelho...XD)

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 11:54 am
por alexcmag
Mario escreveu:,Outra coisa...
A unipoli envia por correio o depron?
Esses recortes sao como flaps eh?
Como faço para prender o motor de forma q ele naum sai?
Estou com esse problema no meu m1(q foi reformado! :D, vai voar esse fds...)
A planta ta muito legal...
Parabens! :D
Abraços,
Mario(o pentelho...XD)


A Unipoli envia por Vaspex se não me engano, é muito grande para correio.

Os recortes são só vincados, não são necessários.

O motor eu fiz um furo nele e no tubo, e prendo um grampo de metal, mas pode ser um parafuso também.

Espero que seja útil, este modelo é excepcional para aprender a pilotar, fico me achando um piloto com ele, consigo fazer de tudo sem lenhar.

Enviado: Sáb Mar 05, 2005 12:03 pm
por alexcmag
Só para deixar a informação completa:

Comprei o SlowStick por R$185,00 na TwoHobbies, às vezes falta mas talvez ainda tenha na TwoHobbies, Wings, Nimbus e outras lojas.

O motor dele custa R$85,00 na HobbyFly, a hélice original R$6,00 na HobbyFly.

Juntando motor e hélice com o preço de rodinhas, arame, depron, tubo da fuselagem e todo o resto, acho que compensa comprar o original, que já vem com tudo completo, só faltando o equipamento de rádio e bateria.

Mas para quem gosta de fazer os próprios modelos, ou já tem o material necessário para fazê-lo, ou vai usar como referência e fazer suas próprias modificações, a planta está aí.

Enviado: Seg Mar 07, 2005 1:36 pm
por Cristiano Kaufmann
Alex,

qual o peso do slow stick, só do avião, sem motor?
Quero ver se faço um para mim, usando o meu EPS100C-AS com 8 células NIMH 750mAh Gama Power e hélice 10x8.

Obrigado.

Existe alguma vantagem de se fazer a asa, através de um bloco de isopor, cortada com fio quente, usando como gabarito 2 nervuras em balsa, presas em cada lado do bloco?
Acho que ficaria mais leve do que a de depron!

Cristiano.

Enviado: Seg Mar 07, 2005 2:47 pm
por HILVIO ALEMI
Alex,


- Esse kit do Ugly Stick que vc adquiriu é de qual fabricante?
- O PM101TR sem redução, hélice 5x3, bateria 2S formaria um bom
conjunto para esse UStick?
Desculpe a "sessão de inquisição" mas como vc sabe a gente por aqui somente tem usado aviões shockflyer.

Enviado: Seg Mar 07, 2005 3:11 pm
por alexcmag
O SlowStick é da GWS.

O peso sem motor e eletrônica fica em cerca de 240g, mas lembro disto de cabeça, vou ter que aferir em casa pra dar certeza.

O isopor só funciona bem se estiver trabalhando por tração/comprão, não é legal para asas casquinha como a do SlowStick, fora que é quase impossível cortar isopor neste formato.

Mas você pode fazer uma asa plano-conveza no formato destas nervuras, voa mais rápido, mas funciona. O Handa fez isto com o dele, e voa bem.

Motor direct-drive não combina com este modelo, ele é muito lento e a hélice vai ficar com incidência muito grande em relação ao fluxo de ar que chega nela.

Já tentei usar o 400BR num modelo menor com perfil casquinha e bem lento (já ficou no passado, mas era meu modelo de 1,5h, demorei apenas 90 minutos para fazê-lo e lincá-lo). Tinha que voar com motor à toda, gastando muita bateria e não subia muito alto, não passava de uns 10 metros de altura.

O mesmo conjunto de motor e bateria no Buster (mais aerodinâmico e rápido) resulta num modelo que sobe rapidamente e voa com meio motor.