Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

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Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2005 11:36

Como o estoque de SlowStick está acabando, e descobri que é um ótimo modelo para aprender a voar (e pra melhorar ainda mais consegue voar com equipamento standard), fiz a planta dele:
Anexos
plantaslowstick.GIF
(32.5 KiB) Baixado 91974 vezes
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Mensagempor Mario » 05 Mar 2005 11:44

O que eh aqle recorte na asa?
Sempre tive essa duvida vendo o do Gustavo na pagina dele mais sempre me esqci de perguntar... :P :shock: :lol:
A asa dele eh undercamber ou plano-convexa?

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Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2005 11:47

Pode ser feito em depron de 4mm, curvando no formato da nervura.

O formato da nervura é importante porque dá um bom planeio. Os recortes no bordo de fuga também.

As longarinas no bordo de ataque e bordo de fuga são de vareta fibra de vidro no original, com os diedros em tubo de alumínio interligando as duas metades da asa. Mas varetas de bambú fazem o serviço também.

No meu coloquei um espeto de churrasco reforçando o meio da asa, como uma terceira longarina.

Esqueci de marcar o CG, fica a 10cm do bordo de ataque da asa.

A vareta da fuselagem é um tubo de alumínio de seção quadrada de 80cm de comprimento por 1cm de lado, mas qualquer coisa no formato serve.

O motor original é um EPS400C-DS com hélice 10x6 HyperDrive, e é encaixado direto na ponta da vareta, sem nenhum ângulo.

Com servos pequenos voa com baterias de:
7,2V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.)
7,2V 950mAh NiMh (Kan, do Oriole)
8,4V 650mAh NiMh (GWS)
9,6V 650mAH NiMh (Gama Power)
10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.)

Com servos standard testei com:
7,2V 950mAh NiMh (Kan, do Oriole), ficou no limite mas voou
10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.), voou legal

Com servos pequenos e bateria leve motor 350C-CS com 10x4,7 dá conta dele também. Também há uma versão com motor 350C-DS com hélice 12x6 se não me engano, que também voa muito bem.
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Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2005 11:50

Mario escreveu:O que eh aqle recorte na asa?
Sempre tive essa duvida vendo o do Gustavo na pagina dele mais sempre me esqci de perguntar... :P :shock: :lol:
A asa dele eh undercamber ou plano-convexa?


Aquele recorte parecendo aileron na verdade é enfeite, não faz sentido colocar aileron nele. Os dentes no bordo de fuga têm função aerodinâmica.

A asa é undercamber, apenas uma casquinha no formato da nervura que postei. O truque para melhorar o arrasto é o reflex (ela parece um S) e os recortes.

Ah, a longarina do bordo de fuga é mais curta mesmo, para o peso forçar um washout natural.
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Mensagempor Mario » 05 Mar 2005 11:51

,Outra coisa...
A unipoli envia por correio o depron?
Esses recortes sao como flaps eh?
Como faço para prender o motor de forma q ele naum sai?
Estou com esse problema no meu m1(q foi reformado! :D, vai voar esse fds...)
A planta ta muito legal...
Parabens! :D
Abraços,
Mario(o pentelho...XD)

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Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2005 11:54

Mario escreveu:,Outra coisa...
A unipoli envia por correio o depron?
Esses recortes sao como flaps eh?
Como faço para prender o motor de forma q ele naum sai?
Estou com esse problema no meu m1(q foi reformado! :D, vai voar esse fds...)
A planta ta muito legal...
Parabens! :D
Abraços,
Mario(o pentelho...XD)


A Unipoli envia por Vaspex se não me engano, é muito grande para correio.

Os recortes são só vincados, não são necessários.

O motor eu fiz um furo nele e no tubo, e prendo um grampo de metal, mas pode ser um parafuso também.

Espero que seja útil, este modelo é excepcional para aprender a pilotar, fico me achando um piloto com ele, consigo fazer de tudo sem lenhar.
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Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2005 12:03

Só para deixar a informação completa:

Comprei o SlowStick por R$185,00 na TwoHobbies, às vezes falta mas talvez ainda tenha na TwoHobbies, Wings, Nimbus e outras lojas.

O motor dele custa R$85,00 na HobbyFly, a hélice original R$6,00 na HobbyFly.

Juntando motor e hélice com o preço de rodinhas, arame, depron, tubo da fuselagem e todo o resto, acho que compensa comprar o original, que já vem com tudo completo, só faltando o equipamento de rádio e bateria.

Mas para quem gosta de fazer os próprios modelos, ou já tem o material necessário para fazê-lo, ou vai usar como referência e fazer suas próprias modificações, a planta está aí.
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Mensagempor Cristiano Kaufmann » 07 Mar 2005 13:36

Alex,

qual o peso do slow stick, só do avião, sem motor?
Quero ver se faço um para mim, usando o meu EPS100C-AS com 8 células NIMH 750mAh Gama Power e hélice 10x8.

Obrigado.

Existe alguma vantagem de se fazer a asa, através de um bloco de isopor, cortada com fio quente, usando como gabarito 2 nervuras em balsa, presas em cada lado do bloco?
Acho que ficaria mais leve do que a de depron!

Cristiano.

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Mensagempor HILVIO ALEMI » 07 Mar 2005 14:47

Alex,


- Esse kit do Ugly Stick que vc adquiriu é de qual fabricante?
- O PM101TR sem redução, hélice 5x3, bateria 2S formaria um bom
conjunto para esse UStick?
Desculpe a "sessão de inquisição" mas como vc sabe a gente por aqui somente tem usado aviões shockflyer.

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Mensagempor alexcmag » 07 Mar 2005 15:11

O SlowStick é da GWS.

O peso sem motor e eletrônica fica em cerca de 240g, mas lembro disto de cabeça, vou ter que aferir em casa pra dar certeza.

O isopor só funciona bem se estiver trabalhando por tração/comprão, não é legal para asas casquinha como a do SlowStick, fora que é quase impossível cortar isopor neste formato.

Mas você pode fazer uma asa plano-conveza no formato destas nervuras, voa mais rápido, mas funciona. O Handa fez isto com o dele, e voa bem.

Motor direct-drive não combina com este modelo, ele é muito lento e a hélice vai ficar com incidência muito grande em relação ao fluxo de ar que chega nela.

Já tentei usar o 400BR num modelo menor com perfil casquinha e bem lento (já ficou no passado, mas era meu modelo de 1,5h, demorei apenas 90 minutos para fazê-lo e lincá-lo). Tinha que voar com motor à toda, gastando muita bateria e não subia muito alto, não passava de uns 10 metros de altura.

O mesmo conjunto de motor e bateria no Buster (mais aerodinâmico e rápido) resulta num modelo que sobe rapidamente e voa com meio motor.
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Mensagempor Vianna » 08 Mar 2005 09:56

Oi Alex,

Inicialmente, obrigado pela gentileza de compartilhar a planta com os membros do fórum.

Sou novo aqui no forum e já vou começando tirando as dúvidas:

Percebi que você não citou a configuração com a bateria 7,2V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) com os servos standard.

Será que voa legal com um motor 350C-CS com a hélice 10x4,7 e servos standard, ou seria melhor utilizar a bateria de 10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) que você testou ?

O ICS 300F suporta 10,8 V? Na descrição do produto prevê que a bateria deve variar de 6V~9.6V. Qual a solução?

Grato

Vianna

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Mensagempor alexcmag » 08 Mar 2005 10:12

Vianna escreveu:Oi Alex,

Inicialmente, obrigado pela gentileza de compartilhar a planta com os membros do fórum.

Sou novo aqui no forum e já vou começando tirando as dúvidas:

Percebi que você não citou a configuração com a bateria 7,2V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) com os servos standard.

Será que voa legal com um motor 350C-CS com a hélice 10x4,7 e servos standard, ou seria melhor utilizar a bateria de 10,8V 1400mAh LiIon (do César, PC, etc.) que você testou ?

O ICS 300F suporta 10,8 V? Na descrição do produto prevê que a bateria deve variar de 6V~9.6V. Qual a solução?

Grato

Vianna


Não cheguei a testar com a 2S do César porque o vento tava animal, tentei as que dão mais velocidade, mas posso testar amanhã se o tempo estiver mais calmo.

Pela impressão que tive do modelo, deve decolar mas talvez fique muito no limite, o que não é legal para iniciante... Vamos ver.

O 350C-CS com 10x4,7 gasta mais do que o motor que usei, se colocar a LiIon 10,8V vai derreter o motor e a bateria. Neste caso melhor a 7,2V mesmo, mas não fiz este teste porque meu 350 tá no F18.

Nos testes de vôo que fiz no SlowStick original não tive grandes vantagens (nem desvantagens) no 350, a performance com bateria 2S ficou equivalente mas o 350 gastou mais.

Se for para comprar motor e bateria acho o EPS400C-DS com 3S mais adequado, mas se você já tem ambos, pode usar.

A idéia do SlowStick é aproveitar equipamento para reduzir custo, então não custa estudar as possibilidades.

O modelo com certeza é um ótimo voador e se não voar com o motor escolhido uma combinação diferente com certeza resolve.
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Mensagempor alexcmag » 09 Mar 2005 00:19

Eu estava devendo os pesos... Aí vai:

Asas: 110g
Profundor: 20g
Leme: 10g
Trem de pouso: 20g
Fuselagem (com links e suportes): 50g
Motor, hélice e spinner: 110g
Bateria LiIon 3S 1400mAh: 120g
Par de servos: 20g
Receptor: 10g
Speed: 10g

Total: 480g pronto para voar
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Mensagempor Stuka » 09 Mar 2005 20:34

Caro Cristiano, quando vc. for confeccionar uma asa em isopor, não :shock: use nervuras de balsa como gabarito, dê preferência a um gabarito (nervuras) em alumínio, pois o fio quente poderá danificar a balsa no momento do corte e sua asa poderá sair com irregularidades, e provavelmente vc terá que consertar as imperfeições na lixa, para o acabamento final.

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Mensagempor Cristiano Kaufmann » 09 Mar 2005 21:25

Stuka,

valeu pela dica!
É verdade, quando eu estava cortando a asa, com o gabarito das nervuras em balsa, o fio quente ficava pulando, por causa do atrito com a balsa. Mas qual alumínio usar? De preferência um que posso cortar com uma tesoura, não acha?

Alex,

será que consigo fazer essa asa(Slow Stick) em depron 2mm?
Na verdade, na minha cidade, só consigo pluma 4mm, mas estou conseguindo cortá-lo ao meio(horizontal) ficando com 2 pedaços de 2mm.
Acredito que isso diminuirá bastante o peso, pois quero usar um motor 100C-AS e 8 céls. 750mAh NIMH.

Obrigado.

Cristiano.

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Mensagempor alexcmag » 29 Mar 2005 07:10

Cristiano Kaufmann escreveu:Stuka,

Alex,

será que consigo fazer essa asa(Slow Stick) em depron 2mm?
Na verdade, na minha cidade, só consigo pluma 4mm, mas estou conseguindo cortá-lo ao meio(horizontal) ficando com 2 pedaços de 2mm.
Acredito que isso diminuirá bastante o peso, pois quero usar um motor 100C-AS e 8 céls. 750mAh NIMH.

Obrigado.

Cristiano.


Consegue, mas vai ter que fazer alguns reforços para não ficar batendo asa. O Gustavo fez de Unipoli 2mm que é bem mais mole que o Pluma cortado para 2mm e funciona.

No caso recomendo uma vareta de fibra ou de bambú ao longo de toro o bordo de ataque e se possível na altura do CG também, e talvez um tirante travando a metade da asa no trem de pouso, por exemplo.
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Mensagempor Woitas » 29 Mar 2005 07:57

Stuka escreveu:Caro Cristiano, quando vc. for confeccionar uma asa em isopor, não :shock: use nervuras de balsa como gabarito, dê preferência a um gabarito (nervuras) em alumínio, pois o fio quente poderá danificar a balsa no momento do corte e sua asa poderá sair com irregularidades, e provavelmente vc terá que consertar as imperfeições na lixa, para o acabamento final.



Cristiano, um alumínio que é muito fácil de cortar com a tesoura é "chapa de fotolito", procure em gráficas na sua cidade, os caras vendem as chapas usadas muito barato, aqui em Curitiba as vezes fica dificil de encontrar, pois as gráficas estão cada vez mais "digitais"...

Eu faço assim, imprimo os perfis no Profili, recorto, colo no alumínio com cola em bastão, recorto, faço alguns furinhos para fixar o gabarito no bloco de isopor com alfinetes...
_______________
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Mensagempor Ivan Amorim » 09 Abr 2005 16:03

Alex, tenho 1 dúvida. Ao invés de imprimir em tamanho real, vou desenhar com as devidas medidas. Como refaço , desenhando, o perfil??? :lol:

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Mensagempor alexcmag » 16 Abr 2005 16:10

Ivan Amorim escreveu:Alex, tenho 1 dúvida. Ao invés de imprimir em tamanho real, vou desenhar com as devidas medidas. Como refaço , desenhando, o perfil??? :lol:


Desenhe uma linha reta do tamanho da envergadura, tire medidas a cada 1cm e vá copiando os pontos. Foi assim que transcrevi da asa para o papel, já que náo tava muito a fim de destruí-la.

Fui medindo com o paquímetro a cada centímetro e transcrevi pro micro.
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Mensagempor alexcmag » 16 Abr 2005 16:11

cineas marreiros dos sant escreveu:desculpem a ignorancia :!: o que e cesar ou pc que baterias sao essas :?: :shock:


César é um de nossos colegas que comprou um lote de células LiIon a preço de banana e nos revendeu baratinho.

PC é uma loja da Santa Ifigênia (www.pceletronica.com.br)
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Mensagempor §§*SNAKE*§§ » 14 Mai 2005 12:33

alexcmag escreveu:
Aquele recorte parecendo aileron na verdade é enfeite, não faz sentido colocar aileron nele. Os dentes no bordo de fuga têm função aerodinâmica.


tenho um pouco de experiencia em vôo e eu queria fazer esse slow stick pra filmagem aérea, se eu colocasse airelons ele não ficaria com vôo mais controlável e preciso pra evitar acidentes???

se eu fizer essa mudança teria de mudar o estilo de asa casquinha pra asa igual a do starcesna400 do alexmag??

ahh, e é claro no caso eu só iria adicionar o airelon ao projeto inicial, mantendo o leme e todo o resto, iria usar um gws350D e bateria 2s 7,4v 1500mah polyquest.

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Mensagempor alexcmag » 14 Mai 2005 13:44

§§*SNAKE*§§ escreveu:
alexcmag escreveu:
Aquele recorte parecendo aileron na verdade é enfeite, não faz sentido colocar aileron nele. Os dentes no bordo de fuga têm função aerodinâmica.


tenho um pouco de experiencia em vôo e eu queria fazer esse slow stick pra filmagem aérea, se eu colocasse airelons ele não ficaria com vôo mais controlável e preciso pra evitar acidentes???

se eu fizer essa mudança teria de mudar o estilo de asa casquinha pra asa igual a do starcesna400 do alexmag??

ahh, e é claro no caso eu só iria adicionar o airelon ao projeto inicial, mantendo o leme e todo o resto, iria usar um gws350D e bateria 2s 7,4v 1500mah polyquest.


Aileron com este baita diedro não vai fazer a menor diferença. A não ser que diminua o diedro e faça a asa fechada para ficar mais firme.

Leme e profundor não é menos preciso do que aileron. Pelo contrário, depois de trimado se você soltar o modelo ele mantém uma atitude de vôo horizontal e estável sem nenhum comando, o ideal para tirar fotos.
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Mensagempor _fgp_ » 27 Ago 2005 10:29

ALEX.....COMO ASSIM O CG FICA A 10CM DO BORDO DE ATAQUE?
nao é so equilibrar os equipamentos do modelo? nesse ponto vai alguma vareta ou alguma coisa assim????pq nao consegui entender como definir o CG e prque voces fazem auqlea "bolinha" nas plantas com a inscrição "CG".

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Mensagempor alexcmag » 27 Ago 2005 11:04

[quote:083b089c4f="_fgp_"]ALEX.....COMO ASSIM O CG FICA A 10CM DO BORDO DE ATAQUE?
nao é so equilibrar os equipamentos do modelo? nesse ponto vai alguma vareta ou alguma coisa assim????pq nao consegui entender como definir o CG e prque voces fazem auqlea "bolinha" nas plantas com a inscrição "CG".[/quote:083b089c4f]

CG é o ponto do modelo onde ele deve ficar equilibrado horizontalmente se você apoiar por ali. A bolinha é só para indicar o local.

Do ponto de vista da física, é o ponto onde a resultante da aceleração da gravidade atua.
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"Demoslowiselle"

Mensagempor marinho » 29 Ago 2005 17:32

Estou pensando em adaptar essa planta para fazer um Demoiselle.
Será que ficaria bom fazendo toda aquela estrutura do corpo?
Será que recortando as asas e as emprenagens com o desenho do Demoiselle não perderia alguma eficiência?
Gostaria de opniões.

abs

Marinho


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