Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título

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claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 16 Nov 2007 17:49

Acho que o Cedro vai ficar muito pesado. Use vara depesca de camelô, daquelas mais simples, sem as argolas para a linha. Custa em torno de 5 paus, e a ponta ainda serve para fazer linkagem

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Patetta-MG
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Mensagempor Patetta-MG » 17 Nov 2007 13:40

Caro Sapinho...

Andei pesando a vara de pesca e o cedro que vou usar e ficou pesado cerca de 15g a mais o cedro...

Porém, ainda não me dei conta como vou fazer para deixar a asa e o conjunto da cauda no mesmo plano usar um tubo cilíndrico.. no caso da vara de pesca... Help-me...

Moisés :)

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 17 Nov 2007 14:35

A vara de pesca te dará 5 ou 6 vezes mais RIGIDEZ do que o Cedro... vai evitar que a cauda fique "dançando".
A melhor maneira que eu encontrei foi usar pequenos pedaços de madeira "plana", que você cola na vara de pesca com o "velho truque" da Super Bonder com Bicarbonato de Sódio (raspe ou lixe o acabamento antes de colar, pois além do verniz existe uma espécie de "cera" protetora), usando uma mesa para garantir que fiquem alinhados. Não serve o fermento em pó, que contém bicarbonato, pois ele também contém amido e um outro sal. Use bicarbonato puro mesmo, coloque um pouco de Super Bonder, e aplique uma "soprada" de bicarbonato por cima. Endurece instantaneamente e cria volume para preencher os vãos, fazendo assim com que a colagem fique extremamente forte (se limpar bem a superficie, colar e tanter arrancar, vai desmanchar a fibra da vara).
Nesse segundo modelo optei por uma fixação NADA ortodoxa, pois construi uma "cabana" de espeto de bambu para suportar a asa, mas a mistura de superbonder e bicarbonato está la, firme... heheeh..
As fotos dão uma idéia.
Abraços!
Anexos
sou meio ignorante mesmo.JPG
Aas nervuras foram cortadas com fio quente, normalmente... MAS OS CORTES PARA OS REFORÇOS FORAM FEITOS NA SERRA CIRCULAR... IGNORANTE?? EU ???
sou meio ignorante mesmo.JPG (27.01 KiB) Exibido 18003 vezes
asa em trabalho.JPG
asa em trabalho.JPG (18.29 KiB) Exibido 18003 vezes
como formei a asa.JPG
Usei um "oco" de Clark Y de uma asa maciça como "cama" para curvar o Pluma
como formei a asa.JPG (27.09 KiB) Exibido 18003 vezes
tudo reunido e cortado.JPG
tudo reunido e cortado.JPG (26.61 KiB) Exibido 18003 vezes

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Mensagempor claudiorfoi » 17 Nov 2007 14:38

Acabei nem colocando reforço nas asas, e já voou sem.
Anexos
ESC e suporte da bateria.JPG
ESC e suporte da bateria.JPG (25.89 KiB) Exibido 17996 vezes
detalhe da fixação do trem e da asa.JPG
Note-se a "massa" de superbonder com bicarbonato. A linha enrolada apertada e depois "molhada" com super bondar também fica extremamente forte.
detalhe da fixação do trem e da asa.JPG (18.16 KiB) Exibido 17996 vezes
asa montada.JPG
asa montada.JPG (26.35 KiB) Exibido 17996 vezes
armação de suporte da asa.JPG
armação de suporte da asa.JPG (23.59 KiB) Exibido 17996 vezes

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Mensagempor claudiorfoi » 17 Nov 2007 14:43

Depois dessas fotos eu ainda melhorei um pouco a fixação dos elásticos através de duas "travessinhas" de bambu, fixadas com linha e superbonder.
Anexos
vejamos se avua.JPG
vejamos se avua.JPG (29.42 KiB) Exibido 17991 vezes
trem de pouso de motoca.JPG
trem de pouso de moto de 1,99 e varetas de guarda-chuva (as varetas são furadas na ponta, assim o eixo das rodas passa reto e gira solto)
trem de pouso de motoca.JPG (29.25 KiB) Exibido 17991 vezes
pushrods feitos de vara de pesca.JPG
pushrods feitos de vara de pesca.JPG (26.47 KiB) Exibido 17991 vezes

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 17 Nov 2007 14:50

A finalidade dos "trilhos" de espeto de bambu dos dois lados da vara é garantir a fixação da asa e do trem de pouso sem girar, e ao mesmo tempo dar liberdade de deslocar a asa para a frente e para trás para acertar o CG, pois pretendo usar duas baterias diferentes, uma 2S e uma 3S

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Patetta-MG
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Mensagempor Patetta-MG » 17 Nov 2007 18:47

Sapo, obrigado pelas fotos e informações cedidas...
Agora acho que o meu SS sai rapidinho
ABraços
Moisés :)

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 17 Nov 2007 20:33

Acabei de voar o bichinho.... uns 25 minutos com a 3S... Apenas acho que deveria postar no fórum de helicopteros.... Quando acabou a carga da 3S, fui testar com uma 2S, decolou com um pouco de esforço (não coloquei a hélice maior, como deveria), mas nesse instante o vento apareceu do nada, e forte, com rajadas.. Virei pioto de um helicóptero de hélice fixa....
O modelinho de 320 gramas pousou hoverando e voando de costas... hehehehe
Quando tocou no chão e desliguei o motor saiu rodando para trás. Dei um pouquinho de motor só para poder frear o retrocesso e ele quase decolou na vertical de novo... heheh...

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Danangeli
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Mensagempor Danangeli » 13 Dez 2007 13:25

Olá, Claudio, como fixou os servos no tubo(fuselagem) ?? :roll:
valeu :!:
freq. 72830
ch 52

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Antonio Garcia
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Mensagempor Antonio Garcia » 14 Dez 2007 12:58

Olá, tb tenho uma dúvida. Nos modelos treinadores asa alta, o pessoal fala para apontar o motor ligeiramente para baixo e para a direita. No SS isto tb é necessário ?

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 14 Dez 2007 13:30

A velha e boa cola quente, Danangeli... hehehe
Antonio, no primeiro dos meus dois "tijolo stick" o motor ficou apontado para baixo e para a direita com um suporte... No atual (o outro "faleceu" em circunstancias misteirosas), deixei alinhado, e não notei nenhuma diferença...

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Antonio Garcia
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Mensagempor Antonio Garcia » 25 Dez 2007 17:49

O Alexmag disse que o CG deve ficar a 10cm do bordo de ataque. No manual do SS original diz para o CG ficar entre 9,5 e 10,5 cm. Enfim, qual seria o "range" aceitável para esta medida ? O do manual mesmo ?

1 ou 2 cm A MAIS (o meu está com uns 11,5 cm) fazem muita diferença ? Tentei fazer ele voar, mas logo na decolagem ele entra numa subida vertical, o motor não agüenta, e ele acaba caindo. Parece ser mesmo o CG errado, né ?

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Mensagempor claudiorfoi » 25 Dez 2007 18:29

Dizem que "um avião com CG adiantado voa mal... um avião com CG atrasado SÓ VOA UMA VEZ..."
Eu prefiro mais pra frente do que mais pra trás... CG adiantado significa que quando tirar motor o bicho mergulha, mas pelo menos tem menos tendencia a estolar... Depois do vôo de teste, se estiver "narigando" muito pra baixo, altere ligeiramente a posição da asa...

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Antonio Garcia
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Mensagempor Antonio Garcia » 26 Dez 2007 19:41

Olá

Este é o meu SS :)

Ficou muito robusto. Já caiu várias vezes, e o único prejuízo foi uma hélice GWS 9x4.7 :D

Preciso de uma ajudinha. Como já falei acima, quando ele decola, logo em seguida entra numa subida vertical e acabo perdendo o controle.

Acho que é problema com o CG, o que vcs acham ?

O peso total dele é 440g, dando uma carga alar de 14,67g/dm2, Tá bom né ?

Pesei somente a cauda e está com 38g, tá bom esse peso ?

Bom, não dá para chegar a bateria (2S, 2000mAh, 110g) mais para frente, então estou pensando em colocar um peso lá pertinho do motor, para tentar deslocar o CG mais para frente.

O CG depende do tipo de perfil de asa usado ?

Notem que o perfil da minha asa é diferente da planta deste tópico. Aqui o CG sugerido é 10cm. No meu tô achando que 10cm ainda vai ser muito. Enfim, qual seria o ponto de CG ideal para o meu SS ?

[URL=http://imageshack.us][img:a1dbcad9c8]http://img245.imageshack.us/img245/4264/imagem001pp2.jpg[/img:a1dbcad9c8][/URL]

[URL=http://imageshack.us][img:a1dbcad9c8]http://img245.imageshack.us/img245/3804/imagem004modrl8.jpg[/img:a1dbcad9c8][/URL]

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Mensagempor Antonio Garcia » 02 Jan 2008 17:53

Pesquisei e descobri o lugar certo onde deve ficar o CG, e o bichinho voou que foi uma beleza. Muito gostoso pilotar ele. Voei no vento mesmo.

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 02 Jan 2008 19:46

Eu voei o meu ontem à noite, escuridão total (no meio de um pasto, a cerca de 1 km da rodovia mais proxima, e a uns 15 km da cidade...)
Mais tarde eu coloco algumas fotos e um videozinho

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Antonio Garcia
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Mensagempor Antonio Garcia » 02 Jan 2008 22:22

Legal, e vc tem luzes de navegação nele ? Pretendo colocar no meu...

O meu ficou bem robusto. Já caí várias vezes antes de acertar o CG, e ele apenas quebrou o suporte da asa no bordo de fuga. Colei novamente reforçando ainda mais. Hoje, quando finalmente voou, acabei atingindo um poste e ele caiu em cima de uma árvore, e o dano foi bem pouco: apenas rasgou a fita da entelagem com cerca e 1cm de diâmetro no bordo de ataque e soltou uma varetinha do trem de pouso.

Reparos feitos, amanhã vou voar novamente. Esse negócio vicia ehehe...

cabegol
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Mensagempor cabegol » 30 Jan 2008 15:22

Esse modelo serve para um total leigo iniciante como eu ?

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Rodrigo C
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Mensagempor Rodrigo C » 30 Jan 2008 15:32

Serve

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Mensagempor cabegol » 30 Jan 2008 15:36

[quote:731ad16438="Cessnas"]Serve[/quote:731ad16438]

levando em consideração a falta de experiencia na montagem ?

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Mensagempor Rodrigo C » 30 Jan 2008 15:39

Aham, é o modelo + facil de pilotar, mas um simulador antes ajuda!

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Mensagempor Antonio Garcia » 31 Jan 2008 12:26

O uso do simulador COM O TX é fundamental. Eu comecei usando o simulador FMS só com o teclado, pois na época eu ainda não tinha o tx, e já estava voando muito bem. Quando fui usar o tx me enrolei todo. Então decidi pilotar o meu modelo (Slow Stick) somente quando já estava voando bem no simulador. No início não consegui levantar vôo, pois o SS estava com o CG errado. Mas feito este acerto, foi mamão com açúcar.

Fernando Cesar
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Contato:

"Laranjão" - novo SS montado a partir dessa planta

Mensagempor Fernando Cesar » 24 Fev 2008 09:24

Alex e colegas,
Criei um post com meus desafios e dicas de montagem de um SS a partir desse post aqui.
Segue endereço do meu post:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=358103#358103

Muito obrigado!

Fernando :D

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wesley
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Mensagempor wesley » 31 Mai 2008 14:18

amigo beleza . gostaria de saber se o slowstick voa bem com o motor azuzinho . alguem ja fes o teste de voar esse aero com motor azuzinho . ????????????

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wildcat
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Mensagempor wildcat » 31 Mai 2008 14:32

[quote:7dcdd5d348="wesley"]amigo beleza . gostaria de saber se o slowstick voa bem com o motor azuzinho . alguem ja fes o teste de voar esse aero com motor azuzinho . ????????????[/quote:7dcdd5d348]

Seu canalha! hehehe
Vai voar demais com esse setup que vc tem!

Tá querendo fazer um SS???

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."


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