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Scout : Construção passo-a-passo

Enviado: Dom Mar 05, 2006 11:50 am
por Romulo_RJ
Por que montar um modelo Scout????
Resposta: Sei lá.
:D

Na verdade trata-se de mais um modelo treinador. Pode-se usar o 400br como motor e uma bateria de nimh de 9,6v. É de fácil construção, fácil pilotagem e é bonitinho. Vale a pena construir um.
Por isso vou tentar explicar como montá-lo.

Assuntos tais como linkagem e instalação de equipamento não serão abordados, pois o material contido em outros tópicos no fórum já é suficiente.

Para iniciar os trabalhos, recomendo baixar as "pseudo-plantas" que tentei fazer. Corte as peças no exato tamanho indicado na planta, pois na verdade são moldes.

Enviado: Dom Mar 05, 2006 12:00 pm
por Romulo_RJ
Quanto ao material: Podemos utilizar isopor p0...p? (entenda como qualquer tipo de isopor que você achar), depron, pluma, bandejas de frios, pet e etc.

Nesse passo-a-passo vou usar isopor P0 5mm para as paredes da fuselagem e 25 mm para reforços internos (isopor comum de papelaria).
Nos estabilizadores vou usar pluma 5mm.

Então, vamos começar!

A primeira etapa consiste em desenhar as peças no isopor e cortá-las. Se você não tiver um cortador de isopor, use um estilete com a ponta aquecida (esquente no fogão, no isqueiro, na vela... use sua criatividade).

Obs: Os estabilizadores devem, obrigatoriamente, ser feitos com material diferente de isopor p0. Recomendo usar bandeja de frios, depron ou pluma.

Enviado: Dom Mar 05, 2006 12:05 pm
por Romulo_RJ
Agora é hora de unir as laterais com o fundo da fuselagem. A lateral deve vir por cima do fundo! Observe a foto.

Utilize pequenos alfinetes para ajudar na fixação e manutenção da silhueta de fundo (a lateral deve acompanhar a curvatura do fundo). Perceba que o fundo da fuselagem não vai até o final da lateral da fuselagem. Nessa parte que o fundo não "cobre" é justamente o local onde o profundor deverá ser colado.

Enviado: Dom Mar 05, 2006 12:25 pm
por Romulo_RJ
Agora, nesse ponto da montagem, devemos partir para os reforços internos, também chamados de cavernas. Como usei p0 de 5 mm nas paredes da fuselagem, fiz cavernas com p0 de 25mm. Não existe regra para disposição das mesma, depende do bom senso.
Dois pontos vitais, onde esses reforços são obrigatórios são o início e o término da parte plana mais alta da fuselagem (onde a asa será fixada). ESTÃO INDICADOS POR SETAS NA PRIMEIRA FOTO.

Nesse momento estamos com a fuselagem aberta. Falta a parte de cima!
Agora você vai perguntar: Cadê a parte de cima da fuselagem? A parte de cima não consta na planta e nem precisa constar. Essa parte é, em geral, a parte do fundo também. Você pode optar por fazer dois fundos ou tirar as medidas in loco, ou seja, da própria fuselagem semi-acabada. A segunda opção é a mais sensata.

Embora na foto esteja mostrando um trem de pouso, recomendo não usar. Se for seu primeiro avião, esqueça-o! É só um ponto a mais pra quebrar e partir o avião ao meio! Experiência própria!


Antes de fechar o topo da fuselagem, passe os tubos da lincagem.
Veja esse tópico do Alex. Lá Você encontrará muitas fotos sobre lincagem.
http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2344&sid=4861e7410230bb2a0cd70814d7b66a42

Enviado: Dom Mar 05, 2006 1:38 pm
por Romulo_RJ
Com a fuselagem pronta, é hora de preparar os estabilizadores de cauda. Após cortá-los e separar a superfície móvel da superfície fixa (como consta na "pseudo-planta"), lixe todas as bordas a fim de amenizar o arrasto. Lixe na forma de um chanfrado. (VIDE A FOTO)

Também faça o chanfrado no ponto de junção da superfície fixa com a móvel. Depois, junte-as com fita adesiva.

Logo em seguida, cole o estabilizador horizontal na fuselagem. Posicione-o exatamente no local onde acaba o fundo da fuselagem. Tome cuidado para deixá-lo alinhado. Veja a foto!
Cole o estabilizador vertical na parte superior da fuselagem, cuidando para deixá-lo perfeitamente alinhado.

Enviado: Dom Mar 05, 2006 2:02 pm
por denisbv10
ta fikando bacana o modelo...
tb to montando um mas em balsa, dpois posto ums fotos...
abraco

Enviado: Dom Mar 05, 2006 2:11 pm
por Romulo_RJ
Agora é a hora da asa!
Pegue uma placa de isopor p0 de 15mm, corte dois retângulos de 50cm por 17cm.
Como iremos obter esse formato da asa? Simples! Lixe as placas de isopor até conseguir imitar esse formato! Não se preocupe com perfeição. Basta deixar o bordo de ataque (frente da asa) e o bordo de fuga (final da asa) bem finos. De resto apenas tente imitar esse formato. Use lixa de madeira para desgastar o isopor e lixa d’água para dar o acabamento.
Depois de tanto lixar, passe fita adesiva larga em toda a asa, não tem mistério! Logo em seguida coloque (espetado dentro do isopor) uma vareta de bambu. A vareta não tem todo o comprimento da asa, por isso espete-a pelo lado q ficará apoiado na fuselagem pois esse é o lado que sofrerá maior esforço.

Para conseguir manter o diedro na asa, apresento-lhes uma idéia que ainda não vi igual! :D
Pelo lado que você colocou a vareta de churrasco, cole com fita adesiva larga dois canudos de pirulito (um em cada ponta). Cole esses canudos nas duas metades. Eles servirão para fazê-las encaixar. Portanto, alinhe esses canudos perfeitamente.
Tais canudos servirão para encaixar dois arames (como segue na foto). Esses arames serão responsáveis pela manutenção do diedro. Você pode usar raio de roda de bicicleta ou arame de 2mm vendido em casas de modelismo.

Enviado: Dom Mar 05, 2006 3:01 pm
por Romulo_RJ
Agora só faltam alguns detalhes:

1) Instalação do motor: Como consta na foto, cole dois palitos de picolé no bico do avião. Em cima desses palitos, cole o motor.
Dê preferência para cola quente, pois com o uso contínuo do motor, a cola esquenta e fica mole. Sendo assim, numa provável lenha "de bico" o motor vai se soltar facilmente, preservando motor, hélice e aeromodelo.

2) Fixação da asa: Lembra-se dos reforços internos que sugeri lá no início da montagem? Naqueles dois que chamei de obrigatórios, atravesse um palito de bambu a 2 cm do topo da fuselagem. Deixe sobrar para cada lado uns 2 cm. Nesse bambu será preso o elástico de fixação da asa. Veja a foto.

3) Finalização da asa: Unir as duas metades da asa encaixando os arames e usando fita adesiva larga no ponto de união. Não tem segredo. :D

Enviado: Dom Mar 05, 2006 3:09 pm
por Romulo_RJ
Para melhor acabamento, lixe com lixa d'água maior que 240.
Temos três opções:
1) Deixar branquinho.
2) Usar fita adesiva colorida.
3) Aplicar Base Acrílica (recomendo da Acrilex) e pintar com tinta acrílica brilhante. Fica ótimo.

Geralmente escolho a primeira opção, pois geralmente um avião não dura mais que 3 vôos. :lol:

Enviado: Dom Mar 05, 2006 3:22 pm
por Romulo_RJ
Para encerrar, alguns dados/recomendações.

1) Equipamentos que uso:
> Motor 400 GWS
> Hélice 6x3
> Bateria 650 mah 9,6 v nimh (in memoriam)
> Speed control ics 300 gws (in memoriam)
> 2 x servos naro GWS
> Rádio AM
> Massa = 320 g
Obs: Consigo até uns 15 minutos de vôo com 50% do motor.

2) Para usar 400br, não passe de 340 gramas.

3) Use hélice 5x3 com o 400br.

4) Tente não lenhar! :lol:

É só isso! Um bom proveito e um grande abraço para todos!