Scout : Construção passo-a-passo
- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
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Não sou o maior especialista em aerodinâmica de ailerons , alguém que entende a teoria poderia explicar aqui.
O que sei é o seguinte , o certo é considerar o aileron na sustentação , principalmente quando ele não é uma peça "a parte".
Se você prestar atenção , em algumas construções ( e em aviões reais) o aileron realmente "faz parte" da asa.
é como se você cortasse o final do bordo de ataque e fizesse ele se mover.
Para aeromodelos , também existem os ailerons que são uma peça móvel a parte depois do final do bordo de fuga do perfil.
Nesse caso pelo teoria que conhece também deve-se calcular ele como fazendo parte da corda da asa.
Como regra geral utiliza-se aileron com 1/8 do tamanho da asa , então numa asa com 18cm o aileron teria 2cm.
Existe aqui no e-vôo uma artigo sobre a teoria básica dos aviões , nele diz "Os ailerons não são uma extensão da asa, mas um corte com dobradiça, de forma a manter o perfil."
Ou seja , o certo é cortar o final do perfil e fazer essa parte móvel , dessa forma é indiscutível que o aileron conta na corda e na área da asa.
O artigo é esse: [url]http://www.e-voo.com/artigos/aviao/[/url]
O que sei é o seguinte , o certo é considerar o aileron na sustentação , principalmente quando ele não é uma peça "a parte".
Se você prestar atenção , em algumas construções ( e em aviões reais) o aileron realmente "faz parte" da asa.
é como se você cortasse o final do bordo de ataque e fizesse ele se mover.
Para aeromodelos , também existem os ailerons que são uma peça móvel a parte depois do final do bordo de fuga do perfil.
Nesse caso pelo teoria que conhece também deve-se calcular ele como fazendo parte da corda da asa.
Como regra geral utiliza-se aileron com 1/8 do tamanho da asa , então numa asa com 18cm o aileron teria 2cm.
Existe aqui no e-vôo uma artigo sobre a teoria básica dos aviões , nele diz "Os ailerons não são uma extensão da asa, mas um corte com dobradiça, de forma a manter o perfil."
Ou seja , o certo é cortar o final do perfil e fazer essa parte móvel , dessa forma é indiscutível que o aileron conta na corda e na área da asa.
O artigo é esse: [url]http://www.e-voo.com/artigos/aviao/[/url]
- Patetta-MG
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- Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
- Localização: Itaúna - MG
Bom, considerando minha ultima mensagem dois itens acima, ontem fiz algumas consultas a outros tópicos aqui do site e eencontrei algumas respostas que me foram uteis e elucidaram bastante, ams ainda tem duvidas.
Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.
Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.
Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.
Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).
obrigado
Moisés
Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.
Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.
Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.
Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).
obrigado
Moisés
- Patetta-MG
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- Nilo César
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Ola amigo, esta postado a seguir as fotos do meu scout, mas não consegui voar com ele...
logo que o arremessei e coloquei um pouco de motor, ele subiu uns 4 ou 5 metros mas logo depois inclinou para a direita e foi direto para o chão quebrando a minha hélice, não sei oq ouve de errado, o dia estava um pouco ventoso, acredito q é isso!!
se voces podessem me ajudar a descobrir oque deu de errado, jah agradeço!!
abraço a todos.
nilo
logo que o arremessei e coloquei um pouco de motor, ele subiu uns 4 ou 5 metros mas logo depois inclinou para a direita e foi direto para o chão quebrando a minha hélice, não sei oq ouve de errado, o dia estava um pouco ventoso, acredito q é isso!!
se voces podessem me ajudar a descobrir oque deu de errado, jah agradeço!!
abraço a todos.
nilo
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- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
[quote:29925d6f98="Patetta-MG"]Bom, considerando minha ultima mensagem dois itens acima, ontem fiz algumas consultas a outros tópicos aqui do site e eencontrei algumas respostas que me foram uteis e elucidaram bastante, ams ainda tem duvidas.
Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.
Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.
Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.
Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).
obrigado
Moisés[/quote:29925d6f98]
não é bem assim ...
O ângulo de diedro depende de vários fatores , se o aeromodelo é treinador , se tem aileron , se é asa baixa , se a asa é poliédrica etc...
E como o próprio nome diz , é um ângulo e não uma % da envergadura nem da corda da asa ...
O ângulo de modelo para modelo (em cada semi-asa) é mais ou menos esse:
Treinadores asa alta sem aileron: 3 a 6 graus
Treinadores asa alta com aileron: 0 a 3 graus
Treinadores asa baixa sem aileron: 5 a 7 graus
Treinadores asa baixa com aileron: 2 a 6 graus
Acrobáticos asa alta : 0 a 3 graus
Acrobáticos asa baixa: geralmente 0 graus
Lógico que em 99% dos casos é melhor seguir o indicado na planta.
Eu sugiro uns 5graus de diedro em cada semi-asa do Scout , para calcular você faz o seguinte:
sen x = "cateto oposto"/"hipotenusa"
Sendo
sen x = ângulo que vc quer para a semi asa
cateto oposto = altura do chão à asa , obtem-se usando pote de margarina , livros , régua ou seja lá o que for..
Hipotenusa = Comprimento da semi asa.
Exemplo:
Supondo que você tenha uma asa de 1m de envergadura cortada em duas semia-asa tendo 50cm cada uma e você queira um 5 graus de diedro em cada semi-asa.
O seno usado sera de 10 graus , pois você precisa de 5graus em cada semi-asa e elas são de mesmo tamanho e sua junção será colocada exatamente no centro da fuselagem.
sen 10 = x/50
0,173648 = x/50
x = 0,173648 * 50
x =~ 8,6824
Ou seja , você precisa de uma altura de aproximadamente 8,68cm para poder gerar um ângulo de 5 graus numa "peça" de 50cm.
Sabendo disso usa-se uma "plataforma" feita de qualquer material (eu uso livros por achar mais fácil aproximar a altura necessário adicionando folhas ou livretos) , dai coloco uma das pontas da semi casa no chão e a outra em cima dessa plataforma.
Dai pego a segunda semi-asa , totalmente apoiada no chão e cola a outra que está com os 10 graus de diedro.
Quando as 2 estão coladas , basta tirar ela da plataforma que o ângulo fica 5 graus em cada semi-asa com uma precisão muito boa.
Edit:
Outra sugestão muito boa , que tenho seguido em alguns casos (aeros mais simples) e que tem dado muito certo é na hora de colar uma semi-asa na outra usar palitinhos de pirulito e araminho para fazer o diedro no tamanho que desenho.
Tá tudo explicadinho aqui no tópico , basta colar um tubinho de pirulito em cada semi-asa e passar o araminho por dentro dos tubinhos juntando uma asa a outra.
Dai você pega a "altura" necessária para formar o ângulo (no nosso exemplo 8,68cm) e vai ajustando "manualmente" (afinal o ferrinho entorta) e quando chegar no ponto ideal apenas passa alguma cola.
No caso de aeros mais bem acabados , o esquema com livros , formando o diedro certinho , cortando a junção para fazer um bom encaixe e colando com epóxi(araldite) da um acabamento e uma precisão maior.
Vi em um delas, que o diedro deve ser tal, que o ângulo elevo entre 0% e 10% a envergadura da asa, mas acredito eu que a pessoa (que nao me lembre quem) esteja falando em cada painel.
Considerando que a asa terá 1m de envegadura, significando 50cm em cada painel, a elevação máxima seria de 5cm, o que acarretaria em um ângulo de 5,7º.
Seria isso mesmo ou é muito esse ângulo.
Considere que será um perfil clark Y em um treinador para mim (iniciante).
obrigado
Moisés[/quote:29925d6f98]
não é bem assim ...
O ângulo de diedro depende de vários fatores , se o aeromodelo é treinador , se tem aileron , se é asa baixa , se a asa é poliédrica etc...
E como o próprio nome diz , é um ângulo e não uma % da envergadura nem da corda da asa ...
O ângulo de modelo para modelo (em cada semi-asa) é mais ou menos esse:
Treinadores asa alta sem aileron: 3 a 6 graus
Treinadores asa alta com aileron: 0 a 3 graus
Treinadores asa baixa sem aileron: 5 a 7 graus
Treinadores asa baixa com aileron: 2 a 6 graus
Acrobáticos asa alta : 0 a 3 graus
Acrobáticos asa baixa: geralmente 0 graus
Lógico que em 99% dos casos é melhor seguir o indicado na planta.
Eu sugiro uns 5graus de diedro em cada semi-asa do Scout , para calcular você faz o seguinte:
sen x = "cateto oposto"/"hipotenusa"
Sendo
sen x = ângulo que vc quer para a semi asa
cateto oposto = altura do chão à asa , obtem-se usando pote de margarina , livros , régua ou seja lá o que for..
Hipotenusa = Comprimento da semi asa.
Exemplo:
Supondo que você tenha uma asa de 1m de envergadura cortada em duas semia-asa tendo 50cm cada uma e você queira um 5 graus de diedro em cada semi-asa.
O seno usado sera de 10 graus , pois você precisa de 5graus em cada semi-asa e elas são de mesmo tamanho e sua junção será colocada exatamente no centro da fuselagem.
sen 10 = x/50
0,173648 = x/50
x = 0,173648 * 50
x =~ 8,6824
Ou seja , você precisa de uma altura de aproximadamente 8,68cm para poder gerar um ângulo de 5 graus numa "peça" de 50cm.
Sabendo disso usa-se uma "plataforma" feita de qualquer material (eu uso livros por achar mais fácil aproximar a altura necessário adicionando folhas ou livretos) , dai coloco uma das pontas da semi casa no chão e a outra em cima dessa plataforma.
Dai pego a segunda semi-asa , totalmente apoiada no chão e cola a outra que está com os 10 graus de diedro.
Quando as 2 estão coladas , basta tirar ela da plataforma que o ângulo fica 5 graus em cada semi-asa com uma precisão muito boa.
Edit:
Outra sugestão muito boa , que tenho seguido em alguns casos (aeros mais simples) e que tem dado muito certo é na hora de colar uma semi-asa na outra usar palitinhos de pirulito e araminho para fazer o diedro no tamanho que desenho.
Tá tudo explicadinho aqui no tópico , basta colar um tubinho de pirulito em cada semi-asa e passar o araminho por dentro dos tubinhos juntando uma asa a outra.
Dai você pega a "altura" necessária para formar o ângulo (no nosso exemplo 8,68cm) e vai ajustando "manualmente" (afinal o ferrinho entorta) e quando chegar no ponto ideal apenas passa alguma cola.
No caso de aeros mais bem acabados , o esquema com livros , formando o diedro certinho , cortando a junção para fazer um bom encaixe e colando com epóxi(araldite) da um acabamento e uma precisão maior.
- Patetta-MG
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Oi gustavo,
como dito, a relação de % eu li em algum tópico aqui no forum e não me lembro mais onde, procurei e nao achei.
entendi sim o seu esquema.... o esquema da trigonometria utilizada é básica.... até ai eu já tinha chegado...
só não sabia mesmo qual o ângulo a ser projetado, mas agora vc já me ajudou muito.
Obrigado
moisés
como dito, a relação de % eu li em algum tópico aqui no forum e não me lembro mais onde, procurei e nao achei.
entendi sim o seu esquema.... o esquema da trigonometria utilizada é básica.... até ai eu já tinha chegado...
só não sabia mesmo qual o ângulo a ser projetado, mas agora vc já me ajudou muito.
Obrigado
moisés
- Gustavo Murad
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- Alefrangel
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- Registrado em: Ter Mai 19, 2009 11:33 am
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Dúvida canais receptor
Prezados, comecei a construir o meu scout há umas 3 semanas e estou na fase final. Comprei um rádio Futaba 4YF só que ele é MOD 1 (acelerador no stick direito) e agora estou com uma dúvida:
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron
Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?
Nas recomendações no fórum e-vôo li que a ordem para ligar os canais no receptor é a seguinte:
Canal 1 = aileron
Canal 2 = profundor
Canal 3 = motor
Canal 4 = leme.
Esta recomendação é somente para os rádios MOD 2? No caso de MOD 1 eu deveria inverter a ordem em que devo ligar?
Canal 1 = leme
Canal 2 = motor
Canal 3 = profundor
Canal 4 = aileron
Estou querendo fazer o teste de bancada para o meu aeromodelo, mas estou com medo de queimar o receptor se ligar na ordem invertida. Existe esta possibilidade?
- Alefrangel
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Tirei uma "cola" do modelo do Michael Caetano para entelar.
Ele possui as medidas recomendadas na página inicial do fórum e foi feita a fuselagem e asa em isopor P3 com estabilizadores deprom 4mm.
Para linkagem eu usei conectores sindal para facilitar a regulagem dos servos.
Seguem as fotos do modelo até agora:
Ele possui as medidas recomendadas na página inicial do fórum e foi feita a fuselagem e asa em isopor P3 com estabilizadores deprom 4mm.
Para linkagem eu usei conectores sindal para facilitar a regulagem dos servos.
Seguem as fotos do modelo até agora:
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