Scout : Construção passo-a-passo

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Faz o seguinte, compra da hobbycity.

Eles entregam para qualquer parte do mundo.

Vai sair mais barato ainda do que você imagina.

Uma bateria 3S 1600mAh 20c + carregador Acuccel-6 (ótimo, carrega todo tipo de bateria) + motor E-max 2822 + Variador Hobbykking 25A sai por 61.18 dólares.

Com o frete não deve ficar por mais de 80 dólares, isso em Euros dá uns 56 euros.


Bem é quase 10x mais barato que comprar ai, não sei como funciona o imposto ai, mas aqui no Brasil o imposto é um dos mais altos do mundo e mesmo assim compensa muito comprar na hobbycity.
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Viva pessoal,

Boas noticias,

Já reconstrui o aviao mas desta vez coloquei um motor brushless como já tinha dito antes, a bateria é a mesma. Ontem decidi ir experimentar e, o motor com a mesma bateria consegue puxa-lo, tem força mais que suficiente. :D O voo foi um pouco atribulado, andei desligado do aeromodelismo uns anos, mas correu bem. Acho que fiz asneira ao colocar um diedro na asa muito elevado, estou a pensar fazer outra asa sem diedro ou então com muito pouco. Acho o leme de profundidade exageradamente grande para este aviao, reage demasiado, não acham o mesmo? De um modo geral gostei, é um aviao que voa sozinho, quase... :wink:

[img:c1cbf3572f]http://img197.imageshack.us/img197/7803/imagem0026h.jpg[/img:c1cbf3572f]
[img:c1cbf3572f]http://img517.imageshack.us/img517/2479/imagem0027w.jpg[/img:c1cbf3572f]

cumpts e bons voos
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Vitor, é bom lembrar que se você estiver usando um variador para motores sem escova, vai ter que configurar o corte dele para NI-CD ou NI-MH, que é de 0,8v, se não o voo dura muito pouco e vai criar efeito memoria nas baterias de NI-CD.
Olha o meu triciclo que usava bateria de NI-CD de 7,2v, com variador e motor sem escovas: http://www.youtube.com/watch?v=_329rXBCVx4 , as baterias duravam pouco, acabei criando efeito memoria nelas, pois não sabia que tinha que configurar o variador na época.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Warne, obrigado pelo conselho... Belo triciclo tens ai. :)

Estou a pensar fazer uma maquina de fio quente para cortar isopor e assim fazer umas asas novas com melhor acabamento. Alguem sabe que tipo de fonte devo usar e que tipo de fio? Tenho uma fonte de computador que debita +5V @ 20A ou +12V @ 8A, já a experimentei com cabo de aço mas parece que não tem potencia suficiente para aquecer um fio comprido.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

A fonte que citou na linha +12v @ 8A daria conta de um fio bem fino, tipo aquele fio mais fino da corda de guitarra de aproximadamente uns 70cm.

Tenta com 70cm , depois 50cm e vai reduzindo até achar um ponto que o fio esquenta bastante.

Use a corda 1 de guitarra/violão , mas após perceber que ela oxidou um pouco, senão ela estoura.
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Gustavo, experimentei a fonte nos 12V 8A mas não dá, ela deve ter um sistema qualquer que a desliga quando a corrente necessária é muito elevada, deve ser protecção contra curtos. Nos 5V 20A já dá mas para um comprimento de cabo de 50cm (+ ou - 0.8mm) de aço (penso eu), a fonte não consegue aquecer muito, mas para cerca de 30cm já aquece o suficiente, é mesmo por pouco. Vou tentar arranjar uma fonte mais potente.

Alguem sabe qual é o perfil mais adequado para a asa deste trainer?
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Que bom que gostou do triciclo Vitor! Uso uma fonte de 24v e 2A, e fio de cerca elétrica, muito bom, suporta bem o "esticão"!!! Meu cortador tem 70cm, e uso garras jacaré para regular a temperatura.
Eu costumo usar o velho e ultrapassado Clark-y como perfil de asa.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/96/Clark_Y_airfoil.svg/800px-Clark_Y_airfoil.svg.png

Abs

Warne
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

ClarkY ou os perfis "Simplex" com Thickness maiores são bons para aermodelos treinadores, principalmente pela facilidade de cortar no cortador.

Vitormines, sobre a fonte, achei que você sabia que na linha +12 a fonte não fornece quase nada de corrente, além de variar muito e cair muito a tensão quando exigido qualquer corrente.

Existem algumas maneiras de solucionar isso, uma delas é colocar uma "carga" na linha 5V para estabilizar a 12V, que para "cortadores" funciona +ou-

As outras maneiras estão em forma de tutorial, e todas duas vão fazer de sua fonte um ótimo cortador:

[url]http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte[/url]

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=18722&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=[/url]


Mesmo com uma fonte mais potente, sem fazer modificações a linha +12V não vai funcionar como você quer, é preciso modificar a fonte para conseguir que ela estabilize e fornece correntes antes na linha +12V.
vitormines
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 4:47 pm
Localização: Vale de Cambra (Aveiro)

Mensagem por vitormines »

Gustavo, esse tutorial está muito bom, obg... eu não sabia que os 12V da fonte não eram regulados, dai a fonte desligar quando a corrente pedida era elevada. Já fiz alterações e agora a fonte já tem os 12V regulados, o cabo de aço agora até aquece demais... lol

Amanha quero ver se faço a nova asa, vou também comprar uma lipo e um carregador, o avião vai voar muito melhor de certeza... :D
Ricardo3622
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Mai 25, 2009 2:20 pm
Localização: São Paulo

Re: Scout : Construção passo-a-passo

Mensagem por Ricardo3622 »

[quote:9add7df52b="Romulo_RJ"]Por que montar um modelo Scout????
Resposta: Sei lá.
:D

Na verdade trata-se de mais um modelo treinador. Pode-se usar o 400br como motor e uma bateria de nimh de 9,6v. É de fácil construção, fácil pilotagem e é bonitinho. Vale a pena construir um.
Por isso vou tentar explicar como montá-lo.

Assuntos tais como linkagem e instalação de equipamento não serão abordados, pois o material contido em outros tópicos no fórum já é suficiente.

Para iniciar os trabalhos, recomendo baixar as "pseudo-plantas" que tentei fazer. Corte as peças no exato tamanho indicado na planta, pois na verdade são moldes.[/quote:9add7df52b]
Responder