Página 1 de 24

Scout : Construção passo-a-passo

Enviado: 05 Mar 2006 11:50
por Romulo_RJ
Por que montar um modelo Scout????
Resposta: Sei lá.
:D

Na verdade trata-se de mais um modelo treinador. Pode-se usar o 400br como motor e uma bateria de nimh de 9,6v. É de fácil construção, fácil pilotagem e é bonitinho. Vale a pena construir um.
Por isso vou tentar explicar como montá-lo.

Assuntos tais como linkagem e instalação de equipamento não serão abordados, pois o material contido em outros tópicos no fórum já é suficiente.

Para iniciar os trabalhos, recomendo baixar as "pseudo-plantas" que tentei fazer. Corte as peças no exato tamanho indicado na planta, pois na verdade são moldes.

Enviado: 05 Mar 2006 12:00
por Romulo_RJ
Quanto ao material: Podemos utilizar isopor p0...p? (entenda como qualquer tipo de isopor que você achar), depron, pluma, bandejas de frios, pet e etc.

Nesse passo-a-passo vou usar isopor P0 5mm para as paredes da fuselagem e 25 mm para reforços internos (isopor comum de papelaria).
Nos estabilizadores vou usar pluma 5mm.

Então, vamos começar!

A primeira etapa consiste em desenhar as peças no isopor e cortá-las. Se você não tiver um cortador de isopor, use um estilete com a ponta aquecida (esquente no fogão, no isqueiro, na vela... use sua criatividade).

Obs: Os estabilizadores devem, obrigatoriamente, ser feitos com material diferente de isopor p0. Recomendo usar bandeja de frios, depron ou pluma.

Enviado: 05 Mar 2006 12:05
por Romulo_RJ
Agora é hora de unir as laterais com o fundo da fuselagem. A lateral deve vir por cima do fundo! Observe a foto.

Utilize pequenos alfinetes para ajudar na fixação e manutenção da silhueta de fundo (a lateral deve acompanhar a curvatura do fundo). Perceba que o fundo da fuselagem não vai até o final da lateral da fuselagem. Nessa parte que o fundo não "cobre" é justamente o local onde o profundor deverá ser colado.

Enviado: 05 Mar 2006 12:25
por Romulo_RJ
Agora, nesse ponto da montagem, devemos partir para os reforços internos, também chamados de cavernas. Como usei p0 de 5 mm nas paredes da fuselagem, fiz cavernas com p0 de 25mm. Não existe regra para disposição das mesma, depende do bom senso.
Dois pontos vitais, onde esses reforços são obrigatórios são o início e o término da parte plana mais alta da fuselagem (onde a asa será fixada). ESTÃO INDICADOS POR SETAS NA PRIMEIRA FOTO.

Nesse momento estamos com a fuselagem aberta. Falta a parte de cima!
Agora você vai perguntar: Cadê a parte de cima da fuselagem? A parte de cima não consta na planta e nem precisa constar. Essa parte é, em geral, a parte do fundo também. Você pode optar por fazer dois fundos ou tirar as medidas in loco, ou seja, da própria fuselagem semi-acabada. A segunda opção é a mais sensata.

Embora na foto esteja mostrando um trem de pouso, recomendo não usar. Se for seu primeiro avião, esqueça-o! É só um ponto a mais pra quebrar e partir o avião ao meio! Experiência própria!


Antes de fechar o topo da fuselagem, passe os tubos da lincagem.
Veja esse tópico do Alex. Lá Você encontrará muitas fotos sobre lincagem.
http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=2344&sid=4861e7410230bb2a0cd70814d7b66a42

Enviado: 05 Mar 2006 13:38
por Romulo_RJ
Com a fuselagem pronta, é hora de preparar os estabilizadores de cauda. Após cortá-los e separar a superfície móvel da superfície fixa (como consta na "pseudo-planta"), lixe todas as bordas a fim de amenizar o arrasto. Lixe na forma de um chanfrado. (VIDE A FOTO)

Também faça o chanfrado no ponto de junção da superfície fixa com a móvel. Depois, junte-as com fita adesiva.

Logo em seguida, cole o estabilizador horizontal na fuselagem. Posicione-o exatamente no local onde acaba o fundo da fuselagem. Tome cuidado para deixá-lo alinhado. Veja a foto!
Cole o estabilizador vertical na parte superior da fuselagem, cuidando para deixá-lo perfeitamente alinhado.

Enviado: 05 Mar 2006 14:02
por denisbv10
ta fikando bacana o modelo...
tb to montando um mas em balsa, dpois posto ums fotos...
abraco

Enviado: 05 Mar 2006 14:11
por Romulo_RJ
Agora é a hora da asa!
Pegue uma placa de isopor p0 de 15mm, corte dois retângulos de 50cm por 17cm.
Como iremos obter esse formato da asa? Simples! Lixe as placas de isopor até conseguir imitar esse formato! Não se preocupe com perfeição. Basta deixar o bordo de ataque (frente da asa) e o bordo de fuga (final da asa) bem finos. De resto apenas tente imitar esse formato. Use lixa de madeira para desgastar o isopor e lixa d’água para dar o acabamento.
Depois de tanto lixar, passe fita adesiva larga em toda a asa, não tem mistério! Logo em seguida coloque (espetado dentro do isopor) uma vareta de bambu. A vareta não tem todo o comprimento da asa, por isso espete-a pelo lado q ficará apoiado na fuselagem pois esse é o lado que sofrerá maior esforço.

Para conseguir manter o diedro na asa, apresento-lhes uma idéia que ainda não vi igual! :D
Pelo lado que você colocou a vareta de churrasco, cole com fita adesiva larga dois canudos de pirulito (um em cada ponta). Cole esses canudos nas duas metades. Eles servirão para fazê-las encaixar. Portanto, alinhe esses canudos perfeitamente.
Tais canudos servirão para encaixar dois arames (como segue na foto). Esses arames serão responsáveis pela manutenção do diedro. Você pode usar raio de roda de bicicleta ou arame de 2mm vendido em casas de modelismo.

Enviado: 05 Mar 2006 15:01
por Romulo_RJ
Agora só faltam alguns detalhes:

1) Instalação do motor: Como consta na foto, cole dois palitos de picolé no bico do avião. Em cima desses palitos, cole o motor.
Dê preferência para cola quente, pois com o uso contínuo do motor, a cola esquenta e fica mole. Sendo assim, numa provável lenha "de bico" o motor vai se soltar facilmente, preservando motor, hélice e aeromodelo.

2) Fixação da asa: Lembra-se dos reforços internos que sugeri lá no início da montagem? Naqueles dois que chamei de obrigatórios, atravesse um palito de bambu a 2 cm do topo da fuselagem. Deixe sobrar para cada lado uns 2 cm. Nesse bambu será preso o elástico de fixação da asa. Veja a foto.

3) Finalização da asa: Unir as duas metades da asa encaixando os arames e usando fita adesiva larga no ponto de união. Não tem segredo. :D

Enviado: 05 Mar 2006 15:09
por Romulo_RJ
Para melhor acabamento, lixe com lixa d'água maior que 240.
Temos três opções:
1) Deixar branquinho.
2) Usar fita adesiva colorida.
3) Aplicar Base Acrílica (recomendo da Acrilex) e pintar com tinta acrílica brilhante. Fica ótimo.

Geralmente escolho a primeira opção, pois geralmente um avião não dura mais que 3 vôos. :lol:

Enviado: 05 Mar 2006 15:22
por Romulo_RJ
Para encerrar, alguns dados/recomendações.

1) Equipamentos que uso:
> Motor 400 GWS
> Hélice 6x3
> Bateria 650 mah 9,6 v nimh (in memoriam)
> Speed control ics 300 gws (in memoriam)
> 2 x servos naro GWS
> Rádio AM
> Massa = 320 g
Obs: Consigo até uns 15 minutos de vôo com 50% do motor.

2) Para usar 400br, não passe de 340 gramas.

3) Use hélice 5x3 com o 400br.

4) Tente não lenhar! :lol:

É só isso! Um bom proveito e um grande abraço para todos!

Enviado: 05 Mar 2006 19:23
por Gustavo Murad
Vc só prende o motor com cola quente? E n tem perigo de ele se soltar em pleno voo?

Estou com uma breve dificuldade de arrumar aquelas "amarra-gato" (nome usada para aquelas abraçadeiras de plástico usados em PC) , e olha q sou técnico em informática!!!

Enviado: 05 Mar 2006 21:05
por Tcharllys
Eu compro em lojas que vendem material para portões eletricos e sistema de segurança.

Enviado: 06 Mar 2006 09:41
por Romulo_RJ
Prendo o motor somente com cola quente e nunca soltou em vôo. É seguro sim.
Aqui no Rio, essas braçadeiras são vendidas em lojas eletrônica e de informática, mas nunca usei pra prender o motor. Prefiro a cola quente mesmo.

Abraços!

Enviado: 06 Mar 2006 11:33
por jpiccino
A cola quente não derrete se o motor superaquecer?

Enviado: 06 Mar 2006 13:11
por Romulo_RJ
A cola derrete, mas não o suficiente para o motor sair voando sozinho.

Enviado: 06 Mar 2006 16:12
por Gustavo Murad
Vo prender ele com uma linha e cola quente então! E torcer pro motor n sair voando!!!!

Enviado: 08 Mar 2006 09:05
por Romulo_RJ
Sair voando o motor não vai... Acredite!

Enviado: 24 Mar 2006 23:11
por Romulo_RJ
Obrigado!
Postei esse Scout aqui porque achei que ele é um modelo perfeito para iniciantes e/ou para experientes. O vôo dele é uma delícia, indescritível. Magnifico!
No momento estou sem aero (destrui na última lenha) e sem equipamento (meu esc derreteu), mas espero em breve construir outro e talvez imitar o esquema de cores do original.

Abraços!

Enviado: 04 Abr 2006 21:06
por henriquech
Não sei se foi o que eu entendi Mr. Romulo mas vc disse em um dos post´s anteriores que o avião não dura mais que 3 vôos?

Estava pensando seriamente em começar esse projeto mas será se compensa para apenas 3 vôos?

"Se foi isso mesmo que entendi".
Abraço a todos.

Enviado: 04 Abr 2006 21:38
por alexcmag
Henrique, na mão de um iniciante aprendendo a voar sozinho na maioria das vezes um modelo não dura mais que 3 vôos mesmo, independente de ser feito de balsa, isopor, fibra, etc..

Neste caso é melhor que seja barato e fácil de fazer.

Enviado: 07 Abr 2006 09:55
por FernandoMM
Quando eu faço o meu aviãozinho, costumo cortar pelo menos o isopor para mais um ou dois, pelo fato de serem de isopor e muito frágeis, podem quebrar em um simples pouso com vento mais forte. A primeira montagem sempre é mais lenta, mas na segunda vez, costuma ser bem mais rápida porque não ficamos perdendo tempo com dúvidas.

como construir a asa do Scout

Enviado: 10 Abr 2006 09:18
por cloves
:D Alguem poderia me dar algumas dicas para construir a asa do Scout, desde ja agradeço.

Enviado: 10 Abr 2006 17:20
por Romulo_RJ
Bem, a asa eu fiz no olho. Veja a foto do perfil da asa e tente imitar. Não precisa se preocupar com a precisão porque pra essa escala e para o tipo de vôo isso não é muito importante.
Pode fazer o perfil só na lixa... Dá trabalho, mas também vale como exercício físico...rs

Enviado: 10 Abr 2006 20:41
por BigEspectro
Fiz um, mas queria adesivar ou pintar como o original...
Alguém tem uma foto do original pra que eu possa copiar?
Obrigado

Enviado: 10 Abr 2006 21:58
por Romulo_RJ
Como você pediu, tá aí uma foto do original. Pra decorar com esse esquema, acho melhor usar fita adesiva.
Abraços!