igorfragoso escreveu:LaercioLMB escreveu:O perfil undercamber é um dos que mais geram sustentação em baixas velocidades já que naquela época. Muitos chamam de perfil casquinha por ser somente uma lâmina praticamente, mas esse é um dos perfis mais eficazes em modelos desse tipo.
É, inclusive me lembro que um membro do forum (acho que era Marco...), modificou as nervuras da asa de um Taylorcraft da Casa Aerobras que "eletrificou". Ele desbastou a parte inferior das nervuras exatamente para dar esse efeito.
Exato, até mesmo um perfil ClarkY pode ter as nervuras alteradas para undercamber, mas lógico, normalmente esse tipo de perfil tem uma corda um pouco maior e também uma incidência positiva um pouco maior.
Foi só aqui que ouvi (li) o pessoal chamando de perfil casquinha.
Olhe a maioria dos aviões entre 1910 e 1930, quase todos usavam perfil undercamber para obter o máximo possível de sustentação em baixas velocidades já que os motores daquela época não eram tão potentes e nem tinham um rpm muito elevado se comparados agora e usavam hélices bem grandes para ter um bom empuxo já que a velocidade era baixa