Kit balsa Mini Tiger

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 742
Registrado em: 25 Jul 2007 16:09
Localização: Campo Grande MS

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor Matheus aereo » 01 Nov 2017 11:34

Wllington, nos meus modelos entelados com papel, eu pintei tanto com tinta nitrocelulose quanto tinta acrilica de plastimodelismo. As duas ficam leve se você não exagerar na quantidade de tinta.

Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 742
Registrado em: 25 Jul 2007 16:09
Localização: Campo Grande MS

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor Matheus aereo » 01 Nov 2017 11:38

viewtopic.php?f=3&t=180201
Da uma olhada nesse tópico, tirei umas duvidas com o rnjorge, acho que vai te ajudar.

Wellington dos santos
membro
Mensagens: 125
Registrado em: 08 Mar 2011 13:20
Localização: São paulo - SP

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor Wellington dos santos » 01 Nov 2017 11:46

JeanCS escreveu:Parabéns pelo modelo, muito bonito e bem montado! Qual o peso atual dele? Sobre a pintura, o que conheço de nitro, acho que ficaria pesado, pois precisa de preparação e várias camadas, mas sei lá, nem quero dar palpite furado, deixa os especialistas em micros darem sua opinião, alguém pode saber como tirar um coelho da cartola com nitro.


Obrigado JeanCS, o modelo esta pesando 42 gramas já com bateria 1s 200mah. Eu dei mais uma pesquisada a respeito da tinta nitrocelulose e vi que realmente precisa ser aplicada em superfície lisa pra se ter um bom resultado, pra isso teria que passar algum tipo de massa e depois lixar para poder tirar todas as imperfeiçoes, isso acrescentaria muito peso mesmo, revendo o comentário na postagem que eu vi sobre essa tinta aqui no fórum, o modelo pintado era o dobro de tamanho desse, e também pelo que eu entendi foi entelado com papel de seda e passado dope antes da pintura.
A madeira de balsa que vem nesse kit é de boa qualidade, bem clarinha e com pouco riscos, mas acredito que precisaria de um acabamento melhor para usar nitrocelulose, além do peso que acrescentaria ao modelo.
Então acabei indo a um bazar aqui perto de casa para ver mais opções de cores da tinta acrilex usada para tecido, os amarelos que já tenho, um é amarelo limão e o outro é meio apagado, dai acabei encontrando um amarelo ouro, fiz um teste numa chapinha de balsa e gostei do resultado. bom, só foi um teste mas ainda não decidi se vou usar essa mesmo, vou espera pra ver se alguém tem uma sugestão melhor, estou ansioso para terminar, mas vou com calma para não estragar o modelo rs

Wellington dos santos
membro
Mensagens: 125
Registrado em: 08 Mar 2011 13:20
Localização: São paulo - SP

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor Wellington dos santos » 01 Nov 2017 12:06

stefanet escreveu:Bom dia!
Desculpe-me por perguntar... em que site vc comprou e se vc comprou ele completo (com motor, servos esc etc)?
Obrigado!


Olá Stefanet, tem no site Banggood e Aliexpress, nos dois sites tem a opção de você comprar somente o kit, ou o kit com motor escovado, porém na Banggood no próprio anuncio de venda do kit, tem alguns links de sugestão para eletrônica, ai vai depender de você, se vai usar placa receptora com servo e esc integrado ou se prefere usar separados.
Qual é o Radio que você ultiliza?

JeanCS
membro
Mensagens: 95
Registrado em: 13 Abr 2017 19:11
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor JeanCS » 01 Nov 2017 12:11

Pintei este modelo abaixo com Acrilex. Acho que fica legal com espumas. Apliquei em 3 demãos bem finas, diluídas em água, acrescentou 35g em todo ele, que não é pequeno, dá pra você ter uma idéia. Sinceramente, esse modelo PEDE algo mais elaborado...verifique bem com o pessoal especialista da área antes.
viewtopic.php?f=1&t=183254
O fato de precisar de preparação antes da pintura, é necessário pois senão a tinta vai soltar! Não é só por ficar bonito no liso. Um aerógrafo seria uma ótima ferramenta pra isso...
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...

Wellington dos santos
membro
Mensagens: 125
Registrado em: 08 Mar 2011 13:20
Localização: São paulo - SP

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor Wellington dos santos » 01 Nov 2017 12:18

Matheus aereo escreveu:Wllington, nos meus modelos entelados com papel, eu pintei tanto com tinta nitrocelulose quanto tinta acrilica de plastimodelismo. As duas ficam leve se você não exagerar na quantidade de tinta.


Então Matheus, a questão agora é o acabamento que precisaria ser feito antes de aplicar essas tintas, no caso o papel já é bem liso, já a madeira é fosca, e a tem mais espessura, nesse caso vai absolver mais tinta do que o papel, mas acho que vale a pena comprar uma lata só para fazer um teste em uma chapa de balsa, mas valeu pela dica.

Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 742
Registrado em: 25 Jul 2007 16:09
Localização: Campo Grande MS

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor Matheus aereo » 01 Nov 2017 16:15

Wellington, para o acabamento, você pode cogitar usar dope com talco.
Nunca usei essa técnica, mas o rnjorge já usou e fica muito bom o acabamento. Nao sei quanto ao peso que vai ser agregado, mas acredito que essa seria a opção mais leve.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13118
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: Kit balsa Mini Tiger

Mensagempor LaercioLMB » 01 Nov 2017 23:23

igorfragoso escreveu:
LaercioLMB escreveu:O perfil undercamber é um dos que mais geram sustentação em baixas velocidades já que naquela época. Muitos chamam de perfil casquinha por ser somente uma lâmina praticamente, mas esse é um dos perfis mais eficazes em modelos desse tipo.


É, inclusive me lembro que um membro do forum (acho que era Marco...), modificou as nervuras da asa de um Taylorcraft da Casa Aerobras que "eletrificou". Ele desbastou a parte inferior das nervuras exatamente para dar esse efeito.



Exato, até mesmo um perfil ClarkY pode ter as nervuras alteradas para undercamber, mas lógico, normalmente esse tipo de perfil tem uma corda um pouco maior e também uma incidência positiva um pouco maior.
Foi só aqui que ouvi (li) o pessoal chamando de perfil casquinha.
Olhe a maioria dos aviões entre 1910 e 1930, quase todos usavam perfil undercamber para obter o máximo possível de sustentação em baixas velocidades já que os motores daquela época não eram tão potentes e nem tinham um rpm muito elevado se comparados agora e usavam hélices bem grandes para ter um bom empuxo já que a velocidade era baixa
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


Voltar para “Micro/Mini Avião”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes