Atuador magnetico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
jotakabessa
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 6:25 pm
Localização: Refice, Pernambuco

Atuador magnetico

Mensagem por jotakabessa »

Ola galera, to aqui para tirar uma duvida... eu fiz um atuador magnetico com os fios que vem no motor de carrinho. Ele funciona normal, tipo; eu peguei uma bateria de celular( sei que não é aconselhável) e liguei os fios nos polos e testei o atuador, ele funcionou, mais vi que se eu ficar segurando os fios na bateria o atuador começa a esquentar, então... eu segurei e começou a sair fumaça do atuador... alguem sabe oque pode ser isso? é assim mesmo? :?: :?:
jotakabessa
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 6:25 pm
Localização: Refice, Pernambuco

Mensagem por jotakabessa »

Haa e também testei com uma bateria de 9v e não esquentou e nem saiu fumaça, alguem???
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Já teve aulas de física no colégio?
jotakabessa
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 6:25 pm
Localização: Refice, Pernambuco

Mensagem por jotakabessa »

Claro! :wink:
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Então pegue todo o material e leia tudo de novo, principalmente no quesito efeito Joule.
jotakabessa
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 6:25 pm
Localização: Refice, Pernambuco

Mensagem por jotakabessa »

Cara eu sei o efeito joule, que é quando um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica, mais eu ainda não entendi porque saiu fumaça com a bateria de 3.7 e não saiu com a de 9v, essa é minha duvida!
jotakabessa
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 6:25 pm
Localização: Refice, Pernambuco

Mensagem por jotakabessa »

E para falar a verdade vi isso agora na internet, pois ainda faço o primeiro ano do colegio ^^, então quem poder AJUDAR, fique a vontade.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A questão não é só a tensão, mas a corrente principalmente.

Se a bateria de 9V não tivesse pouca capacidade de fornecer corrente, provavelmente teria derretido o atuador quase na hora. Como não tem, nem faz cócegas.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Uma bateria de 9V possui pouca capacidade de descarga. Se você ultrapassar ela, associado a resistência interna da bateria, vai ver que a tensão despenca.

Já numa bateria de 3,7V, com taxa de descarga bem maior, e resistência interna muito menor, a corrente tende a ser bem maior, por isso, o aquecimento.

Atuadores devem respeitar o número de voltas, bobina, que está montando, associado a uma bitola específica do cabo. Não pode ser confeccionando com qualquer cabo.

Melhor estudar os conceitos, projetar, e montar.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não tem a ver com a capacidade de descarga mas com a capacidade da bateria. Uma bateria de 9v tem no máximo 300 mA/h e a de celular tem em média 5 vezes isso.. Ao colocar o atuador em uma bateria de 9V a queda de tensão é tamanha que a potência V*I não permite o aquecimento do atuador, já a bateria de celular tem boa capacidade de corrente e descarga segurando a tensão e mantendo potência suficiente pra esquentar a bobina.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder