Piper PA-12 Super Cruiser [Video[
- Paulo Mormello
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- Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
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Piper PA-12 Super Cruiser [Video[
Ola amigos...
Iniciei a construção de um Piper Super Cruiser, a partir de uma planta para VL.
O aero terá 58 cm de envergadura, 39 cm de comprimento e um peso estimado de 65 a 70g
Esse modelo terá ailerons, vamos ver se vai ficar satisfatório...
O motor será o Tgy 1400 2000kv com hélice 5x3
servos de 3,7g
bateria 2S 180mA
Rx Ar6100 sem a capa
Só está faltando o esc, ainda preciso comprar...
Bom... segue umas fotos da construção...
Aguardo sugestões, criticas e puxões de orelha :lol: :lol: :lol:
Iniciei a construção de um Piper Super Cruiser, a partir de uma planta para VL.
O aero terá 58 cm de envergadura, 39 cm de comprimento e um peso estimado de 65 a 70g
Esse modelo terá ailerons, vamos ver se vai ficar satisfatório...
O motor será o Tgy 1400 2000kv com hélice 5x3
servos de 3,7g
bateria 2S 180mA
Rx Ar6100 sem a capa
Só está faltando o esc, ainda preciso comprar...
Bom... segue umas fotos da construção...
Aguardo sugestões, criticas e puxões de orelha :lol: :lol: :lol:
- Anexos
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- Fusalagem ja com o nariz chapeado...
- SDC10225.JPG (38.02 KiB) Exibido 12248 vezes
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- SDC10223.JPG (38 KiB) Exibido 12248 vezes
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- meia asa faltando instalar o ailerom
- SDC10246.JPG (29.72 KiB) Exibido 12248 vezes
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- SDC10247.JPG (30.89 KiB) Exibido 12248 vezes
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- SDC10245.JPG (37.79 KiB) Exibido 12248 vezes
ADELFHI !!!
- Paulo Mormello
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- Paulo Mormello
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O peso da fuselagem com o conjunto de cauda e uma meia asa é de 8g.
Se eu conseguir manter a construção magrinha assim, o peso final será menor que o estimado, bem menor...
Vou tentar tirar um pouquinho de peso da eletrônica também....
Se eu conseguir manter a construção magrinha assim, o peso final será menor que o estimado, bem menor...
Vou tentar tirar um pouquinho de peso da eletrônica também....
- Anexos
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- SDC10251.JPG (39.31 KiB) Exibido 12228 vezes
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- SDC10250.JPG (33.52 KiB) Exibido 12228 vezes
ADELFHI !!!
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Show mesmo!!! Construção alinhada, limpa e muito bem feita!! Uma bela caprichada na lixa e terás uma entelagem facilitada e mais bonita.
Sugestão para as dobradiças é o método do Ricardão, usando linha de pesca .20mm ou .30mm: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=73684
...simples, eficaz e o acabamento fica invisível...ehehehe
Abraços e acompanhando!
Sugestão para as dobradiças é o método do Ricardão, usando linha de pesca .20mm ou .30mm: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=73684
...simples, eficaz e o acabamento fica invisível...ehehehe
Abraços e acompanhando!
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Boa Tarde Paulo.
Tudo Bem?
Construção perfeita até agora!
Qual tipo de voo você pretende indoor outdoor ou os dois?
Vai entelar com seda?
Os Servos que você está usando eu substituiria por servos mais leve caso puder.
Hélice 50x30 nesse motor esquenta bastante experiência própria..... não esqueça de balancear a hélice ok!
Eu prefiro usar hélice menor para esse motor pelo menos nos meus modelos eu só uso essa pois quebrei todas as outras que tinha sou péssimo piloto.
Nesse tipo de Avião eu não acho necessário ailerons pelo menos não é meu tipo de voo acrobacias.
Eu Terminei hoje a montagem de um Aeronca com uma eletrônica similar a sua meu avião Aeronca com entelagem arame do trem de pouso 33g. ele fechou com 81g usei servos de 4,3 que na verdade são cinco cada o mesmo motor que o seu (motor pesa quase 9g com montante e prop saver) bateria de 180mah receptor de 5g e Esc de 7g não aliviei peso nenhum na eletrônica nesse pensei que ia ficar com umas 73 mas passei muito.
O Meu Bird Dog está com 93g o Aeronca 81 mesmo a construção estando melhor a eletrônica fez uma diferença grande no peso final do aeromodelo.
O Aeronca quase que ele fica mais pesado que o Cessna.
Como o seu avião e todo de Balsa creio que o seu vai ficar mais leve e vai voar muito bem.
Meu próximo projeto nos minis é um bimotor o Dash 8 o problema é que não estou tendo mais espaço para tantos aviões aqui em casa não seio onde vou abrigar tantos.
segue algumas imagens toscas do meu Aeronca e Cessna Bird Dog .
Grande Abraço.
Tudo Bem?
Construção perfeita até agora!
Qual tipo de voo você pretende indoor outdoor ou os dois?
Vai entelar com seda?
Os Servos que você está usando eu substituiria por servos mais leve caso puder.
Hélice 50x30 nesse motor esquenta bastante experiência própria..... não esqueça de balancear a hélice ok!
Eu prefiro usar hélice menor para esse motor pelo menos nos meus modelos eu só uso essa pois quebrei todas as outras que tinha sou péssimo piloto.
Nesse tipo de Avião eu não acho necessário ailerons pelo menos não é meu tipo de voo acrobacias.
Eu Terminei hoje a montagem de um Aeronca com uma eletrônica similar a sua meu avião Aeronca com entelagem arame do trem de pouso 33g. ele fechou com 81g usei servos de 4,3 que na verdade são cinco cada o mesmo motor que o seu (motor pesa quase 9g com montante e prop saver) bateria de 180mah receptor de 5g e Esc de 7g não aliviei peso nenhum na eletrônica nesse pensei que ia ficar com umas 73 mas passei muito.
O Meu Bird Dog está com 93g o Aeronca 81 mesmo a construção estando melhor a eletrônica fez uma diferença grande no peso final do aeromodelo.
O Aeronca quase que ele fica mais pesado que o Cessna.
Como o seu avião e todo de Balsa creio que o seu vai ficar mais leve e vai voar muito bem.
Meu próximo projeto nos minis é um bimotor o Dash 8 o problema é que não estou tendo mais espaço para tantos aviões aqui em casa não seio onde vou abrigar tantos.
segue algumas imagens toscas do meu Aeronca e Cessna Bird Dog .
Grande Abraço.
- Anexos
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- Set54_01.jpg (33.14 KiB) Exibido 12183 vezes
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- Set54_04.jpg (33.38 KiB) Exibido 12183 vezes
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- dash8f5.jpg (28.92 KiB) Exibido 12183 vezes
- Paulo Mormello
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Obrigado rene.
NiHoN, valeu. Você tem razão, depois de tudo lixadinho vai ficar bem melhor... As dobradiças do profundor eu já fiz com mídia de disquete, até que ficou bom. As dos ailerons vou fazer linha de pesca, pra ver como fica...
Olá anderson, esse aero será para voos outdoor, por esse motivo optei por fazer ailerons, aí posso diminuir um pouquinho o diedro, que nesse projeto é enorme, por ser de VL.
Essa hélice, de acordo com reviews que li, me dará um empuxo da ordem de 71g.
Qual hélice você recomenda?
NiHoN, valeu. Você tem razão, depois de tudo lixadinho vai ficar bem melhor... As dobradiças do profundor eu já fiz com mídia de disquete, até que ficou bom. As dos ailerons vou fazer linha de pesca, pra ver como fica...
Olá anderson, esse aero será para voos outdoor, por esse motivo optei por fazer ailerons, aí posso diminuir um pouquinho o diedro, que nesse projeto é enorme, por ser de VL.
Essa hélice, de acordo com reviews que li, me dará um empuxo da ordem de 71g.
Qual hélice você recomenda?
ADELFHI !!!
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Boa Noite paulo!
Tudo Bem?
Eu sempre uso meus mini modelos outdoor também no meu caso e transporte mesmo levo eles na motocicleta.
Com uma 50x30 eu tenho conseguido voar 7 minutos no meu Bird Dog de 92 gramas pouso com elas com carga de 7,68 volts 7,74 volts depende do vento.
O avião fica meio pendurado nela eu prefiro a 40x40 ou a 40x25 alem de poder voar mais tempo o desempenho do avião muda por causa do pitch speed .
Se seu avião ficar leve não (aumentei o dowtrust do meu para voar com 50x30) não vejo nenhum problema em usar ela, mas o motor vai esquentar um pouco e pode danificar caso ela fique meio no limite.
De qualquer maneira eu prefiro voar com maior autonomia com hélices menores e o avião ganha também melhor capacidade de manobrar fica um pouco mais rápido mas nada complicado.
A respeito da hélice depende muito do avião também vai de 50x30 por enquanto e testa se não gostar faça como eu experimente outras...
Grande Abraço e sucesso.
Tudo Bem?
Eu sempre uso meus mini modelos outdoor também no meu caso e transporte mesmo levo eles na motocicleta.
Com uma 50x30 eu tenho conseguido voar 7 minutos no meu Bird Dog de 92 gramas pouso com elas com carga de 7,68 volts 7,74 volts depende do vento.
O avião fica meio pendurado nela eu prefiro a 40x40 ou a 40x25 alem de poder voar mais tempo o desempenho do avião muda por causa do pitch speed .
Se seu avião ficar leve não (aumentei o dowtrust do meu para voar com 50x30) não vejo nenhum problema em usar ela, mas o motor vai esquentar um pouco e pode danificar caso ela fique meio no limite.
De qualquer maneira eu prefiro voar com maior autonomia com hélices menores e o avião ganha também melhor capacidade de manobrar fica um pouco mais rápido mas nada complicado.
A respeito da hélice depende muito do avião também vai de 50x30 por enquanto e testa se não gostar faça como eu experimente outras...
Grande Abraço e sucesso.
- Paulo Mormello
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- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
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- Paulo Mormello
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[quote:2aaaa53be1="Alvaro Sala"]Paulo,
Está com ótima cara esse seu modelinho!
Gostei particularmente do seu varilhador. Você que montou?[/quote:2aaaa53be1]
Bom dia Alvaro, é uma honra receber um comentário seu no tópico do meu modelo, obrigado.
O varilhador eu mesmo que fiz, depois de sofrer muito com varetas cortadas com régua, que sempre ficam com espessura diferente, dei uma olhada em imagens na net e resolvi fabricar um... Está servindo muito bem...
Está com ótima cara esse seu modelinho!
Gostei particularmente do seu varilhador. Você que montou?[/quote:2aaaa53be1]
Bom dia Alvaro, é uma honra receber um comentário seu no tópico do meu modelo, obrigado.
O varilhador eu mesmo que fiz, depois de sofrer muito com varetas cortadas com régua, que sempre ficam com espessura diferente, dei uma olhada em imagens na net e resolvi fabricar um... Está servindo muito bem...
ADELFHI !!!