Bit Car com controle proporcional.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Bit Car com controle proporcional.

Mensagem por Marco Antonio »

Eu tentei faz dois anos fazer o receptor receber um sinal do tipo Galoping Gost.. mas a taxa de recepção do RX dos carrinhos é muito baixa.... acho que deram um jeito de resolver isso.... :D
Ta aqui no RC Group
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=320348
Boa sorte.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

vc vai tentar marco antonio?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Calma, gente!!!! hehehe;
Até que as fotos são interessantes... se o RCGROUPS fosse em português seria melhor... Hehehe. E ainda mais um fim de mundo que eu moro num oferece boas oportunidades de aprender inglês!!! Help!!! Don't know English!!!
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Sem contar que a tradução do Google é perfeita... :lol:
Alguém aí sabe explicar na língua portuguesa?? Help!!
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O que vc gostaria de saber???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Marco Antônio... é impressão minha ou tem que cortar dois cantos da plaquinha rx???? O que é pwm??





Luís H.
Obrigado.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu não vi essa parte de cortar os cantos porque não tem lógica em eu aprofundar nessa leitura já que faço um sistema que é muito melhor do que o que o artigo se propõe.... mas cortar assim sem saber o que se está cortando é perigoso.
PWM é modulação por largura de pulso e é usado para se controlar a velocidade dos motores ou a intensidade do campo na bobina...
Devo advertir que para fazer o que o artigo propõe tem que obrigatoriamente ter conhecimento em eletronica e circuitos digitais, esse é um campo que de forma alguma deve ser feito por pessoas que desconhecem tal area e é aconselhavel ter equipamentos para analize e visualização do processo... assim como ter o equipamento para gravação do programa no microprocessador.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Paulo Scheidegger
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jul 03, 2004 10:18 pm
Localização: Porto Alegre - RS

BitCar proporcional

Mensagem por Paulo Scheidegger »

Eu até que leio bem o inglês, e pelo que vi, do BitCar original sobra relativamente pouco, de tantas modificações que são feitas. Coisa pra quem tem experiência mesmo.

E já que tascou um PIC no TX e outro no RX, porque não fazer todo o processamento dos sinais nos PICs, usando só a parte de rádio freqüência do BitCar? Bem, acho que é isso que o Ryan está tentando fazer com um PIC mais incrementado com PWM embutido.

Mas o problema principal desse esquema é o RETARDO. Os chips do BitCar tem um limite de velocidade para receber mudanças de comando, e é da ordem de umas poucas vezes por segundo (menos de dez). Quando vc põe um circuito pra pulsar o comando, seu cérebro de piloto espera que o aeromodelo responda imediatamente, o que o avião não faz, dando uma desagradável sensação de perda de controle.

O piloto normal, ao perceber que seu comando ainda não foi executado pelo avião, irá aumentar mais o comando. Quando o modelo recebe o comando ele executa o pedido, mas a essa altura já houve o exagero. O piloto se assusta com o tamanho da reação e dá ainda mais comando contrário, entrando num processo oscilatório que normalmente estabilisa um metro abaixo do transmissor...

Um piloto experiente ACREDITA no comando que deu e ESPERA a reação do modelo com retardo. Parece fácil, mas vá tentar! E se tiver vento, então...

Se em vez disso, você mesmo pulsar o botão, seu cérebro estará ligado na freqüência dos pulsos e na resposta do avião, que parecerá muito mais precisa.

Um retardo no acelerador não é tão crítico, até porque a inércia da hélice já apresenta retardo considerável com o qual já estamos acostumados. Mas no leme, e principalmente no profundor, tem que ser um piloto bem treinado para se adaptar a essa condição.
WiLLi-
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 12:45 am

Mensagem por WiLLi- »

Esse sistema ai é "proporcional" em quantos canais ? Acho que sao só 2
estou certo ?
Responder