Conversão Cessna 172 Aerobras Elastico/Eletrico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Bom Dia !

simplesmente lindo!!!!!

Grande Abraço.
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

Foi show de bola mesmo!
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:3251e8dc9c="Alvaro Sala"]Olá educamilo,
Bem vindo ao e-voo.
Vou fazer algumas sugestões:
1. Carga alar
Se o modelo que você está fazendo é o que aparece na foto, ele deve ter uma área de asa na casa dos 7 Dm². Para voo livre a elástico, um modelo desses deve voar bem pesando até umas 55g. Para fazer RC eu tentaria não passar das 80g.
Pode voar bem com maor peso, mas vai exigir mais velocidade para se sustentar no ar e isso torna o voo mais crítico e mais difícil de controlar.
[b:3251e8dc9c]Sugestão:[/b:3251e8dc9c] Não use ailerons e não reforce muito a construção.

2. CG "Não saia de casa sem ele".
Modelos com CG fora do lugar têm comportamentos imprevisíveis. Aí a coisa se complica um pouco porque modelos de voo livre usam CG próximo de 50% da corda média e modelos RC pedem um CG mais adiantado para se tornarem "pilotáveis". Nesse caso, ao adiantar o CG você vai ter que aumentar um pouco a decalagem para que ele não afunde de nariz.
[b:3251e8dc9c]Sugestão:[/b:3251e8dc9c] Não adicione paso na cauda, porque cada 1 grama a mais na cauda vai pedir umas 5g a mais no nariz. Faça a construção com o bordo de ataque da asa entre 1mm ou 2 mais alto do que na planta.[/quote:3251e8dc9c]

Alvaro, boa tarde.

O modelinho está com pouca razão de planeio, horrível para pousar, acredito que seja por causa da decalagem. Quando você diz aumentar a decalagem é colocar um calço no BA da asa, correto? Ele não

Obrigado pela ajuda.

Eduardo
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

O meu Cessna 180 da Casa Aerobrás estava com problema de estolar de ponta de asa, eu alinhava e diminuía a velocidade então .... chão. Resolvi o problema acrescentando um dispositivo nas pontas das asas,conforme explico no tópico da cessna 180, pagina 5:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135427&postdays=&postorder=asc&start=100

Ficou muito bom depois disso.
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
educamilo
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 2:08 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por educamilo »

[quote:8b65904b1d="rce001"]O meu Cessna 180 da Casa Aerobrás estava com problema de estolar de ponta de asa, eu alinhava e diminuía a velocidade então .... chão. Resolvi o problema acrescentando um dispositivo nas pontas das asas,conforme explico no tópico da cessna 180, pagina 5:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135427&postdays=&postorder=asc&start=100

Ficou muito bom depois disso.[/quote:8b65904b1d]

Eu não consegui visualizar no seu modelinho como ficou, teria uma foto mostrando a parte de baixo da asa, é lá e na ponta da asa e no BA que eu coloco o washout, correto?

Então, vou fazer o washout, mas ainda acredito que a decalagem esteja com um ângulo muito pequeno.

No seu cessna as pontas da asa são menores que a raiz, por isso estola de ponta de asa, no meu a asa tem o mesmo tamanho da raiz à ponta, o que tira esse efeito de estolar de ponta de asa, mas mesmo assim vou colocar, por que algumas vezes parece que estola mesmo de ponta de asa, mas na maioria ele estola total, quando reduz a velocidade por que ficou com carga alar muito alta.

Vamos modificando e tentando para ir aprendendo né.

Se alguém poder me responder sobre a decalagem vou ficar muito grato.

Abs
Responder