Como usar flaps ?

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Como usar flaps ?

Mensagem por ricardohpb »

Pessoal nunca usei avião com flap, mas agora comprei esse kit da HK:

http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=6331

como vêem ele tem flap, qual a melhor maneira de configurar o TX, flaps acionado em uma chave ou flaperon mixing ?
at66mendes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 11:41 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por at66mendes »

Melhor forma é colocar em uma chave separada, outra coisa, coloca pouco flap, quando digo pouco é...começa com 10% não mais e testa, quando estiver na aproximação tira motor espera o modelo perder um pouco de velocidade e aciona o flap, se o modelo subir é que está em excesso, se ele continuar descendo rapido aumente um pouco e siga nessa linha, comente depois.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Mensagem por ricardohpb »

[quote:0b8d04334f="at66mendes"]Melhor forma é colocar em uma chave separada, outra coisa, coloca pouco flap, quando digo pouco é...começa com 10% não mais e testa, quando estiver na aproximação tira motor espera o modelo perder um pouco de velocidade e aciona o flap, se o modelo subir é que está em excesso, se ele continuar descendo rapido aumente um pouco e siga nessa linha, comente depois.[/quote:0b8d04334f]

Ok, obrigado.
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Mensagem por py2meu »

Eu tenho um kit desses, e posso dizer que voce pode aplicar de cara 40% de Flap.
Utilize uma chave de três posiçoes pra tal finalidade. Se o seu rádio for um Turnigy 9x tem tutoriais no youtube de como fazer.
Esse modelo necessita de uma certa velocidade pra decolar sem os flaps ativados.
E tome cuidado em tirar motor dele em vôo.

Abs.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Mensagem por ricardohpb »

[quote:191126a54a="py2meu"]Eu tenho um kit desses, e posso dizer que voce pode aplicar de cara 40% de Flap.
Utilize uma chave de três posiçoes pra tal finalidade. Se o seu rádio for um Turnigy 9x tem tutoriais no youtube de como fazer.
Esse modelo necessita de uma certa velocidade pra decolar sem os flaps ativados.
E tome cuidado em tirar motor dele em vôo.

Abs.[/quote:191126a54a]

O que acontece quando tira motor em voo ?
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Mensagem por py2meu »

Não é tirar completamente, mas tem que voar 60% pelo menos, pois esse aero não aceita baixa velocidade. A velocidade normal de vôo dele chega bem perto de um treinador glow.

Abs.
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Mensagem por ricardohpb »

[quote:3d3a8e1202="py2meu"]Não é tirar completamente, mas tem que voar 60% pelo menos, pois esse aero não aceita baixa velocidade. A velocidade normal de vôo dele chega bem perto de um treinador glow.

Abs.[/quote:3d3a8e1202]

Ok, obrigado.
Miler
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Jul 22, 2013 10:57 am
Localização: Salvador Bahia

Mensagem por Miler »

Amigo , conseguiu usar os flaps ? tô com o mesmo problema ! Conte como foi a sua experiencia !
Avatar do usuário
ricardohpb
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:33 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Contato:

Mensagem por ricardohpb »

[quote:d08289f90e="Miler"]Amigo , conseguiu usar os flaps ? tô com o mesmo problema ! Conte como foi a sua experiencia ![/quote:d08289f90e]

Levei o avião para pista e como o vento estava muito forte pedi um amigo para voar pois sou um péssimo piloto, o resultado é que ele não sabia usar os flaps e fez um pouso forçado com motor. :-(
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Mensagem por py2meu »

Quando voce acionar os flaps o nariz do avião vai subir, assim voce pode tirar a velocidade do vôo que ele ainda desce tranquilo, porque os flaps dão mais sustentação.
Coloque o acionamento dos flaps na chave de três posições em 0%, 50% e 100% de Flap.

Abs.
Responder