Teoricamente posso redimencionar qualquer modelo na escala ?

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Teoricamente posso redimencionar qualquer modelo na escala ?

Mensagem por marcelo_akiok »

Iniciante a uns 6 meses, só fiz 4 aeros, o menor deles com envergadura de 1,20mts.

Gostaria de fazer um mini, mais gostaria de um no estilo easy-flite, pra voar aqui no campinho/quadra perto de casa.

Pensei em redimensionar a planta do easy-flite que tenho aqui pra 50cm de envergadura.

É possível um easy-flite de 50cm de envergadura voar direitinho... ou seja:

Teoricamente posso redimensionar qualquer aero, posteriormente checar peso e carga alar e determinar motor/hélice/eletrônica, ou não é bem assim que funciona a coisa ?

grato
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Para muitos é assim que a coisa funciona, mas a realidade é outra.
Lembre-se de uma coisa muito importante, que ao redimensionar a escala de um avião, estamos alterando somente a escala dele, mas não do meio onde ele se desloca, por tanto, a densidade do ar continua a mesma, os ventos continuam os mesmo, a umidade do ar continua a mesma, a pressão atmosférica continua a mesma e ao diminuirmos a escala de um avião, termos que diminuir alguns detalhes para diminuir o arrasto e um deles geralmente é a espessura do perfil das asas para gerarem menor arrasto, a largura da fuselagem também para diminuir arrasto e mais alguns detalhes.
Se simplesmente diminuir uma planta impedirá de voar?
Não, não impedirá, mas poderá deixar de ter todo o desempenho que poderia ter.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Lembre-se que nem tudo na vida possui escala linear.. Muitas coisas mudam em escala exponencial, logarítmica, etc..

Não é por que eu coloco um motor com o dobro da potência que terei o dobro de velocidade final..
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:9eb292302c="Abib"]Lembre-se que nem tudo na vida possui escala linear.. Muitas coisas mudam em escala exponencial, logarítmica, etc..

Não é por que eu coloco um motor com o dobro da potência que terei o dobro de velocidade final..[/quote:9eb292302c]

Bem lembrado também.

O termo "escala" no aeromodelismo se refere mais a um aeromodelo rico em detalhes, semelhante ao avião que lhe deu origem.
Tudo que fazemos que muda a dimensão de algo, é em escala de alguma maneira, pois ao fazermos um carro e copiamos o mesmo em tamanho menor ou maior, estamos utilizando uma escala em relação ao modelo inicial, mas no aeromodelismo o uso da escala não é tão perfeito assim, pois na escala do aeromodelismo a única coisa que nos baseamos é a envergadura das asas, nada mais.
Se fizermos um aeromodelo na escala de 1:10 em que o modelo original tem 18 metros de envergadura, o nosso modelo terá apenas 1,8 metros de envergadura, já o restante, tudo terá que ser proporcional a envergadura e não mais ao modelo inicial que deu origem ao projeto.
Por isso é que desenhos em 3 vistas de aviões não servem como plantas, pois os desenhos em 3 vistas foram diminuídos totalmente na proporção do original, mas no aeromodelo muitas coisas tem que serem levadas em consideração.
Veja um exemplo o Piper Cherokee, a maioria dos aeromodelos em torno de 1,2 metros de envergadura, tem a fuselagem muito larga e isso gera muito arrasto ao modelo e exigindo muito mais motor.
Se olharmos um Piper Cherokee de 1,2 metros de envergadura, temos a sensação de que ele está gordo quando na verdade ele só foi baseado em um desenho de 3 vistas do original e o original não aparenta ser gordo daquela maneira, o que nos permite diminuir a largura da fuselagem e dar mais área alar ao modelo, o que nos aumentará inclusive a sustentação gerada pelas asas.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Responder