Monocoupe 90A - kit da Sig
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
Monocoupe 90A - kit da Sig
Boa tarde a todos os colegas do fórum. Sou fã desse modelo há tempos, inclusive tenho um da Durafly, em epo, com 110 cm de envergadura, que voa uma maravilha.
Estou atrás de montar um, com cerca de 120 a 160 cm de envergadura em balsa, e enquanto não crio coragem de começar, resolvi montar esse kit da Sig que está parado aqui comigo há cerca de 1 ano.
Originalmente para motorização a elástico, arrogantemente achei que poderia tentar montá-lo elétrico... Agora posso dizer, falta-me prática em manusear algo desse porte.
Entretanto, a planta do kit é ótima, a balsa que acompanha não é ruim, muito melhor que a balsa dos kits da Guillows... o único porém é o corte das peças... "die cut" quando poderia ser laser.. mas fazer o que, dá-lhe bisturi e lixa nas peças.. rs
Comecei a montagem na segunda-feira e o que posso dizer? Está sendo uma verdadeira terapia.. rs
Dados do modelinho:
Envergadura: cerca de 60 cm
Fuselagem: cerca de 41 cm
Até o momento o peso do modelo inteiro + servos + motor, tudo que está nas fotos, está com 48 gramas.
As modificações que fiz no kit, por minha conta e risco foram: corte dos ailerons e estabilizador e profundor em chapa de balsa inteiriça.
Por quê inteiriça? Se fosse estruturada, com certeza iria empenar durante a entelagem, rs, e como não sou lá grande coisa entelando, resolvi fazer inteiriça..
Os servos dos ailerons são lineares, coisa de 1,5 grama cada. Os servos do profundor e leme são de 2,5 gramas cada.
O motor é de 5 gramas. O receptor é um FrySky 5 canais de 2 gramas. Faltam hélice, bateria e Esc, ainda estou estudando quais.
Ah, sobre a entelagem, ainda não sei o que vou fazer... tenho alguns rolos de oralight aqui... vou fazer uns testes e pesar... gosto de trabalhar com o oralight.
Se vai voar?
Não sei... E se não voar, não tem problema, será muito legal tê-lo como modelo estático.
Ps.: Peço desculpas aos colegas pela qualidade da montagem, estou muito, mas muito distante de vários colegas aqui do fórum..
Estou atrás de montar um, com cerca de 120 a 160 cm de envergadura em balsa, e enquanto não crio coragem de começar, resolvi montar esse kit da Sig que está parado aqui comigo há cerca de 1 ano.
Originalmente para motorização a elástico, arrogantemente achei que poderia tentar montá-lo elétrico... Agora posso dizer, falta-me prática em manusear algo desse porte.
Entretanto, a planta do kit é ótima, a balsa que acompanha não é ruim, muito melhor que a balsa dos kits da Guillows... o único porém é o corte das peças... "die cut" quando poderia ser laser.. mas fazer o que, dá-lhe bisturi e lixa nas peças.. rs
Comecei a montagem na segunda-feira e o que posso dizer? Está sendo uma verdadeira terapia.. rs
Dados do modelinho:
Envergadura: cerca de 60 cm
Fuselagem: cerca de 41 cm
Até o momento o peso do modelo inteiro + servos + motor, tudo que está nas fotos, está com 48 gramas.
As modificações que fiz no kit, por minha conta e risco foram: corte dos ailerons e estabilizador e profundor em chapa de balsa inteiriça.
Por quê inteiriça? Se fosse estruturada, com certeza iria empenar durante a entelagem, rs, e como não sou lá grande coisa entelando, resolvi fazer inteiriça..
Os servos dos ailerons são lineares, coisa de 1,5 grama cada. Os servos do profundor e leme são de 2,5 gramas cada.
O motor é de 5 gramas. O receptor é um FrySky 5 canais de 2 gramas. Faltam hélice, bateria e Esc, ainda estou estudando quais.
Ah, sobre a entelagem, ainda não sei o que vou fazer... tenho alguns rolos de oralight aqui... vou fazer uns testes e pesar... gosto de trabalhar com o oralight.
Se vai voar?
Não sei... E se não voar, não tem problema, será muito legal tê-lo como modelo estático.
Ps.: Peço desculpas aos colegas pela qualidade da montagem, estou muito, mas muito distante de vários colegas aqui do fórum..
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:04 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
Acabei de encontrar perdido aqui na minha bagunça esses dois escs:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oller.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... A_ESC.html
Pesei cada um na balança, os dois deram o mesmo peso: 9 gramas. Será que arrisco um deles ou vou atrás de um esc de 6A desse aqui?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _UBEC.html
Lembrando que os 3 podem tanto baterias de 2s e 3s... mas o motor aguenta no máximo 2s...
Sugestões?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oller.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... A_ESC.html
Pesei cada um na balança, os dois deram o mesmo peso: 9 gramas. Será que arrisco um deles ou vou atrás de um esc de 6A desse aqui?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _UBEC.html
Lembrando que os 3 podem tanto baterias de 2s e 3s... mas o motor aguenta no máximo 2s...
Sugestões?
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:04 pm, em um total de 1 vez.
- Matheus aereo
- membro
- Mensagens: 757
- Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
- Localização: Campo Grande MS
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
Matheus aereo escreveu:Olá Rodrigo. Está muito bonita a sua construção, com certeza vai voar .
Obrigado Matheus, acompanhei a construção de seu Taylor, faltou apenas fotos do modelinho concluído.. ou não concluiu?
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:05 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
Alvaro Sala escreveu:Bela escolha Rodrigo e a construção parece ótima.
O Esc de 6A diz que pesa 6g mas sempre é mais. Eu ficava no 10A com uma 2S.
48g até o momento parece muito bom, não tem por que não voar.
Tá com cara que sai um belo aeromodelo.
Foi o mesmo que pensei Alvaro! Ainda mais por que já tenho as baterias 2s... 180, 260 e 300 mah... já pra testar de tudo o que é jeito.. rs
Dependendo do peso final do modelo pronto, terei que optar entre os dois motores que tenho. São eles:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Motor.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... unner.html
O problema maior será encontrar hélices SF para esses motores.. o Doca recomendou uma GWS 6050 SF, mas estou achando que ficará grande para esse modelo.
Outro problema que estou tendo é encontrar um cabo Y para os servos dos ailerons, o receptor utiliza conectores micro..
não acho pronto e para fazer este cabo, meus dotes de solda não estão a altura e se for pedir na HK põe mais 30 a 40 dias para o modelinho ficar pronto...
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 8:05 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
- Matheus aereo
- membro
- Mensagens: 757
- Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
- Localização: Campo Grande MS
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:a5bf1c2ae0="RodrigoB"]...já tenho as baterias 2s... 180, 260 e 300 mah... já pra testar de tudo o que é jeito.. rs[/quote:a5bf1c2ae0]
Eu escolheria a bateria conforme a necessidade de peso no nariz para acertar o CG.
Em pequenos modelos é comum a gente prever uma bateria pequena e depois colocar chumbo...
Eu escolheria a bateria conforme a necessidade de peso no nariz para acertar o CG.
Em pequenos modelos é comum a gente prever uma bateria pequena e depois colocar chumbo...
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Paulo Mormello
- membro
- Mensagens: 613
- Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
- Localização: Curitiba/Pr
- Indiana Junior
- membro
- Mensagens: 487
- Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
- Localização: sao paulo
eu tenho esc turnigy plush de 6a , na minha balança deu 6,3 gr, se ajudar o dado...
nesse tamanho de aero eu costumo ate tirar a caixinha do receptor orange e ganhar + 5,5 gr, adoro esses pequenos, to montando um mas nada nesse nivel, de depron, e vou colocar um motor de 3500kv que ja tenho em maos, com bat 3s de 500mah, claro sera um jatinho, boa sorte!
nesse tamanho de aero eu costumo ate tirar a caixinha do receptor orange e ganhar + 5,5 gr, adoro esses pequenos, to montando um mas nada nesse nivel, de depron, e vou colocar um motor de 3500kv que ja tenho em maos, com bat 3s de 500mah, claro sera um jatinho, boa sorte!