bf 109 Guillows série 500 - 3ch - construção

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

newtonbenetti
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bf 109 Guillows série 500 - 3ch - construção

Mensagempor newtonbenetti » 31 Dez 2014 14:28

Olá galera, irei postar as fotos da construção do meu modelo bf 109 do kit Gillows série 500.
É meu primeiro modelo micro RC, será que vooa com essa eletrônica?

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05874_zps4683d2f4.jpg.html][img:282cbd9e1f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05874_zps4683d2f4.jpg[/img:282cbd9e1f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05873_zps6f1c1f96.jpg.html][img:282cbd9e1f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05873_zps6f1c1f96.jpg[/img:282cbd9e1f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05877_zps8e05c988.jpg.html][img:282cbd9e1f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05877_zps8e05c988.jpg[/img:282cbd9e1f][/URL]

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Wesley_Sniper
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Mensagempor Wesley_Sniper » 01 Jan 2015 21:09

Amigo, o ideal é comprar a eletrônica somente depois do modelo quase pronto!
Fazendo isso você não correrá o risco de ter que comprar uma nova por ser incapaz ou exagerada.

Já que não tem mais jeito... passe mais informações do modelo, como as medidas, os materiais, a eletrônica e seu nível de experiencia como aeromodelista.

Construir e pilotar um micro não é fácil heheheheheh.

newtonbenetti
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Mensagempor newtonbenetti » 03 Jan 2015 02:51

Valeu pela atenção.
bom, eu monto aeromodelos há um certo tempo. Comecei com os modelos básicos da Aerobrás quando eu era criança e desde então não parei mais.O útimo modelo que montei foi um Taylorcraft da Aerobrás com motor a elástico. Sempre fui mais ligado ao voo livre até que no ano passado comprei um Flyzone micro Nieuport 17 para aprender a voar (depois de ter treinado alguns meses em simuladores).
Assim que tive o primeiro acidente com o Nieuport que precisou de reparos, aproveitei para ver qual era a eletrônica dele. Pesquisei sobre os receptores e os motores que vinham com os modelo micro da Flyzone e percebi que todos eles usavam o TR 1424 da Tactic (http://www.tacticrc.com/receivers/index.html) e o motor era esse: http://www.ebay.com/itm/NEW-Flyzone-Motor-w-Gearbox-Micro-Playmate-FLZA6144-NIB-/331215559768?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item4d1dfc5c58.
Comecei a pesquisar então por kits que tivessem a largura da fuselagem próxima ao tamanho do reciver que era de 27 x 23 x 18 mm.
O kit que percebi que mais se aproximava disso era o bf 109 da Guillows, por isso que optei por ele.
Estou mandando uma foto do Taylorcraft para vocês darem uma olhada.
Vou mandar depois também as fotos com o esquema de fixação do motor e do receptor que fiz

newtonbenetti
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Mensagempor newtonbenetti » 03 Jan 2015 12:17

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05870_zpsc0120f40.jpg.html][img:651fc1db74]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05870_zpsc0120f40.jpg[/img:651fc1db74][/URL]

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Mensagempor Edson Carvalho » 03 Jan 2015 14:57

Bela montagem colega.

A entelagem ficou bonita.

Parabéns
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

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Mensagempor Wesley_Sniper » 03 Jan 2015 16:50

Escrevi um texto enorme e quando estava no final a bateria do celular acabou rsrsrsr

Quando criar coragem mando de novo...

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Mensagempor newtonbenetti » 03 Jan 2015 21:59

Pois é Wesley, aconteceu o mesmo comigo aqui ontem...
Olhem só como estou fazendo o suporte para o motor:

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05883_zps0dfc1bea.jpg.html][img:36cd2733fc]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05883_zps0dfc1bea.jpg[/img:36cd2733fc][/URL]

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Mensagempor newtonbenetti » 03 Jan 2015 22:02

E uma foto mais aproximada do receptor 1424 da Tactic.
[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05884_zps809eefad.jpg.html][img:479fd99501]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05884_zps809eefad.jpg[/img:479fd99501][/URL]

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Mensagempor Wesley_Sniper » 03 Jan 2015 22:50

Você esta usando a balsa do kit?

Ela é bem pesada, aconselho você a usar balsa AAAA, um micro de voo livre sendo convertido para elétrico é necessário fazer uma serie de aliviações, desde reduzir o numero de nervuras (se possível) até aumentar este vão ai que está passando a linkagem, fora a lixa, claro!

Na outra mensagem que eu escrevi e foi deletada, eu dizia que seria bom se você colocasse no google imagens "bf109 guillows conversion"... iar aparecer muita coisa, é só entrar no local onde está hospedado a imagem e ver as informações e qual a conclusão da construção...

Ai vai um:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1385457
Este ai usou a balsa que vem no kit, deu certo, mas não é uma certeza (rs) e não fica tão bom quanto os que são feitos com balsa AAAA e aliviados... a eletrônica é diferente mas o aero é o mesmo

Sobre sua experiencia como aeromodelista, é legal! perguntei sem intenções de subestimar a sua capacidade e de qualquer um que venha aparecer por aqui.

É que sempre aparece um ou outro iniciante querendo começar nos micros, coisa que não é indicado você deve saber!

Um iniciante voar um modelo construído por um experiente é fácil, mas um iniciante voar um modelo construído por um iniciante é complicado e os micros não toleram muito desaforo.

Digo isso por experiencia própria, afinal também sou iniciante.

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Mensagempor newtonbenetti » 04 Jan 2015 12:02

Opa, valeu Edson, esse Taylorcraft é bem antigo. Tenho ele há quase vinte anos, já mudei a entelagem algumas vezes. Essa da foto é a última que fiz utilizando a técnica de print on tissue.
Wesley, valeu pelo conselho da balsa, mas agora já é tarde, estou utilizando a balsa do kit mesmo. E já colei as nervuras.
Eu tinha visto essa construção do rcgroups antes de comprar o kit, essa construção foi uma das que me fizeram decidir pelo kit da Guillows. Mas, achei que a entelagem do modelo ficou um pouco pesada, parece que o construtor usou o monokote para entelar. Eu quero tentar entelar com a seda e assim faço uma entelagem também com o print on tissue pra ver se fica um pouco mais leve e com uma entelagem bem realista. Pelo que ví também esse receptor é algumas gramas mais pesado que o Tactic, espero que isso também de um pouco de diferença de peso entre a minha construção e essa do rcgroups.
Mas, como eu disse, essa é a minha primeira construção de um micro RC. Não tinha pensado nessa possibilidade de alargar as cavernas para deixar mais leve. Foi uma ótima dica.
Sei que sou iniciante, mas se eu não começar de alguma forma nunca vou aprender. Me lembro bem das idas na Aerobrás e os vendedores sempre perguntavam para os mais afoitos que chegavam lá sem experiência nenhuma e queria comprar os kits mais complicados. Por isso preferi também começar minhas aventuras pelos micro RCs com um kit, e não com uma construção direto de uma planta (já tenho outra construção em mente usando as balsas AAAA que tenho, um p51).
Acho que sempre serei iniciante, e por isso também vim postar a minha construção aqui no forum, sei que vou aprender muito com vocês. Obrigado pelas dicas.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 04 Jan 2015 12:59

Já vou te avisando e te deixando chateado. Com essa madeira do kit e esse perfil da asa não voa!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Mensagempor Marco Antonio » 04 Jan 2015 13:01

Prometi que vou terminar esse ano é será o primeiro modelo que vou pegar agora que mudei de casa.
A asa foi toda redimencionada e tem até tr de pouso retratil. É da mesma série.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=71573
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Mensagempor newtonbenetti » 06 Jan 2015 20:14

Opa valeu Marco Antônio... mas, agora que já comecei vou até o final com esse kit mesmo... se não voar pelo menos me sobra a eletrônica para fazer outros modelos em breve...

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Mensagempor newtonbenetti » 06 Jan 2015 20:50

Vou postar umas fotos do progresso do trabalho até agora:

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05896_zps58c47a09.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05896_zps58c47a09.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05907_zps5bb95530.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05907_zps5bb95530.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05913_zps4802731e.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05913_zps4802731e.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05905_zps814a136a.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05905_zps814a136a.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05903_zpsc4efef9f.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05903_zpsc4efef9f.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05908_zps0e5eff78.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05908_zps0e5eff78.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05912_zpsd1ccff0a.jpg.html][img:2e58e0cc4f]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05912_zpsd1ccff0a.jpg[/img:2e58e0cc4f][/URL]

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Mensagempor Marco Antonio » 06 Jan 2015 22:04

Uma correção... Voar voa, vai voar muito rápido por causa do peso e instável por causa da asa. Tenta torcer a ponta da asa dando 3º de whashout pra melhorar um pouco.
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Mensagempor newtonbenetti » 09 Jan 2015 14:27

Marco, eu acabei fazendo a asa original mesmo...
Agora agora já estou na entelagem...

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05914_zps9c14f4e6.jpg.html][img:aa001ff437]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05914_zps9c14f4e6.jpg[/img:aa001ff437][/URL]

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05915_zps69fb6da0.jpg.html][img:aa001ff437]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05915_zps69fb6da0.jpg[/img:aa001ff437][/URL]

Esses são meus últimos dias de férias, acho que até domingo já faço um teste de voo..

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Mensagempor GabrielPHahn » 09 Jan 2015 16:16

Uma coisa posso dizer:

Se voar rápido e você temer destruir a aeronave, já ficou bem lindo assim estático.
Parabéns!

Fez impressão direto no papel, ou é aerógrafo?

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Mensagempor newtonbenetti » 09 Jan 2015 18:10

Obrigado Gabriel....
Fiz a impressão direto na seda...

tenho mais uma foto dele quase pronto:

[URL=http://s19.photobucket.com/user/newtonbenetti/media/DSC05924_zps3b9ae0ac.jpg.html][img:d44c83a18d]http://i19.photobucket.com/albums/b195/newtonbenetti/DSC05924_zps3b9ae0ac.jpg[/img:d44c83a18d][/URL]

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Mensagempor GabrielPHahn » 09 Jan 2015 18:35

Desnecessário dizer mais uma vez que está ficando com um belo resultado.
:D
Parabéns!

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Mensagempor Wesley_Sniper » 09 Jan 2015 19:01

Espero que o voo quebre as estatísticas e seja tão belo quanto o acabamento do modelo!

A impressão feita na seda deu trabalho?
Usou impressora comum?

Meus parabéns!

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Mensagempor newtonbenetti » 10 Jan 2015 00:59

Então, tenho uma HP 3576, bem comum e até hoje nunca tive problema de atolamento imprimindo direto na seda. Tem um tutorial aqui https://www.youtube.com/watch?v=ghZn72psENg que explica bem como fazer a impressão. Eu uso um papel diplomata de 180m² como base para a seda e nunca tive problemas.

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Mensagempor newtonbenetti » 10 Jan 2015 01:00

E fica bem fácil para recortar as partes na seda com um estilete depois de impresso. Para selar a tinta usei o dope comum, e aí a tinta não sai mais...

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Mensagempor newtonbenetti » 10 Jan 2015 14:09

Pessoal, preciso de ajuda. Hoje eu estava testando a fixação da hélice quando o motor parou de funcionar. Achei que poderia ser algum problema de mal contato, mas estava tudo ok. O motor funcionava as vezes e as vezes não. Repassei mais uma vez todas as conexões e nada de mal contato mesmo. Depois de um tempo comecei a sentir um cheiro de queimado e achei que poderia ser o motor. Substitui por um outro motor e funciona, mas o controle de potencia do motor fica invertido. E mesmo deixando o controle do motor em off ele fica girando. Os servos continuam funcionando normalmente.
Será que queimou o controle do motor no receptor? Ou foi o motor mesmo? É comum acontecer isso?

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Mensagempor newtonbenetti » 10 Jan 2015 16:01

Pois é... infelizmente o motor morreu mesmo... e levou junto o ESC...

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Mensagempor Marco Antonio » 10 Jan 2015 17:06

Você está usando essa helice nesse motor ou colocou a helice só para fotos?
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