Review: F959 Sky king

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
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brunollo
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Review: F959 Sky king

Mensagem por brunollo »

Review: WL Toys F959 “Sky King”

Uma opção pequena, interessante e barata para iniciantes

[img]http://i118.photobucket.com/albums/o90/brunollo/Aero/F959%20Sky%20King/F959lancamento.jpg[/img]
O Sky King é lançado sem esforço pra mais um voo tranquilo...

Uma das coisas que a gente mais escuta quando as pessoas descobrem que somos aeromodelistas é a pergunta: “E como eu faço pra praticar aeromodelismo?” Normalmente a resposta a essa pergunta vem com uma explicação mais ou menos comprida sobre rádios, simuladores e... aviões treinadores. O clássico avião treinador é aquele de asa alta e normalmente trem triciclo, todo quadradinho para facilitar o conserto no caso de uma lenha.
Mas há alguns anos, um novo tipo de avião treinador, com asas altas com winglets arredondados, motor posicionado atrás da cabine, hélice pusher posicionada de forma que não quebre num pouso e uma fuselagem ampla na frente para facilitar o pouso de barriga do piloto iniciante tem se tornado mais popular. Esses aviões, normalmente elétricos, também são bastante arredondados e aerodinâmicos, o que permite a eles cortar o vento com eficiência e usar pouco empuxo do motor para voarem em circuito, alongando o tempo de voo. O material de que são feitos, o EPO, também é de fácil reparação em caso de uma lenha.
A WL Toys, empresa conhecida por seus quads e helis de pequeno porte, decidiu usar o conceito desses novos treinadores para criar o F959 Sky King, um modelo RTF de baixo custo voltado para facilitar o voo e o aprendizado dos iniciantes no hobby. Eu recebi um kit desses e decidi avaliar se esse pequeno avião cumpre o que promete. Nos últimos tempos eu tenho mais e mais prestado atenção em aviões treinadores, pois minha filha está aprendendo a voar agora. Decidi também, já que o Sky King tem porte e propostas relativamente parecidas, compará-lo com um kit de micromodelo campeão para iniciantes, que é o Minium Citabria da Kyosho.

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Com um visual simpático, o aviãozinho parece pedir pra ir voar

O que ele é?
É um avião RTF? Em primeiro lugar, o que é um avião realmente RTF (ready to fly)? É aquele que vem completo e prontinho pra voar bem, bastando para isso uma mínima intervenção do construtor/piloto na montagem do avião. Eu particularmente vi poucos modelos verdadeiramente RTF na minha vida, que me deixassem satisfeitos do jeito que saíram da caixa. Um deles é justamente o Minium Citabria, que vem já completinho, montadinho, com rádio, bateria e carregador, e voa muito bem já do jeito que sai da caixa. O F959 se propõe a isso: ele vem completo inclusive com rádio. O motor escovado, hélice, receptor/speed, servos e links vêm já montados. A pequena bateria 2s de 300mAh e conector molex já vem com um carregador simples. Tudo que o piloto precisa fazer é montar as asas na fuselagem. Então, completinho ele vem. Resta descobrir se na hora do voo ele se comportará bem.
É bonito? Ele é pequenininho, todo arredondadinho, cheio de detalhes miúdos. Vem decorado com duas cores: Vermelho ou azul (o meu veio azulzinho na sorte, porque eu gostei mais que o vermelhinho). tem até uma opção com LEDs pra quem curte voo noturno! Minha mulher viu ele e se derreteu toda, falando que ele é “muito fofinho, tão pequenininho!” Então ele entra na categoria de bonito, ou pelo menos de “fofinho”.
É um micromodelo? Se pensarmos que micromodelos são aviões que possuem menos de 5 onças (140g) de peso, ele é um micromodelo sim, pesando apenas 94g pronto para voo. 94 gramas para uma envergadura de 75cm... esse bichinho deve planar muito!

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94 gramas pronto para voo... definitvamente um peso pena

É para um iniciante? Sim. É um avião que possui apenas leme, profundor e motor. Menos comandos pro iniciante se confundir. As superfícies de comando também são pequenas, o que torna controláveis mesmo os movimentos bruscos de um iniciante. Características que inclusive ele compartilha com o Citabria.
É um planador?
Não. Apesar de na caixa vir escrito “glider” o peso, pouco para um avião desse porte mas relativamente elevado para um planador, e a área frontal impossibilitam o voo à vela nesse bichinho.
É barato? Sim. Custando cerca de 250 reais (89 dólares na BangGood) completo e montado, é um investimento pequeno para quem está começando no hobby. O importante é perguntarmos se esse investimento vale a pena.

Montando o bichinho (e dando uma fuçada)

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Na embalagem, a WL Toys promete muito: "tudo que você precisa para um voo bem sucedido está nessa caixa!" Vamos descobrir se o Sky King vai cumprir essa promessa...

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Dentro da embalagem de isopor, tudo vem bem organizado. A caixa pode servir para proteger o aviãozinho durante um transporte mais longo, como numa viagem

O Sky King já veio quase todo montado, com os links posicionados nos buracos do meio dos horns. Eu apenas tive que encaixar a baioneta maciça de fibra de carbono de 3mm de espessura nas asas e encaixá-las na fuselagem. As asas possuem um sistema de encaixe com bastante pressão que as mantêm firmes na fuselagem. Eu particularmente não gostei desse sistema por um motivo: a caixa que o Sky King vem é um estojinho muito ajeitado pra carregar ele de um lado pro outro, e tem até uma alça. Isso estimula o piloto a desmontar e guardar ele dentro da caixa, onde ele realmente fica bem mais protegido.

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Poucas peças garantem uma montagem final muito rápida!

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A baioneta de fibra de carbono assegura firmeza e leveza

Mas montar e desmontar ele toda vez que for voar inevitavelmente vai fazer o encaixe das asas ficar frouxo, além de ser necessária botar uma boa dose de força na fuselagem. Então eu montei ele e provavelmente só vou desmontar eventualmente, como se por exemplo for viajar e quiser levar o bichinho pra dar uma voada. Talvez se houvesse outro jeito de fixar as asas, com um par de parafusos, essa montagem e desmontagem fosse menos traumática para o aviãozinho. Ou então simplesmente colar as asas e deixá-las ali permanentemente. Com envergadura de 75 cm, ele é suficientemente pequeno para ser carregado montado de um lado para o outro sem ser um estorvo.

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O encaixe firme (até apertado) das asas...

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...e a pressão que se coloca nas peças para montar o avião garantem que as asas vão ficar no lugar em voo, mas a força extra pra encaixá-las na fuselagem pode causar um desgaste prematuro ou até quebras nas peças. Logo acima do canopi podemos observar a entrada de ar para resfriar o motor

Com ele montado, eu parei pra dar uma boa olhada nele. A placa de circuito é uma tudo-em-um, com receptor, speed e servos (que não são lineares, e sim unidades parrudas de dimensões parecidas com a de servos de 2g) montados nela. Os links são de metal fininho, e os horns das superfícies de comando possuem três buracos (os links vieram presos no buraco do meio). O motor é um escovadinho que eu a princípio achei que não ia ter força nenhuma pra empurrar o bichinho, mas que, junto de uma hélice folding de 4 polegadas, mostrou uma boa força de empuxo na minha mão. As asas não possuem ailerons, mas nelas existem as marcações para cortar ailerons e instalar servinhos micro ali se o piloto quiser. Na verdade, há espaço para, se o piloto quiser, trocar todo o sistema do rádio por um Spektrum, por exemplo, com um receptor micro, motor brushless e servos no aileron. Embaixo da fuselagem há um skidzinho de plástico para ele pousar de barriga. Não há trem de pouso, mas o Sky King vem com um suporte para microcâmera que é encaixado no lugar do canopi.

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A baia da bateria é bem espaçosa, e a placa tudo-em-um fica bem fixada ali no meio. Os mais aventureiros podem ficar à vontade, pois há espaço para micro receptores e servos nos ailerons

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A hélice folding garante mais proteção contra danos num pouso menos que perfeito

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O suporte para microcâmera é um acessório bem bolado pro Sky King. Inclusive a BangGood oferece uma microcâmera para ele, anunciada na página do Sky King

O canopi é removido por cima para dar acesso à baia bem espaçosa da bateria. A bateria é pequenininha, e o avião fica no CG (3,3cm a partir do bordo de ataque) perfeito quando a bateriazinha é enfiada inteira dentro do nariz do avião. O carregador é bem simples, apenas para 2s, mas faz um bom serviço em carregar e balancear a bateria, conforme eu conferi com o multímetro. A bateria leva cerca de 50 minutos para carregar.

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O carregador simples cumpre bem sua função e balanceia com precisão a pequena bateria 2s de 300mAh.

O manual é escrito em um inglês muito ruim, infelizmente quase um padrão para fabricantes chineses. Esse é um ponto em que há espaço para melhora. Pelo menos o avião é extremamente intuitivo para montar e os desenhos e diagramas são de fácil compreensão. Eles me ajudaram por exemplo com a bindagem do avião com o rádio. E por falar em rádio...

O transmissor

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O rádio não resistiu à pancadaraia habitual dos Correios e quebrou um dos sticks, mas uma gotinha de CA resolveu o problema!

O rádio que acompanha o Sky King é um modelo que usa o casco habitual da WL Toys. Pelo que eu pesquisei com os amigos do RCGroups o rádio usa o sistema FlySky, que segundo eles é o mesmo dos rádios Turnigy (mas eu não consegui confirmar essa informação). Fiquei satisfeito quando vi que o rádio possui um visor que mostra a carga remanescente das baterias, a posição dos trims digitais e um botão de dual rate (o rádio original dos Miniums Citabrias, por exemplo, não tem nada disso). Eu só não gostei de duas coisas no rádio:
Não sei porque, o processo de ligar e desligar é diferente no meu avião do que em todos os outros R/C que eu já usei: primeiro SE LIGA O AVIÃO NA BATERIA, depois o rádio. O avião então aparentemente identifica o rádio e responde aos comandos. Nada intuitivo e, para um avião usado por um iniciante, pode gerar muita confusão. Não sei se é problema no meu ou se é padrão.
Essa é preocupante. Como vários modelos de três canais, o avião coloca o leme no lugar do aileron. Eu até entendo que isso é mais intuitivo para o piloto iniciante (os comandos de direção mais usados no voo básico estão no mesmo stick), mas me pergunto se isso não gera confusão na cabeça do piloto. O Minium de três canais também é assim, e eu também acho isso errado nele.
Quando eu abri a caixa e inspecionei o rádio pela primeira vez, tive uma surpresa desagradável: graças à “massagem” que os Correios aplicaram na caixa um dos sticks estava quebrado na base. Mas bastou um pouco de CA da grossa bem aplicada e o rádio estava novo de novo! Instalei umas pilhas no controle e... pronto pra voo!

Voando

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O motor escovado me supreendeu pela disposição com que impulsiona o Sky King. O bichinho até faz loops! O ângulo acentuado da hélice evita o rolamento induzido pelo torque do motor

Um avião treinador tem que ser fácil pro piloto. Ele tem que decolar fácil, voar fácil, pousar fácil. E foi isso que eu descobri no primeiro voo dele. Segurei ele pela parte de baixo da fuselagem e, com um lançamento suave com dois terços de motor ele saiu voando, praticamente reto. Pediu um clique de trim de leme pra esquerda e pronto. Imediatamente eu senti que estava voando um dos aviões mais tranquilos e estáveis que já tinha experimentado. Como eu suspeitava, o pouco peso permite a ele planar muito sem motor, no que as hélices folding e o diedro ajudam.

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De frente para o avião conseguimos enxergar o diedro nas asas e a grande inclinação dos winglets

O avião pouco precisa de correções no profundor, mais usado mesmo nas curvas. Se ha uma tendência que se destaque, é apenas a aplicação mais brusca de motor que faz ele subir. Ele gosta de voar nivelado com cerca de meio motor, até um pouquinho menos. O leme, além do movimento habitual de guinada, também induz um pouco de rolamento , o que facilita curvas feitas com profundor. Nesse sentido eu achei que, apesar de estar em posição incorreta, o controle de leme é educativo para o iniciante: ele induz um rolamento controlado e permite o comando inverso para tirar o avião da atitude inclinada depois da curva, replicando um comportamento semelhante ao de um aileron, mas bem mais "na mão" pro iniciante. Esse comportamento é semelhante a micromodelos de voo excelente, como o próprio Minium Citabria.

[img]http://i118.photobucket.com/albums/o90/brunollo/Aero/F959%20Sky%20King/f959empenagem.jpg[/img]
Impressionante como o avião fica sob controle com apenas leme e profundor

Em pouco tempo descobri que é muito bom passar com ele devagarzinho na pista, num rasante a menos de 30 centímentros do chão, de tanto que ele é estável. Em nenhum momento me senti nervoso ou achei que ele não estava completamente sob controle. Isso é muito importante para um iniciante, sentir que o avião está sob controle. O estol dele é a uma velocidade inacreditavelmente baixa, e o comportamento dele em estol também é o melhor possível: ele apenas abaixa um pouco o nariz pra pegar velocidade e sair do estol. Se você cabrar, ele desce de nariz meio levantadinho, sem cair de ponta de asa. Comportamento impressionante para um avião de porte pequeno, e mérito do baixo peso e do formato das asas. Na hora de pousar, mais tranquilidade: simplesmente cortar o motor para ele descer e arredondar suavemente na hora do toque é a receita para um pouso de sucesso atrás do outro. No caso de um pouso brusco, a fuselagem de EPO, a hélice montada no alto e o baixo peso vão garantir que os danos sejam mínimos, quando não inexistentes. Na verdade, acredito que ele só sofrerá danos sérios se realmente cair de nariz no chão com motor cheio. E o EPO vai facilitar o conserto nessas horas.
Decidi brincar com ele num vento muito forte. Apesar de ele sentir bastante o vento, ainda assim ele todo o tempo ficou “na mão”. Consegui voar, brincar e surfar no vento e trazer ele pra pouso sem atropelos. Na verdade, esse avião é tão controlável e estável que ele consegue voar confortavelmente em uma área do tamanho de meio campo de futebol e até indoor em um ginásio maiorzinho.
E o tempo de voo? Esse avião consegue voar 8 minutos, uma duração impressionante se pensarmos que a bateria é bem pequena. O voo chega a ser mais comprido um pouco que o Citabria, que voa até uns 6 minutos. Pena que o conector seja molex, ou eu poderia testar baterias com um pouco mais capacidade. Vale a pena comprar outra bateria para voar mais com ele.

Vídeo do voo
https://www.youtube.com/watch?v=fwWy4vndsIs&list=UUtkQETl6BYIlfPuGNFOAUuA
Voo do Sky King com bastante vento. Dá pra observar que, mesmo sendo sacodido de um lado pro outro, ele ainda se mantém controlável. Eu não acho que um iniciante iria achar esse voo agradável, mas pelo menos dá pra trazer a criança com segurança pra casa. Só tem q ficar esperto que, como ele é leve, o vento forte pode levar ele pra longe muito rápido. Filmado pelo bom amigo Jorge Zilli!

Conclusão
Eu sempre tenho dois ou três modelos treinadores na ponta da língua para sugerir a quem quer começar no hobby. Depois de voar alguns dias com o Sky King, eu agora tenho mais uma forte opção. Ele é barato, é simples de montar e tem um voo muito estável e intuitivo. Definitivamente, é uma ferramenta muito interessante para construir confiança em quem tem pouca experiência em voo, gerando no piloto conhecimento básico e simpatia com o hobby. Para os pilotos experientes, ele é uma alternativa pequena, de baixo custo e fácil de transportar e voar tranquilamente em espaços menores, e pousar em qualquer lugar, mesmo sem nenhum trecho pavimentado. Desde que o meu chegou, ele tem voado nos lugares mais diversos junto de outros micros: campos de futebol, gramados e até estacionamentos! Na verdade, na comparação final do Sky King com o Minium Citabria, respeitando as diferenças de propósito e porte dos modelos (mesmo sendo bem leve, o Sky King tem praticamente o dobro do tamanho do Citabria), eu acredito que ele não deva nada em boas características de voo, adequadas a um iniciante. O Sky King realmente cumpriu o que prometeu: bons voos sem complicações apenas com o que vem dentro da caixa. E eu estou ansioso para que minha filha experimente o aviãozinho: acho que ele será um importante degrau de aprendizado para ela.

Onde comprar?
Você pode comprar o Sky King na Banggood, clicando aqui: http://www.banggood.com/Wltoys-F959-Sky ... =zhangying


Prós
-Barato. É um modelo barato por ser um RTF todo bem resolvidinho, que sai da caixa já acertado.
-Qualidade surpreendente pelo preço: As peças são de qualidade, bem moldadas e bem dimensionadas. O motor tem potência mais que suficiente pro voo, os servos são precisos para o trabalho, os comandos possuem autoridade, até o carregador (com fonte bivolt) me surpreendeu por carregar a bateria com precisão.
-Voo extremamente estável: ajuda a construir confiança em pilotos inexperientes. O comportamento em estol dele é o melhor possível.
-Não liga muito pra vento. Se o vento ficar forte, ainda dá pra trazer e pousar ele sem muitos sustos. Mas o vento pode levar ele!
-Pequeno e prático tanto pra transportar montado como desmontado. A caixa é um excelente estojo para guardar ele!
-Previsão para ailerons na asa e relativamente muito espaço na baia da bateria para upgrades
-Tempo de voo muito bom pelo tamanho da bateria.
-No geral é uma excelente opção de avião treinador para pilotos com pouca experiência.
-É “fofinho” (não sei se isso é pró ou contra, hehehe).

Contras:
-Motor escovado: apesar de ser extremamente bem dimensionado para o avião, o motor escovado eventualmente vai “cansar” e pedir uma reposição.
-Sistema de fixação e desmontagem das asas poderia ser um pouco melhor, para que pudéssemos usufruir mais da ótima caixa em que ele vem. Talvez os modelos V2 poderiam vir com a asa fixada por parafusos.
-Comando de leme na posição de aileron no rádio original, mas eu entendo que é uma opção pedagógica.
Editado pela última vez por brunollo em Seg Mar 09, 2015 3:38 pm, em um total de 10 vezes.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por brunollo »

Pessoal, fiquei um bom tempo sem lançar reviews, mas agora em 2015 voltei com força total! Em breve, um review de dois aviões acrobáticos que eu tenho curtido muito voar!
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RodrigoB
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por RodrigoB »

Olha só... gostei do que li e do que vi. Parabéns pela compra, obrigado pelo ótimo review... e a culpa de comprar mais um modelo é toda sua... :twisted:
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
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eliasrobr
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por eliasrobr »

Muito bom o review, curto Helis,mas também curto aero para iniciantes.Parabéns pelo trabalho de divulgar em detalhes.

Bruno, você pode informar, o nome da musica e banda que toca no vídeo.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
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brunollo
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por brunollo »

Oi Elias e Rodrigo. Obrigado pelos elogios! A música é "Heaven Fall on Me" de uma banda chamada Tinderbox.
Editado pela última vez por brunollo em Qua Fev 18, 2015 4:04 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por eliasrobr »

brunollo escreveu:Oi Elias. Obrigado pelo elogio! A música é "Heaven Fall on Me" de uma banda chamada Tinderbox.


Ola,Bruno, obrigado mais uma vez, além você de curtir esse Hobby que acaba tornando-se um vicio, você tem bom gosto musical. Valeu..
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” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por Runnerba »

Aew, Brunão, eu que filmei pra vc, a filmagem ficou legal! :D Review massa!
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por brunollo »

valeu Zilli! Ficou muito legal mesmo a filmagem, até esqueci de te dar o crédito, mas vou corrigir isso agora.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por luuisgomes »

olá ! possuo experiencia em pilotagem de helicópteros mas... só os de 04 canais possuo um v912 e um 911 pro , gostaria de evoluir com os helicópteros porem esbarrei na limitação financeira então decidi dar uma diversificada e partir para os aeros então me deparei com alguns aeromodelos da wl toys que blindam "não sei se escreve assim" com o radio do v912 que possuo, são eles F949 e o F959 gostaria de saber se são uma boa opção pra min ou se seria melhor eu investir em um modelo de 04 canais ? pq esse não tem ainlerom nas asas, e preferia se tivesse como o F939 tem! porem esse não da certo com o transmissor do v912. Resumindo qual seria a melhor opção pra min ? posso gastar no maximo R$ 500,00 já com as taxas de importação .
SYMAS107G/v911/V912
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Wesley_Sniper
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Re: Review: F959 Sky king

Mensagem por Wesley_Sniper »

luuisgomes escreveu:olá ! possuo experiencia em pilotagem de helicópteros mas... só os de 04 canais possuo um v912 e um 911 pro , gostaria de evoluir com os helicópteros porem esbarrei na limitação financeira então decidi dar uma diversificada e partir para os aeros então me deparei com alguns aeromodelos da wl toys que blindam "não sei se escreve assim" com o radio do v912 que possuo, são eles F949 e o F959 gostaria de saber se são uma boa opção pra min ou se seria melhor eu investir em um modelo de 04 canais ? pq esse não tem ainlerom nas asas, e preferia se tivesse como o F939 tem! porem esse não da certo com o transmissor do v912. Resumindo qual seria a melhor opção pra min ? posso gastar no maximo R$ 500,00 já com as taxas de importação .


Olha amigo, o melhor para sua situação seria este f959 do tópico mesmo, por ser um planador de vôo lento ele não precisa tanto de aileron e por ser de isopor injetado é bem leve e resistente(assim como os outros que citou)

O f939 não te serve no momento e é acrobatico e muito arisco, já o f949 até serve, mas não tão bem quanto o f959.

Só para deixar claro, o f939 BINDA com o radio do v911.
:D
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