Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Davidfuzatto »

luuisgomes escreveu:Aqui na minha região também existe a "pita" , na verdade quando criança usava para fazer brinquedos , como miniaturas de bois usando a faça para moldar, pois o material é muito maicio.
Daí quando iniciei no Aeromodelismo ficava imaginando se seria possível construir com esse material , mas não sei se seria resistente pra usar em chapas pq a consistência é mais parecida com a do isopor do que de madeira . Bom vou ficar acompanhando o tópico tomara que de certopq o material é abundante !


luuisgomes, ela é boa sim, pois ela tem muitas fibras e isso impede dela se quebrar e se vergar como o isopor. É como eu disse, para os micros, ela vai atender perfeitamente.

Eu também as usei quando criança, mas não tinha a tecnologia para fatiar e lixar, tudo era na faca e faca ruim de corte kkkk.

Vocês verão que ela vai ser adotada pelos construtores de micros, tenho certeza disso.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."

Fernão Capelo Gaivota
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por sersilveira »

Quando comecei no aeromodelismo (tinha meus 11 para 12 anos), em Belo Horizonte, o fornecedor era a saudosa Casa Natal.Ela tinha lâminas de pita para vender e eu próprio usei com bons resultados.Depois , com o tempo, a Casa Natal fechou, eu cresci e formei-me em engenharia e o aeromodelismo teve que ser abandonado por causa dos diversos compromissos que a vida acaba nos impondo.Estou voltando aos poucos para o esporte mas não vi ninguém trabalhar com pita.Pode ser uma alternativa interessante para diminuir custos, quem sabe?
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por Davidfuzatto »

Ela tem três camadas diferentes de densidade.
A primeira, que é a casca, é igualzinho ao bambu, tanto na aparência, quanto na formação, resistência e peso, mas sem os nós que o bambu tem.
Na segunda camada, um pouquinho mias para dentro do tronco, há uma camada intermediária, um pouco mais dura que a balsa, mas quase tão leve quanto. Essa camada dá pra tirar ripas de 5 milímetros, por uns 3 a 4 cm de largura e com comprimentos de acordo com o corte que vc conseguir fazer no sentido longitudinal. Sem ondulações e será ideal para reforços de asas. Supera fibra de vidro devido á forma retangular do perfil e peso.
Para dentro dessa camada intermediária, está toda a massa cheia de fibras, muito leve.
Quando cortamos e descascamos o pendão, essa massa fica bastante úmida e é difícil fazer os cortes, mas deixando ao sol até se secar por completo, ela aceita cortes e lixa que a deixa uniforme e com agradável aparência.
Estou usando disco diamantado, mas hoje vou experimentar cortar com policorte.
Um detalhe, essa parte interna pega fogo muito facilmente kkkk.
Para os micros será uma boa, sei disso.
Valew pessoal, grato pela colaboração.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE Sustituindo a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

Pessoal, descobri que já há um tópico aqui no e-voo falando da pita, aí está o link;
viewtopic.php?t=86314
segue aqui o link de onde coloquei as minhas fotos das ripas de pita (Agave

http://aeromodelosuperleves.blogspot.com.br/
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Micros construidos com AGAVE Sustituindo a balsa

Mensagem por FlyHigh »

Bom dia.

Que interessante essa madeira. Confesso minha total ignorância sobre ela.
Nunca a vi "pessoalmente", desconheço suas características e se tem as mesmas propriedades da Ochroma Piramidalis.

Ao contrário, do que o sersilveira pensa, creio que devido ao fato dela não ter cultivo em maior escala deverá, então, ter custo mais elevado, tendo em vista que a oferta é menor, não é mesmo?

Moro no litoral-norte de SP, não me recordo de ter visto essa árvore por aqui. Mas se achar alguma em local que possa fazer um colheita para fins "cientifíco-hobbystico", eu farei...rs.

Outro detalhe David, a balsa após feita colheita, é mantida em barracão coberto, mas não ao sol. Creio que isso traga algum prejuízo a sua qualidade. Quanto mais tempo os troncos/toras são mantidos secando, maior a qualidade da balsa e menor peso vs m³.
As equatorianas fica mais de 18 meses em estoque. Aqui no Brasil pelo que soube, cerca de 6 meses.

Forte abraço e sucesso nos testes!
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE Sustituindo a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

Flayhigh, ela é muito abundante na região sisaleira.
Neste vídeo, você pode ver que lá tem muita madeira sobrando e ninguém faz nada a não ser queima-las. Como o que nos interessa é só a parte interna, não será problema conseguir isso lá a preço muito bom, já que as cascas, que são a lenha, ficará lá.
https://www.youtube.com/watch?v=CodLNULKS9A

Tem muito dessa planta no litoral, na mata atlântica, ela inclusive tá sendo tomada como praga, pois está se alastrando, é uma planta exótica invasora.

Quanto a ficar na sombra para secar, concordo, vou deixar uns troncos guardados aqui para avaliação.

Experimentei cortar com policorte, mas não dá certo, o disco de policorte queima a madeira. O disco diamantado a seco corta perfeitamente!

Nas pesquisas aqui, encontrei um vídeo em que um senhor apresenta as propriedades e características da Agave, é bem engraçado a maneira como ele faz essa apresentação.

https://www.youtube.com/watch?v=Amrhiwcw5j8
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Micros construidos com AGAVE Sustituindo a balsa

Mensagem por sersilveira »

Bem, nunca vi alguém cultivar pita( oque não quer dizer que não haja) mas é uma planta muito comum no litoral e, parece-me, bastante rústica.É claro que teria que haver mais demanda para que valesse a pena cultivá-la para a finalidade que desejamos.Acredito que poderia ser uma concorrente da balsa e com preços menores.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por Wesley_Sniper »

Bom, recebi a madeira hoje.

Deixarei minha colaboração inicial com nosso amigo David e com tópico.

Pontos positivos:

Muito leve (Como já foi dito)
Variedade de densidade
Boa resistência, não depende tanto da densidade mas muito do sentido do veio
Variedade de coloração
Não tem cheiro (não sei se interessa pra vocês)

Pontos negativos:

Variedade de coloração
Algumas fibras mais grossas em densidades menores
Pequena dificuldade no corte manual


Depois posto as fotos e mais informações...


Abraços!
:D
Avatar do usuário
giordanisalamon
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Sex Out 12, 2007 11:30 pm
Localização: Porto Velho

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por giordanisalamon »

Davidfuzatto escreveu:
giordanisalamon escreveu:Faça um ensaio de tração desse material. você pode ter e mãos uma peça de balsa, corte uma peça igual nesse material, faça o ensaio e compare as duas.
Procure alguma universidade que tenha o curso de engenharia civil e veja se vc nao consegue fazer esse ensaio usando a prensa da instituição, se isso não for possivel faça em casa mesmo.



"giordanisalamon, a universidade que tem engenharia civil, mais próxima para mim aqui, é a UFLA ( Universidade federal de lavras NG) fica a 120 km de onde estou.

Vou fazer uns ensaios aqui e também, vamos ver o que o pessoal fará com o material das amostras. Veremos os resultados sendo apresentados aqui.

Grato pela indicação.



Davi, vc pode fazer o seguinte, pegue uma peça apoie ela nas duas pontas e algo fixo, vai acrescentando pesos no centro dela ate ela romper, vc pode fazer isso com a peça e balsa e a peça de agave, assim vc consegue ter uma relação de resistência entre elas. É um ensaio meio grosseiro mas a serve para lhe dar alguns parâmetros de resistencia
Avatar do usuário
Pereira
membro
Mensagens: 391
Registrado em: Sáb Jun 07, 2008 5:21 pm
Localização: Mauá Sp

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por Pereira »

olá pessoal eu conheço esta madeira, realmente e leve e macia como não tenho acesso nunca testei, mas acredito que seja possível usar para construir aeros sim, mas não se compara a balsa.abraço
Responder