Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE Sustituindo a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

Flayhigh, ela é muito abundante na região sisaleira.
Neste vídeo, você pode ver que lá tem muita madeira sobrando e ninguém faz nada a não ser queima-las. Como o que nos interessa é só a parte interna, não será problema conseguir isso lá a preço muito bom, já que as cascas, que são a lenha, ficará lá.
https://www.youtube.com/watch?v=CodLNULKS9A

Tem muito dessa planta no litoral, na mata atlântica, ela inclusive tá sendo tomada como praga, pois está se alastrando, é uma planta exótica invasora.

Quanto a ficar na sombra para secar, concordo, vou deixar uns troncos guardados aqui para avaliação.

Experimentei cortar com policorte, mas não dá certo, o disco de policorte queima a madeira. O disco diamantado a seco corta perfeitamente!

Nas pesquisas aqui, encontrei um vídeo em que um senhor apresenta as propriedades e características da Agave, é bem engraçado a maneira como ele faz essa apresentação.

https://www.youtube.com/watch?v=Amrhiwcw5j8
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

Re: Micros construidos com AGAVE Sustituindo a balsa

Mensagem por sersilveira »

Bem, nunca vi alguém cultivar pita( oque não quer dizer que não haja) mas é uma planta muito comum no litoral e, parece-me, bastante rústica.É claro que teria que haver mais demanda para que valesse a pena cultivá-la para a finalidade que desejamos.Acredito que poderia ser uma concorrente da balsa e com preços menores.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por Wesley_Sniper »

Bom, recebi a madeira hoje.

Deixarei minha colaboração inicial com nosso amigo David e com tópico.

Pontos positivos:

Muito leve (Como já foi dito)
Variedade de densidade
Boa resistência, não depende tanto da densidade mas muito do sentido do veio
Variedade de coloração
Não tem cheiro (não sei se interessa pra vocês)

Pontos negativos:

Variedade de coloração
Algumas fibras mais grossas em densidades menores
Pequena dificuldade no corte manual


Depois posto as fotos e mais informações...


Abraços!
:D
Avatar do usuário
giordanisalamon
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Sex Out 12, 2007 11:30 pm
Localização: Porto Velho

Re: Micros construidos com AGAVE ( Sustituindo a balsa)

Mensagem por giordanisalamon »

Davidfuzatto escreveu:
giordanisalamon escreveu:Faça um ensaio de tração desse material. você pode ter e mãos uma peça de balsa, corte uma peça igual nesse material, faça o ensaio e compare as duas.
Procure alguma universidade que tenha o curso de engenharia civil e veja se vc nao consegue fazer esse ensaio usando a prensa da instituição, se isso não for possivel faça em casa mesmo.



"giordanisalamon, a universidade que tem engenharia civil, mais próxima para mim aqui, é a UFLA ( Universidade federal de lavras NG) fica a 120 km de onde estou.

Vou fazer uns ensaios aqui e também, vamos ver o que o pessoal fará com o material das amostras. Veremos os resultados sendo apresentados aqui.

Grato pela indicação.



Davi, vc pode fazer o seguinte, pegue uma peça apoie ela nas duas pontas e algo fixo, vai acrescentando pesos no centro dela ate ela romper, vc pode fazer isso com a peça e balsa e a peça de agave, assim vc consegue ter uma relação de resistência entre elas. É um ensaio meio grosseiro mas a serve para lhe dar alguns parâmetros de resistencia
Avatar do usuário
Pereira
membro
Mensagens: 391
Registrado em: Sáb Jun 07, 2008 5:21 pm
Localização: Mauá Sp

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por Pereira »

olá pessoal eu conheço esta madeira, realmente e leve e macia como não tenho acesso nunca testei, mas acredito que seja possível usar para construir aeros sim, mas não se compara a balsa.abraço
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por Wesley_Sniper »

Eu tentei fazer algo, mas a madeira tem algumas irregularidades e também desfia-se com facilidade.
Creio que realmente dê para utilizar, mas fazer um modelo todo com esta madeira pode ser um pouco difícil.

Se quiser as que tenho aqui posso te entregar amanhã.
:D
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por Davidfuzatto »

Pessoal, o agave dá sim pra fazer aeromodelo. Fiz várias experiências aqui e estou satisfeito com os resultados.
Não é igual à balsa, mas, se tiver paciência e aprender as manhas da madeira, vai bem.
Uma madeira que me surpreendeu, foi a paineira. Pequei alguns galhos secos e fiz umas ripas com eles, para minha surpresa, a madeira é levíssima e macia, bem próximo da balsa, melhor do que o agave.
Tenho material agora com sobra e isso é muito bom.
Agradeço a todos que acompanharam o tópico e desejo-lhes muitas alegrias no hobby.
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Micros construidos com AGAVE Substituindo a balsa

Mensagem por ricardovasc »

Davidfuzatto escreveu:Pessoal, o agave dá sim pra fazer aeromodelo. Fiz várias experiências aqui e estou satisfeito com os resultados.
Não é igual à balsa, mas, se tiver paciência e aprender as manhas da madeira, vai bem.
Uma madeira que me surpreendeu, foi a paineira. Pequei alguns galhos secos e fiz umas ripas com eles, para minha surpresa, a madeira é levíssima e macia, bem próximo da balsa, melhor do que o agave.
Tenho material agora com sobra e isso é muito bom.
Agradeço a todos que acompanharam o tópico e desejo-lhes muitas alegrias no hobby.


Tem fotos destes experimentos?
Responder